Home page

22 de agosto de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


Eu poderia pensar como um Imperador?
Cristina Guedes
 
É isso mesmo o que eu falei no título desse texto e saibam que não estou vendo coisas. Apesar de ver coisas sempre. Calma. (risos) Quero dizer que já ouvi isso algumas vezes em minha sala de atendimentos, tanto nessa vida de Taróloga e mesmo como Jornalista, fui ouvindo centenas de mulheres em suas indagações sobre os homens. A maioria dessas mulheres que estou falando são as brilhantes executivas, as empresárias, as médicas, as advogadas etc. As excelentes mulheres com filhos, lar, maridos e jornadas duplas de trabalho. Mas quando o assunto é relacionamento e a figura central é a presença ou a ausência do masculino em suas vidas, daí tudo para elas fica nebuloso, complicado, sofrido e muitas delas me contam que acabam metendo os pés pelas mãos quando o tema é amor. Sim, elas reconhecem alguma falha do quebra-cabeça. E não cabe a mim e nem ao Arcano decidir por suas escolhas, eu só posso ouvir racionalmente para depois analisar bem a questão. Só depois de ouvir seus desabafos dentro de um texto muito parecido é que começo o trabalho de aconselhamento com os Arcanos.
O Imperador
O Imperador
Imagem encaminhada pela autora
 
Assim, começo desnudando o caráter supérfluo das tramas passadas pela consulente para ela não cair na futilidade dos enredos futuros. Embora elas desejem ardentemente repetir os velhos padrões das batalhas ilusionistas do coração, muitas são ávidas por histórias manipuladas e deixam a convocação do autoconhecimento para o escanteio. E quase nunca estão preparadas para agüentar o desfecho da verdade.
Chegado o momento de enfrentarem o grande Imperador – Arcano IV, digo para não desanimarem porque ele é hormonal e muito prático quanto mais realizado estiver na sua posição e só precisa de um motivo para agir, ter um envolvimento com você. Essa realização nada mais é pra ele do que a sua plena sensação de prazer (isso é a química do Imperador, onde está tudo no cérebro dele, na força ativa e na autoridade masculina que o mantém por séculos. Respeito e compreensão não é realmente seu ponto forte, mas não fique desencantada com o Imperador por isso. Ele tem seu lado positivo. Até digo, que o Imperador é um Arcano necessário. Seu desempenho, saibam de uma vez por todas, é saciar sua máxima realização pessoal, pois ele não precisa de uma parceira que se enquadre em modelos sociais ou maternais como os da (Imperatriz).
O Imperador quando quer comida vai buscar comida, quando quer casamento vai procurar casamento, quando quer ser pai ele vai ser pai, mas quando quer distração, dinheiro, outras fêmeas,  projeção e sucesso na profissão ele galga
todas essas conquistas de forma bastante geométrica. Pois ele senta no seu trono de pernas cruzadas e forma um quatro, simbolizando seu poder material sob as direções da vida terrena. Sim, todo Imperador busca a felicidade, a realização. Assim como você.
Por vezes sou direta e engraçada, e digo assim para elas: " – Sabe, minha cara, o que um Imperador gosta de fazer? Alguns deles jogam, aplicam truques, tem hora que cospem no chão, bebem muita cerveja, outros vão a shows de strip-tease, muitos mentem, poucos ficam vermelho, outros gostam de dizer o que não fizeram, e alguns mais intolerantes ficam mesmo é sem ligar pra vocês no outro dia." E não precisei dizer mais nada, pois a consulente havia entendido a minha fala.
Claro que o segredo é dar espaço para o Imperador viajar nos seus impérios de conquistas, na maioria das vezes, quando ele não se sente sufocado, ele nem chega a seguir sua forma geométrica, fica só na prodigalidade de seu status (suas noites avulsas que ele chama de “amor sem envolvimento”). Finja que você não sabe a assiduidade de exercícios do seu virtuoso arquetípico Imperador. Esse é o segredo da sua conflitante fragilidade. Deixe ele se distrair, ele precisa desse lazer frouxo e dessa ausência de vínculos.
Agora se você quer conhecer um Imperador perfeito ou mais discreto, pode continuar lendo seus livros de auto-ajuda, fazendo simpatias ou lendo os romances de Sidney Sheldon. Eles não existem nesse conceito que vocês pensam minhas amigas, e são uma rara conquista. São rápidos, compulsivos, impactantes e de curta duração. Os Imperadores de hoje são seres até inteligentíssimos quando são capazes de aprender rapidamente a distinguir a mulher mais interessante das iscas venenosas. Não é natural para eles, serem reféns de seus destinos. O impulso de um Imperador é desejar grande e poderosamente uma mulher. E o fascínio de sua procura por uma rosa sem espinhos é altamente resistente. Enquanto ele viver, o amor paira sobre ele, seja numa carícia suave ou numa gentil garra que lhe arranha seu incerto corpo. Mas um dia depois da chegada do Imperador na sua vida, minha amiga, mova-se com todo seu ímpeto de despir a alteridade
 
O Rei moderno
O Rei
www.squidoo.com/Alice-
in-Wonderland-Costumes
de sua diferença. Prove, explore, sinta-o sendo o traço vivo do eu que a ama. Transplante-o para o seu império.
Amigas, antes de tudo, não me entendam mal, mas um homem só declara amor por uma mulher que o faça se sentir homem. Assim, aquilo que você conquistar em termos financeiros, culturais ou sociais não é considerado mais importante que um relacionamento para um homem. O DNA dos rapazes traduz sentimento real quando eles sabem que podem ser necessários e poderosos na vida de vocês. Para um homem o que lhe interessa é o impacto que um relacionamento tem na vida dele. O óbvio e o adequado demais eles não gostam.  Agora sim, nosso Imperador, o arcano IV, precisa dessa entrada, espaço para ele
Leonidas, o  Rei de Esparta
Leônidas, o Rei de Esparta (Filme "300")
 
não ser sufocado por você. Ele precisa de um tempo para sua satisfação, como para uma conversão do que iremos tratar. Percebam, o Imperador aqui retratado não será mais a representação simbólica ideal do homem que transcende aquele seu velho pai meramente pessoal, o líder do seu clã ou Estado, este Imperador que falo será seguro no próprio reino do masculino e terá muita altas conexões com você, mesmo no mundo da Imperatriz - Arcano III, que expliquei no Artigo anterior.
Até aqui estivemos lidando com o advento instintivo e nutritivo dos ciclos da mulher Imperatriz, agora estamos entrando no mundo centrífugo do masculino mais criativo. O Imperador que ordena o Logos, ou princípio racional.  Ordena  pensamento e energia, o
vigor masculino de um modo prático. Ele senta-se à vontade no seu trono, ele não tem receio nenhum das feras ou dos deuses lá de cima, tampouco dos demônios lá de baixo. O Imperador está por dentro de todas as nossas cenas femininas cotidianas. Sim, o Imperador traz o mesmo refinamento cultural da Imperatriz, mas ele põe tudo à prova porque senta no trono de pernas cruzadas, que significa direcionamento da vida com máxima produtividade, como já citei anteriormente.
Este Arcano é o poder objetivo, a estabilização de qualquer processo, seja judicial, financeiro ou relacional. Vale lembrar que estou falando que o masculino pensa para encontrar o feminino. Ele age não idealmente como fazem as mulheres, mas age racionalmente para este movimento ser alcançado. Embora conquistar é o seu plano, o Imperador teme intimamente a sedução do feminino, porque ele sente-se mais seguro no seu próprio governo divino. A virilidade ou a capacidade do homem de realizar o ato sexual ou de procriar está muito bem representada no Tarô por esse Arcano maior "O Imperador". Ele traz em sua mão direita o cetro, símbolo de seu poder físico, material e sexual.
Amiúde o Imperador sempre tentará fugir para nunca ser presa da sombra arquetípica feminina, aquela que criar muros em volta dele, que cobrar demais dele, que não seja libertá-lo, irá perdê-lo. Ele prefere um feminino mais bússola e com áreas bem mapeadas e restritas a ele. Porque ele quer focalizar proporcionalmente o que vê, seja num corpo ou mesmo o que
O Imperador criança
O Imperador menino
Ilustração encaminhada pela autora
 
tem dentro da cabeça da mulher. De sorte que o Imperador aprecia muito a fertilidade e a sexualidade da mulher que tem entusiasmo pela vida. E entra em ação quando quer concretizar sua conquista. Planos, lembram? E, de quebra, regras! Daí ele vai descobrir porque ele pretende estar só com você. Eu não disse ficar. Disse estar de fato com você. O que o novo Imperador quer não é diversão e nem passa tempo.
Numa consulta, o significado do Imperador é de apoio, proteção e estabilidade, é um aviso de que a realização das esperanças da consulente podem e devem ser alcançadas, mas que nada depende exclusivamente de seus esforços intuitivos feminis. Ela deve procurar conquistar uma influência racional poderosa (a do Imperador), então a vitória será dos dois. Sabe aquela história que meu avô dizia pra mim quando eu era criança? " - Menina, quando você crescer não vá inventar de puxar o piano pra junto do banco "...(risos)... Deus me livre e me guarde disso, mas já vi muitas coleguinhas fazerem isso, principalmente as da comissão de frente, as que meteram os pés pelas mãos.  Assim faço a pergunta: - pode um piano de calda passar pela porta estreita? Meu avô diria com aquele seu humor de praxe se estivesse vivo: "- Se tiver dinheiro no orçamento para o projeto, tudo passa,até o piano...(risos) Este velho era um Imperador.
Pense só: assim que você tiver idade suficiente e aprender os fatos comprovados de um piano, lembre-se que homem gosta de mulheres que afirmam sua masculinidade e com transmissão ao vivo. Nada de experiências não-verbais. Viram como o IMPERADOR tem muito a oferecer? As exigências são para depois, meninas.
Agora anotem as dicas do Arcano IV:  Poder, estabilidade, progresso material, realização, honestidade, segurança, apoio, organização, convicção, proteção, conquista de metas, força de execução, vontade, forte autoridade, poder público, a lei, perseverança, força resoluta, certeza, não temer nada, controle emocional, sabedoria, espiritual, não é ingênuo, não admite cobranças nem purpurina demais. Sim, porque isso define que vocês terão de trabalhar. Muito. Mas pensem...Juntos!
Não esqueçam que conhecer Arcanos fora de uma consulta necessita mais acuidade e diversificados enfoques, devido a sua complexidade, relatividade e diferentes formas que eles possuem de se manifestarem nos planos reais de nossas vidas.
Beijos, louvores, méritos e glórias altezas!
O Rei está morto
 
Um pé no jardim do Logos
(o imperador dadivoso)
O intuitivo Imperador
vive primariamente abusado,
não é grande observador,
abstrai idéias e atos.
Mas segundo sua imperação,
é desobediente e estourado,
telegrafado e autor,
cronometrista ousado.
Quando se esgota, cuidado:
se sabe o melhor,
fica calado.
E se sentir adivinhado,
desenhará mapas toscos,
originalmente registrados.
Seu verbo é proteger sua imagem,
fazer da razão sua unilateralidade,
edificar ao homem a ação:
bondade, justiça e verdade.
E a mulher supremacia missão:
de beleza, riqueza e capacidade.
 
Poemas apresentados em A Casa do Mundo no Reino dos Arcanos,
exposição dos trabalhos de Cristina Guedes, no Museu São Francisco,
organizada pelo SESC de João Pessoa (PB), 2011-2012.
março.12
Contato com a autora:
Cristina Guedes é jornalista, poeta e consultora em Tarô
Atende pelo (41) 9930.0853 e (83) 8790.7777
www.facebook.com/cristinasguedes
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil