Home page

29 de março de 2024

Responsável: Constantino K. Riemma


  FÓRUM / HISTÓRIAS & QUADRINHOS / Tiragens e leituras < voltar  
Tiragens e leituras
Trocas de experiências sobre a interpretação das cartas
Bete Torii
 

Como algumas pessoas mandam mails pedindo uma aprovação ou avaliação das tiragens que fizeram para si mesmas ou para amigos, vou fazer os comentários pedidos neste fórum, para que as respostas possam ser úteis a mais do que uma pessoa.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Insegurança dupla

Ana Maria pergunta: Estou me relacionando há 3 meses com uma pessoa que me deixa um pouco insegura por seu passado e seu medo de sofrer de novo. A insegurança dele vem da traição da mulher no casamento. Terminei, voltamos e ele me pediu para encararmos um relacionamento sério, do qual ele vem fugindo, mas agora quer. Ele me trata muito bem, é gentil, carinhoso, mas não consigo confiar nele, porque já o peguei em algumas mentiras.

Ana, eu não sei se entendo o seu enfoque. Vocês dois são adultos e já passaram por outros relacionamentos, que parecem ter deixado marcas não muito agradáveis. Não dá para ir mansamente desta vez, namorar simplesmente e aproveitar o que há de bom nesse namoro, enquanto vocês vão curando feridas e construindo confiança um no outro (se for possível)? Mas você recorreu ao tarô, e diz:

Resolvi dar uma chance e pedi ao tarot, numa tiragem de 3 cartas, um conselho. Sairam a LUA, o DIABO e a TORRE. Logo em seguida, pedi uma carta que "cortasse" essas energias ruins e saiu o IMPERADOR. Na dúvida, tirei mais uma e veio o MUNDO. Interpretei como sendo uma situação da qual devo sair porque ele não merece minha confiança e vai me trazer problemas (Lua, Diabo). Também interpretei como uma possível mudança dele (Torre), porque vê muito carinho na nossa relação, confia em mim e pode estar mesmo disposto a continuar tentando (Imperador). Pode ser? E o Mundo, poderia ser uma transformação dele, com intenção de encarar de verdade a relação, ou seria outro vindo por aí, porque esta relação não tem futuro?

Quanta dúvida! Mas vou fazer o exercício pessoal de tentar ajudar com simplicidade, interpretando as cartas da forma como foram tiradas. Você diz que pediu um conselho em três cartas. Se são conselhos, eu as leria assim:

Considere bem seus temores e necessidades emocionais (Lua) e suas necessidades materiais ou atração física (Diabo) por ele, e de acordo com isso rompa (Torre) - ou com ele ou com seus condicionamentos que estão atrapalhando a relação.

O que pode "cortar" essas energias difíceis - ou, em outra linguagem, pode diminuir a dificuldade dessas providências, é

O Imperador: lidar com a situação de forma franca, decidida, responsável. Organizar seus pensamentos, pensar nos efeitos de continuar essa relação ou romper.

O Mundo: ver qual é o lugar mais justo e feliz para você, nessa situação. De uma forma bem centrada em si mesma (não é uma questão de ser egoísta), tente perceber como você se sentiria mais segura, protegida e à vontade: se é assumindo a relação com esse moço, ou não.

Obs.: Comentei essa tiragem em meu outro fórum http://www.clubedotaro.com.br/site/forum/autoradm/topicos_view.asp?top_id=9, como se fosse uma história em quadrinhos ou indicação ilustrada.


Dúvida e destreza

Dinéia pergunta: Perguntei se eu e meu namorado reataríamos o namoro apos uma briga aparentemente corriqueira, mas que teve repercussões mais sérias, pois ele não quer voltar. Perguntei que atitude tomar em relação a esse relacionamento? Saiu o seguinte:

1)Quais os sentimentos dele em relação a mim? (Os Amantes)
2)Quais devem ser as minhas atitudes diante da situação atual? (O Mago)
3)Quais serão as consequências desse relacionamento para mim? (A Temperança)

A minha interpretação é que ele deve estar se sentindo pressionado a fazer uma escolha, que eu terei que ter destreza e habilidade para conduzir a situação e, se conseguir isso, essa relação pode trazer bons frutos pela carta da Temperança. Acha que estou certa?

Achei excelente o seu exercício de perguntar e interpretar de acordo com a situação e a tiragem. Farei apenas alguns comentários adicionais:


Sim, acredito que os sentimentos dele sejam de dúvida, de estar se sentindo pressionado a fazer uma escolha; e, mais ainda, uma escolha onde o coração está em jogo - existe afeto. 

Também concordo que o conselho para você é ter destreza e habilidade para conduzir a situação; mas você pode levar isso tanto para  lado de manipulá-lo como o de encantá-lo..! Há ainda outros significados: aja de maneira leve, atenta, ativa, criativa.  E nova (é a carta 1): é agora que vale, não o que passou.


As consequências desse relacionamento para você podem ser de uma sensação de equilíbrio, harmonia e continuidade. Ou ainda... de algo morno e calmo.


Investir com prudência

Cristina (13/03/10) diz: Gostaria de ouvir comentário sobre uma tiragem que fiz, relativamente a um rapaz com quem tenho uma relaçao de amizade há muitos anos, já fomos namorados inclusive. Atualmente ele namora, mas diz que não me esqueceu. Não sinto nada de "grandioso" por ele, sei que não é o "homem da minha vida", mas resolvi perguntar às cartas se valia a pena "investir" nele, segundo o método Péladan: 8-18-4-6=9 .

Achei bem interessante a situação e a pergunta geral que orientou a tiragem. Vamos ler as cartas, portanto, em relação a investir nesse rapaz.

 1- A Justiça - O que está a favor disso é o equilíbrio, o esclarecimento, a consciência que você tem da situação. Trata-se de algo (alguém) que merece sua atenção de forma bem-pesada, sem maluquices.

2- A Lua - O que há contra isso são as carências, medos, sonhos e projeções do mundo emocional, que talvez constituam obstáculo por falta de uma alimentação do lado sentimental e romântico.


3- O Imperador - A influência que está por ser percebida, ou o caminho possível, é a disposição de tomar em mãos essa questão; tratar do assunto. Isso(essa disposição) pode partir tanto dele como de você. Vejo também como possibilidade de uma disposição sensata que concilia a Justiça, o lado positivo (no sentido aqui de visível, expresso) do equilíbrio tranquilo, e a Lua, o lado negativo (oculto) das inquietações e desejos emocionais

4- Os Enamorados - O resultado de qualquer das duas ações acima será a motivação para a tomada de decisão..

5- O Eremita - E, por fim, a síntese, a carta que dá sentido de conjunto à tiragem, fala de amadurecimento, consideração prudente e cuidadosa do caminho a seguir.

Para mim, falta uma carta de "conselho", mas eu sinto que tudo está na possíveis direções da disposição calorosa do Imperador, que pode forçar uma escolha ou amadurecer uma tomada de decisão.


A viagem planejada

Iva (8/3/2010) me encaminha mais uma situação: Ao fazer uma pergunta fechada ao Tarot sobre se havia possibilidade de fazer uma viagem que estou planejando há quase dois anos, tirei as seguintes cartas: O Carro, O Enforcado e A Lua. Sei que o Carro indica viagem, todavia o Enforcado significa Paciência e Obstáculos e a Lua signfica quebra de ilusão.

Bem... um prato cheio para uns puxões de orelha. Iva, se a sua pergunta é "há a possibilidade disso?", as respostas possíveis são sim ou não - e é bem mais prático jogar uma moeda, atribuindo 'sim' à cara e 'não' à coroa, ou vice versa.

Você pode, claro, fazer uma tiragem de três cartas a respeito dessa possivel viagem, mas tem que definir a função de cada carta! É isso que deve orientar sua leitura de cada carta na tiragem, e não essas atribuições tacanhas de carta positiva ou negativa. 

Sugiro que você faça exercícios de leitura, de pensamento, usando esse mesmo tema (a viagem) e as mesmas cartas que tirou, mas atribuindo diferentes conjuntos de significado a elas. Veja como os cenários mudam.

1: O Carro    2: O Pendurado    3: A Lua   -   e seus significados em 3 exemplos:

Exemplo A
1- prognóstico para a viagem; 2- o que isso lhe trará de bom; 3- o que trará de dificuldade
Exemplo B
1- o que é recomendável fazer para propiciar a viagem; 2- o que é recomendável evitar; 3- prognóstico mais provável para a viagem
Exemplo C
1- o que tal viagem representa para você (as suas expectativas); 2- o que ela de fato tenderá a significar/causar; 3- um conselho do tarô para você, em vista das duas cartas anteriores

E assim por diante... 



Casamento e carta 13

Lucia (6/3/2010) diz, em seu comentário abaixo: O meu problema é juntar as interpretações, pois fico em dúvida... Por exemplo, pergunto se devo me separar judicialmente (pois já sou separada), e muitas vezes fica saindo a mesma carta tipo A Morte.

Quero juntar aqui a pergunta - feita por mail - de Flávia, que fez uma tiragem do tipo mandala astrológica, para si mesma, e na casa 8 saiu A Morte. Ela menciona que seu casamento e sua situação financeira "estão um caos", ela não consegue transformar patrimônio em dinheiro por causa do casamento e, com isso, não consegue resolver a vida.

Ora, parece-me que em ambos os casos a carta 13 é clara quanto ao término do casamento, pelo menos da maneira como se encontra. No caso de Lúcia, como o pedido é de um conselho, eu leria esse conselho como: sim, separe-se judicialmente, corte os vínculos, leve até o fim essa separação.

No caso de Flávia, lembro a ela que a casa 8 é a da comunhão e a dos bens que lhe vêm através do outro, ou os ganhos/frutos da associação que ocorre na casa 7 (casamento ou sociedade). Portanto, parece que a tendência é haver uma interrupção ou corte do vínculo de comunhão; a morte, fim ou "colheita" dos frutos (os bens) que lhe vêm do casamento.

Vale um lembrete para as duas: a carta 13 fala, segundo meu entendimento, de processos rápidos e profundos de corte, perda ou  renúncia, que são dolorosos, mas necessários, e podem ter um efeito revigorante e sanador.


Futuro e alma gêmea

Ticha (6/3/2010) diz que às vezes lê carta para amigas e... Uma delas perguntou-me como iria ser o futuro de uma forma geral e principalmente se iria aparecer algum homem na sua vida...

Eu não faço leituras assim, dirigidas a previsões, a não ser “de brincadeira”, mas tentarei responder-lhe porque suas dúvidas são uma bela exemplificação de dificuldades de leitura. Suponho, Ticha, que você fez uma tiragem com algumas cartas sem função específica. E esperava que aparecesse uma figura masculina para representar o aparecimento de um homem.

São dois os problemas:
-- Se esperamos indicações tão literais, o tarô nos apresenterá um futuro bem limitado, com suas figurações medievais, não lhe parece?
-- Se você faz uma tiragem assim totalmente em aberto, fica difícil fazer a leitura, a menos que você seja uma vidente ou pessoa de especial sensibilidade.

Pois suponhamos que tivesse aparecido um homem; o Papa ou o Eremita, por exemplo. Você interpretaria como indicação de aparecimento de um homem na vida da sua amiga, no sentido em que ela perguntou (de parceiro, romance)? Meu conselho específico é: tire uma carta para retratar, por exemplo, “no campo da parceria ou romance com um homem, como você estará ou o que lhe terá aparecido num futuro breve?” Assim fica bem mais fácil interpretar o que aparecer.

E o conselho principal é: leia, neste site, em
http://www.clubedotaro.com.br/site/p51_2_tecnicas.asp, as sugestões e dicas de ouro do Prof. Constantino.

Ticha continua, sobre outra tiragem:  dúvida ... quando ela me perguntou se o homem que lá aparecia, o rei de copas, era a sua alma gêmea. Qual a carta que me pode esclarecer essa dúvida?

Bem, um rei de copas já é tão explícito..! Praticamente, um homem “com o coração na mão”. Mas sua amiga ainda quer saber se ele é sua alma gêmea... Não há uma carta que possa lhe esclarecer essa dúvida, mas eu gosto de uma tiragem de duas cartas assim:

1- O que ele representa para você, o que veio fazer na sua vida?
2- O que você representa para ele, que fez ou fará na vida dele?


Trabalhar no estrangeiro

Cristina Ferreira - 20/2/2010 22:46:40
Perguntei o que devo fazer para conseguir um trabalho no estrangeiro. Saíram:
1. As minhas metas/intenções: Eremita (carta 9)
2. Como atingi-las: Temperança (carta 14)
3. Consequências: Força (carta 11)

A minha interpretação, dada a presença da 9 e 14, é que haverá atrasos, um período longo de espera, no qual devo conhecer melhor o projeto em questão, estudar os meios de concretizá-lo. Concorda? Vejo a Força como persistência. Devo insistir na idéia, independentemente do tempo que leve?

Resposta: Bem, Cristina, comentarei ao lado de cada carta a leitura que eu faria, em vista da função que você mesma definiu para a carta. Mas antes quero fazer duas observações básicas:

(1) Você deve fazer uma tiragem que lhe traga os esclarecimentos e respostas que está buscando, e não tentar encaixar mais ou menos à força a sua questão numa tiragem de modelo pronto. Digo isso porque não me parece que a sua tiragem seja adequada à questão.

(2) Se você atribuiu uma função a uma carta, deve lê-la dentro desse significado - afinal, se não for para respeitar essa regra, para que defini-la? Melhor seria tirar 3 (ou 2, ou 5) cartas quaisquer e ler seu significado segundo a inspiração que elas lhe derem no momento. Digo isso porque você parece ter lido as cartas 1 e 2 como prognósticos e a 3 como conselho - o que não tem nada a ver com as funções definidas previamente para elas.

O Eremita

Você diz inicialmente que perguntou ao tarô o que fazer para conseguir trabalho no estrangeiro. Esse trabalho, portanto, já é o que você quer, é a sua meta. Qual é, então, a real função desta primeira carta? Você a definiu como As minhas metas/intenções. Será que você quer esclarecer para si mesma suas intenções subconscientes, uma vez que a meta objetiva já existe? Proponho um pequeno "ajuste" na função da carta, conforme abaixo:
O que a sua intenção de trabalhar em outro país representa para você ou conta/mostra de você para os outros?
E a leitura então será: Essa meta representa um passo sério, consequente, responsável; um desejo de avançar rumo a um propósito pessoal com suas próprias pernas; desejo de procurar seu próprio caminho e mostrar persistência; estar disposta a ficar sozinha, a enfrentar as dificuldades de uma vida sem muitas diversões/descanso/conforto.

 
A Temperança

A função desta carta, como você a definiu, é a de um conselho. Isto é, ela deve responder à pergunta central: Como atingir a meta de ir trabalhar no estrangeiro?

A minha leitura da Temperança nessa função é: seja paciente, tolerante, equilibrada. Não seja afoita, impaciente, desmedida. Concilie aspectos e fatos díspares. Não "faça o jogo" de pessoa ou grupo que queira aliciá-la para uma posição isolada ou de oposição. Apure suas competências, mescle suas qualidades.


A Força

Definida por você como a carta que aponta as consequências. As consequências a esperar (diria eu) se você agir conforme o conselho da Temperança para atingir uma meta com as características do Eremita.

E essa consequência ou prognóstico é muito consoante com as outras duas cartas. Você ficará em uma posição forte, bem sucedida e central (embora possa não ser um cargo oficial de autoridade),  exercendo domínio sobre pessoas ou recursos pela superioridade natural de seus méritos.

 
18/02/2010 15:21:25

Comentários

Cristina Ferreira - 20/02/2010 22:46:40
Perguntei o que devo fazer para conseguir um trabalho no estrangeiro. Sairam:
1. As minhas metas/intenções: Eremita
2.Como atingi-las: Temperança
3.Consequências: Força

A minha interpretação, dada a presença da 9 e 14, é que haverão atrasos, um periodo longo de espera, no qual devo conhecer melhor o projecto em questão, estudar os meios de concretiza-lo. Concorda?
Vejo a Força como persistência. Devo insistir na ideia, independentemente do tempo que leve?

Ticha - 24/02/2010 10:27:20
Primeiro que tudo gostaria de dar os parabéns a este site que me tem ajudado bastante a interpretar as cartas. Em segundo lugar gostava que me tirasse algumas dúvidas. Ainda sou uma novata nestas andanças e não sei o suficiente para fazer consultas a desconhecidos mas tenho feito a algumas amigas. Uma delas perguntou-me como iria ser o futuro de uma forma geral e principalmente se iria aparecer algum homem na sua vida. Ao pôr-lhe as cartas não apareceu nenhuma figura masculina nem sequer feminina na leitura. Quer isto dizer que não lhe vai aparecer nenhum homem? Ou será que outras cartas para além das figuras podem representar um homem? Outra dúvida que tenho e com a qual me deparei a consultar outra amiga foi quando ela me perguntou se o homem que lá aparecia, o rei de copas, era a sua alma gêmea. Qual a carta que me pode esclarecer essa dúvida? E quanto a casamentos? Há alguma forma de ver essa possibilidade nas cartas? Sei que muitos cartomantes conseguem ver esse tipo de coisas mas eu não sei quais as cartas que representam o matrimônio. Por último esta mesma amiga perguntou-me se era possível ver se esse homem já era conhecido dela, se pensava nela e se sentia ciúmes dela. Existe alguma forma de responder a essas perguntas?
Desde já os meus maiores agradecimentos pela sua atenção e peço desculpa por fazer tantas perguntas mas gostaria realmente de aprender mais sobre esta arte.

Rita Mendonça - 26/02/2010 17:45:00
Oi Bete,
Gostei muito de ler as suas observações sobre a tiragem da Cristina. Me esclareceu muito sobre como interpretar minhas próprias tiragens.
Valeu!
Beijo
Rita

Bete Torii - 27/02/2010 11:08:58
Ticha,
em breve tentarei responder às suas dúvidas no espaço acima!

Bete Torii - 27/02/2010 11:09:59
Oi Rita,
Que bom que valeu! Obrigada pela visita e fico contente com seu comentário.
Beijo,
Bete

lucia - 06/03/2010 07:45:05
oi bete, faço minhas tiradas detaro jah algum tempo, procuro sempre por minha intuição nas cartas, porem ainda me prendo ao livro com a representação de cada carta... o meu problema eh juntar as interpretações, póis fico em duvida... uma coisa que acontece muito, as vezesfaço uma pergunta e me da a impressão que a resposta eh para uma mais estrutural, do inconsciente, estou certa? por ex: se devo me separar judicialmente ( pois ja sou separada), e muitas vezes fica saindo a mesma crata tipo a morte, ai me pergunto serah que alguem vai morrer, pois mesmo que faça outras perguntas, ela fica saindo a todo momento... ouitra qestão e que muitas vezes pergunto coisas de outra pessoa, por ex minha filha, sem ela estar presente, éh valido? obrigada pela sua atenção

Bete Torii - 08/03/2010 23:21:06
Olá, Lucia,
é muito interessante, de fato, essa "insistência" que o tarô tem com uma determinada carta em certos momentos, para uma pessoa. Responderei acima, em breve.
Quanto a perguntar coisas de sua filha: Segundo a minha visão, isso é "válido" quando a pergunta incluir você. Por exemplo, se você quer uma dica que lhe esclareça ou oriente quanto ao relacionamento de sua filha com você, ou quer um conselho quanto ao modo de ajudá-la, de lidar com ela...
Boa sorte!

cristina esteves - 13/03/2010 18:03:07
Mais uma vez, gostaria de comentar uma tiragem que fiz, relativamente a um rapaz, com quem tenho uma relaçao de amizade ha muitos anos, ja fomos namorados inclusive. Actualmente ele namora, mas diz que nao me esqueceu. Nao sinto nada de "grandioso" por ele, sei que nao é o "homem da minha vida"-se tal existe-,mas resolvi perguntar ás cartas, se valia a pena "investir" nele, segundo o metodo Peladan: 8-18-4-6=9 .
O surgimento da Lua numa questão sentimental nunca é muito auspicioso. De qualquer forma, gostaria de ouvir a sua opiniao, se tiver disponibilidade,claro.

Alessandra - 24/03/2010 01:40:04
Eu fiz o jogo de tarô on line para saber sobre o meu futuro profissional: eu perguntei se as coisas iriam melhorar no meu trabalho, se vou mudar de emprego e se vou me sentir realizado profssionalmente. Sairão as cartas do diabo, da sacerdotiza, do julgamento e do mago. Gostaria de saber qual é a interpretação desta tiragem. Desde já agradeço sua atenção.

Bete Torii - 25/03/2010 23:04:46
Alessandra,
Existem 3 modalidades ou opções de tiragem on line gratuita neste site. Cada uma delas é autoexplicativa. De qualquer forma, você não disse qual utilizou nem se fez todas as três perguntas (sendo que duas delas são autoexcludentes) para serem respondidas numa mesma tiragem... Não tenho a menor condição de ajudá-la, portanto.

  Total: 93 Próxima >  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil