Home page

23 de maio de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


Hermetic Kabbalah Tarot
Resenha de
Constantino K. Riemma
O Tarot da Kabbalah Hermética foi lançado no dia 30 de março de 2013, em São Paulo. Trata-se de um trabalho elaborado por Marcelo Del Debbio, pesquisador de hermetismo, autor de enciclopedia de mitologia – www.deldebbio.com.br –, e por Rodrigo Grola, artista com trabalhos anteriores sobre Arqueômetro e diagramas da Árvore da Vida, entre outros – www.facebook.com/KabbalisticTarot.
A Imperatriz no Hermetic Kabbalah Tarot   O Herofante no Hwermetic Kabbalah Tarot   A Torre no Hwermetic Kabbalah Tarot
III - A Imperatriz, V - O Hierofante e XVI - A Torre,
exemplos de arcanos maiores no Hermetic Kabbalah Tarot
O jogo de cartas impresso em PVC, com 111x72mm, tem a mesma qualidade das cartas de cassino. Resistente à água, segundo seus autores, pode ser usado sem problema em rituais magísticos.
O Ás de Ouros no Hermetic Kabbalah Tarot   O Dois de Ouros de Ouros no Hermetic Kabbalah Tarot   O Três de Ouros de Ouros no Hermetic Kabbalah Tarot
Exemplos arcanos menores no Hermetic Kabbalah Tarot: Ás, Dois e Três de Moedas (Ouros)
Essa criação dos dois autores brasileiros mantém uma significativa coerência com os ensinamentos da tradição judaíca: não trazem imagens de pessoas. Cria, portanto, um apreciável contraponto à tendência atual de personificar até mesmo as cartas numeradas dos arcanos menores, que na origem mantinham um carater mais abstrato. No Hermetic Kabbalah Tarot todas ilustrações das cartas traduzem a estrita correlação com os dados simbólicos da Árvore da Vida: os 22 arcanos maiores estão associados aos 22 caminhos, enquanto as 10 cartas numeradas dos arcanos manores são vinculadas às 10 sefirot.
Além da ilustração cental de sefirot e caminhos da Árvore da Vida, os autores adicionaram em cada carta representações dos símbolos astrológicos, elementais e alquímicos, nas escalas de cores indicadas pela Golden Dawn.
Elementos simbólicos nos Arcanos Maiores
Indicações dos elementos simbólicos que compõem as cartas dos Arcanos Maiores
Afirmam os Autores, quanto à inclusão desses elementos, que "seu objetivo vai além de ser mais uma ferramenta oracular para se tornar um poderoso instrumento de estudos e de uso magístico". 
Elementos
Indicações dos elementos simbólicos que compõem as cartas dos Arcanos Menores
Simbólika
Para finalizar, cabe um lembrete aos interessados no estudo das possíveis associações do tarô com a Cabala, em particular nas correspondências entre os arcanos maiores e os caminhos da Árvore da Vida. No Hermetic Kabbalah Tarot os autores escolherem a sequência: Caminho 1 - a carta sem número, O Louco; Caminho 2 - carta 1, O Mago; Caminho 3 - carta 2, A Papisa, e assim sucessivamente. No entanto, existe uma outra linha de correspondência, em que o primeiro caminho é associado à carta 1. O Mago; o segundo caminho à carta 2. A Papisa; o terceiro caminho à carta 3. A Imperatriz, e assim por diante, conforme está apresentado em Tarô & Kabbalah: Os Caminhos da Árvore da Vida. Nessa mesma seção de Simbologia-Cabala do Clube do Tarô, existem outras associações bem diversas entre os arcanos e as letras-caminhos, como pode ser visto no texto de Joaquim A. Barreira, Teoria Astral. Os caminhos da Árvore da Vida. Tarot Cabalístico.
Enfim, como acontece nas associações entre diferentes linguagens simbólicas, os caminhos de encontros e ressonâncias são muito variados.
Contatos com os autores e mais informações:
Marcelo Del Debbio : www.deldebbio.com.br
Rodrigo Grola : www.facebook.com/KabbalisticTarot
Edição: ckr – junho.13
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil