Home page

16 de setembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


O Louco e o Mundo no Tarot de de G.O. Mebes
   
 
  (21). O Forcado, o Louco, no Tarot de G. O. Mebes  
Lâmina XXI
"Furca" (O Forcado), "O Louco"
    Montanhas rochosas. Do lado esquerdo, uma escarpa qual se esconde um enorme lagarto verde a olhar para cima, esperando uma vítima, boquiaberto.
     Por entre as rochas, um homem dirige-se diretamente a essa escarpa. Avança da direita para a esquerda e sua sombra estende-se à sua frente. Está andrajoso, suas vestes sem forma nem cor definidas. Um cão, correndo atrás do homem, arranca a parte inferior de sua roupa, desnudando-lhe a perna. A mão esquerda do homem empunha, ao meio, um bastão que paira horizontalmente no ar. Com a outra mão, apóia sobre o ombro uma vara comprida em cuja ponta traseira está amarrado um pesado fardo informe. Na cabeça do homem, uma carapuça. O rosto, virado para o fundo, está invisível, a cabeça ligeiramente alevantada, como se ele olhasse alguma coisa no céu.
    Os contornos do quadro surgem sob forma de arestas vivas, suas linhas bem destacadas, as cores não de todo pronunciadas.

    Nota:
    Mebes atribui o número 21 ao Louco (usualmente sem número) e o 22 ao Mundo (usualmente 21).
 
 
Lâmina XXII
"Coroa Mágica, "O Mundo",
    No meio do quadro, uma elipse na vertical, formada por Uroboros – a serpente egípcia, verde-esmeralda. Com a cabeça para baixo, abocanha sua própria cauda.
    Dentro da elipse, sobre um fundo resplandecente de ouro uma moça desnuda está dançando. Os dedos do seu pé direito apóiam-se ligeiramente sobre a cabeça da serpente, seus cabelos castanhos, soltos, caem ao longo do corpo. O rosto é alegre e triunfante. Os braços estão ligeiramente dobrados e as mãos seguram, na mesma altura e paralelamente uma à outra, duas varetas de nogueira, perfeitamente iguais.
    Nos quatro cantos da lâmina, fora da elipse, sobre um fundo branco, vemos as cabeças dos quatro animais herméticos: em cima, à direita, a cabeça da águia; à esquerda, touro; embaixo, à direita, a do leão e, à esquerda, um austero rosto de anjo. Todos dirigem o olhar ao centro da lâmina.



  22 (21). Coroa Mágia, O Mundo no, Tarot de G. O. Mebes  
 
Para prosseguir a visita pela Galeria do GOM Tarot (G. O. Mebes), clique as setas
 
Para conhecer um pouco mais a história dessas ilustrações veja: O Tarô de G. O. Mebes
para o Índice de Baralhos
 
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil