Home page

05 de junho de 2020

Responsável: Constantino K. Riemma


  FÓRUM / MURAL / Profecias Maias - 2012 < voltar  
Profecias Maias - 2012
Clube do Tarô

Nenhum de 15 mil textos maias
profetiza fim do mundo em 2012

 
México, 6 jul (EFE).  Em nenhum dos 15 mil textos existentes dos antigos maias está escrito que em 2012 haverá grandes cataclismos, crença originada em escritos esotéricos da década de 1970, asseguraram nesta terça-feira fontes oficiais.

O diretor do Acervo Hieróglifo e Iconográfico Maya (Ajimaya) do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), Carlos Pallán, disse que só em dois deles há "duas inscrições" que falam em 2012, mas "só como o final do período".

Perante este fechamento do ciclo, os profetas modernos afirmam que um buraco negro no centro da galáxia, quando se alinhar com o sol, romperá o equilíbrio. Com isso, será modificado o eixo magnético da Terra e as consequências serão nefastas.

O cientista destacou em comunicado que estas versões apocalípticas foram geradas em publicações esotéricas nos anos 1970, as quais assinalavam o fim da civilização humana para 2012, data que coincide com o décimo terceiro ciclo no calendário maia, no dia 21 de dezembro.

Pallán explicou que "para os antigos maias, o tempo não era algo abstrato, era formado por ciclos e estes às vezes eram tão concretos que tinham nome e podiam ser personificados mediante retratos de seres corajosos. Por exemplo, o ciclo de 400 anos estava representado como uma ave mitológica".

Os maias "jamais mencionam que o mundo vai acabar, jamais pensaram que o tempo terminaria em nossa época, o que nos reflete à consciência que alcançaram sobre o tempo, a partir do desenvolvimento matemático e da escritura", destacou.

Acrescentou ainda que os maias se preocupavam em efetuar rituais que de algum modo garantissem que o ciclo por vir seria propício, e no caso particular de 2012 é notada uma insistência em "que ainda em data tão distante vai ser comemorado um determinado ciclo. Este foi o miolo da confusão".

O arqueólogo disse que, no entanto, de acordo com os cálculos científicos atuais, a data astronômica precisa do fim de seu ciclo seria 23, e não 21 de dezembro.

Também esclareceu que os maias legitimavam seu poder mediante os calendários e vinculavam os governantes com esses ciclos e com deuses citados em relatos ancestrais ou em mitos.

                                              Notícia publicada pela Folha-UOL, encaminhada nesta data por Bete Torii

 
09/07/2010 16:30:49

Comentários

Jackzen - 19/07/2010 10:07:50
Adorei saber mais informações sobre a Profecia, sendo q esta parece mais satisfatória, com relação aos Maias.Obrigada.

Bianca Graça - 13/08/2010 16:37:54
Realmente, é uma informação valiosa. É bom sabermos dos fatos e termos informaões que nos ajudam a entender. Obrigada

Sianis - 21/08/2010 19:13:07
2012 não será o grande marco galáctico em que o homem peetrará em uma outra oitava de existencia e o planeta terra, gaya, ascenderá na grande hierarquia planetária e alcançará o seu lugar de destaque.

2012 é o começo do tempo-radial, onde o homem se tornará onisciente, trazendo à tona suas aptidões cósmicas.

Laíze - 18/01/2012 18:10:56
O mundo pode não acabar literalmente, mas que as "transformações" proféticas e bíblicas previstas acontecerão, a isso sim, pois na verdade já estão acontecendo com toda a força, inclusive de forma sútil, então daqui para frente o "velho mundo" terá que abrir espaço para o "novo mundo", isto é, a renovação em todos os âmbitos será feita, quer a humanidade queira ou não!!

  Total: 4  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil