Home page

26 de abril de 2024

Responsável: Constantino K. Riemma


  FÓRUM / ANALOGIAS E COTIDIANO / Arcanos Invertidos < voltar  
Arcanos Invertidos
Quando o lado sombra se torna luz
Ricardo Pereira
 

Esse é um caso prático aonde se constatam as sutilizas dos arcanos ao expressarem, invertidos, o seu lado luz.

 

Relacionar ou associar o Tarô aos diversos e abrangentes conhecimentos, além de desafiador é deveras compensador pela riqueza de informações simbólicas e de significados resultantes, os quais podemos passar aos nossos curiosos consulentes. E, quando tudo isso é vinculado aos assuntos da vida cotidiana, tem-se a possibilidade de se ampliar cada vez mais o leque de conhecimentos construídos e as mensagens absorvidas pelo tarólogo através das imagens arcânicas em prol do encontro de soluções para os problemas e de orientações para o desenvolvimento do outro. Esse, caro leitor, é o sagrado e gratificante papel do profissional tarólogo ... Ricardo Pereira, Tarólogo. Fortaleza-CE, em um dia de sublime inspiração à luz do O Sol.

O Caso

O mês era de abril, e ano era o de 2001, período de muitas chuvas torrenciais aqui em Fortaleza, daquelas de deixar a cidade toda alagada, dificultando o trânsito e o acesso a qualquer lugar.

Em pleno meio dia de um desses dias chuvosos, recebo uma ligação de uma amiga me contando que o seu irmão, Roberto, grande amigo meu de infância, havia sido colocado em uma ambulância, rumo a nossa capital, gravemente ferido e em coma. Fora agredido em sua região da cabeça , violenta e covardemente, quando estava dormindo, por uma pessoa de seu convívio. Motivo da agressão: roubo!

Chegou aqui em Fortaleza desenganado e correndo risco de morte. A sua irmã, desconsolada me procurou e me pediu para ver no Tarô o futuro em curto prazo, de Roberto, após esse ato violento, após ter sido atendido, com politraumatismo craniano, pelo corpo médico de um hospital famoso e referência aqui em Fortaleza.

Após o atendimento, e quase 10 horas de cirurgia, ele ficara em observação na UTI, desenganado pelos médicos, de tão grave que fora o seu caso, os quais afirmaram, para a irmã dele, que dificilmente ele resistiria ao impacto do pilão de madeira de 8 kg que rompeu as ligações entre o seu cérebro, esmagou parte dele e o osso do crânio e abriu-lhe uma galeria no lado direito de sua cabeça. Dentro de 24 horas ele poderia desencarnar. Na verdade, ela queria saber se ele iria resistir ou não a essas 24 horas.

Para atender o seu pedido, fiz pra ela um PELADAN. Utilizei o método europeu, ou seja, a disposição de um arcano maior e outro menor por casa do método. Embaralhei os arcanos maiores e menores sem a precupação em colocá-los em suas posições normais, não invertidos. Como o Peladan é um método que exige que se determine um tempo para as ocorrência de fatos, foi o escolhido não só por esse motivo, mas, também por sua real efetividade em dar respostas para questões bem elaboradas, objetivas. A tiragem revelou, à época, as sutilezas peculiares dos arcanos invertidos, como segue:

Caso Analisado com o método Peladan

QUESTÃO: Roberto irá resistir nessas 24 horas pós-cirurgia?

CASA 1 - Positivo - O que está favorável no presente

A Morte (invertido) + 10 de Paus

Roberto irá resistir à cirurgia em 24 horas, escapando da morte, mas, poderá permenecer em coma por mais algum tempo, lutando para sobreviver.

CASA 2 - Negativo - O que está desfavorável no presente

O Papa + 4 de Espadas

Esse conjunto de arcanos revelam o seu submetimento a procedimentos médicos efetivos, mas, que o seu caso e estado convalescente ainda merece cuidados, ou seja, o seu estado de saúde está indefinido.

CASA 3 - Caminho - Direção que a questão irá tomar

O Sol (invertido) + 5 de Copas (invertido)

Alguma complicação clínica poderá ainda ser, em breve, diagnosticada, pondo em risco a vida de Roberto, que poderá ter que se submeter a mais algum tipo de intervenção cirúrgica a fim de se corrigir algum defeito ou erro da primeira cirurgia. O erro será corrigido.



CASA 4 - Resultado - Como será o produto final

A Torre (invertida) + 10 de Ouros

A cirurgia será um sucesso, fazendo Roberto cumprir esse ciclo, mas, sairá dessa intervenção ainda com alguma sequela neurológica, voltando, em médio prazo, para junto dos seus familiares.

CASA 5 - Síntese - Como o cliente se encontra ou sua visão perante a questão

Os Enamorados + 4 de Copas

O estado de espírito da consulente (irmã de Roberto) é de incerteza, de grande preocupação com o futuro de seu irmão.

Conclusão


De fato, Roberto sobreviveu após as 24 horas da cirurgia, como destacado pelo arcano maior A Morte, invertido, refletindo sutilmente o seu lado luz, na casa 1. Posteriormente, teve que se submeter a uma segunda cirurgia de correção, - como foi destacado pelo maior O Sol, invertido, a transmitir o seu lado sombra, nada auspicioso -, pois foi esquecido um pedaço do osso do crânio junto ao cérebro, dificultando a circulação cerebral.

Os médicos uns três dias depois abriram novamente a sua cabeça e retiraram essa parte do osso do crânio. Tal procedimento aliviou a pressão dentro da cabeça, fazendo com que o sangue no cérebro voltasse a circular com menos dificuldade, conforme a mensagem transmitida pelo menor 5 de Copas, invertido, na casa 3 e confirmado pelo maior A Torre, invertido, na casa 4 a emanar a sua "meia-luz" nessa tiragem, pois ainda prognosticou algo negativo como resultado pós-cirurgia.

Ele passou dois meses na UTI e ao fim do terceiro mês recebeu alta, mas com sequelas presentes do lado direito do cérebro, o qual é responsável pela parte criativa e habilidades manuais e visuais humanas, as quais ficaram, nele, realmente, comprometidas, impedindo-lhe de retomar a promissora profissão de cabelereiro, que há tempos vinha construindo em sua cidade...

Esse é apenas um dos exemplos práticos na minha experiência com o uso da técnica de arcanos invertidos, a qual tem se mostrado plenamente efetiva e eficaz durante muitos anos ...

 
13/09/2009 00:07:40

Comentários

Ricardo Pereira - 11/04/2010 21:55:23
Oi Maria Elisa!

Achei suas indagações bem pertinentes.

Quanto às análises taromânticas pelo "lado sombra" dos arcanos, vale salientar que essa ação é muito recente. Muitos tarólogos a praticam motivados pela "teoria dos arquétipos", desenvolvida em 1912 pelo pai da Psicologia Analítica Carl Gustv Jung. Essa é uma forma apropriada de se fazer análises de arcanos reversos, mas requer o entendimento das idéias de Jung sobre "sombra", as quais deverão ser efetivamente associadas a cada arcano.

Se não se "dominar" essa e outras teorias desse autor, a coisa na prática taromântica pode se complicar! Mas, claro, existe literatura em Tarô sobre esse assunto e que pode ajudar, além de existirem tarólogos "simbologistas", os quais seguem uma linha, digamos assim, jungiana e que dão cursos muito bons sobre o tema associando-o ao Tarô. Há alguns anos venho estudando e praticando essa vertente.

Quanto às análises taromânticas através da leitura dos arcanos invertidos, essas são efetivadas desde os tempos de Etteila, penso que começou a ser utilizada mais ou menos depois de meados do século XVIII e com clara e objetiva eficácia.

No caso que analisei, um tarólogo inexperiente poderia sim ter previsto para esse contexto um fim nefasto.

Para se usar a técnica de análise de "arcano invertidos" é necessário o conhecimento dos atributos gerais e clássicos dos arcanos com as suas polaridades, o uso do bom senso e, claro, da "técnica de convenção". O tarólogo é quem vai convencionar se vai analisar os arcanos nos aspectos de "sombra", "negativo", "obstáculo" etc, atentando-se para as diferenças de atuação dos arcanos em cada um deles.

Importante salientar, que cada regra, convenção utilizada pelo tarólogo funcionará se, e somente se, houver coerência da técnica com o método a ser utilizado. A experiência pode confirmar pontos fortes e fracos de cada ferramenta utilizada.

Abraço e grato por sua participação,

Ricardo

YUMI - 09/03/2011 23:55:43
OLÁ, FIZ CURSO DE TARO E LI MUITO SOBRE ISSO QUE OS ARCANOS PARA UMA TIRAGEM QUANDO SAEM INVERTIDOS, É DEVIDO A FORMA DE COLOCARMOS O BARALHO.
ANTES DE EMBARALHAR DEVEMOS ARRUMÁ-LOS COLOCANDO TODOS NA MESMA DIREÇAO.
O QUE ACHA DISSO? GOSTARIA DE SABER COMO FUNCIONAM AS CASAS DO METODO S C R QUAL É A FUNÇAO DA CADA CASA, SE NEGATIVA ,POSITIVA ETC..
MUITO OBRIGADA ,AGUARDO CONTATO

Ana yumi - 13/04/2011 12:09:15
[b]Oi Ricardo, li essa tiragem e vejo os arcanos invertidos como uma forma de embaralhar sem antes arrumarmos o taro.Será sempre assim pois jogo o baralho petit lenormand e se eu não arrumar antes as cartas sairão todas de qualquer jeito.Já experimentou arrumar todos no mesmo sentido e depois embaralhar ?
beijaõ

Ricardo Pereira - 23/04/2011 11:08:11
Olá Yumi,

Pela minha experiência, os arcanos saem invertidos em uma tiragem quando:

- são guardados sem o cuidado de serem posicionados na caixa em suas posições "normais" e são embaralhados durante a consulta sem se observar esse detalhe;

- durante a efetivação de movimentos desgovernados das mãos na hora de puxar os arcanos do monte de cartas;

- quando consulente escolhe as cartas e livremente as dispõe nas casas do método; dentre outros possíveis motivos.

Penso que durante a consulta, o tarólogo é livre para escolher o uso ou não da técnica de leituras de arcanos invertidos, ou seja, ele faz as onvenções que considerar necessárias nesse sentido.

O importante é sabermos que os arcanos invertidos também possuem suas mensagens claras e objetivas para o consulente, portanto, o uso dessa técnica deve também ser incentivado.

Há métodos que dispensam o uso dessa técnica, mas nesses mesmos métodos às vezes há alguma casa que requer uma leitura pelo menos do arcano reverso (negativo, obstáculo, sombra etc).

Quanto ao método S C R, não posso discorrer sobre ele, pois não o utilizo.

Grato por sua participação e quaisquer dúvidas, estou à disposição para dirimí-las.

Abraço,

Ricardo

Bruno Borges - 12/05/2011 15:59:01
Quais são os Arcanos invertidos?

Ricardo Pereira - 15/06/2011 20:49:16
Oi Bruno,

Desculpe-me o atraso em lhe responder!

Bem, o conceito e a prática cartomântica de "arcano invertido" são invenções do cartomante do século XVIII, Etteilla.

Em tarologia e taromancia, o que é um arcano invertido?

Resposta: É uma carta de Tarô que surge, durante o processo de leitura ou de interpretação das cartas, na taromancia, de ponta-cabeça ou de cabeça para baixo ou oposta a sua posição "normal", mudando, assim, os seus significados ou atributos.

Em um sentido mais amplo, esse fenômeno pode ser denominado de "reversibilidade arcânica" englobando aspectos relacionados a localização de um arcano em um método de tiragem, no qual algumas de suas casas requerem a sua leitura com significados "negativos", "de obstáculos", "de sombras", "de desafios" etc.

Se desejar se aprofundar no tema, leia Ney Naiff, "Estudos Completos do Tarô", V.3.

Espero ter elucidado sua questão!

Um abraço,

Ricardo

Bruno Borges - 16/06/2011 14:02:20
obrigado por esclarecer nossas duvidas. estou estudando o Tarô. eu comprei um Marselha e ainda estou estudando seus significados e tecnicas de tiragem, mas sinto que ainda me falta algumas compreensões para poder realmente jogar o Tarot. obrigado novamente

Paula - 10/07/2011 23:04:36
Quando os arcanos estão invertidos , é pelo jeito que embaralha? Os invertidos são negativos algumas vezes . Quando


marice - 05/08/2011 13:26:33
obrigado sou apaixonada pelo estudo do tarô, continue postando mais assunto .

Paz Profunda Marice

  < Anterior Total: 29  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil