Home page

23 de abril de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 
Cartomancia com Bete Torii
 
O Pendurado – Uma história em quadrinhos
 
Por
Bete Torii
 
    
    Para ilustrar, para principiantes no tarô, como é possível e recomendável usar o tarô de um jeito “a la carte”, e fazer leituras de forma bem natural e intuitiva, vou contar alguns casos verídicos.
    Antes, um esclarecimento: não estou falando de tentar encontrar em si faculdades paranormais, nem muito menos de deixar o estudo de lado e confiar só na “intuição”. Ao contrário, quero dar referências para aquelas pessoas que passam pelo que eu passei durante os primeiros anos de contato com as cartas: eu lia várias coisas, fiz cursos introdutórios e aprofundados, e fui me tornando capaz de falar um razoável bocado de coisas em relação ao tarô em geral e a cada carta separadamente. Mas fazer uma tiragem e ler... aí tudo travava.
    Nunca é demais repetir o professor Constantino: pratique, faça muitas tiragens para si ou para pessoas próximas, e anote-as, de forma que possa “conferir” mais tarde os fatos com a tiragem feita e ir corrigindo suas interpretações. Faça um “contrato” com as cartas caso a caso, sem se engessar em regras e receitas prontas. E abra seus horizontes, tanto no estudo como no momento da leitura de uma tiragem: a astrologia, a mitologia, a psicologia, a história, a literatura e a arte, entre outras coisas, podem lhe dar elementos que ajudam na interpretação.
    
Um triângulo amoroso
    Uma colega de um curso de tarô, há algum tempo, fez uma tiragem para si mesma sobre um assunto que ela já tinha me contado, e relatou por mail a tiragem, que a tinha intrigado, perguntando como eu a interpretaria.
    O caso: essa colega (C) tinha conhecido um homem (H) que a atraiu muitíssimo, o qual demonstrou que a atração era recíproca, mas na primeira longa conversa ele admitira ter uma namorada (N), vários anos mais nova. (H também era mais novo que C).
    A tiragem feita por C

 O que ela (N) representa pra ele (H)

  3. Imperatriz

 O que ele (H) representa pra ela (N)

 10. Roda

 Prognóstico para ambos

 21. Mundo

 Razão do Prognóstico

 16. Torre

 O que este prognóstico representa pra mim (C)

 19. Sol

 Conselho para mim (atitude interna)

  2. Sacerdotiza

 Cenário Geral

 11. Força

 

    Por não ter entendido o significado de O Sol, na tiragem inicial, ela perguntou ainda o que ele lhe traria de positivo e de negativo

 Positivo

 12. Enforcado

 Negativo

  8. Justiça

    As cartas sorteadas
 
O que ela (N) representa
para ele (H)
»
Imperatriz   Roda-Fortuna
«
O que ele (H)
representa
para ela (N)
 
 
 
Prognóstico
para eles
»
Mundo   Torre
«
A razão desse
prognóstico
 
 
 
Significado para C
lado positivo
lado negativo
 
 
Sol
Pendurado
Justice
 
 
 
O Conselho
do Tarô para C
»
Sacerdotiza   Força
«
O cenário geral
da situação
 
 

    Depois de tentativas bem mais formais de interpretar as cartas nesse esquema, eu as coloquei à minha frente e olhei as figuras (como eu disse, ela informara a tiragem por escrito) e a sequência “se contou” como se fosse uma história em quadrinhos.

    A Leitura
    Eis o que escrevi para a minha amiga:
    Realmente, o trio Imperatriz - Roda - Mundo, com as atribuições que você deu às cartas, parece uma historinha fechada, de final feliz, embora talvez à moda antiga: ela rainha do lar (presa ou contida dentro da mandorla), ele rodando e circulando pelos quatro cantos do mundo (por fora da mandorla). Mas tem alguma coisa esquisita, se a razão desse prognóstico "Mundo" é a Torre (...) 
    Vejamos: a Imperatriz está grávida; o prognóstico para o casal é um bebê no útero (o Mundo), porque a camisinha estourou (a Torre).
    Isso significará para você que ele desejará se aproximar como amigo (o Sol); ou mesmo, numa interpretação mais profunda e maluca, que você gestará um "bebê" (não material) gêmeo do bebê de carne e osso dele (as duas crianças sob o Sol).
    O conselho para você é ser a Papisa, que é o oposto complementar da Imperatriz "que ele tem em casa", e gestar algo em nível bem mais profundo.  O prognóstico (Sol, dois parceiros ou dois "gêmeos) te trará de positivo um nascimento para outra vida – que é um jeito de dizer "ver as coisas de outro ponto de vista ou patamar" (Pendurado); e de negativo uma perda, um rigor que corta vínculos afetivos (Justiça).
    Sintetizando bem sintetizado, é algo como: ela é a mulher, que gera filho-gente com ele; você é uma espécie de musa ou parceira de alma, que gera criações de um nível mais impalpável.
    Os fatos
    Bem, tudo ocorreu assim mesmo. C ficou sabendo por H, uma semana depois, que N, a namorada, estava grávida. H não se considerava particularmente preso a ela por conta disso (a Roda), mas também não queria iniciar um relacionamento com C, porque sentia que teria que ser para valer. Ele foi claro, tudo ficou às claras (O Sol). E isso de fato trouxe para ela O Pendurado (abandono, reversão de expectativa, sentir-se impotente e submetida a uma espécie de prova, com o mundo virando de cabeça para baixo) e A Justiça (a necessidade de olhar a situação de frente, avaliar perdas e ganhos, agir com frieza e correção).
    A Força, carta que descrevia o cenário geral da questão (no caso a carta de corte do maço, no início da tiragem) sugeria uma atmosfera de sentimentos fortes, representado pelo leão, mas que permaneceria dentro dos controles, sem transgressões.
    Ao saber mais sobre essa minha amiga C, e fazendo o seu mapa astrológico, vi que esse evento da vida dela, retratado por toda a tiragem e mais particularmente pelo par Pendurado-Justiça, estava perfeitamente sincrônico com seu momento biográfico também (oposição Urano-Urano e oposição Saturno-Vênus). Isto é, as cartas desenhavam tanto os fatos que estavam ocorrendo na vida dela, como o movimento dos astros no céu.
nov.07
Contato com a autora
Bete Torii
- btorii@uol.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
 
 
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil