Home page

11 de dezembro de 2018

Responsável: Constantino K. Riemma


O Tarô e a Viagem do Herói:
A Chave Mitológica para os Arcanos Maiores
Wanderson Nunes Ferreira
 
 

BANZHAF, H. (1997). O Tarô e a Viagem do Herói: A Chave Mitológica para os Arcanos Maiores. 12ª edição. Tradução de Zilda Hutchinson Schild Silva. São Paulo: Pensamento, 2007. 199 p. Original em alemão Tarot und die Reise des Helden.

 
O autor alemão Hajo Banzhaf (15.05.1949 - 11.02.2009) é um dos mais renomados especialistas e estudiosos do Tarô na atualidade.
Sua obra “O Tarô e a Viagem do Herói” fornece contribuições para compreendermos a relação entre a Psicologia de Jung e o conhecimento do Tarot. No livro encontramos pistas de como está nossa caminhada, como podemos ultrapassar obstáculos, ouvirmos atento ao chamado, caminharmos pelo verdadeiro caminho da vida, dando oportunidade de resolvermos questões relativas ao significado da vida, desenvolvermos nossa missão, abrir um diálogo direto entre o inconsciente e a consciência de uma forma geral.
Hajo Banzhaf - O Tarô e a Viagem do Herói
Capa do livro de Banzhaf
 
Banzhaf possibilita-nos um acesso bem instrutivo, com marcos arquetípicos do caminho rumo à individuação, ou seja, apresenta-nos padrões de vida humana que norteiam cada um para tornar se autorrealizado, inteiro e integrado, como foi a compreensão de Jung acerca da meta e desenvolvimento da psique humana.
Para o leitor familiarizado com outra autora, Sallie Nichols, renomada analista junguiana norte-americana que fez um estudo profundo relacionando a  teoria de Jung com o Tarô na obra “Jung e o Tarô: Uma Jornada Arquetípica”, perceberá que Banzhaf, nesse livro, dá continuidade e ampliação aos estudos de Nichols.
Ao citar e agradecer à Sallie Nichols, ele escreve: "Agradeço à psicóloga norte-americana Sallie Nichols pela sua inspiração. Há muitos anos, seu livro de grande profundidade chamou minha atenção para o segundo plano mitológico das cartas do tarô. Ela deixou claro para mim que a jornada do herói assume uma forma vívida no tarô". (BANZHAF, 2007, p. 5).
Assíduo frequentador do Instituto C. G. Jung de Munique e sempre em contato com o analista junguiano Helmut Remmler,  do  qual  recebeu  enorme  carinho  e
amizade, obteve a necessária bagagem que o auxiliaram na compreensão dos significados simbólicos e conceitos da Psicologia Analítica.
Com a obra em mãos, a consulta dispensa tiragem de cartas, basta o manuseio do livro e o Arcano (Arquétipo) se manifesta. É um livro para se ter por perto, sempre.
O Tarô e a Viagem do Herói é uma chave mitológica para quem deseja iniciar ou ampliar seus estudos nos Arcanos Maiores do Tarot, comparar com a Psicologia Analítica, bem como é uma obra de essência duradoura, convidando-nos a nos conhecermos melhor, tomarmos contato com nossas forças inconscientes e a governarmos amplamente os comportamentos e atitudes do nosso dia a dia.
Leitura na web ou donwload
A última edição do livro encontra-se esgotada. É possível, no entanto, ter acesso na Web ao conteúdo da obra em cópia fotográfica das páginas. A desvantagem desse formato é o peso de 64MB do arquivo, mas que não precisa ser baixado e pode ser lido no próprio portal em que está hospedado. Confira em http://sdrv.ms/18ie8Mr
Contato com o autor:
Wanderson Nunes Ferreira é Psicólogo Clínico de
orientação junguiana e professor. Atende em Divinópolis (MG).
Contatos e informações: www.alquimiapopular.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Colaboração: Revisora Dejanira S. Gontijo
Edição: CKR – 28/01/2014
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2018 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil