Home page

28 de abril de 2024

Responsável: Constantino K. Riemma


  FÓRUM / CONSELHOS by CLÁUDIA BOECHAT / Existe ou não existe DESTINO? < voltar  
Existe ou não existe DESTINO?
Dê a sua opinião
Cláudia Boechat
  Eu acho que destino a gente faz, com as nossas escolhas na vida. Mas, os videntes estão aí para me desmentir. O que você pensa a esse respeito?  


Hoje o assunto é destino. Há ou não coisas pré-determinadas pra gente nessa vida?

Ainda não cheguei a uma conclusão. Por princípio, acho que o destino a gente é que faz. Caso contrário, nossas escolhas na vida não teriam a menor importância. Era só cruzar os braços. Nosso destino já estaria traçado, independentemente do que a gente fizesse ou não. Não consigo aceitar isto. Até porque uso o Tarot como aconselhamento e, se nosso destino já estivesse traçado, do que adiantaria aconselhar? Não faria a menor diferença.

Por outro lado, como explicar os videntes? As pessoas dotadas de vidência, de verdade, podem prever acidentes, encontros e desencontros, falências, divórcios, morte, gravidez. Então, há mesmo um destino traçado para cada um de nós? Temos apenas de aceitá-lo?

Há ainda os seguidores da doutrina espírita de Alan Kardec que nos dizem que provas são colocadas em nosso caminho. De nossas escolhas e atitudes dependem as provações. Acho essa "verdade" a mais razoável. Não consigo aceitar de que nada que a gente faça possa mudar nosso destino. Continuo com a premissa de que nosso destino a gente é que faz.

Mas... os videntes estão aí a me atormentar. Eles sempre colocam em dúvida minha crença em nossas escolhas.

Não entendo de astrologia para fazer uma avaliação do destino nesse aspecto. Peço a ajuda de vocês.

Enfim, o debate está aberto. Acho que se trata de um tema enriquecedor e que mexe profundamente com a nossa filosofia de vida. Certamente, todo mundo tem algo a dizer. Vamos nessa? O "microfone" está aberto a vocês.

 

 
19/11/2010 20:35:28

Comentários

Suzana - 15/01/2011 12:01:47
Querida Claudia,
Muito pertinente este tema proposto, esta dúvida nos pertuba a muito!!!!
Mas em relação a pergunta que você faz para a Alessandra, penso não haver dúvidas quanto a isto, Kardec em suas obras discorre sempre sobre o cresccimento e evolução espiritual o autoconhecimento para uma vida plena em um mundo espiritual, que não este.
As conquista de novos desafios são provas a que você se submete para este crescimento, os resgates de vidas passadas.
Você pode sucumbir a estas provas, se ficar parada esperando os acontecimentos.
O livre arbítrio está na escolha de você evoluir, dentro de seu destino sendo feliz ou não!
Um grande abraço.

Tânia Cetrim - 15/01/2011 12:55:56
Penso que nós realmente delineamos o nosso destino, de modo que a nossa atitude HOJE resultará em alguma conseqüência AMANHÃ.Independente da situação que possamos vivenciar, NÓS temos que fazer a opção. Podemos tornar uma vida miserável e medíocre em algo realmente luminoso, ou podemos destruir todos os bons instrumentos que temos em algo destruidor. O nosso presente determina o nosso futuro.Os videntes apenas tem a capacidade de antever o futuro que NÓS CRIAMOS.
Acho que assumirmos essa responsabilidade é muito difícil, é mais cômodo delegarmos tudo isso ao"Destino" ou ao "Papai do Céu"...
Acho essa discussão muito interessante pois podemos ver como funcionam as outras cabeças...
Abraços


Eliana V.Nascimento - 15/01/2011 19:27:22
Oi Cláudia!
Mutito bacana essa enquete!
AcreditO q existam:DestinO e Pré-DestinO... o DestinO vc ñ muda e o Préd-destinO vc pode mudar....será isso mesmO???
Bjusssss!

Emanuel J Santos - 15/01/2011 19:30:31
Ixe Claudia, eita assunto cabuloso! Acho que o Destino, como o compreendemos, é o resquício de nossos atos. Explico: a predisposição sexual de uma pessoa é perceptível por meio de seu comportamento, o que não significa que ela encontrará um(a) parceiro(a) na noite em que estiver mais excitada. Mas a predisposição existe e facilitaria muito as coisas. Da mesma forma, em outros âmbitos, estamos predispostos por nossos atos a gerar certos efeitos. E é nesses efeitos que acredito que a Vidência, como a entendemos, funcionaria.

Cleonice - 15/01/2011 22:32:00
Obrigada Cris, pelo carinho!
Bjcas pra vc tbm!
Ah, e pra todos do forum!!!! Muito legal conhecer o ponto de vista de todos vocês!

Alessndra - 17/01/2011 12:43:25
Se formos pensar dessa forma de nada adiantaria corrermos atrás mesmo, porque nossa única certeza é que iremos para o caixão, penso que temos que correr atras sim de nossos objetivos e que a cada conquista amadurecemos e evoluimos, o segredo da vida para mim é evolução, onde superamos nossas fraquezas e buscamos ser melhores a cada dia...minha resposta para tí é "Evolução segredo da vida"

maria de lurdes silva pereira ramos - 18/01/2011 17:11:26
Por vezes ja começo a pensar que sim......A VIDA PREGA muitas partidas e algumas delas sem a minima explicaçao .......torna-se muito confuso, mas as provas e as coincidencias sâo por demais evidentes, de que existe um destino para todos nòs, por vezes nao o aceitamos como o deveriamos fazer......

Edy De Lucca - 19/01/2011 00:16:13
Pessoal, me diverti ao perceber que mais de uma pessoa achou que eu era um homem, mas eu sou uma mulher! Aí fiquei pensando nos possiveis equivocos de uma conexão à distância, as escuras, assim como estamos em relação a este assunto. Acho ótimo pensar e refletir sobre ele, descobrir possibilidades, mas realmente este é um Mistério e podemos nos enganar ao tentar interpreta-lo. Acho bem legal também aceitar e respeitar este Mistério. Mesmo que este debate tenha atiçado em mim muitas idéias...
um grande abraço de livre-arbitrio total!

Mateus Machado da Cunha - 19/01/2011 18:40:10
Há coisas que nossas mãos alcançam, porém...há certas coisas que não...se há livre arbítrio, ele serve unicamente para crescermos com nossas escolhas, desde que sejamos conscientes e responsáveis delas. O Destino, ao meu ver, é moldável....como a água em um recipiente. No entanto....é perturbador pensar que até mesmo nossas escolhas estejam dentro de um "esquema" do Senhor Destino. E incluo aí o Carma. Neil Gaimam, em Sandman, nos mostra o Destino como um Homem vestindo uma túnica, ele é cego e carrega um livro (o Livro de Todas as Coisas) nas mãos. Gosto do conceito de destino pois ele dá uma dimensão maior, mais poética, à vida. Já a casualidade (tipicamente cartesiana) não nos dá nada em troca.

Pedro Francisco - 20/01/2011 15:46:18
Destino cruel e traiçoeiro marcou a hora e o lugar, assim escreveu o poeta Chico Valente e Nil Bernardes....
Embora a frase do chico Valente seja por demais passional, não posso deixar de dar crédito a tal afirmação, pois, lá no fundo o poeta quis dizer que o destino é, não cruel e traiçoeiro, mas certo. Porém, dentro dessa característica que o destino traz – a certeza – há interferências, o livre arbítrio, a vontade do homem imperando sobre o mapa/plano traçado pelo espírito antes da reencarnação. E o cotidiano é isso, o fortalecimento, enfraquecimento e ou a reforma do plano diretor indivual.

Ser ou não fiel ao plano traçado, consequentemente dará um resultado final a esse projeto, bem diferente do originário. O que não se deve é deixar é de fazer aquilo que se acredita, pois acreditar é o caminho da transformação. Transformar é progredir. E viemos com esse projeto pra? Progredir.

Dessa forma, como comentou o Flávio num dos quadros acima, é através do uso do livre arbítrio que faremos as nossas escolhas e transformações dos caminhos em direção ao nosso objetivo, ao progresso. E caminhos existem, muitos, sabemos disso: a ação, a escolha é fundamental.

Muito embora tenha sim nesse plano diretor por nós mesmo traçados, determinações, metas projetadas e eventos determinados, estamos sujeitos a alterações pelas intempéries do planeta, além daquelas criadas por terceiros e que sempre nos afetam, e outras livremente cavadas por nós mesmos. Se o roteiro de destino original era tão complexo, agora está somado a novos e grandes desafios a serem suplantados.

O destino é aquele que marca a hora, o lugar, o encontro, desencontros. Eu, dono do meu destino preciso saber mais sobre ele, dar mais crédito àquilo que sei e do que ainda não sei, mas que preciso saber, ou criar, ou recriar, sobre o meu projeto - destino.




  < Anterior Total: 68 Próxima >  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil