Home page

21 de abril de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


Numerologia Bongo e o Arcano Pessoal
Mara Rúbia Ribeiro
Nada é completamente novo:
tudo é uma reelaboração,
uma reconstrução e uma recriação.
Buscando aprofundar minhas construções de conhecimento referente ao taro, procurei experimentar e utilizar uma tabela numerológica diferenciada, a tabela de Bongo, que tem uma relação estreita com a Khabalah. Ela possui uma contagem numérica também fundamentada nos estudiosos na Idade Média, bem diferente da conhecida Tabela Numérica de Pitágoras.
Esta tabela numérica medieval de Bongo proporcionou-me uma análise do arcano pessoal por uma perspectiva numérica diferente. Inspirei-me a pesquisar partindo de um de seus grandes estudiosos, precursores e utilizadores desta tabela no Brasil, o tarólogo e estudioso Giancarlo Kind Schmid – www.taroterapia.com.br/arcano/cap.htmlque faz uso da relação nome/numerologia/tabela de Bongo para fazer a análise dos arcanos individuais e suas interpretações.
Através de muita procura (pois na época que iniciei o estudo não havia tanta divulgação desta tabela até mesmo pela internet), tive ajuda de amigos, também estudiosos, para consegui-la. Também obtive a permissão de meus consulentes, que aceitaram participar, direta ou indiretamente, na elaboração dos perfis arquetípicos dos 22 arcanos do taro, segundo minha visão.
Tabela Bongo
Particularmente, uso a tabela para fazer o cálculo numérico, encontrar o resultado e analisar, dentro da numerologia, as características do arquétipo individual, isto é, o arcano que rege o nome de nascimento de cada um. Criei neste período adjetivos e sinônimos que nos remetam às características pertinentes a cada um, como uma forma de auto-conhecimento.
Somos como os músicos que fazem arranjos: a letra da música e a melodia originais são eternas, mas podem ser trabalhadas de diversas formas e, sendo interpretadas de infinitas maneiras, parecem diferentes.
Existirão os que gostam da versão original e os que preferem uma das variadas versões apresentadas, bem como os que até venham a criticar estas versões, mas a essência é única. Assim, acredito que nada é completamente novo. Tudo é uma reelaboração, reconstrução, uma recriação. Não que não sejamos dignos de criar, pois a criação existe, mas o que é “essência”, como disse anteriormente, não morre, permanece e sempre permanecerá.
Nota do Editor
Um exemplo de aplicação da numerologia Bongo aos arcanos maiores do Tarô: Mara = 235, Rúbia = 292 e Ribeiro = 112. Somando o valor para o nome completo obteremos: 235 + 292 + 112 = 639. Fazemos, então, a redução numerológica: 6 + 3 + 9 = 18, número que aplicado ao tarô corresponde à Lua, carta 18 dos arcanos maiores.
Para facilitar o cálculo dos valores de cada letra, podemos recorrer ao site do Giancarlo Kind Schmid: www.taroterapia.com.br/arcano/cap.html
Lá, basta digitar o nome completo da pessoa e assim obter o cálculo do Arcano Pessoal, com palavras-chave sobre a referida carta.
Mara Rúbia Ribeiro - mara_taro@outlook.com
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Revisão: Ivana Ivanovich
Edição: CKR – 26/07/2016
Partilhe seus comentários ou deixe questões para o Autor responder
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil