29 de março de 2024

Anel do Nibelungo | Mitologia e Cosmogonia | Presença do Sagrado
O Anel do Nibelungo. O conflito entre o amor e o poder.
Livro de Douglas Marnei
Este livro toca fundamentalmente o conflito entre o Amor e o Poder, e entre a entrega e o controle, elementos retratados de maneira dramática na tetralogia das óperas do “Anel de Nibelungo” de Richard Wagner, o criativo maestro, compositor, diretor de teatro e ensaista alemão, conhecido por suas óperas ou "dramas musicais", como ele posteriormente chamou.
O Anel do Nibelun go - capa do livro de Douglas Marnei
Capa do livro "O Anel do Nubelungo" de ouglas Marnei
O livro pode ser adquirido nas livrarias virtuais da Internet
Nesse mito, Alberich, o anão e Wotan, o senhor dos deuses, se enfrentam em uma trama envolvendo roubos, maldições, acordos não cumpridos, traições e feitiços culminando em um final trágico para os deuses.
O texto também traz um panorama da Mitologia Germânica, e você vai conhecer os registros históricos da tradição oral dos povos pagãos, que viviam ao norte do rio Reno, mostrando sua organização social, sua concepção do Universo e sua relação com o divino.
Para deixa-lo ainda mais envolvido nesta narrativa, você encontrará uma análise astrológica da vida de Richard Wagner, um gênio musical e literário que provocou uma revolução na forma de apresentação dos espetáculos operísticos do século XIX.
Para oferecer algumas indicações extras sobre o contéudo, reproduzimos no Clube do Tarô:
  Dois capítulos iniciais (pág. 14 e 21-23) : Mitologia e Cosmogonia
  O cap. (págs. 19-20) que ressalta as qualidades do guerrreiro, enriquecendo o sentido símbolico da figura do Cavaleiro nas cartas da corte do tarô :  A Presença do Sagrado
Douglas Marnei, formado em Arquitetura e Urbanisamo,
é astrologo e estudioso da mitologia.
www.facebook.com/douglas.marnei e dougmarnei@msn.com
Edição: CKR – 11/01/2019