Home page

30 de novembro de 2020

Responsável: Constantino K. Riemma


2020: O Imperador e a Grande Conjunção Planetária
Giancarlo Kind Schmid
Cada entrada de ano é apenas um marco simbólico. O ano recomeça todo dia que acordamos. Portanto, é hora de estar com os pés no chão e acreditar na vida. Ela nos chama ao dever e responsabilidades. O arcano 4 (O Imperador) delimita, estabelece nosso lugar de direito. Não se esqueça: todos temos nosso arcano pessoal, o arcano do ano é apenas o script geral. Seremos chamados a cumprir nosso papel com consciência de nossa capacidade. Haverá muito trabalho pela frente.
2020: O Imperador e a Grande Conjunção Planetária
Arcanos de O Imperador
2019 foi um ano difícil, não? Com O Pendurado (2+0+1+9=12) dominante sabemos que não seria fácil.
E você, já fez o seu balanço pessoal anual?
* Quantos sacrifícios você fez ao longo de 2019?
* Quantos desafios materiais você teve que superar?
* E a saúde física?
* Buscou sua senda espiritual?
* Abriu mão do que não era mais necessário?
* Sentiu-se "preso pelo pé" sem condições de avançar?
* Abdicou de valores?
* Postergou ou suspendeu planos?
* Mergulhou em algum trabalho interior?
* Sentiu-se estagnado ou estacionado?
* Sublimou sentimentos?
* Perdeu alguém muito querido?
* Alcançou uma compreensão maior sobre sua vida?
* Teve que perder para ganhar?
O Imperador Reina
Diferente de 2019, o ano de 2020 é marcado pela energia material. Reivindica nosso poder e autoridade, urge a necessidade de fazer valer nosso trabalho e capacidade de administração. É um ano para nos ensinar a valer-nos de nossa autoridade. Porém, a sombra do arcano nos alerta sobre a prepotência, autoritarismo, materialismo exacerbado e embotamento de ideias. O arcano 4 (O Imperador), regente do ano, traz à tona a consciência de nosso espaço, a necessidade de estabelecermos limites saudáveis com relação a terceiros e a nós mesmos.
A vibração do número 4 nos traz à realidade. É hora de “colocarmos os pés no chão” e evitarmos as fantasias ou devaneios. O arcano 4 inspira a concretização das ideias, planos, nos impulsiona a fazer acontecer, nos reorganizar, nos estabelecer e visarmos a estabilidade e segurança pessoal.
Simbolicamente, o arcano 4 evoca a imagem paterna e o masculino em sua manifestação plena. Para as mulheres, é um ano de dar voz ao Animus (modelo inconsciente masculino na mulher) conferindo determinação, coragem, poder de decisão e firmeza; para os homens, reafirma sua natureza (ego), com o cuidado de não se impor de forma rigorosa, mas sim, conscientizar-se de suas habilidades e agir com dignidade e respeito. O foco recairá nas relações paternas, seja através da figura de nosso pai ou, na transferência que fazemos para as figuras superiores e dominantes, como o chefe no trabalho, nossos políticos, demais autoridades ou qualquer representação significativa do masculino em nossa vida. É um ano de revisão dos valores patriarcais, de como impactam a sociedade e como “ser homem” independe de se estabelecer pela força ou autoridade. É um bom momento para pensarmos nos modelos idealizados de pai ou homem ao longo de nossa vida.
2020 também nos colocará à prova de como lidamos com os recursos, se estamos satisfeitos com a nossa carreira, se temos bases sólidas para o futuro, se sabemos impor respeito. A rigidez e austeridade devem ser combatidas, pois, do contrário, nosso corpo sentirá as consequências de tanta autoexigência e severidade. Lembre-se: é um ano para “colocar a mão na massa”, encontrar seu lugar de direito, firmar alicerces e se capacitar. É um bom ano para começar a fazer algumas economias, comprar algum bem imóvel, cuidar da saúde com mais atenção, empreender ou fazer importantes negócios, subir de cargo, fazer cursos de capacitação ou treinamentos.
O Imperador e a Grande Conjunção Astrológica
Em 20 de março de 2020 teremos uma conjunção quádrupla entre Marte, Júpiter, Saturno e Plutão em Capricórnio simbolizando Hefestos em sua oficina, nas vísceras fumegantes do vulcão Etna, trabalhando em sua fornalha acesa auxiliado pelos ciclopes, forjando armas divinas para um novo enfrentamento entre os olimpianos e os titãs. Traduzindo: duas grandes potências mundiais se oporão de forma crítica em 2020, resta saber se haverá, de fato, um conflito ou guerra.
O Imperador e a Grande Conjunção Planetária
Arcanos do Imperador e o mapa da Grande Conjunção Planetária em 2020
Líderes mundiais serão testados em suas decisões, é possível que ocorram quedas de autoridades importantes, principalmente aquelas que abusam do poder. Neste ponto, em concordância com o arcano 4. O Imperador refletirá a tensão entre poderosos, pois é da combinação astrológica e do arcano do ano o desejo de supremacia. O ambiente político mundial poderá se apresentar com “os nervos à flor da pele”, crendo não ser difícil a invasão de algum importante território ou dominação de algum povo por uma nação poderosa e truculenta. Os povos que já mantém uma diferença territorial como judeus e palestinos, podem voltar a estados de tensão. Duas nações poderosas poderão entrar em choque ou disputas, talvez econômicas. O ciclo também reflete no poder monetário e nas grandes instituições financeiras que poderão ganhar mais força, embora colateralmente tenhamos algumas incertezas quanto ao Bloco Econômico Europeu e o próprio Mercosul.
É um ano das grandes construções e empreendimentos, com o cuidado de como os projetos são realizados, pois estruturas também podem ruir ao longo de 2020, lembrando que 4x4= 16 (A Torre). É um bom momento para as autoridades mundiais repensarem os impactos das cidades no meio ambiente, na reformulação de regras para o uso consciente de recursos naturais e na maneira que a produção é realizada em concordância com o meio ambiente. Essa rara combinação de planetas nos sugere um novo ponto de partida para o futuro (já que se trata do começo de uma nova década), mais do que em qualquer outro período, é uma oportunidade do mundo refletir sobre o que deseja deixar de herança para as gerações futuras.
Giancarlo Kind Schmid
é tarólogo, astrólogo, numerólogo e terapeuta, pós-graduado em
Psicologia Analítica e Filosofia, formado em Psicanálise e em Letras
www.taroterapia.com.br  e  www.facebook.com/taroeterapia
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Edição: CKR – 25/12/2019
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil