Home page

22 de fevereiro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


As Profecias Maias traduzidas pelo Tarô
Anamaria Traldi
 
Muito se tem falado sobre a profecia baseada no calendário Maia, que termina em 21 de Dezembro de 2012. Estariam os Maias enviando um aviso à Humanidade? É possível que o calendário termine porque não haverá um dia seguinte, indicando o fim dos Humanos sobra a Terra? Significaria a própria extinção do Planeta?
Em certos contextos religiosos e científicos é muito comum encontrarmos afirmações de que o mundo, tal como o conhecemos, pode estar com os dias contados. No entanto, por mais que eu tivesse procurado por centenas de artigos e livros sobre o assunto, não encontrei referências ao tema relacionadas ao Tarô.
Sabemos que a abordagem através do Taro, requer uma leitura e interpretação de quem vira as cartas sobre determinado assunto e assim por si só, não haveria a possibilidade predizermos alguma coisa com as cartas, a menos que façamos a leitura dos Arcanos Maiores na ordem inversa, ou seja, do numero 21 ao 1. No entanto, isso ficará para outro artigo. Neste momento vamos simplesmente relacionar numericamente a data 21/12/2012 com as cartas dos Arcanos Maiores.
21: O Mundo / 12: O Enforcado / 20: O Julgamento e 12:  Enforcado. Redução numérica: 20+12 = 5: O Papa
O Mundo no Tarot de Waite  O Pendurado no Tarot de Waite  O Julgamento no Tarot de Waite  O Papa no Tarot de Waite
21. O Mundo, 12. O Enforcado, 20. O Julgamento e 5. O Papa
Cartas do Tarot Rider-Waite
Dia: 21-Mundo. Lado Luminoso: Entre tantas outras interpretações, a carta representa genericamente, o encontro de nosso eixo, o lugar ao qual pertencemos, onde nos sentimos “em casa” ou o mundo físico, nosso planeta, com os 4 pontos cardeais e os 4 elementos.
Lado Sombra: Caos, Desordem Planetária, Perda do Eixo, os 4 Cavaleiros do Apocalipse.
Mês: 12-Enforcado. Lado Luminoso: Apesar da aparente imobilidade sugerida pela carta, ela indica, que após um período difícil – pode ser uma doença que nos obriga a parar – haverá uma Iluminação, uma nova maneira de ver as coisas ou de encarar a vida e em geral, um Renascimento Espiritual. O Enforcado crucificado de cabeça para baixo sugere a relação com Cristo. Signo de Peixes.
Lado Sombra: A imobilidade forçada, nosso Mundo (no sentido amplo) virado de cabeça para baixo, os valores morais em decadência, doenças sérias, a parada obrigatória para reconsideração, o Anti Cristo, o fim da Era de Peixes.
Ano: 2012 (20 e 12)
20-O Julgamento. Lado Luminoso: Redenção e Libertação, a união do material com o   divino. A transmutação alquímica, que transforma o Eu Inferior no Eu Superior. A entrada no Signo de Aquário.
Lado Sombra: o Juízo Final, a prestação de contas das ações humanas, o castigo, a Ira Divina, o soar das trombetas do Apocalipse.
12-Enforcado. Aparecendo de novo, indicando aqui a dualidade do Cristo e Anticristo, na grande Batalha Final entre o Bem e o Mal, o Armagedon, ou a Grande Revelação.
5- A redução numérica do ano 2012 nos remete ao Papa. Lado Luminoso: o autodesenvolvimento, os valores morais, a ética, a Fé que professamos, qualquer que seja a Religião ou mesmo nenhuma, mas apenas a nossa própria, na busca da elevação de nosso juízo moral, que distingue entre o Bem e o Mal. Representante de Cristo na Terra. Mentor espiritual.
Lado Sombra: A perda dos valores morais, a decadência, a perda de valores religiosos (não no sentido de Igrejas estabelecidas), mas da Fé religiosa e do contato com o nosso lado divino. O Diabo, as seita satânicas, os falsos profetas. O lado negro da Fé.
Considerando a interpretação das cartas dessa forma, nem é necessário, entrar em considerações sobre os lados sombrios de cada uma. Eles falam por si e já se encontram presentes mundo afora. Este artigo também não tem o intuito de fazer previsões, mas sim relacionar as cartas do Taro com as diversas profecias existentes.
Podemos fazer a seguinte leitura:
Nosso Mundo (21) tal como o conhecemos, com suas coordenadas geográficas, geopolíticas e religiosas, centrado através dos 4 pontos cardeais e atualmente vivendo ou “sobrevivendo” através dos 4 elementos, será virado de cabeça para baixo, Enforcado (12), entrando num Caos total, através de uma Hecatombe sem precedentes, com a inversão dos pólos magnéticos da Terra, a perda de seu eixo, terremotos, erupções vulcânicas, doenças e a chegada do Anticristo. Anunciada pelo soar das trombetas do Julgamento (20), teremos a oportunidade de nos redimir ou não, pois seremos colocados frente a frente, com a consequência de nossos atos- “o que fazemos na vida, ecoa por toda a eternidade”, seja através do medo e do terror ou de um súbito lampejo espiritual (Revelação) e novamente o Enforcado (12) nos anuncia a volta do Cristo, dessa vez o verdadeiro, para que possamos encarar nosso Armagedon pessoal, na batalha final entre a Luz e a Sombra. Se a interpretação do ano 2012 parece forçada em sua divisão, podemos então focar o Papa (5), representante de Cristo na Terra e da mesma forma anunciando a chegada do Cristo verdadeiro, na luta contra Satã e o Mal. Ou ainda podemos considerar a indicação da entrada da Humanidade no Quinto Mundo ou Tempo de acordo com a Profecia Maia.
A Papisa no Tarot de Waite  O Magico no Tarot de Waite  O Louco no Tarot de Waite  A Justiça no Tarot de Waite
2. A Papisa, 1. O Mago, 0. O Louco e 11. A Justiça
Cartas do Tarot Rider-Waite
Podemos observar também que os números separadamente constituem mais um interessante alvo de análise. O numero 2. A Papisa, aparece 4 vezes. Sua figura representa uma sacerdotisa sentada, envolta em um véu de mistérios, que conhece todas as verdades do Universo mas não as revela a ninguém, a não ser que julgue oportuno. Em seu colo repousa um livro, que podemos chamar de o Livro das Revelações. O termo Apocalipse significa Revelação. Coincidência? Em 21/12/2012, a Lua, estará em Quarto Crescente, bem representada pela Papisa, com a forma simbólica acima de sua cabeça e no Rider White Taro, o mesmo símbolo é encontrado junto a seus pés. Estaria a Papisa tentando nos revelar o mais terrível de seus segredos?
O numero 1. O Mago aparece 3 vezes. Representando o Sol, com o símbolo do infinito sobre sua cabeça, ele segura um bastão representativo do elemento Fogo, apontado para o Ceu enquanto os símbolos dos outros elementos permanecem sobre a mesa. As profecias dizem que a destruição virá em forma de fogo. Um meteorito? Um cometa? Um asteróide? Uma liberação absurda de energia de alguma mancha solar? Nessa data estaremos no máximo do “máximo solar”. O Mago pode estar sinalizando literalmente nessa direção.
O Louco (0) aparece só uma vez. O Louco passeia pelo Taro e nos traz sempre o imponderável, a surpresa, as descobertas inesperadas e um novo recomeço em nossa densa jornada pela Vida. Com sua ingenuidade, espontaneidade e alma pura, é como uma criança que inicia seus passos pela vida. O Zero no Taro, é o símbolo Universal, ou o Ovo onde a Vida começa. É essa carta que nos traz a Esperança de um recomeço num nível mais elevado de Consciência, caso o pior se concretize.
A soma de todos os números dessa data é o número mestre, 11, que no Tarot Rider-Waite corresponde à Justiça. Portal para um novo dia na Humanidade.
outubro.10
Contato com o autor:
Anamaria Traldi - anatraldi@yahoo.com
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil