Home page

22 de fevereiro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


A sereia Ariel e os arcanos maiores do Tarô
Jorge Purgly
Divirta-se com a proposta desse jogo da pequena sereia de Walt Disney — Ariel — e os arcanos maiores do Tarô, que ficará mais animado se for discutido em grupo.
A sereia Ariel
A sereia Ariel no filme de Walt Disney
Veja abaixo, na primeira coluna, a lista numerada dos arcanos maiores. Na coluna da direita estão os nomes dos personagens do desenho animado que poderão ser associados às cartas do tarô. Caso o quadro abaixo seja copiado e impresso, permitirá o registro do número do arcano no espaço entre parentesis.
_____________________________________________________________
Quadro com os Arcanos Maiores e os personagens de Ariel
 
    Arcanos Maiores
0. O Louco
1. O Mago
2. A Sacerdotisa
3. A Imperatriz
4. O Imperador
5. O Hierofante
6. Os Enamorados
7. A Carruagem
8. A Justiça
9. O Eremita
10. A Roda da Fortuna
11. A Força
12. O Enforcado
13. A Morte
14. A Temperança
15. O Diabo
16. A Torre
17. A Estrela
18. A Lua
19. O Sol
20. O Julgamento
21. O Mundo
 
       Personagens de Ariel
(   )  A – Grinsby, o tutor de Eric
(   )  B – Vanessa, noiva por um dia
(   )  C – Sebastião, a lagosta
(   )  D – Linguado, o peixinho
(   )  E – Tritão, o rei
(   )  F – Ariel, a pequena sereia
(   )  G – Úrsula, a bruxa do mar
(   )  H – Pedro, moreia número 1
(   )  I – Juca, moreia número 2
(   )  J – Eric, o príncipe
(   )  K – Netuno, senhor dos mares
(   )  L – Sabidão, a gaivota
(   )  M – Aquata, primeira sereia
(   )  N – Andrina, segunda sereia
(   )  O – Arista, terceira sereia
(   )  P – Ahina, quarta sereia
(   )  Q – Adella, quinta sereia
(   )  R – Alana, sexta sereia
(   )  S – Max, o cão de Eric
(   )  T – Carlota, a governanta de Eric
(   )  U – Luís, o chef cozinheiro de Eric
(   )  V – As ondinas do Reino do Mar
 
_____________________________________________________________
As figurações das cartas do tarô e seus significados poderão ser acessados na seção do Clube do Tarô: Os 22 Arcanos Maiores
Quanto aos personagens de A Pequena Sereira - Ariel, copiamos abaixo ilustrações e referências que se encontram no blog www.peqsereia.blogspot.com.br. Agradecemos!
Ariel
Nasce a sereia mais famosa do mundo e heroína dessa história: Ariel. Baseada na sereiazinha do conto de Hans Christian Andersen, Ariel ganhou esse nome por causa de sua personalidade pois “Ariel” é nome do espírito da peça "A Tempestade" de William Shakespeare. Também significa "leoa de Deus" em hebreu. Sonhadora, intuitiva, curiosa, bela, sutil, ousada, intrigada, intrigante e desobediente, essa sereia se tornou a protagonista da história. 
Linguado
Companheiro, amigo, ajudante, medroso e lindinho, Linguado sempre acompanha Ariel em suas aventuras, mesmo não sendo muito fã de emoções fortes.
Sebastião no desenho animado Ariel
Despachado, puxa-saco, compositor, confidente e de coração mole, Sebastião é um dos personagens mais famosos da Disney. Mesmo tendo dedurado Ariel no filme, a sereia o adora e o agradece por tê-la ajudado tanto enquanto conquistava o coração do príncipe. Enfim, esse siri jamaicano é uma das marcas da Disney.
Sabidão
Uma gaivota muito doida! Achando que é perito em coisas humanas, Sabidão “ensina” Ariel sobre o mundo deles. Extrovertido, engraçado, sabe-tudo, desafinado e com um parafuso solto, esse é o pássaro mais maluco da Disney.
Rei Tritão
Imponente, severo, justo e compreensivo, Tritão é pai de sete filhas. Apesar de ter ficado muito bravo com Ariel, ele se preocupa com ela e a ama demais. E uma das melhores figuras de pai da Disney, pois mesmo tendo destruído a coleção de objetos humanos da filha, só o fez visando o bem-estar dela e depois se redime ao mantê-la junto de seu príncipe amado, transformando-a em humana. 
As Irmãs
Aquata, Andrina, Arista, Attina, Adella e Alana. São as seis irmãs mais velhas de Ariel. Apesar de não terem um papel muito ativo no filme, suas personalidades são exploradas na série. No conto original de H. C. Andersen, são as irmãs que ajudam a sereiazinha a se tornar humana. Seus nomes não foram escolhidos por acaso, veja o que cada um significa:
Aquata - Relacionado à água através da palavra latina aqua.
Andrina - Relacionado com a palavra "espada" através do grego andros. Também relacionada com o nome do mar Adriático.
Arista - Relacionado às raízes latinas da palavra "família", tais como aristocracia, aristocrata, etc. Também nome que cabe àquele de nascimento nobre.
Attina - Emprestado da ópera rock de Alan Menken "Atina, a Rainha Má da Galaxia".
Adella - Relacionado às raízes da palavra "nobre" através de adele.
Alana - O feminino de Alan (Menken), o compositor da trilha sonora.
Erick
O príncipe mais lindo da Disney! Corajoso, bondoso, cabeça-dura, prestativo e gentil, Eric é o primeiro príncipe que não anda cheio de pompa e luxo por aí. Amado por seu povo, conquistou o coração da sereia e lutou por ela até o fim colocando sua própria vida em risco e fazendo de tudo para salvar seu verdadeiro amor – nada mais justo, visto que Ariel havia salvado a vida dele também. Dono de uma personalidade mais profunda dos príncipes Disney até então, Eric iniciou uma nova geração de príncipes que não mais se chamavam apenas “encantado”.
Max
O cão do príncipe Eric. Atrapalhado, baboso, esperto e brincalhão, é ele que vê Ariel pela primeira vez e depois leva o príncipe até a sereia.
Grimsby
Paciente e sábio, Grismby é o tutor de Eric. Agindo como sua voz interior, Grim aconselha Eric em vários momentos e o apoia em todas as suas decisões. 
Carlota
Governanta do castelo. Doce e ligeira, ela parece um protótipo da futura madame Samovar de A Bela e a Fera.
Luis
O chef do castelo. Chique e atrapalhado, o francês de paladar apurado, cuja especialidade é casquinha de siri, torna alguns momentos da vida de Sebastião um caos!
Úrsula
Uma das melhores vilãs da Disney! Má, traiçoeira, afinada, ambiciosa, vil e detentora de uma lábia sem igual, Úrsula é a temida bruxa do mar. Metade polvo, metade mulher, ela ganhou mais espaço nessa obra do que no conto original de H. C. Andersen. Ela aparece também em alguns episódios da série.
Vanessa
A irritante noiva por um dia de Eric. Vanessa é, na verdade, a bruxa do mar disfarçada. Úrsula, ao ver que Ariel conseguiria beijar o príncipe antes de por do sol do terceiro dia, se transforma em humana para impedi-lo de se apaixonar pela sereia. Obviamente, não consegue.
Pedro e Juca
Os fiéis ajudantes de Úrsula. Duas moreias dissimuladas e más que fazem a cabeça de Ariel para que ela vá pedir ajuda à bruxa do mar.
Contato com o autor:
Jorge Purgly atende com Tarot Egípcio, leitura de mãos,
Terapia Floral, em Indaial - SC : www.purgly.blogspot.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Edição: CKR – 6/10/2015
Partilhe seus comentários ou deixe questões para o Autor responder
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil