27 de abril de 2024

17. A Esperança, A Intuição, a Estrela dos Magos, no Tarot de G. O. Mebes
Lâmina XVII
"Esperança", "Intuição",
"Adivinhação Natural", "Estrela dos Magos"
    Céu noturno com 7 estrelas de 8 pontas, a maior e mais brilhante no centro e as 6 menores em torno dela, formando uma coroa. Embaixo, um deserto de areia.
    No primeiro plano, uma moça nua, de tipo mercuriano, com um joelho apoiado no solo despeja de duas jarras – uma de ouro na mão direita e outra de prata na mão esquerda –, fluxos regulares de liquido sobre a terra.
    Ao redor da moça, o deserto está se transformando em um jardim florido. Vemos rosas, lírios e lótus. Uma borboleta, como um ponto luminoso, prepara-se para pousar numa rosa.
    A iluminação da cena é fraca: os contornos mais se advinham do que se destacam.

Lâmina XVIII
"Hierarquia Oculta", "O Crepúsculo", "A Lua"
    Fundo: uma planície desnuda, deserta, confundindo-se, sem que seja perceptível a linha do horizonte, com a penumbra de um céu sem estrelas. Bem longe, mal se destacando da neblina envolvente, duas pirâmides, uma de cada lado da cena.
A lua, já decrescendo, mas ainda quase cheia, ilumina, com seus raios de prata, a planície e permite divisar uma senda estreita e tortuosa que, como uma fita clara, atravessa toda a paisagem, perdendo-se na neblina entre as duas pirâmides. Na senda, destacam-se, claramente, manchas escuras. São poças de sangue.
No primeiro plano, bem no meio, uma lagoinha. À sua beira, um caranguejo preto com presas cerradas. Apenas saiu da poça, já a ela retorna. Um pouco mais atrás vê-se, sentados de cada lado da senda, um cachorro à direita, e um lobo à esquerda. Os dois uivam para a lua.
O quadro causa uma impressão lúgubre. Suas tonalidades são sombrias. Apenas o lobo, o cachorro, o caranguejo e as manchas de sangue no caminho destacam-se claramente. Todo o resto está semi-escurecido.
  18. Hierarquia Oculta, Crespúsculo, A Lua, no Tarot de G. O. Mebes

Para prosseguir a visita pela Galeria do GOM Tarot (G. O. Mebes), clique as setas

Para conhecer um pouco mais a história dessas ilustrações veja: O Tarô de G. O. Mebes
para o Índice de Baralhos