Home page

12 de dezembro de 2018

Responsável: Constantino K. Riemma


Expressão Corporal através do Tarô
Semiramis Castela Lins
 
Esta idéia surgiu há alguns anos, quando através dos meus estudos em dança, vi um DVD de uma bailarina que desenvolveu movimentos de dança na astrologia, utilizando os signos. Achei muito legal e didático e inicialmente pensei em algo como este trabalho, mais voltado à dança do ventre, uma biblioteca de movimentos para bailarinas.
Mas o tempo encarregou-se de dar um novo rumo a este trabalho, e depois de uma consulta com a Hélita Carolina – Taróloga e parceira neste projeto, começamos a conversar sobre esta idéia.
O tempo foi guiando-nos como deveria ser desenvolvido através de nossas reuniões conectadas à natureza, cachoeiras em Águas da Prata, melhor lugar para uma reunião! E após minha vivência e início a jornada do Tarô dei início ao desenvolvimento. No começo parecia que fluia... pois queria criar os movimentos, e me faltava inspiração, uma luz...pois o tempo passava e os movimentos não fluiam...
Um dia resolvi mudar o processo criativo, e comecei a pensar nas músicas! Bingo... o processo deveria ser o mesmo que utilizo para coreografias! Bem, escolher as músicas não foi tarefa das mais fáceis, mas a impressão que tenho é que cada música que estava destinada a cada arcano. Após esta fase, voltei para os movimentos que começaram a aparecer e fluir... e aos poucos cada um ganhando vida e movimento.
Os movimentos fluíram do meu repertório de danças ao longo dos anos... dança oriental, salão, circulares, afro, cigana... e outros que simplesmente foram surgindo em cada imersão dos arcanos.
Fui sentindo este processo em mim, no físico, alma, mente... e após 3 anos desde o início da parceria e objetivo do trabalho, no final de 2011 já aplicamos este curso em um grupo que finalizava o curso de Tarô – Além dos Olhos.
Expressão Corporal através do Tarô
Momentos de curso e de expressão corporal através do tarô
O grupo era misto, mulheres e homens, poucos praticantes de atividade física e outros não, enfim... uma turma perfeita para a primeira aplicação! E posso dizer que foi mágico... observar os corpos, todos fluíram...
Estes movimentos podem ser praticados por qualquer pessoa, ou para profissionais da área terapêutica, professores de dança etc.
Desde então, além dos cursos que ministramos, também utilizo o ECAT (expressão corporal através do tarô) em minhas aulas de danças, eventos em geral para aquecimento e preparação do corpo, consultas de tarô. Tenho atualizado alguns movimentos, pois sinto que alguns necessitam de opções para serem aplicados em diferentes grupos.
Tenho coletado depoimentos após a aplicação e vivência dos movimentos, selecionei trechos de três deles:
R.M. (38 anos) – “Dentro de mim parece que tá tudo correndo, tenho que puxar o ar várias vezes. Meu medo diminui muito, estou muito mais esperançosa, otimista, algo estremeceu aqui dentro, como uma implosão, as bases continuarão fortes... apenas preciso de um dia após o outro, para que tudo se encaixe, antes perdida achei o caminho, sinto suavidade onde antes era brutalidade, claridade onde antes era escuridão.” (Movimento aplicado, 12 – Enforcado e 13 – A Morte, após uma consulta de Tarô).
C.P. ( 16 anos) – “Gostei muito dos exercícios e dos movimentos do louco, temperança e da imperatriz. E sobre os movimentos do tarô, eu me senti como se descobrisse um pouco mais de mim nas diferentes situações”. (Movimentos aplicado no início do Encontro das Deusas – reunião para mulheres do Horus Estúdio de Dança).
N.F.S.L.D (22 anos) – “Adorei a tarde, onde além de conhecer pessoas novas eu tive a oportunidade de conhecer uma outra mulher que estava reprimida dentro das minhas emoções, isso se deu através dos movimentos com as cartas do taro, que me possibilitou passar por emoções muito fortes, prestar atenção no meu interior e saber escutar e ver as pessoas, o mundo de outra forma, uma forma mais humana”. (Movimentos aplicado no início do Encontro das Deusas – reunião para mulheres do Horus Estúdio de Dança).
 
Semíramis Lins iniciou seus estudos com a Dança Oriental em 1998 e após dois anos, tornou-se professora e bailarina. Pós-Graduada em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho. É proprietária e coordenadora do Horus Estúdio de Dança, que há 9 anos oferece cursos de dança do ventre, cigana, salão, dança criativa, danças circulares e terapias, situado na cidade de São João da Boa Vista.
É taróloga autodidata e especializou-se através do curso Além dos Olhos, na qual através de parceria, desenvolveu o curso e terapia: Expressão Corporal através do Tarô.
Já esteve no Egito três vezes, onde nas duas últimas viagens, em 2010 e 2011, fez uma imersão na cultura, dança e pesquisa no período de sete meses. Na viagem mais recente, canalizou alguns movimentos do Tarô nos Templos de Luxor, Hatshepsut, Edfu, KomOmbo, Templo de Ísis, onde foram registrados.
 
 
 
O Tarô e suas possibilidades
Hélita Carolina Dalcol
 
O Tarô durante algum tempo foi usado apenas como objeto de brincadeiras e adivinhações, muitas pessoas banalizaram e aproveitaram da fé e do desespero de outros para ganhar dinheiro, o que fez com que ele perdesse muito da sua credibilidade.
O trabalho de interpretação das figuras e filosofias retratadas nas cartas vem sendo aprimorado a cada dia com a integração de técnicas terapêuticas, psicológicas, esotéricas, etc.
Vários tarólogos não abandonaram sua essência e continuaram confiando e seguindo por um caminho de respeito e seriedade, assim, hoje temos um grupo com muita força de trabalho resgatando o respeito do Tarô. Formando uma “Sincronicidade” de discernimento com essa Magia, e fortalecendo o trabalho novamente.
Novas técnicas, novos decks, novos pontos de vista, muitos estudos e intuições a cada dia surgem nos dando uma espiral de possibilidades... E então chegamos à essência do Tarô: as possibilidades!
O Tarô não julga nenhuma situação, não decide nada por ninguém, não coloca limites e sim abre os nossos olhos para as possibilidades infinitas que temos na vida. O futuro passa a ser compreendido e assim escolhido por nós, o que o coloca a distância grande do antigo conceito “prever o futuro”. Realmente, previa-se, mas eram outros tempos, hoje o livre-arbítrio e a responsabilidade das escolhas para a evolução de cada um e do coletivo está em primeiro lugar. Para o Tarô não existe atalhos, nossa jornada tem que ser seguida com gratidão e compreensão.
Com o passar do tempo as nossas necessidades vão mudando e precisamos aprimorar nossas ferramentas. Hoje temos muito mais consciência e liberdade corporal, e isso precisa ser vivenciado, as sensações, as reações e a integração do físico, mental e emocional. O desafio é explorar a Jornada do Tarô através de Expressões Corporais e integrando o corpo com as sensações fazendo ocorrer uma organização natural na vida em todos os setores. Quando o corpo é estimulado, as outras áreas também se manifestam e se reintegram. A leitura é importante para abrir a consciência e assim direcionar os passos ao melhor destino, com a integração dos movimentos acionamos as sensações e colocamos ação na proposta da leitura. A proposta de trabalho é a "entrega" e a "confiança", com disciplina e consciência de que precisamos caminhar, não existe "mágica" e sim a Magia da Jornada.
Expressão Corporal através do Tarô
Momentos da expressão corporal através do tarô
Expressar o conhecimento do Tarô em movimentos corporais, visando a integração do corpo físico, mental e emocional, proporciona os seguintes benefícios:
1. Consciência corporal e espacial
2. Equilíbrio
3. Coordenação motora
4. Ritmo
5. Melhora da memória
6. Melhora da circulação e respiração
7. Alongamento e flexibilidade
8. Fluidez e desbloqueio energético
9. Controle da ansiedade
10. Bom Humor
11. Confiança, segurança e intuição
12. Meditação Ativa – preparação para meditações passivas.
 
Hélita Carolina Dalcol, formou-se em Geografia e fez Pós-Graduação em Educação. Lecionou alguns anos, mas se voltou para o trabalho terapêutico fazendo cursos para a integração das consultas de Tarô.
Unindo sua bagagem terapêutica, estudos de várias filosofias, de tarô e vivências, criou: Jornada de Autoconhecimento Além dos Olhos; Oráculo Além dos Olhos, um Tarô baseado nas suas Iniciações Nativas; Curso de Tarô Além dos Olhos, em que desenvolve trabalho terapêutico com os Arcanos Maiores; Vivência A Jornada do Tarô, exercícos práticos para cada Arcano Maior do Tarô; Expressão Corporal através do Tarô - com Semiramis Lins.
Fez vivências e iniciações com Xamã Timberê, cursos de Cosmologia com Dom Juan Uviedo; técnicas terapêuticas com Florais de Bach - Healing Herbs com Maria da Glória Delgado de Freitas, Óleos Essenciais, Reiki tradicional USUI, Reiki Karuna com o Mestre José Luís Pontes, massagens tradicional, relaxante e energética, reflexoterapia, desbloqueio energético, Radiestesia, Numerologia - Alma Mater, Pedras/Cristais, Escola de Alquimia Joel Aleixo - Florais Joel Aleixo, Jin Shin Jyutsu, e faz Pathwork com Nelson Simas.
Contato:
MSN: helitacarolina@hotmail.com  –  Skype: helitacarolina  –  www.alemdosolhos.net
 
setembro.12
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2018 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil