Home page

23 de agosto de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


Ejila Segbora – o Odu regente de 2019
Kelly Isabel - Morgana Esmeralda
Para saber qual Odu irá reger o ano de 2019 basta fazer a soma numérica e consultar a relação dos odus: 2+0+1+9 = 12  O numero 12 corresponde a Ejila Segbora.
Teremos em 2019 a presença do Odu Ejila Segbora (a Justiça). Em sua designação “Ejilasèborá Meji” pode ser traduzido pela "Função de decepar cabeças".
O que é Odu?
Odu (destino) mostra vários aspectos da vida e da alma para que o ser humano encontre e supere os seus obstáculos, as suas dificuldades que aparecem ao longo da vida, e para que possa prosperar em sua vida. Também podemos ver qual Odu regerá o ano e, assim, descobrir o destino do ano que nascerá!
Cenário brasileiro para 2019 - Odu Ejila Segbora
Representações simbólicas do Odu Ejila Segbora, também designado Ejilaxebora e Ejila Sebora
Imagens em www.diegodeoxossi.com.br/home/odus-de-nascimento-ejilaxebora
www.juntosnocandomble.com.br/2008/11/ejilasbor-meji.html e
www.rainhaaugustta.blogspot.com/2015/03/os-16-odus-descricao.html
Outras informações sobre os odus podem ser vistas em https://pt.wikipedia.org/wiki/Odu
Ejilasèborá é o 12º odu no jogo de búzios e o 3º na ordem de chegada de Orùnmilá, quando é conhecido por Iwòrí Meji. Este signo é considerado como o encarregado da função de decepar cabeças, num mundo que nos é inteiramente desconhecido. Foi a este odu quem Mawú (Osàlá, entre os jêjes) confiou o cutelo do carrasco.
Ejilasèborá é um odu composto pelos elementos água sobre ar, o que determina um encaminhamento dos esforços, o encontro de obstáculos que poderão ou não ser transpostos, dependendo da qualidade de esforços despendidos neste sentido. Significa que duas forças conflitantes se confrontam e que o resultado dessa disputa tende sempre em favor do lado mais fortalecido.
Corresponde ao ponto cardeal Sul, do qual é o regente, sendo [em conjunto com Ejiogbê (ou Ejiònilê - Leste), Odí (Norte) e Oyekú (ou Ològbón - Oeste)], um dos quatro odu, principais do Sistema Ifá. Seu valor numérico é o 10 e corresponde, no Tarot, à carta nº 6 (os "Amantes").
Ejilasèborá Meji representa "xuji" (o Sol), e "kã Li" (os animais selvagens que habitam as florestas, as bestas ferozes, principalmente a Hiena - "wlá") e o leão ("kinikiní").
Expressa e ideia de contato, de troca de relação entre dois seres ou duas coisas. Refere-se a tudo o que diz respeito à união, casamento, contratos, pactos, acordos, compromissos etc.
A regência de Odu Ejila Segbora em 2019
Com este odu regendo o ano teremos prisões, brigas, sangue, ruinas, perda de tudo, guerra, problemas com justiça. Mas ele também é um Odu maravilhoso para conquistar seus objetivos e obter vitorias depois de muitas lutas.
O Odu Ejila Segbora é muito exigente: se não andar direito poderá ter destruição.
Politica — Muitos políticos presos, muita descoberta de corrupção. Infelizmente quem sair que e  entrar na política continuara as mesmas coisas. Entra ano sai ano tudo do mesmo jeito... O Presidente Bolsonaro trará poucos benefícios para os brasileiros: fará de um lado, mas tirará de outro.
Muito enérgico, mas não será o suficiente para resolver todos os problemas de nosso país. Muitas coisas erradas dele também serão descobertas. Muitos partidos políticos irão contra suas decisões: muitas brigas. Muitos vão querer tirá-lo do poder: ainda  não vimos nada do que está para acontecer. Vai adquirir muitos inimigos e com sua postura fará muitas inimizades.
Chego à conclusão que Bolsonaro é um Trump brasileiro, autoritário demais, ignorante, com certas discriminações etc. Mas vamos torcer para tudo dar certo!
Saúde — Nesta área completamente complicada serão feitas algumas mudanças, mas não suficiente para se resolver o Brasil inteiro. Seremos beneficiados muito pouco: hospitais em crise, sem médicos, sem medicamentos; consultas e exames levando meses para os brasileiros conseguirem agenda. E tudo isso sem falar que os convênios e hospitais caríssimos. Nada será mudado.
Educação — Algumas mudanças, mas teremos grandes problemas: greves, falta de professores, merendas, etc. Na maior parte dos estados a educação será muito pior, com mais carências.
Com as mudanças na educação serão criadas novas vagas para cursos e aprendizados. Mas o que teriam que fazer não farão: cursos gratuitos, mais vagas para faculdades gratuitas, ou até mesmo construir faculdades gratuitas, sem tantas exigências para as pessoas poderem estudar e se formarem.
Segurança — Teremos muitas mudanças nesta área com policia agindo mais nas ruas e ordens para ela policia atuar mais. Provavelmente teremos problemas com direitos humanos.  Brasil com mais segurança, mas com muitas consequências: novas ordens e também será muito arriscado para políticos e para nosso presidente.
Economia — Não será diferente em 2019: teremos aumento de tudo: tarifas, pedágios, impostos, taxas, combustível, mantimentos. Realmente fora de controle, um absurdo.
Clima — Por ser um ano regido também por Egunita (Ionirá), uma qualidade de Iansã, teremos chuvas fortes, tempestades. Sabemos que Iansã na Igreja Católica é Santa Barbara, a senhora das tempestades!
Esperamos que 2019 com a ajuda de nossos Orixás o Brasil  possa melhorar.
Outros indicadores
Pelas cartas — Para se descobrir os regentes do ano com o Baralho Cigano tirei as cartas e deram: 30 (que corresponde a Ogum) e a carta 7 (Iansã). Será, portanto, um ano regido pelo Orixá Ogum e por Egunita (Onirá) uma qualidade de Iansã e sincretizada por Santa Sara Kali, padroeira dos ciganos.
Ogum, Egunita e São Jorge
Ogum, Egunita e São Jorge
Imagens do arquivo da Autora
Por ser regido por OgumSão Jorge na Igreja Católica – o ano será corrido, agitado. Poderá se tornar maravilhoso para conquistas, vitorias com muito sacrifício, porque Ogum retira todos os obstáculos da frente e Egunita limpa os caminhos com seu fogo, retirando todas as energias ruins do caminho.
Marte — Planeta regente em 2019, Marte é o astro do amor, da paixão, que traz para nossas vidas a ousadia e a coragem. Também trará muitas influências positivas, sucesso e firmeza. Marte é uma figura da mitologia romana, inspirado no Deus grego Ares e, assim, na Astrologia, Marte é ligado ao signo de Áries. Na mitologia romana ele se apresenta como filho de Júpiter e Juno.
A divindade mitológica representa o impulso, guerra justa, diplomacia, atitudes determinadas e personalidade forte. Por isso, a figura de Marte é relacionada tanto à fertilidade, sexual ou das plantações, e é também chamado de Deus da guerra.
Kelly Isabel (Morgana Esmeralda)
www.facebook.com/morgana.esmeralda
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Veja também dois vídeos da Autora, com mais informações sobre
Ogum (São Jorge) e Egunita (Onira)
Edição: CKR – 26/12/2018
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil