Home page

17 de dezembro de 2017

Responsável: Constantino K. Riemma


Sibila da Antevisão: caminhos para interpretação
Fabrício Prado
O Sibila da Antevisão é um baralho com cinquenta e duas cartas criado pelo tarólogo Ricardo Pereira. Semelhante aos sibilas europeus, onde cada carta do baralho comum tem uma imagem a ela relacionada, este baralho ganhou espaço na mesa de cartomantes experientes por sua roupagem brasileira, permitindo um diálogo em sintonia com nossa realidade.
Todo sistema oracular é para mim proveitoso quando suas imagens, simbologia e estrutura se traduzem numa linguagem clara tanto para o cartomante quanto para seu consulente, trazendo como resultado um atendimento de qualidade. E isto o Sibila da Antevisão pode proporcionar.
Abaixo estão exemplos de atendimentos onde o Sibila da Antevisão foi utilizado, levando em conta as orientações do autor no que se refere ao significado das cartas e aos sistemas de interpretação, e também a experiência cartomântica que deflagra múltiplos olhares e percepções durante o atendimento. As cartas do Sibila da Antevisão possuem imagens peculiares, que remetem diretamente a um tema específico; a interpretação das cartas foi realizada adaptando-se a imagem apresentada à questão analisada, mostrando a amplitude de alcance do oráculo.
Dos métodos descritos por Ricardo em seu livro foram escolhidos quatro, que consideramos pertinentes para demonstrar a riqueza deste oráculo, bem como a precisão com a qual pode responder às questões comumente abordadas nas mesas de atendimentos.
Optamos apenas por mencionar os métodos utilizados, partindo diretamente para a interpretação das cartas; com o livro e o baralho em mãos o leitor poderá compreender em profundidade de que forma se chegou à interpretação.
A cartomancia tem sua marca pelo fato de se valer da combinação de cartas para se obter a reposta a uma questão ou se fazer uma previsão; por esse motivo no último método a tiragem das cartas foi feita em pares, combinando-se os seus significados e enriquecendo ainda mais a leitura. Vamos aos exemplos:
Consulente 1
Homem solteiro, na casa dos trinta anos, deseja saber se conseguirá comprar seu apartamento até agosto de 2017.
Método de leitura escolhido: Tau. As cartas slecionadas foram:
Exemplo de tiragem com as cartas da Sibila da Antevisão
1 – Rapaz Vaidoso (futilidade, ostentação, diversão): esta carta mostra que no momento o cliente tem empregado seus recursos na melhoria da imagem pessoal e no cultivo do amor próprio. Tem tendência a gastar com futilidades e diversão, e, portanto, o oráculo já vaticina o primeiro conselho; “Se o apartamento almeja comprar, deve a partir de agora seu dinheiro poupar”!
2 – Mulher no Portão (adiamento, espera): na trajetória rumo ao apartamento, esta carta mostra que pouco será feito. Tudo caminhará a passos lentos até fevereiro de 2017. Muita reflexão e nenhuma ação, parecem revelar que a aquisição do apartamento é um sonho vão.
Atenção. As duas primeiras cartas do jogo indicam que a pergunta do cliente se trata de especulação, parece não haver interesse real na aquisição do imóvel. Há o desejo de viver a vida intensamente, e o cliente encontra dificuldades em priorizar a compra do apartamento.
3 – Menino Velho (adolescente tardio): esta carta mostra que o cliente desconhece sua capacidade real e que talvez duvide de seu potencial; está indeciso em relação a deixar a casa dos pais, pois esta carta revela também dificuldade em encarar a vida adulta.
4 – Asno (erro, manipulação): esta carta indica que a melhor atitude a ser tomada pelo cliente é o cuidado e atenção às propostas de compra que pesquisar, pois pode ser vítima de má fé. Como as cartas anteriores revelam imaturidade é inexperiência, é importante buscar auxílio com
especialistas no assunto.
5 – Velha Senhora (protetora, independência): como resultado, o oráculo aponta que o cliente receberá ajuda de uma mulher experiente, amiga ou parente, que dará apoio em tudo o que for necessário para que a compra do apartamento se realize.
Consulente 2
Caio, 30 anos, iniciou recentemente um relacionamento afetivo com Tomaz, e deseja saber do futuro dessa relação.
Método de leitura escolhido: O “x” do amor. Foram selecionadas as seguintes cartas:
Exemplo de tiragem de cartas com a Sibila da Antevisão
1 – Mulher no Portão (ansiedade, saudade): esta carta mostra que Caio está apaixonado; sua ansiedade o consome, e conta as horas na esperança de se encontrar com Tomaz. Deseja viver uma relação com momentos bons, como já viveu um dia. Está disposto a namorar, mas está cauteloso.
2 – Poção do Amor (fantasia, encanto): Tomaz por sua vez parece estar “enfeitiçado” por Caio, estando inteiramente disposto ao namoro. Esse encantamento, contudo, não permite que Tomaz veja Caio como realmente é. Nesse ponto o conselho para Caio é o de que seja claro em suas atitudes.
3 – Baú (abundância, sorte, lucro): nesta carta temos a revelação de que Caio tem por Tomaz sentimentos verdadeiros, tem um coração “rico” de amor. Mesmo estando cauteloso como revelado na casa 01, tem o coração aberto para amar.
4 – Drogas (dependência, vício): Tomaz parece se sentir dependente de Caio, com inclinação ao ciúme, podendo agir de forma imprudente por não dominar seus sentimentos. Este sentimento reflete sua postura no relacionamento, revelada na casa 02. Aqui o alerta é para que Caio em momento algum alimente a dependência afetiva que Tomaz tende a apresentar.
5 – Semente (avanço, prosperidade): apesar da aparente fragilidade dessa relação – visto que o comportamento de Tomaz pode colocar tudo a perder – o oráculo antevê que a relação pode se desenvolver de forma positiva, tendo um futuro próspero.
Consulente 3
Mulher, 33 anos, casada, a procura de emprego, está preocupada com sua situação financeira.
Método de leitura escolhido: Cálice da Antevisão. As cartas que formaram o jogo foram as seguintes:
Cartas da Sibila da Antevisão
1 – Rapaz Vaidoso (alegria, estar na moda, prazer): a questão financeira da cliente a preocupa em razão de ter um esposo que ainda não sabe administrar o orçamento familiar, comprometendo a qualidade de vida do casal, gastando com futilidades em um momento em que o melhor a fazer é priorizar gastos (já que a cliente também assumia parte das despesas do lar). É possível também que ambos queiram manter o mesmo padrão de vida da época de solteiros, mostrando assim que necessitam agir com maturidade.
2 – Drogas (em oposição – sobriedade, consciência, abstinência): nesta posição do jogo, esta carta mostra que a cliente está bastante atenta à sua realidade, e tem buscado organizar-se financeiramente até que se recoloque no mercado de trabalho. Esse período sem trabalho está servindo para que a cliente valorize aquilo que já conquistou.
3 – Gravata (potência, independência, prazer): carta de forte energia, revela que a cliente saber como manter o bom humor e como buscar caminhos alternativos para dificuldades financeiras que possam surgir. A expressão “não deixar a peteca cair” se aplica muito bem à situação. Esta carta mostra também que as questões financeiras não interferem de forma negativa na sexualidade da cliente.
4 – Malas (fim de ciclo, êxito, viagem importante): no terreno afetivo a cliente vive uma fase de alegria e satisfação; pendências do casamento estão se resolvendo, e é possível que uma viagem de lazer ou trabalho aconteça em um futuro próximo.
Atenção. Até o momento a leitura tem revelado que a preocupação da cliente com sua situação
financeira reflete seu desejo de se desenvolver e prosperar na vida; tem uma boa definição do status que deseja manter (casa 01), e se posiciona de forma positiva para prosperar (casas 02, 03 e 04).
5 – Senhor (protetor, experiência, expansão de negócios): no setor do trabalho e dos projetos, o Sibila da Antevisão faz uma revelação importante: em breve a cliente se recoloca no mercado de trabalho, como empregada e até mesmo como dona de um negócio. Como a carta da casa anterior fala de viagens, é provável que a cliente faça contatos profissionais positivos para seu futuro profissional.
6 – Semente (germinação, avanço, boa saúde): no tocante à saúde, a cliente se encontra em excelentes condições. Nada com que se preocupar.
7 – Mão com Tulipas (sorte, prosperidade, fazer as pazes): observar com mais apreço as oportunidades de ganhos financeiros, este é o conselho do Sibila para a cliente. Novos caminhos surgirão através do perdão dos dissabores passados.
8 – Banco (ambiente de trabalho, ganho financeiro): como resposta, o oráculo afirma que quaisquer problemas financeiros se dissiparão, e um novo emprego em breve será conquistado pela cliente. É possível também que receba uma quantia em dinheiro inesperada (prêmios, ajuda de pessoa próxima etc).
Consulente 4
Mulher, 65 anos, casada, aposentada. Procura a consulta sem ter uma questão específica para análise. Deseja saber as previsões oraculares para próximo ciclo, pois seu aniversário se aproxima.
Método de leitura escolhido: Círculo Celestial. O jogo desta cliente apresentou a seguinte disposição:
O baralho Sibila da Antevisão.
1 – Setembro de 2016: Altar/Fogo e Água: período favorável para dedicar-se às leituras e à devoção (Altar), principalmente para obter soluções favoráveis em situações que estão fugindo ao controle da cliente (Fogo e Água); a espiritualidade ajudará a combater ataques de qualquer espécie.
2 – Outubro de 2016: Capelo/Ninho de Cobras: estas cartas revelam que o mês será de conquistas no campo dos estudos (a cliente está sempre fazendo cursos na área holística), trazendo à cliente realização pessoal (Capelo). Entretanto, o sucesso alcançado será cobiçado e invejado por terceiros (Ninho de Cobras), devendo a cliente manter silêncio acerca de suas conquistas. Se essa negatividade vier de colegas de curso, o melhor a fazer é não dar ouvidos, e deixar para celebrar a conquista somente com os mais íntimos.
3 – Novembro de 2016: Drogas/Troféu: no mês em questão a perspectiva é de excelentes resultados no campo da saúde (a cliente tem diabetes e psoríase). O oráculo revela um tratamento de saúde bem-sucedido; obtenção de diagnóstico correto (Drogas) trazendo o controle ou remissão em algum tratamento (Troféu).
4 – Dezembro de 2016: Árvore Morta/Amor Perfeito: o mês de dezembro requer da cliente uma atitude cautelosa, tendo em vista que as cartas revelam um período difícil (Árvore Morta) no campo afetivo (Amor Perfeito). A tendência é de desentendimentos com o cônjuge, dificuldades no convívio diário. (O esposo tornou-se um tanto dependente da cliente, após ter sofrido um AVC; a cliente também comentou que seu esposo com frequência aparece com doces e guloseimas que ela não pode provar devido ao diabetes – pequenos acontecimentos que causam desgastes ao relacionamento).
5 – Janeiro de 2017: Vitrola/Velha Senhora: temos aqui um início de ano promissor, regado a música e companhias alegres (Vitrola), destacando-se entre as amizades uma mulher experiente e prática (Velha Senhora), que terá um papel marcante nesta fase de vida da cliente. Tendência a gastos descontrolados. Atenção. A análise até o momento revela um período de altos e baixos, culminando em uma situação delicada no final de 2016. Entretanto, o ano de 2017 inicia com previsões positivas, dando a entender que o destino sempre colabora para o bem-estar e a superação dos problemas.
6 – Fevereiro de 2017: Ouro sob o Colchão/Cela: a previsão para este mês é de acúmulo de responsabilidades (Ouro sob o Colchão), ocasionando restrição à liberdade da cliente (Cela). Esta situação poderá se desencadear como consequência de possíveis excessos cometidos no mês anterior. Indica também que recursos financeiros serão poupados para cobrir gastos de ordem judicial.
7 – Março de 2017: Malas/Caminhão de Mudança: este período marca o fim de uma etapa na vida da cliente (Malas), que está evidenciado por uma mudança de local de moradia (Caminhão de Mudança). Indica que recomeçará a vida em um novo local (a cliente possui uma chácara em uma cidade próxima de onde reside, e revelou o desejo de mudar-se em definitivo, para ficar mais próxima da natureza). Esta previsão pode indicar a razão das restrições apontadas pelo período anterior (despesas com a mudança de casa recomendam uma contenção no orçamento).
8 – Abril de 2017: Reverendo/Quarto de Casal: busca de aconselhamento e ajuda terapêutica como caminho para solução de questões afetivas, esta é a mensagem do oráculo para o mês de abril. A previsão é de mudança de comportamento (Reverendo) promovendo progresso no campo afetivo. É provável que a mudança de residência prevista para o mês de março atue como um divisor de águas no relacionamento conjugal, resgatando a harmonia entre a cliente e seu esposo.
9 – Maio de 2017: Carpideira/Carrinho de Bebê: o mês de maio traz, entre as possibilidades, a previsão de uma gravidez interrompida, como também um período de dificuldades (Carpideira) ocasionado por um comportamento imaturo (Carrinho de Bebê). A melhor atitude a tomar é não revelar a verdade (Carpideira) se quiser obter progresso em novos projetos (Carrinho de Bebê).
10 – Junho de 2017: Gravata/Bolo de Noiva: combinação de cartas altamente positiva, revelando acordos bem sucedidos, solução de dificuldades, prosperidade. Alianças e parcerias que trarão resultados prósperos; desenvolvimento, prazer e deleite.
11 – Julho de 2017: Roleta/Carteira Cheia: mais uma combinação que revela ganhos e abundância. A carta Roleta mostra que julho será um mês marcado por muito movimento, repleto de situações inesperadas, que trazem consigo resultados altamente favoráveis para o setor financeiro. Poderá ganhar prêmios em dinheiro, ou começar uma atividade lucrativa desde o princípio.
12 – Agosto de 2017: Triângulo/Meliante: período onde se faz necessária cautela nos relacionamentos em geral. Os ganhos anunciados nos meses antecedentes poderão ser alvo de cobiça nesta fase, e deve-se buscar orientação profissional para aplicação dos recursos. Por melhor que sejam as intenções dos amigos ou parentes próximos, existe a possibilidade de desentendimentos. A melhor saída é afastar-se de pessoas e situações problemáticas.
13 – Influência geral: Homem com Cachorro: o sibila revela que este ano novo pessoal da cliente será de forma geral marcado por situações alegres, com satisfação e realizações. Mesmo em épocas de obstáculos será encontrado o caminho para a solução
*   *   *
Em outra oportunidade daremos novos exemplos de métodos onde o exercício das combinações proporciona surpresas a quem interpreta. Por hora acreditamos ter mostrado como este oráculo é rico de possibilidades interpretativas.
E como não poderia deixar de ser, fica registrada aqui a imensa gratidão a Ricardo Pereira, que cedeu as imagens das cartas do Sibila da Antevisão que ilustram os métodos de leitura utilizados nos exemplos apresentados neste artigo.
Para obter mais informações sobre o Sibila da Antevisão, acesse:
Resenha no Clube do Tarô: www.clubedotaro.com.br/site/h2321_Sibila_Ricardo.asp
Site do Ricardo Pereira : www.substractumtarot.com/blog/category/sibila-da-antevisao
Fabrício Prado é tarólogo e terapeuta floral
Consultas via Skype: www.vivenciasdotaro.blogspot.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Edição: CKR – 12/09/2016
Partilhe seus comentários ou deixe questões para o Autor responder
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2016 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil