Home page

28 de março de 2024

Responsável: Constantino K. Riemma


  FÓRUM / CRÔNICAS DA TORRE DE BABEL / A Beleza Injuriada < voltar  
A Beleza Injuriada
A lunação de outubro.2009
Rui Sá Silva Barros

Uma noite sentei a Beleza em meus joelhos.
E a achei amarga. E a injuriei. Armei-me contra a Justiça.”
(Uma estadia no inferno, 1873).

O poeta e camponês Artur Rimbaud, libriano, escreveu isto e levou a sério: ele odiava a civilização européia, que afogou a Comuna de Paris em um banho de sangue (1871), abandonou a Europa, a literatura, e foi traficar armas e escravos na Etiópia. Milhões agora se dedicam ao esporte do tráfico e bilhões devem  achar a Beleza amarga, pois vivemos em cidades feias, sujas e barulhentas.  Nisto, e em muitas outras coisas, a obra e a vida do poeta antecipam o futuro.

O Sol entrou em Libra e muitas atividades diplomáticas ocorreram:

Assembleia-geral da ONU. Pela primeira vez o governo chinês comprometeu-se em público com o controle da emissão de Carbono. Gadafi fez um longo discurso, rasgou o estatuto da ONU, chamou Obama de filho. Já este propôs um desarmamento nuclear generalizado. A crise em Honduras teve um novo lance com a volta de Zelaya e sua acolhida na embaixada brasileira. Não houve tempo para respirar, pois em seguida o G-20 se instalou em Pittsburgh.

     A representação do Pendurado, à direita, é de Kim Waters

Celebrações e acomodações. Comemoram a vitória de ter evitado uma nova grande depressão, aumentaram a participação dos emergentes no FMI e Bird, prometeram reformas financeiras e limites de bônus aos executivos para 2010, garantiram que não é hora para retirar os estímulos, juraram novamente combate ao protecionismo. Para cada demanda um pouco de concordância, uma imagem de frente unida para o mundo. O governo americano introduziu um tema substancial, o reequilíbrio da economia mundial através do crescimento do consumo nas economias exportadoras e ajustes cambiais, e indicou o FMI como xerife do processo, o que dá calafrios aos países visados: China, Japão, Coréia do Sul, países petrolíferos Alemanha e Brasil.. Na semana seguinte a reunião do FMI retomou os temas  em Istambul.

Falas esquizóides. Os relatórios e falas dos diretores estão cada vez mais disparatados. A recessão terminou, mas pode haver uma recaída. Os estímulos precisam ser mantidos, mas deve-se começar a discutir uma estratégia de saída. Ainda há 3 trilhões em ativos tóxicos no sistema financeiro, mas isto não tem tanta importância. Ou seja, se der cara eu ganho, coroa você perde. Compraram a tese do reequilíbrio americano, o único problema é que os países exportadores teriam que fazer uma profunda mudança econômica e social. Finalmente, como temi  anteriormente, começaram a propor um ajuste fiscal nos sistemas de saúde e previdência. O FMI passou anos em estado de coma, por conta dos fiascos da década de 1990, agora ameaça sair do túmulo e quer ser um BC mundial.

Tanto em Pittsburgh como em Istambul pequenos protestos foram violentamente reprimidos avolumando gente nas ruas, nos dias seguintes.

Morte prematura. O G-7, dado como morto, ressuscitou em Istambul e mandou um recado para os chineses: deixem o Yuan flutuar! Foi o troco que encontraram para os alertas chineses sobre o dólar e a necessidade de criar uma moeda internacional. Esta guerra está apenas no começo, enquanto os europeus sustentarem a moeda americana não há mudança à vista. A UE já tem o maior PIB mundial, mas sem potência bélica fica à mercê dos americanos.


China: 60 anos. Imenso aparato de segurança cercou a comemoração, cujo desfile militar – estética 1950 – foi o prato principal. Os chineses têm tremendos desafios pela frente: água potável, terra arável, saúde pública (pesticidas e enxofre no ar), acesso aos cereais, minérios e combustíveis; e uma crescente desigualdade social. Não convém subestimá-los, pois eles têm pelo menos 4 mil anos de cultura. Que tenham sobrevivido às loucuras de Mao (Grande Salto e Revolução Cultural), é um indício da capacidade de recuperação deste povo admirável. No futuro próximo a tensão entre a necessidade de planejamento econômico e liberdade política estará em foco, estimular um esfacelamento político é insensato, as consequências seriam catastróficas!
A liderança chinesa estará sob pressão intensa a partir de 2010, quando Saturno cruzar o Sol natal do mapa da revolução (01/10/1949), depois, Urano e Plutão pressionam por anos a fio.

Honduras – Foi notável o entrincheiramento dos golpistas resistindo a uma condenação internacional unânime, e a todas as tentativas de mediação. A aproximação de Zelaya a Chaves, ou o modesto programa social do presidente deposto, não justificam tamanha resistência, neste pequeno e pobre país. Há indícios de que a questão do petróleo está presente: prospecção feita por uma empresa norueguesa encontrou jazidas significativas no ano passado, a informação é da jornalista Frida Modak. Se for verdade o quadro fica mais claro. O dia nacional em Honduras é 15 de setembro, Saturno passou pelo Sol natal recentemente.

                             Lua Nova de Virgem - 18.setembro.2009 - 15h44:08 (Brasília)


Terra em transe – Nos dias 29 e 30 de setembro, a Lua transitou Aquário onde encontrou uma situação tensa, Júpiter e Netuno estavam em aspecto desarmônico com Marte em Câncer e Saturno em Virgem. Aqui na Terra, dois sismos sacudiram o Pacífico (Samoa e Indonésia), seguidos por tempestades e tsunamis, enquanto um tufão varria Filipinas e Vietnã. Estragos e mortes consideráveis. A desordem climática atingiu o Sul do Brasil desde o final do ano passado, situação agravada por uma La Niña bastante severa, as perdas agrícolas foram de monta. Já passou da hora de constituir um fundo de emergência para estas situações, que tendem à cronicidade.

Olimpíada no Rio. Confirmação da grande fase de prestígio internacional vivida pelo país, conforme analisada na crônica “O Brasil não é para principiantes”. Sim, as licitações entre amigos e o superfaturamento estarão à vista, o inteligente crime organizado dará uma trégua com a violência faturando muito com drogas e prostituição; tudo isto é previsível. Mas é uma oportunidade fantástica para o Rio sair do atoleiro em que se encontra desde a mudança da capital, feita sem o menor planejamento. A criação de empregos com salários razoáveis é o único antídoto eficaz contra a favelização e o poder do narcotráfico.
No dia da escolha o céu estava favorável, Lua em conjunção a Urano em Peixes, trino a Marte em Câncer, ambos em aspecto harmônico ao Meio do Céu brasileiro, em Escorpião.

A imprensa brasileira anda exasperada com a maré favorável, que fortalece o governo e mina a candidatura oposicionista. Como tem muito chão para as eleições, ainda vamos ler e ouvir muitas calúnias e difamações.

Boas surpresas. Ainda acontecem neste vasto mundo de Deus.

Chris Masterson organizou um vídeo-curso sobre as crises: econômica, escassez de matérias-primas, e ambiental. É muito didático, recheado de gráficos e figuras. Está no site dele, narrado em inglês, francês e espanhol. Até aí nada demais, a surpresas começa quando sabemos que o autor é um neurólogo. Esta especialidade já nos deu Freud, praticantes de eletrochoque e lobotomia. Agora se dedicam a localizar funções psíquicas através de imagens, e anunciam isto como grande ciência. É bom saber que alguém ainda pode refletir sobre outros assuntos com gabarito.

“Sabemos cada vez com mais clareza que não se pode dar sequência a uma produção industrial de bugigangas programadas para se tornarem obsoletas em tempos cada vez mais curtos.”  Novamente a surpresa foi com o autor: Abram Szajman, empresário e líder das entidades de classe dos comerciantes. Sua atividade depende basicamente da venda de bugigangas, mas Abram chegou aos 70 anos, a atual baliza para a idade da razão.  Aqui a força da reflexão venceu o interesse pessoal.

“Eu considero que nós estamos inseridos num universo que tem uma inteligência suprema e uma sabedoria divina. Essa visão cria uma responsabilidade de ordem moral de alcance quase ilimitado.” Esta é do Boris Tabacof, líder empresarial, por ocasião do lançamento de seu livro “Espírito de empresário”, no final de setembro. No final do sec. XVII, Pierre Baily defendia a ideia que uma sociedade secular e ateia podia ser perfeitamente ética, baseada na razão natural. Aonde isto nos levou estamos vendo: se posso sair impune por que não mentir, falsificar, adulterar e corromper? Pergunta nossa razão instrumental. A razão natural é totalmente social, e não há fundamento ético sem um mundo espiritual. Em tempo, Boris é baiano, filho de russos e foi militante comunista na juventude, os caminhos de Deus são insondáveis!

Petróleo, dólares e reuniões secretas – Sob uma conjunção de Mercúrio e Saturno em oposição a Urano, um jornal inglês publicou artigo assinado relatando reuniões fechadas entre países do Golfo Pérsico, Brics e França, para transacionar combustível em outras moedas. Os dirigentes das monarquias e a França desmentiram, mas o estrago foi grande: o preço do ouro bateu recorde. Reuniões fechadas ocorrem o tempo todo, onde são tomadas grandes decisões impopulares. Uma delas ocorreu na Grécia no começo do ano entre autoridades monetárias e banqueiros dos países ricos, que discutiram abertamente uma opção dramática: seria melhor deixar a depressão seguir seu curso (agudo e rápido) ou enfrentar uma estagnação prolongada? Os políticos descartaram a primeira opção. O BIS, o BC dos bancos centrais do mundo, tem alertado constantemente sobre a fragilidade da recuperação, e sobre a criação de uma nova bolha de ativos e derivativos em curso.  São informes do analista Andrew Gavin Marshall. Transações internacionais com outras moedas já existem e a ampliação desta tendência é questão de tempo.

Nobel da Paz – Para surpresa geral, inclusive do laureado, Obama recebeu o prêmio. Artigos inflamados, pró e contra, na imprensa, e neca de perspectiva. Para os consultores que decidiram foi um incentivo à diplomacia do governante, num mundo cheio de conflitos que podem transbordar. Para o governante americano isto pode ser mais um fardo, pois sua margem de manobra se estreita cada vez mais, especialmente na política doméstica. Para alguns analistas a escolha revela o humor negro dos consultores, afinal o governo americano comanda duas guerras e patina no conflito judeu-palestino. Poucas horas depois do anúncio, o laureado comandou uma reunião para decidir os rumos da guerra no Afeganistão.

                             Lua Nova de Libra - 18.outubro.2009 - 3h32:54 (Brasília)


O casamento, tema relacionado à Libra, anda capengando: de ano para ano cresce o número de pessoas vivendo sozinhas, o número de mães criando filhos sem pai, e o número de casais sem filhos. Libra é intelectual e artístico, o casamento atualmente pode ser motivado por tudo, exceto por valores intelectuais e arte, o que dá a medida de nosso desvio do arquétipo do signo. A alta da violência doméstica é apenas um dos sintomas deste estado de coisas.

Outro grande poeta libriano, T.S. Eliot, escreveu: “Cidade irreal, sob o fog sujo de uma manhã invernal, uma multidão numerosa cruzava a ponte de Londres, eu não sabia que a morte ceifara tantos.” ( A terra estéril, 1922). E com isso penetramos na próxima lunação, durante a qual o Sol entra em Escorpião, seguido por Mercúrio que se aproxima veloz, enquanto Vênus segue o cortejo, os dois visíveis pela manhã. Marte adentra o Leão incitando demonstrações de força e prestígio. Júpiter novamente direto dirige-se ao encontro de Netuno, enquanto Saturno penetra em Libra e faz aspecto tenso com Plutão afetando o sistema financeiro americano (Vênus e Júpiter em Câncer, setor 2) e o Irã, com pressão internacional e ebulição popular (Ascendente e Lua em Áries). Esta configuração vai se repetir ao longo de 2010. Vem aí o filme catástrofe sobre 2012, mais sobre reuniões secretas, eliminação do imprestável e outros temas escorpinianos.


    As crônicas anteriores, de fevereiro a setembro de  2009, estão em:
    http://www.clubedotaro.com.br/site/r63_4_RuiSSBarros.asp

 
17/10/2009 15:43:19

Comentários

Abelard Gregorian - 17/10/2009 18:55:51
É bom saber do seu otimismo com relação à Olimpíada no Rio de Janeiro. Mas quando olho para o que se passou e o que resultou do torneio Panamericano fico pessimista.

Antonio Rodrigues - 18/10/2009 11:13:48
Antonio Rodrigues - 18/10/2009 10:47:33
Impressionante a foto do desfile chinês. Me lembrou dos tempos do Hitler: tudo arrumadinho, impecável, fica parecendo marca de toda ditadura poderosa.
Outra coisa curiosa: contei 30 homens na linha de frente do pelotão fardado de branco; se não errei na conta, tem outros trinta de preto alinhados em frente ao palanque. Parece que o número 30 tem algum simbolismo para os comunistas chineses.

Rui Sá Silva Barros - 19/10/2009 10:55:36
Abelard:
É mais torcida que otimismo! O enfretamento deste final de semana (17 e 18/10)não dá margem a dúvida: vai ser bem difícil. O pior cenário é conseguir realizar os jogos e continuar tudo como está na cidade, uma possibilidade real como vc indicou em relação ao Pan. É uma lástima deixar o Rio nesta situação. Pelo que vi até agora, há muitos projetos para os transportes e quase nada para a urbanização das favelas e criação de empregos duradouros. Não é impossível, Barcelona conseguiu. O jeito é torcer para que os cariocas pressionem os governos. Abraços, rui.

Rui Sá Silva Barros - 19/10/2009 11:05:05
Antonio:
Um certo taoísmo popular continua vigente na China: 8 seria um número de sorte, p. ex. 30 eu não sei. Eu esperava um desfile mais voltado às conquistas econômicas e tecnológicas e fui surpreendido por esta demonstração militar que tb lembra as soviéticas. É um sinal inquietante esta mostra de poderio afirmando capacidade defensiva e precisando, ofensiva. Estão esperando alguma coisa e penso que tem relação com o Irã. O atentado de ontem (18)na fronteira com o Paquistão já materializa o temor que expressei no último parágrafo da crônica.

Valéria - 03/08/2010 21:28:01
Venho acompanhando as postagens, bem interessantes, gostaria de publicar o artigo no meu blog, se você autorizar.
Abraços, Valéria.
artvaleria@hotmail.com
http://valpinturas.blogspot.com/

  Total: 5  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil