Home page

19 de outubro de 2020

Responsável: Constantino K. Riemma


  FÓRUM / CONSELHOS by CLÁUDIA BOECHAT / I CHING: O que alimenta sua alma? < voltar  
I CHING: O que alimenta sua alma?
Cláudia Boechat
Se um homem sabe de onde vem sua força, sua energia, o que lhe faz bem ou lhe faz mal, se avalia os riscos que pode enfrentar e tem a exata noção de suas responsabilidades, pode executar as tarefas mais difíceis que terá sucesso. Boa sorte. Este é o conselho do I Ching para hoje, por meio de uma das linhas móveis do hexagrama chamado As Bordas da Boca.



Este hexagrama é a imagem de uma boca aberta e por isso está ligado à imagem da nutrição. Mas não devemos nos ater aqui ao ato concreto de alimentar-se. Num sentido mais amplo, devemos prestar atenção no que alimenta um homem (a si mesmo): quais são suas ambições, seus valores, com quem se relaciona... Há também uma alusão ao que sai da boca: cuidado com o que se diz. Lembre-se que palavras têm o seu poder!

Se, por exemplo, alguém ambiciona melhorar profissionalmente, deve pensar no tipo de trabalho que lhe dá prazer. Não adianta ter um emprego ótimo – no sentido de estabilidade e grana - que você acha um saco! Uma hora a insatisfação bate e f...


PERGUNTAS: Você sabe de onde vem sua força, sua energia? O que realmente alimenta sua alma?
 
25/06/2010 21:23:06

Comentários

Lais Isidoro Alves - 08/07/2010 08:50:59
Claudia,

Tenho me deparado com este hexagrama com muita freqüencia nos ultimos 8 meses; e a questão do reconhecimento da origem da ¨força¨ou ¨energia¨que nos impulsiona para a integralidade e conseqüentemente para ¨boa sorte¨é que a grande questão!. Trabalho orientando pessoas como manter a saude em bom estado, e mais uma vez o ensinamento do hexagrama me orienta com o cuidado ao que se orienta, ao que se diz e principalmente como é dito!
Mas como compreender onde está a ¨energia ¨de cada individuo para propor a mudança e a integração eficaz, de forma a esse individuo interar-se do seu¨ ser integral¨ e da sua funçao e objetivo na complexa trama do Todo? E como estimular o individuo a buscar essa integralidade?
Grande mistério...que insisto em descobrir...quem sabe? A persistência e confiança na possibilidade da mudança pode ser a grande chave da compreensão!!!!!!!


Cláudia Boechat - 09/07/2010 09:05:34
E é importante lembrar que cada indivíduo é um ser particular. A fonte de energia não é a mesma para todos.

rute - 31/07/2010 06:15:55
a energia é mutavel. tanto pode ser positiva , negativa, oca mas nunca é constante numa pessoa, não é permanente, fixa . varia de momento em momento transforma-se, á mente é o comandante de cada um. a educação, feitio, superstição, e mais alguns factores são influencias no que respeita á energia.... pode-se trabalhar anos e anos nesse aspecto mas as influ~encias vâo sempre ter um papel preponderante e as vezes basta a mente contrariar que o individuo perde a energia por momentos, horas e até dias e meses


Cláudia Boechat - 01/08/2010 13:44:46
Também penso assim.

  Total: 4  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil