Home page

23 de fevereiro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


Persistência e determinação
desenhadas numa xícara de café
Mirta Herrera Camerini
 
A maioria das vezes, e sobre tudo quando estamos fragilizados e vulneráveis, não temos consciência da força interna que faz parte de nós. Isto é comum em todos nós, seres humanos que esquecemos, por algum tempo, quem somos e sucumbimos nas garras do desanimo e a desorientação. Sentimo-nos pesados, como carregando o mundo nas costas, tudo é mais lento e dificultoso.
Analisando uma borra de café me deparei com todos estes sintomas. A figura de um elefante emerge do fundo da xícara quase que timidamente, com a sua tromba estendida como querendo pegar ou alcançar alguma coisa.
Elefante na borra do café
Fotos da xicara de café com borra que reproduz a imagem de um elefante com a tromba estendida
O que significa isto e que energia o consulente deve acessar para melhorar? Qual é o simbolismo do elefante, além de boa memoria, persistência, determinação, solidariedade, sociabilidade, amizade, companheirismo.?
O elefante está posicionado num setor da xícara que corresponde a “características da personalidade” e à “essência que se perpetua no passo do tempo” (bagagem espiritual). Portanto, que determinação, força de vontade e perseverança se encontram dentro desta pessoa! Postura, autoridade, longevidade, sabedoria e majestade fazem parte de sua vibração.
E porque majestade? Se falarmos em essência de uma pessoa, estaremos falando da alma e do espírito.
Todo aprendizado espiritual no decorrer das encarnações, vai aprimorando e acumulando qualidades. É o que conhecemos com o nome de Dharma. Esta palavra vem do sânscrito (língua originaria da Índia) e tem como significado espiritual “Caminho para a verdade superior” e deriva da raiz "dhri" que significa “aquilo que dá sustentação e permanência”. Geralmente ante dificuldades, nos prendemos mais naquela questão de Karma que não é um fardo que carregamos e sim é aprendizado (um desafio!! Uff nada fácil!) no qual buscar nosso dharma se torna importantíssimo (que legal! Temos coisas boas, cadê elas?) Se temos que aprender, que qualidades então vamos a utilizar para fazer o melhor?
Ganesha
Ganesha
 
Pensando em outras encarnações, muito provavelmente esta pessoa teve alguma vida como rei ou marajá, de aí a necessidade de ser reconhecida pelos seus valores, principalmente no âmbito familiar, nos afetos e no trabalho.
Se repararmos na tromba do elefante querendo alcançar ou pegar algo, podemos dizer que precisa “entrelaçar”, estabelecer um vínculo com alguém ou estabelecer um laço com algo em especial. A tromba esta direcionada para á casa das posses, do material, isto é: “quero ter um amor, quero ter um companheiro, quero ter algo concreto”. Não senti nesta analise que a pessoa quisesse possuir e sim concretizar um desejo intimo de afeto real.
Utilizando o seu Dharma com certeza alcançara tudo aquilo que se propõe.
Podemos relacionar inclusive (não só podemos como devemos!) com figuras da mitologia hindu. A primeira expressão quando mostrei o elefante para a consulente foi: Ganesha!
E sim, Ganesha! O deus hindu com cabeça de elefante. Deus da sabedoria, da superação e remoção dos obstáculos. Um dos deuses mais cultuados na Índia. Ele abre os caminhos e seu nome significa “Senhor de todos os Seres”.
Ganesha representa conhecimento, inteligência, guardião da riqueza, da beleza, da saúde, do sucesso, da prosperidade, da graça, da compaixão, da força, do equilíbrio.
Para a mitologia hindu o elefante é a montaria de cada uma das oito deidades que presidem os oito pontos cardeais. O deus Indra, deus da chuva, das ventanias e dos elementos naturais, monta um elefante chamado Airâvata.
O deus Krishna e a sua esposa Radha podem metamorfosear-se em elefantes e nesse sentido, representam a corporeidade do amor divino.
Elefante
O elefante, um animal sagrado para os indianos, é considerado também um dos melhores amuletos para combater a inveja e o olho gordo. Os antigos diziam que um elefante vermelho de costas á porta de entrada, não permitiria que energias negativas se aproximassem.
Para quem esta precisando de paciência, de calma e sabedoria, medite com o simbolismo do elefante. Sinta-se um elefante branco: único, codiciado, admirado e todos os dias estenda suas mãos para alcançar aquilo que lhe pertence e lhe é de direito a felicidade!
dezembro.11
Contato com a autora:
Mirta Herrera Camerini - www.olhosdehorus.com
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil