Home page

05 de junho de 2020

Responsável: Constantino K. Riemma


Coronavírus - Isto também passará
Bethôh Simonsen
Antes de apresentar uma leitura do tarot para a crise criada pelo Coronavírus, gostaria de fazer algumas considerações.
Para começar, citarei o que acredito ser um conto sufi, em que um califa ofereceu um grande benefício ao sábio que elaborasse uma frase que se aplicaria a todas as situações, tendo a morte como alternativa. Sua formulação foi simples: Isto também passará.
Curioso que este vírus se chama corona, que lembra um pouco coroa, que pode coroar um ciclo. Os nomes sempre podem ter algum significado simbólico.
O que estamos vivendo em nosso planeta? Muitos que vibram no medo e no controle, procuram se isolar ao máximo daqueles que acreditam que podem lhe atrapalhar e pensam “os outros são os outros”. Se existe um surto de ebola na África ou uma guerra na Síria isto não tem nada a ver comigo. Se alguém não pode pagar o seguro saúde, é problema dele. Ou se sou um banqueiro, se o risco é maior, nada mais lógico do que aumentar os juros e diminuir os prazos para me garantir, mesmo que eu esteja nadando em dinheiro. O saneamento básico não me diz respeito, pois estou sendo atendido. E por aí vai. Não procuram fatores de união e convergência; apenas a segurança, o controle e o domínio.
A primeira lição deste vírus parece ser que sim, estamos todos no mesmo barco e todos poderemos ser afetados. Somos finalmente todos iguais perante o vírus...!!!
Um segundo benefício é que a natureza pode descansar um pouco de nós, pela diminuição temporária de nossas atividades, pois sim, estamos pesando muito para nosso planeta.
Como podemos lidar com o isolamento compulsório?
Muitos vão vibrar no medo. Outros ficarão irritados. Muitos irão se aproximar dos seus. Outros sentirão uma profunda simpatia pelos seus semelhantes. Teremos, no mínimo, uma grande oportunidade para refletir sobre toda nossa vida. Isto é importante.
E neste caos estão aumentando a quantidade de seres empáticos, que procuram os fatores de convergência, cooperação para a solução de problemas como contraste da competição e domínio.
Estamos em um divisor de águas. Teremos uma atitude cada vez mais amorosa e empática ou vibraremos no medo e controle? Todos nós, indivíduos e sistemas, estamos fazendo nossas escolhas neste momento. A que mundo vamos escolher nos dirigir?
Este vírus pode ser uma maldição ou uma bênção.
Agora vamos, finalmente, à pergunta ao Tarot:
Qual será o quadro do mundo neste ano de 2020 devido à crise do corona vírus?
Coronavirus - Isto também passará
Os Enamorados, A Imperatriz, A Força, Quatro de Paus e A Morte
Cartas do Balbi Tarot
carta: significado do tema que está sendo tratado.
Os Enamorados. Sincronisticamente com o que havia comentado, é uma carta de escolha. Seguiremos nossa mente ou coração? Ou os dois?
carta:  o caminho que estaremos percorrendo durante este processo:
A Imperatriz. Uma carta surpreendente. Teremos uma oportunidade maior, como coletividade, de estabelecer contato com nossa natureza interna e externa. Um descanso para a natureza. Muito bom.
carta: resultado, provável situação no final do período (sempre lembrando que estamos lidando com ondas de probabilidades).
A Força. Ufa, provavelmente encontraremos a cura e estaremos melhores como seres humanos.
carta: o que o Tarot nos aconselha a trabalhar, qual é a dificuldade.
Quatro de Paus:  nos aconselha a passar por uma completa revolução interior, sairmos de nosso quadrado e nos libertarmos da prisão de nossas crenças para que tenhamos uma maior liberdade e nos abrirmos. Difícil.
5ª carta: o que acredita que temos de potencial positivo que pode nos auxiliar no processo:
A Morte. Ela é uma grande conselheira. Quando percebemos que não temos o controle sobre o que está nos acontecendo, teremos a oportunidade de entrarmos no vazio criador, no silêncio de nossa alma, no fogo de nosso espírito e realizarmos a passagem, para como Phoenix , renascermos das cinzas.
Coragem e paz para todos neste período de transição, e muita canja de galinha, que não faz mal a ninguém.
Beijos no coração.
Betôh Simonsen -  betohsimonsen@uol.com.br
www.betohsimonsen.com.br
www.facebook.com/roberto.simonsenneto
Outros trabalhos seus no Clube do TarôAutores
Edição: CKR – 4/04/2020
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil