Home page

23 de abril de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


Caridade ou Amor: a virtude primordial e o tarô
Roseli C. Melo
 
No texto anterior sobre as virtudes Teologais, a “Fé e a Esperança”, não mencionei a terceira das virtudes que é “a Caridade ou o Amor” e, por ser a mais importante, decidi partilhar as minhas reflexões sobre esta virtude também.
“Caridade ou Amor” significa “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. É a prática do bem, a bondade, a beneficência para com os outros. “Permanecem a Fé, a Esperança e o Amor, estas três coisas. A maior delas porem é o Amor” (1Cor 13,13).
Amor
Corações
Fonte: www.astrotarotjo.wordpress.com
 
O Amor é citado como a maior das virtudes porque é o fundamento, a fonte de todas as outras (Teologais e Cardeais). Um exemplo são as virtudes da Fé e Esperança porque para que se tenha Fé é imprescindível que se ame a si mesmo, a vida e os semelhantes. (“a Fé opera pelo Amor”, Gálatas 5,6).
A “Caridade” é também denominada “Amor” (Caridade, do latim “caritas” (amor), “carus” (caro, de alto valor, digno de apreço, de amor). Praticar a Caridade é então doar voluntariamente o maior bem que se possui: o “Amor”.
A virtude do Amor é o que nos impulsiona, nos mobiliza por alguém ou por alguma causa. É o que nos faz acreditar e ir à busca sempre do melhor.
Mas o que é o Amor?
O “Amor é um dom supremo”. É tão sublime que diria ser impossível defini-lo por completo.
O Amor em palavras, não se explica, pois é instintivo. Através do coração é possível senti-lo e, de um gesto, percebê-lo. Pode ser materno, filial, paterno ou fraterno. Por isso, é Divino. É intangível, não se pesa e não se mede. Não se compra e não se vende. Mas é Universal, abrange e se estende a tudo. É comum a todos, não tem preconceitos. Não pré julga nem discrimina. Não exclui e nem diminui. O Amor simplesmente flui. É livre, espontâneo, natural - ou será sobrenatural?
O Amor é generoso, sincero, verdadeiro. Traz realização, felicidade e prosperidade. É maravilhoso porque é paciente, solidário e lúcido. O Amor é como a luz, é como o Sol, está em todos os lugares. É energia, inspira, aquece e contagia.
Para Ele, não há distância nem obstáculos. Está sempre pronto e disposto.
O Amor é pura magia. A Caridade ou o Amor envolvem a questão de não sermos indiferentes aos outros ou aos que mais necessitam.
“Se para toda ação há uma reação”, imaginemos como seria se todos praticassem a Caridade e houvesse maior comprometimento e justa disposição por parte de cada um.
O preocupar-se com o outro, o dedicar-se, o carinho, a atenção, o cuidar, a presença, a valorização, o reconhecimento, a proteção, o fazer o bem pelo simples prazer em fazê-lo, a abnegação, o altruísmo: isso é Amor, ou Caridade.
 
Amor Universal
Círculos do amor
Fonte: www.paganlayman.wordpress.com
Quando o Amor é verdadeiro é incondicional e receptivo. Pondera, perdoa e tolera. Aceita as diversidades e imperfeições. Respeita. E, quando tudo isso acontece, Ele regenera, fortalece, encoraja, anima, eleva e cura. Faz milagres. É surpreendente! “A compreensão do Amor eleva o homem acima da matéria”. Portanto, quanto mais compartilhamos o Amor, mais evoluímos como seres humanos, mais nos aproximamos da “Perfeição de Deus”. E para isto, basta confiar, sentir, doar, Amar.
A Caridade, O Amor e os Arcanos...
A meu ver o Amor é Divino e por isso se manifesta de diversas formas, em todos os planos. Pode surgir através de uma inspiração ou no mais puro sentimento de afeto, de amizade, ou ainda como uma virtude. Então, se pensarmos nos Arcanos do Tarô, como por exemplo, no Arcano da Imperatriz, poderemos perceber o amor maternal; no Imperador, o paternal; na Estrela, a esperança; no Eremita, a prudência.
Como sabemos, cada Arcano Maior representa um estágio no caminho da evolução do ser humano, pelo qual cada um é responsável e que determina como e por onde seguir. O Arcano "O Mundo" é o ápice deste caminho, é a realização em todos os sentidos, a Perfeição. Por isso, num primeiro momento, eu considerava que dentre os Arcanos, o melhor representante do Amor ou Caridade seria o Mundo.
Expressões amorosas
Expressões do amor: A Imperatriz, O Imperador, O Papa, Os Namorados e O Mundo
Ilustrações do Tarot de Bruno de Nyz
No entanto, a evolução é um caminho gradual de aprendizagem do qual não é possível pular etapas, ou seja, não se alcança o Universo se antes não houver uma mudança de consciência onde todas as ações tomadas sejam baseadas nas virtudes como a Sabedoria, a Inteligência, a Justiça, a Ponderação, o Equilíbrio, a Fé, a Esperança, a Caridade. Justamente as virtudes que se encontram no inicio da trajetória de aprendizagem. O que significa que os Arcanos anteriores ao Mundo nos oferecem a oportunidade de desenvolvermos essas e outras virtudes que são fundamentais no processo de aperfeiçoamento.
A virtude da Caridade, por exemplo, pode ser observado claramente no Arcano "O Papa", pois ele é o representante de Deus na Terra e nos adverte que somos constituídos de corpo, alma e espírito. Através do seu amor altruísta ensina-nos tudo que diz respeito ao espírito e à inteligência. Conscientiza-nos da existência do Bem e do Mal e de que a evolução só será possível com a junção do amor e respeito recíprocos, com a prática da boa ação e da espiritualidade. Sugere que ao optarmos pelo bem sempre teremos com quem contar ou confiar nos momentos difíceis e a certeza de que seremos bem sucedidos.
O Sol no tarô de Brrno de Nys
O Sol no Tarot de Bruno de Nys
 
Já em relação ao arcano "Os Amantes", o mais evidente dos seus atributos é a virtude do Amor. Mas neste caso penso que se trata da manifestação do amor do plano físico, do amor entre os seres humanos, mas que também é essencial na aprendizagem, pois para amarmos ao próximo devemos experimentar o amor de pai, de filho, de irmão, de namorado, enfim, todos os tipos de virtudes. "Os Amantes" sugerem dois caminhos para a evolução: através do verdadeiro sentimento, ou através do sofrimento, ou seja: da virtude ou do vício. Tem-se o livre arbítrio para decidir, mas a decisão tomada deve ser bem pensada porque a escolha feita é que fará a diferença. Este arcano inspira uma escolha de acordo com o coração, pois sabe que quando se age com o verdadeiro sentimento, só se pode esperar a satisfação plena. E, quando se é realmente amado, só o que se pode transmitir ou doar é Amor, porque somos capazes de dividir somente o que conhecemos ou recebemos durante a vida.
Portanto, para alcançar a Plenitude, a Totalidade é preciso compreender que ninguém é só corpo ou espírito e que ninguém evolui ou vive sozinho. Estamos todos ligados e somos dependentes uns dos outros. Todos são parte integrante do Todo. Devemos ter consciência de que o individualismo, a superficialidade, o egoísmo e a ambição promovem apenas uma progressão ilusória e entender que só através do Amor mútuo, do Amor à Natureza e do Amor a Deus é possível evoluir, pois o que une, junta e aproxima, é o Amor.
Em vista disso, concluí que "O Mundo" não pode representar o Amor porque o Amor é a fonte de todas as virtudes que o ser humano precisa desenvolver e fazer uso para conseguir chegar á Perfeição. Assim, para mim não restam dúvidas de que o Arcano representante do Amor é "O Sol", pois somente o Amor e o Sol geram vidas, alimentam, transformam, restabelecem e integram. O Sol é único, grandioso e magnânimo, o propulsor da evolução.
Mas...
"Se um dia tiver que escolher entre o Mundo e o Amor, lembre-se: se escolher o Mundo ficará sem Amor, mas se escolher o Amor, com ele conquistará o Mundo.”
(Pensamento atribuído a Albert Einstein)
Contato com a autora:
Roseli C. Melo - cmelo.rose@gmail.com
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Revisão: Ivana Mihanovich
Edição: ckr – junho.13
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil