25 de abril de 2024

Obesidade: o Diabo e a Torre
Denise Fernandes Marsiglia

Como afirmei anteriormente – Gula, gordofobia – a obesidade tem aparecido na minha prática como taróloga ou representada pelo arcano 6 (Enamorados) ou pelo 15 (Diabo) ou 16 (A Torre). No texto anterior, abordei os aspectos da obesidade ligados ao arcano 6, agora quero colocar os aspectos da obesidade ligados aos arcanos 15 e 16.
A "Diaba" obesa
stupidfunnypics.blogspot

Quando a obesidade está relacionada ao arcano 15, o Diabo, a pessoa pensa que sabe os motivos de sua obesidade e também como resolver a questão. Só que a pessoa não consegue colocar em prática suas decisões. Isso porque não sabe tanto assim sobre si mesma como acha que sabe. Quando parte para a ação, sua ignorância aparece.
Quando sai o Diabo no jogo e a pessoa está obesa, a obesidade está fazendo mal para a saúde da pessoa e ela tende a ter problemas de saúde relacionados a má alimentação. Os pontos fracos relacionados a essa carta são: diabetes; problemas no fígado e na vesícula; pressão alta; apendicite e problemas no baço.
Quando aparece o Diabo no jogo de uma pessoa, há na maioria das vezes desconforto da pessoa com seu peso. Há também relações de causa-efeito que a pessoa fez relacionadas a obesidade que não são verdadeiras e que impedem seu desenvolvimento. Exemplo: a pessoa acha que não é feliz no amor devido a obesidade e essa correlação não é verdadeira, mas o pensamento desse jeito inibe a pessoa e a situação amorosa não floresce porque a pessoa se afasta de situações positivas relacionadas ao amor, nutrida por sua crença de que nada vai dar certo até que emagreça.
Com o Diabo, a própria pessoa se amaldiçoa e vive essas maldições.
O Diabo estando no jogo, precisamos nos libertar de condicionamentos e complexos. Precisamos buscar alternativas para os vícios que sabemos que temos. Necessitamos também sair de uma situação de acomodação que gera atrasos e tendência a sempre adiar. O Diabo no jogo indica que podemos mudar para melhor.
Com a Torre no jogo, ficamos em crise. Quando a Torre sai representando a obesidade para uma pessoa, essa pessoa está assustada com sua obesidade, ela não a esperava. Essa posição aparece com frequência para mulheres que engordaram muito com a gravidez e não
conseguiram emagrecer logo, pessoas que tiveram uma fase magra e de repente engordaram muito. Os joelhos, os ossos, a pele, a vida emocional são pontos fracos para a saúde da pessoa com A Torre no jogo. Essas pessoas tendem a chorar com facilidade. Não se sentem bem com tamanho GG de roupa. Mas tendem a viver dietas como grandes sacrifícios.
A mudança causada pela obesidade representada pela Torre é uma mudança benéfica para a pessoa, que levará para uma situação de progresso espiritual e intelectual em vários níveis.
Segundo a carta da Torre, a pessoa engordou por uma razão emocional. Muitas vezes essa razão emocional é se fortalecer: ficar mais "forte" e proteger com uma capa de gordura dos gestos que magoam. Noutras, esse engordar é esconder sob uma camada de gordura seu lado sensual. Por medo de sofrer, a pessoa que engorda com o simbolismo da Torre acaba sofrendo de forma antecipada.
Com essa carta também a pessoa tende achar muito difícil fazer dieta e mudar a alimentação, como se o mundo conspirasse contra. Mas é uma mudança de alimentação radical e usando sua inteligência que tende a gerar saúde e desenvolvimento para a pessoa.

A Torre na pintura de Linda Dalton Walker
A Torre por Linda Dalton Walker
dailypaintersofutah.blogspot
A carta da Torre no jogo indica que a pessoa é insegura. E que as pessoas próximas também tem dificuldade em lidar com ela. Com a carta da Torre, sempre há um medo a ser trabalhado.
Com as duas cartas, a obesidade traz uma situação que pode gerar várias outras, sendo um estado de instabilidade.
O engordar só aparece como positivo para o Tarô quando aparece como o arcano 4, o Imperador. Nesse caso, o engordar representa se fortalecer mesmo e a pessoa não se sente "obesa".
Contato com a autora:
Denise Fernandes Marsiglia - taróloga e astróloga.
Psicóloga com especialização em psicossomática.
www.mitosesimbolosassessoria.blogspot.com
Edição: CKR – 25/08/2014