Home page

21 de setembro de 2014

Responsável: Constantino K. Riemma


Tarô & negócios
Denise Fernandes Silva  
Uma das possibilidades de uso do tarô é para a consulta de negócios propriamente. Vou relatar aqui algumas experiências que tive de uso de tarô nesse sentido e que talvez possam ajudar aos leitores, estudiosos e aprendizes do tarô.
A possibilidade mais evidente de uso de tarô para negócios é na forma de perguntas e respostas, oferecendo aconselhamento para empresários, comerciantes e executivos. Mas como as perguntas e respostas que envolvem essas situações de negócios são complexas, a prática revela que convém anotar perguntas e respostas. Muitas respostas se revelam verdadeiras a longo prazo e manter o registro é uma forma de ampliar, esclarecer e verificar o trabalho.
Dez de Ouros no tarô de Waite
O Dez de Ouros no tarô de Waite
 
Na minha experiência de trabalho, já me deparei com a situação de uma empresária que “esquecia” suas perguntas e com isso em novas consultas queria repeti-las. Através de minhas anotações, não foi necessário fazer as perguntas de novo, mas foi possível diante de tal esquecimento dela, conversar sobre como ela estava desmotivada para o trabalho. Seu esquecimento das perguntas e respostas do tarô diziam de como ela não estava querendo mesmo trabalhar por questões pessoais. Podendo conversar sobre sua insatisfação pessoal e ter dicas através do tarô de como lidar com sua grande angústia, ficou mais fácil para a consulente lembrar das respostas do tarô para questões de trabalho.
Em outra situação na qual usei essa forma de aconselhamento através de perguntas e respostas, o retorno da executiva em relação ao trabalho é que muitas vezes elaborar as questões para o tarô já a ajudava a pensar em suas questões de trabalho. Pensar nas perguntas já era sair da raiva, do cansaço e das pressões da rotina, para refletir. Através da elaboração das perguntas para o tarô ela conseguia se perceber nas situações de trabalho, percebendo mais seu livre-arbítrio e conseguindo entender mais através das repostas os processos envolvidos. Para essa executiva, por exemplo,
separar os projetos profissionais dos seus relacionamentos de trabalho, ajudou-a ter um desempenho melhor e uma melhor relação com seu trabalho.
Em muitas situações profissionais, as relações pessoais com colegas e chefes são determinantes de alto grau de insatisfação pessoal em relação ao trabalho. O tarô propicia através das perguntas um entendimento simbólico dessas relações de trabalho, ajudando muitas vezes a entender e lidar melhor com elas, separando-as muitas vezes dos processos de trabalho em si, que podem revelar outras situações de conflito ou não.
Outra forma de se usar o tarô para negócios é jogá-lo para empresas, eventos ou mesmo espetáculos de maneira geral. Dessa forma, vou relatar algumas experiências interessantes que já tive
Jogando tarô para a empresa você deve saber o nome da empresa e quando se concentrar deve pedir para sair a resposta de luz para essa empresa. Dessa forma o empresário pode perceber aquilo que é pessoal e o que é potencial de sua empresa. Numa situação, por exemplo, o tarô mostrava que a empresa tinha um grande potencial de crescimento material e de desenvolvimento; esse mesmo potencial não aparecia para o empresário, que tinha conflitos pessoais com as questões materiais e não conseguia se realizar através delas. Com o tarô, ele percebeu o potencial de sua empresa e o quanto ele estava “atrapalhando” sua própria empresa. Em outra situação, um empresário muito inteligente e comunicativo, pode perceber através do tarô que sua empresa tinha problemas de comunicação e estava sendo “burra” – ele não havia cuidado de forma pessoal da comunicação de sua empresa e da “inteligência” dela. Perceber essa situação provocou uma mudança na sua atitude para melhor administrar sua empresa, colocando uma energia pessoal nela.
Em relação a espetáculos é possível com o tarô ver se ele tem possibilidades de viajar, como está sua parte financeira, seus participantes e sua relação com o público. Através de uma compreensão simbólica do espetáculo e seu potencial, é possível aproveitar mais seu potencial. Assim, a equipe fica mais animada para escrever projetos e procurar possibilidades, saindo do senso comum de que arte é tão difícil nesse país ou de que são sempre os mesmos que fazem o sucesso. O tarô revela com sua luz que há espaço para todos e ilumina os conflitos, para que possamos agir com um pouco mais de sabedoria, com um pouco mais de nós também em nosso negócios.
julho.11
Contato com a autora:
Denise Fernandes Silva - animadenise@uol.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
 
  Quatro pilares
  Tarô Egípcio
  Orientação
  O Momento
 
⇓    Publicidade do Google    ⇓
 
 
Todos os direitos reservados © 2005-2014 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil