Home page

19 de outubro de 2020

Responsável: Constantino K. Riemma


As cartas "Gringonneur": O CARRO (VIIII)
 
 
 

    O carro desta carta tem origem no carro da vitória, que representa os triunfos antigos. No Renascimento, Os Triunfos de Petrarca, tema em voga entre os artistas, eram ilustrados por um desfile de carros. As festas retomavam essa representação apresentando carros arrumados com temas diversos.
    Aqui, o condutor, com armadura, mas coberto com um chapéu, está em pé sobre um carro conduzido por dois cavalos. Empunha, com uma das mãos, um machado de guerra e, com a outra, mantem o punho sobre sua espada. O machado é símbolo da guerra e a espada representa as virtudes militares.

    Tarô dito de Charles VI ou Tarô Gringonneur: O Carro. Norte da Itália. Final do século XV.
    Pintura com têmpera de ovo, sobre um desenho preparatório com tinta negra, tipo sépia; decoração com ramos estampados, após fixação de folha de ouro e prata, sobre uma camada assentada sobre suporte de papel; dorso branco sem adornos. Papel em várias camadas com "colarinhos" à moda italiana, alguns dos quais estão roídos. A parte do desenho dissimulado pelos "colarinhos" realizados posteriormente, foram redesenhados. Dezessete cartas: 80/185 x 90/95 mm. Paris, Biblioteca Nacional da França, Estampas, Res. Kh 24.  http://expositions.bnf.fr/renais/grand/042.htm.

Tradução de Constantino K. Riemma

   
 
 
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil