Home page

18 de agosto de 2017

Responsável: Constantino K. Riemma


Aprender tarô é mais fácil que você imagina
Marcos Alexandre
 
Na minha prática como tarólogo e professor de tarô tenho constantemente me deparado com algumas questões que se repetem vindas de pessoas interessadas no estudo deste sistema. Para usar o tarô é preciso ser médium, ou ter um dom especial? É difícil decorar o significado das 78 cartas? Por que o curso é tão rápido/tão demorado?
Escrevi então este texto para responder a estas questões e o compartilho aqui para que os interessados no aprendizado do tarô possam esclarecer suas dúvidas mais frequentes.
1. É muito difícil entender o significado das cartas de tarô?
Cartas do tarô
Ilustração original em
www.tarotpedia.com/wik/Tarot_deck_collecting
 
Hoje em dia não faltam livros, sites e blogs sobre tarô, muitos com técnicas e interpretações divergentes para arcanos maiores, arcanos menores, cartas que aparecem com a figura para cima, cartas com a imagem de cabeça para baixo, etc. Com tudo isso realmente pode-se ter uma impressão de dificuldade de entendimento. E se você pensar que precisa decorar todos os detalhes das 78 cartas do tarô vai desistir antes de começar seus estudos! Porém, saiba que o tarô não precisa (e nem deve!) ser decorado como uma tabuada ou uma fórmula exata.
Na verdade a vasta simbologia presente nos arcanos do tarô não o faz difícil de ser entendido. Pelo contrário: os símbolos tornam o entendimento mais fácil, pois a resposta primária da sua intuição à imagem das cartas já serve como uma boa diretriz de interpretação.
Basta saber algumas palavras-chave relacionadas aos naipes para se fazer uma interpretação razoável de cada arcano menor, por exemplo.
Ao estudar o tarô, deixe que seu inconsciente se conecte com o significado arquetípico de cada imagem. Dê um passo de cada vez e com a prática você verá que os significados das cartas se tornarão surpreendentemente muito claros.
2. Para interpretar o tarô é necessário ser médium ou ter dom especial?
Usar o tarô é uma atividade como cozinhar ou dirigir: a técnica é simples e pode ser aprendida facilmente por todos - mas nem todos terão o mesmo nível de identificação com ela. Imagine várias pessoas aprendendo a dirigir na mesma autoescola, ou fazendo um curso de culinária na mesma sala de aula. O conteúdo ensinado será igual para todos, mas os alunos vão dirigir ou cozinhar de forma diferente, cada uma da sua maneira. O que é difícil para uns será fácil para outros, assim como é em todas as áreas da vida, pois as pessoas têm gostos, habilidades, interesses e pontos de vida diferentes. O tarô é uma ferramenta que pode fornecer a habilidade de se olhar para o passado, o presente e o futuro através da conexão inconsciente entre os arcanos e quem está lidando com as cartas. Isso não é algo sobrenatural, nem algo que só possa ser feito por pessoas especiais: é uma habilidade que pode ser aprendida, exercitada e desenvolvida, e refinada com a prática.
3. Para usar o tarô é necessário ter conhecimentos místicos?
O tarô realmente contém uma vasta simbologia mística e há muitas conexões que podem ser feitas entre os arcanos e a astrologia, a numerologia e a cabala, por exemplo. Mas da mesma forma que o fato de usar o tarô não fará de você uma pessoa mística, você não precisa ser um místico para usá-lo. É bom conhecer o lado esotérico do tarô, mas não é necessário. Você pode fazer ótimas leituras de tarô atendo-se somente aos significados básicos dos arcanos.
4. Como agir se numa consulta para alguém o tarô revelar coisas ruins?
Muitas pessoas acham que o tarô revela coisas boas e coisas ruins, mas na verdade não há nada no mundo que seja bom ou ruim. Tudo é relativo e depende do ponto de vista. Além disso, muitas vezes precisamos de tempo para ver até onde as situações propostas pela vida vão nos levar. Por isso, ao receber uma reposta das cartas que a princípio lhe pareça negativa, não há necessidade de agir de forma diferente do que quando você recebe uma resposta que lhe pareça positiva. O tarô fala sobre as escolhas que fazemos e os resultados destas ações em diferentes etapas da nossa existência.
Qualquer situação que seja indesejada ou desconfortável também traz oportunidades para um novo começo. Cartas como A Morte, A Torre, o cinco de paus e o oito de copas, por exemplo, podem estar se referindo a mudanças que estão para chegar e a situações que não podem mais continuar como estão. Os desafios que a vida nos apresenta devem ser superados para que tenhamos evolução. Receba qualquer resposta do tarô como uma oportunidade de crescimento.
 
Bem vindo ao tarô
Ilustração de www.tarotschool.com
5. Por que o curso tem esta duração tão curta/longa?
Você acredita que um filme que dura três horas é melhor que um filme de uma hora e meia? Ou que um livro de 500 páginas que leva dois meses para ser lido é melhor que um livro de 50 páginas que você pode ler em um dia? Maior tempo não significa necessariamente maior qualidade! O que importa em um livro ou filme é seu conteúdo e a capacidade de alcançar o objetivo e comunicar a mensagem proposta, e isso independe de sua duração.
A mesma verdade vale também para qualquer tipo de curso: sua qualidade deve ser medida pelo seu conteúdo e não pela sua duração. Além disso, saiba que as pessoas esquecem a maioria das coisas que leem, mas lembram da maioria das coisas que praticam. Por isso um curso de tarô que dure poucos dias, mas tenha metodologia bem desenvolvida e exercícios práticos, é capaz de abrir a mente dos alunos para o entendimento e para o uso das cartas muito melhor que cursos de um ano inteiro. Lembre que a qualidade de um curso não está na duração, mas no conteúdo, na metodologia e na capacidade de fazer com que os alunos aprendam efetivamente.
Contato:
Marcos Alexandre
Quiromante, tarólogo, terapeuta floral, reikiano.
Informações: www.leiturademaos.wordpress.com 
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Edição: CKR – 1°/04/2014
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2016 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil