Home page

05 de dezembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


Leitura da borra de café, também como oráculo terapêutico?
Mirta Herrera Camerini
 
Entrar no mundo da leitura da borra de café é introduzir-se no mundo mágico dos aromas, dos símbolos, da cultura do café que nos leva desde lendas, história e agricultura até o mais profundo de nosso inconsciente.
A cultura do café indica um ponto de partida histórico no desenvolvimento da economia e na modificação do cotidiano de muitos países.
Café turco
 
E quando bebemos uma xicara de café, além do equilíbrio dos quatro elementos: fogo, água, ar e terra, cada xicara de café contém o cuidado e a eficácia de todos os processos pelo qual o café passa.
Em cada leitura da borra de café nos encontramos de frente com um universo pessoal único e simbólico onde passado, presente e futuro são desenhados para dar passo á transformação interna fundamental para lidar com todo aquilo que nos desafia.
Muitas linguagens estão contidas na borra de café: a dos números, das letras, dos símbolos geométricos, das figuras humanas, dos símbolos astrológicos, das figuras de animais e também das flores, entre tantas outras linguagens simbólicas que poderia mencionar aqui. As imagens desenhadas na borra de café lembram muitas vezes (e isto nem sempre) a símbolos que encontramos nas lâminas do tarô. Numa xicara, por exemplo, podemos ver grandes vazios e penhascos similares á lâmina do Louco do tarô tradicional ou do tarô White. Então ante este aspecto simbólico, o nosso consulente pode estar numa fase de incertezas, começando algo novo ou finalizando algo e seja qual for destas situações orientamos para á prudência, para avaliar antes de dar qualquer passo, ou bem para organizar o “caos” interno deixando de lado a impulsividade abrindo passo á reflexão.
Deuses e deusas de diferentes mitologias também podem se apresentar. Shiva, Buda, Sheila Na Gig, as que você conheça e possa identificar!
Símbolos cotidianos são muito freqüentes, como chaves, colheres, cadeiras, entre tantas outras.
Sabemos que todos os oráculos mostram um caminho e nos ajuda a ver uma mesma situação desde outros pontos de vista.
Geralmente quem consulta qualquer oráculo, está cheio de inquietudes, dúvidas, esperanças e temores. Na maioria dos casos as pessoas acreditam que a leitura da borra de café irá apenas “falar” do futuro, de aquilo que está por vir. Posso dizer que não é assim.  Sentenciar uma situação qualquer, limita o ser
Borra na xícara de café
Desenhos da borra de café
in www.thinkvidya.com
humano em relação ao seu livre arbítrio e cria expectativas que geram ansiedade e até imobilidade e na maioria dos casos não ajuda em nada e sim atrapalha a inteligência emocional comprometida pelo excesso da ilusão. Podemos ajudar a sonhar, mas nunca vender sonhos.
Por isso tudo, ante qualquer oráculo devemos ser cautelosos.
A leitura da borra de café também é terapêutica. Por quê? Por que por meio dos blocos de borra que se apresentam, vemos para que aspectos estão direcionados o foco ou o objetivo ou a energia da pessoa e por meio das figuras simbólicas podemos trazer ao consciente uma qualidade ou uma postura necessária ao seu momento. A figura de um pássaro pode anunciar mudanças ou noticias chegando, mas também pode indicar que a pessoa precisa fazer mudanças ou cambiar de atitude ou se aproximar para uma reconciliação, por exemplo. E tudo isto vai depender, claro, de como está inserida a imagem dentro do contexto todo.
A figura simbólica que escolhi para apresentar a leitura da borra de café não é para nada freqüente e gostaria de aclarar que as imagens que vemos não são tão nítidas como podemos imaginar, muitas vezes “lembram” a tal ou qual coisa.
Esta figura faz parte dos Deuses Celtas: Sheila Na Gig, antiga deusa do nascimento e a morte.
Deusa Sheila Na Gig
Foto da xicara de café (ao centro) com a borra evocando imagens da deusa celta (ao lado)
 
Ela se apresenta para que a consulente tome consciência de que deve deixar para trás feridas do passado e começar um novo ciclo fazendo uma “limpeza” ao seu redor. Mas limpeza de lembranças tristes, de acontecimentos dolorosos que com certeza estão fazendo com que seu emocional, a sua energia, a sua atitude perante os desfios cotidianos, se vejam limitados pelo medo e pela dor. Sheila Na Gig mostra como se encontra esta pessoa: submetida á condicionamentos do passado e apegada, claro, até sem perceber, á sua dor, apenas vendo a sua mágoa. È difícil romper com o passado quando se está muito ferido. Mas, vale à pena persistir nessa energia? Claro que não! Por isso Sheila Na Gig se apresentou motivando e desafiando a minha consulente á abrir-se para uma nova vida, para uma nova visão da sua vida, e para que separe aquilo que faz bem para ela daquilo que faz mal. Sheila diz: comece de novo. Como diz uma música brasileira que adoro: “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!”
Podemos analisar casas astrológicas numa borra de café? Claro que sim! Desenvolvi um método que chamo Método Ayslaam de leitura, em homenagem a minha bisavó turca. Ele possibilita que cada aluno organize sua leitura e desenvolva com mais confiança a sua intuição, sem deixar de lado o estudo dos símbolos. Conhecimento e intuição atuando juntos em cada leitura.
Em relação às casas astrológicas, no meu exemplo anterior, Sheila Na Gig tinha se posicionado exatamente na casa do lar e da família, na casa da transformação e na casa do inconsciente. Assim como em uma leitura de tarô o simbolismo na casa do inconsciente é fundamental para transmutar e transformar. É o “trazer para o consciente” para que possa essa energia ser trabalhada.
Como podemos observar a leitura da borra de café não é um oráculo onde apenas podemos entender aspectos do futuro. O presente é fundamental porque é hoje que nos posicionamos em
 
Avó e neta
A avó e a neta
Gravura: "Reading tea leaf"
base a tudo aquilo que aprendemos ontem. E essa postura assegura uma base firme e segura para um futuro melhor para cada um de nós.
Convido a todos a fazer uma pausa para o café, mas sobre tudo para fazer uma pausa para o espírito. Diz um lema turco: “um bom café equivale a 40 anos de amizade”
Salaam Alaikum!
novembro.11
Contato com a autora:
Mirta Herrera Camerini - www.olhosdehorus.com
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil