Home page

16 de janeiro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


  O TARÔ / História&Estudos / Esoterismo < voltar  
  Apresentação | Estudos | Galeria das cartas de Crowley   
Aleister Crowley: personagem e mapa astral
Elizabeth Nakata e Douglas Marnei
Astrólogos
    Para começar, vamos apresentar um relato resumido da vida desse mago e ocultista. Analisaremos, a seguir, os pontos de seu mapa natal à luz dos fatos sobre ele que nos chegaram até hoje.
    Em 12 de outubro de 1875, às 23h16, em Leamington Spa, nascia Edward Alexander Crowley, filho de um casal de fervorosos membros de uma seita cristã.
    Seu pai, cervejeiro de sucesso, morreu deixando uma gorda herança para o filho ainda pequeno. A partir daí seria educado por uma mãe austera e rígida, por quem ele nutria profunda antipatia. Quando brigavam era comum ela chamá-lo de "besta", fato que o levou a adotar o apelido de A Grande Besta, na idade adulta. Aos quatro anos já sabia ler e escrever, aos seis já era exímio jogador de xadrez e, aos nove, sua avó o iniciou na Wicca*. Começava aí sua formação como ocultista.
 
Crowley, criança
Crowley, menino
 
    [*] Feitiçaria, em inglês Witchcraft, é um termo derivado da palavra anglo-saxônica Wiccacraft, que significa "a arte dos sábios". Atualmente a palavra Wicca está associada a seitas mágicas e bruxaria [N. Edit]
 
Aventuras e estudos
 
    Ao ingressar na Universidade, liberto da repressão familiar (principalmente da mãe), além de estudar línguas, começa a escrever poesias, praticar alpinismo e outros esportes radicais, chegando a escalar o K2. Aprofunda-se nos estudos de ocultismo e magia, sempre
 
Aleister Crowley
O Livro da Lei tem muita poesia e pouca teologia. Incentiva uma abordagem "libertina" da vida, o uso de "drogas estranhas" e traz várias adjurações obscuras [Nota Ed.]
  inserindo o sexo nas práticas.
    Mais ou menos nessa época adota o nome de Aleister, forma gaélica para o nome de batismo Alexander.
    Em nada se prendia a limites ou censuras. Na magia invocava anjos e demônios, no sexo promovia orgias, com relações hetero e homossexuais, sem faltar requintes sadomasoquistas.
    Em 1898, aos 23 anos, ingressa na primeira ordem fechada, a Ordem Hermética da Aurora Dourada. Rapidamente galga os postos mais altos e sai, em meio a brigas com os demais membros. Tinha o dom de causar dissensão. Esse fato se repetiria também na Maçonaria e em outras ordens iniciáticas. Aleister dizia querer estudar, aprender e disseminar o conhecimento rompendo com os códigos de sigilo vigentes nesses locais.
    Durante a lua-de-mel no Cairo, em 1904, sua esposa que desconhecia possuir dons mediúnicos, incorporou um espírito que ordenou a Aleister invocar o deus Hórus. Durante os três dias seguintes ele ficou no quarto, redigindo o Livro da Lei. Concebe a doutrina da Thelema e, em 1907, funda a Astrum Argentum (Ordem da Estrela de Prata), que seguia essa doutrina e o Livro da Lei.
    Fundou, também, um templo na Sicília, de ordem religiosa e sexual. Quando Mussolini soube das práticas do bruxo resolveu expulsá-lo da Itália.
 
Em Portugal
 
    Fernando Pessoa, em seus estudos de Astrologia, viu o mapa natal de Crowley e quis
retificá-lo, enviando-o já corrigido para o mago. Inicia-se uma troca de correspondência entre ambos, culminando com a ida de Crowley até Portugal.
    Lá chegando, o poeta percebe que Crowley era sinônimo de problema, uma vez que praticava magia negra e levava uma vida desregrada. Talvez em função disso presta-se a montar a farsa do suicídio de Aleister, na Boca do Inferno, pois queria fugir de desafetos. A idéia era sair de cena após a notícia do suicídio, indo viver em algum outro país europeu.
    Crowley fez parte ainda da OTO - Ordo Templi Orientis ("Templários"), que até hoje detém direitos sobre seus textos posteriores a 1910. Nessa ordem também praticava magia sexual.
  Aleister Crowley  
 
Final de vida e influências
 
    Foi receitada heroína para cuidar de seus problemas de asma e ele continuou consumindo essa droga até falecer, aos 72 anos.
    Ao longo de sua vida gastou toda a fortuna herdada, vindo a morrer na penúria. Sua
  O velho Aleister Crowley   última obra foi seu famoso Tarot, com as cartas desenhadas por Lady Frieda Harris.
    Aleister Crowley morreu em 01/12/1947, em Hastings, Netherwood, na Inglaterra.
    É curioso notar que foi estudado e citado por vários músicos, em especial pelos roqueiros. Na capa do álbum dos Beatles, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, está lá sua foto estampada.
    Ozzy Osbourne compôs e gravou uma música com o título de Mr. Crowley.
    Comenta-se que Stairway to Heaven, sucesso do Led Zeppelin, teria sido uma homenagem às praticas do bruxo.
    Raul Seixas, introduzido ao mundo dele por Paulo Coelho, escreve uma letra onde traduz uma famosa frase de Crowley: “Faze o que tu queres, pois é tudo da Lei”. Não seria demais afirmar que o tripé sexo, drogas e rock and roll contou com inspiração desse polêmico personagem.
 
O mapa de Crowley
 
    Passamos agora a analisar o mapa, com base nas informações resumidas nos parágrafos anteriores.
 
O mapa natal de Aleiter Crowley
 
    Sol conjunto a Vênus: presença feminina forte. Quincunce entre Sol-Vênus em Libra, na casa 4, e a Lua na casa 9, gera problemas com a mãe. A presença da Lua na casa 9 traz todo o gosto pelas viagens, religião. O Sol conjunto à estrela Spica: sucesso, riqueza, ciência e arte. A Lua encontra-se em conjunção à estrela Markab, relacionada à Marte, considerado “maléfico” na época. Isso justifica a mãe enérgica. A sesquiquadratura de Júpiter e Lua e o quincunce Vênus com Lua trazem mais problemas com o feminino. Porém, a Lua em Peixes, na casa 9, confere a sensação de estar sempre apaixonado, fazendo tudo no mesmo caldeirão: a prática do sexo, das drogas e da religião.
    Júpiter e Mercúrio é indicativo de aprendizado rápido. Com 24 anos já estava galgando um grau elevadíssimo de uma ordem secreta equivalente a Maçonaria. Júpiter na casa 4 é a família praticante de uma religiosidade formal. Todo esse conhecimento apreendido rapidamente era usado para a própria elevação pessoal. Todo lugar onde entrava ascendia aos mais altos graus. A estrela Acrux conjunta a Mercúrio dá o aprendizado fácil, quase que por osmose.
    Netuno na casa 10 é significante da disseminação do conhecimento. Também é um indicativo de mediunidade. Este planeta no signo de Touro traz um experimento real com drogas, uma experiência física e sensorial.
Crowley, fantasia egípcia Crowley, fantasias Baphomet
 
Leão forte, no Ascendente e Casa 2, que também recebe Urano, pode muito bem justificar sua disposição para o exibicionismo sem fronteiras, apresentando-se com fantasias de toda natureza: do carnavalesco ao pomposo. [Nota Ed.]
 
    O aspecto mais forte que aparece em seu mapa é Urano em oposição à Saturno, nas cúspides das casas 2 e 8, em grau exato, regentes das casas 7 e da 8. Com Saturno na casa 8 poderia ter problemas com a sexualidade, mas a regência de Urano traz uma liberdade para tratar o assunto. Saturno, regente da casa 7 encontra-se na casa 8, o que agrega os valores do outro. Mas, como Urano, o outro regente, está em oposição, na casa 2, é ele que determina os valores. O relacionamento acaba interferindo nos valores pessoais.
    Mercúrio, em quadratura com Urano e Saturno, é bem comum em pessoas que não respeitam a ética e a moral estabelecida, o que faz com que sejam vistas como loucas.
    Saturno, na casa 8, dá uma necessidade de ser iniciado. Marte, o regente do Meio do Céu, à disposição do Saturno, usava tudo para crescer e aprender, criando, a seguir, uma verdadeira diáspora.
    O símbolo do mapa são os signos de Aquário e Escorpião, que ele usou como liberação e aprofundamento nas questões sexuais. Nas orgias se relacionava tanto com mulheres como com homens.
    A carência do mapa está representada pelos signos de Sagitário e Virgem. Sagitário que é o respeito às leis e às regras e, Virgem, a organização. Aí está um bom motivo para sua vida desregrada.
    Pessoas públicas têm sempre sua vida melhor explicada por estrelas fixas. Daí vem a expressão popular de "já nasceu com a estrela". Ele possuía a estrela Alferatz junto ao Meio do Céu, o que confere independência e liberdade.
    A Cabeça do Dragão está colada ao Meio do Céu. A missão dele era se projetar através da profissão, da carreira. Projetar-se socialmente. E ele cumpriu essa disposição, se não em vida, ao após a morte obteve renome mundial. Acabou na miséria, pois o regente da casa 8 quando se encontra na casa 2 é indicativo de heranças, mas também traz perdas, especialmente com Urano, que indica inversão de valores.
    Crowley nasceu em um final de ciclo de Netuno e Plutão. Em 1892, em Gêmeos, aconteceu a conjunção, começando com o ciclo das idéias. Na época de Aleister surgiram os primeiros estudos sobre o inconsciente, as primeiras catalogações dos casos de histeria. Mudança de valores e de ordem na ciência e na sociedade. Época de extremo moralismo começa a ser quebrada com Saturno-Urano. Ele foi o arauto desse final de século e de ciclo, apontando para o que estava por vir.
    O planeta Plutão está em conjunção com o Algol, considerada extremamente maléfica: dá a sensação de enforcamento. Devemos lembrar que este planeta só foi descoberto em 1937, mas na época de sua morte Plutão transitava seu Ascendente Leão, aplicando-se à oposição Urano-Saturno e quadrando Mercúrio. Tanto que morreu de repente, provavelmente de ataque cardíaco.
    Marte bom facilita galgar posições. Marte em Capricórnio encontra-se em exaltação, o que é um sinal de virilidade, já que a atividade sexual é marciana. Vemos o sexo na casa 8, mas o prazer é na casa 5. Marte em oposição a Netuno dá promiscuidade, porque a pessoa não vivencia o prazer. Quando se encontra em quadratura com Vênus, dá a insatisfação. Ele tem o prazer, mas não a satisfação. E Marte exaltado, em quadratura com Vênus, em seu domicilio, traz também a incidência de inúmeros conflitos, a ausência da concórdia. Tanto que atraía inimigos poderosos entre os bruxos, o que causava diversas batalhas no mundo sutil.
    Quando um luminar tem um mau aspecto de planetas maléficos, como no caso o Sol atacado por Marte dá tendência à mediunidade.
    Lilith está na quinta casa, a dos prazeres. Ela é sempre um ponto de insatisfação.
    Mercúrio no ponto médio Netuno-Plutão, indica a capacidade de verbalizar o sobrenatural, a bruxaria. Urano, no ponto médio Mercúrio-Plutão, fala da capacidade de aprender subvertida, virada do avesso e provocando cisões.
 
    Essa análise, como puderam acompanhar, traçou um ligeiro cenário da época, reunindo várias técnicas de interpretação. Consideramos aspectos maiores, menores, grandes conjunções, pontos médios, estrelas fixas e nodos. Não pretende ser definitiva nem completa, já que várias outras referências poderiam ser acrescentadas. Apresentamos, portanto, um resumo da análise de um Mapa Natal de uma personalidade pública, controversa, mas que, sem sombra de dúvida, movimentou a comunidade esotérica disseminando conhecimento e provocando discussões.
 
Sites pesquisados pelos autores: www.abarata.com.br
www.insite.com.br/art/pessoa/misc/crowleyenct.html; http://pt.wikipedia.org/wiki/Aleister_Crowley

Para editoração, fotos obtidas em: http://www.rotten.com/library/bio/religion/aleister-crowley/
 
Contato com o autores
Elizabeth Nakata
- elizabethnakata@ig.com.br
Douglas Marnei - douglasmarnei@astrobrasil.com.br
jun.07
  Apresentação | Estudos | Galeria das cartas de Crowley   
TARÔ / História&Estudos / Esoterismo < voltar  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2018 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil