Home page

22 de agosto de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


Significados práticos dos arcanos maiores
Helena Gerenstadt
 
 
Esta apresentação para ajudar os iniciantes na aplicação prática das cartas teve como referência básica o livro La Sanación con el Tarot [A cura com o tarô] da autora espanhola Ahimsa Lara Rivera (Ed. Edaf, 6º ed., Madrid).
Ahimsa Lara sugere a utilização do Tarô de Marselha, "já que o seu colorido é exatamente o que o torna insubstituível; suas três cores primordiais, amarelo, azul e vermelho, são símbolos do conhecimento, da alegria, movimento e matéria. Esses três tons vibram ao nosso redor e nos dão energia, sendo muitas vezes os motivadores de estranhas e múltiplas sensações".
Para ver ampliações das cartas, clique com o mouse sobre elas.
 
O Mago
 
O Mago
Simbolismo: aparecem os quatro elementos da Natureza, associados a seus correspondentes: uma faquinha (ar/espada); algumas moedas (terra/fogo), um cubo para dados (terra/ouros) e uma varinha (fogo/paus). Algumas das interpretações são possibilidades de êxito nos terrenos físico, intelectual e espiritual. Ponto de partida no caminho da regeneração. Recuperação da saúde. Resolvem-se problemas difíceis. Trabalho que oferece triunfo e felicidade. Com inteligência e habilidade se resolvem problemas difíceis. Tomar a iniciativa que conduz a uma melhor situação laboral ou sentimental. O consulente influi positivamente o seu entorno.
Combinações: com os enamorados, sorte material, eleição feliz, altruísmo. Com a torre e os enamorados, desgosto passageiro. Com o carro, nova atividade.
A Sacerdotisa
Simbolismo: sua triple tiara simboliza os três planos que domina com sua sabedoria: ação, vitalidade e mente. Seu lado escuro representa a “bruxa” que utiliza seus poderes para paralisar os demais. Algumas das interpretações são: a necessidade de demonstrar modéstia, paciência. Fertilidade. Poderes psíquicos ou de proteção de uma mulher. O relacionado com a Natureza é favorável. Solidão gratificante. Às vezes, a Sacerdotisa, a mulher é objeto de polemicas e lutas. É necessário abandonar a preguiça e atuar, mas de forma reflexiva, com paciência e resignação para suportar qualquer prova.
Combinações: junto com o Papa ou com a torre, segredo revelado muito cedo. Com a estrela ou com o sol, proteção oculta. Com o diabo, união entre sabedoria e vitalidade.
 
A Papisa
A Imperatriz
 
A Imperatriz
Simbolismo:seus cabelos são uma referencia à sabedoria da experiência, e o vestido vermelho, a energia e a vitalidade. Inteligência em estado puro que requer ser desenvolvida. Algumas das interpretações: mulher generosa, intelectual, independente e vital. Aconselha serenidade e exige algum tipo de aprendizado. A preguiça pode ser um obstáculo. Riquezas e bens materiais se realizam com esforços necessários.
Combinações: com o Mago, vontade para corrigir erros. Com o Imperador, reconciliação. Com a Estrela, sucesso na empresa, mesmo entendendo que a sorte não é permanente.
O Imperador
Simbolismo: sua coroa lhe situa por cima de qualquer influencia. Seu manto vermelho representa a ação, com o controle da mente (cor azul). A barba e o calçado indicam sabedoria. Algumas das interpretações: homem prático e benevolente. Eloqüente. Protetor poderoso ou adversário terrível, dependendo das cartas que o acompanhem. Boas notícias. Materialização de planos, que de longo tempo vem sendo projetados. Necessidade de disciplina e economia.  Esforço para conseguir o equilíbrio material.
Combinações: com o Mago e o Mundo, êxito material ou novo trabalho. Com o Diabo ou com o Enforcado, despotismo, abusos de poder. Com o Sol, recuperação da saúde.
 
O Imperador
O Papa
 
O Papa
Simbolismo: experiência e poder espiritual. O vermelho e o azul de sua capa, de forma igual, indicam equilíbrio, reflexão e amor. Em seu aspecto negativo pode ser alguém dogmático e opressor. Algumas das interpretações: bons conselhos. Matrimonio feliz. Convêm respeitar as normas familiares. Analise racional dos fatos. Segredo revelado. Vocação cientifica ou religiosa. Tem que ser fiel aos próprios valores morais. O Papa também sugere que a pessoa está regida por valores morais e convicções espirituais. Tem uma profunda confiança no futuro e sua forma de pensar a protege de todo mal.
Combinações: com o Mundo ou a Lua, necessidade de analisar o próprio inconsciente. Com o Ermitão, período de reflexão e solidão. Com o Enforcado, debilidade cardíaca. Com os Amantes, casamento.
Os Amantes
Simbolismo: o cabelo loiro dos personagens é de ouro puro, inacessível às mãos contaminadas. Os pés na terra do personagem central indicam saúde. Algumas das interpretações: reencontros afetivos que proporcionam maturidade. Dificuldade para realizar uma escolha. Excesso de desejos e caprichos. Afã de possessivo. Necessidade de equilíbrio físico e afetivo. Matrimonio. Decisões de trabalho. Insatisfação no plano sentimental, laboral ou familiar. A intuição ajudará a tomar uma decisão que não pode tardar.
Combinações: com a Estrela, liberdade para decidir ante uma encruzilhada. Com o Juízo ou o Sol, união feliz. Se sair junto com a Justiça, a Torre ou o Loco, divórcio. Com o Diabo ou a Lua, infidelidade ou enganos.
 
Os Enamorados
O Carro
 
O Carro
Simbolismo: o condutor avança nos plano material e espiritual, representado pelos dois cavalos que puxam o carro. Sua couraça é sinal de poder sobre a matéria. Algumas das interpretações: anúncio de viagens, mudanças ou transformações rápidas. Necessidade de controlar o orgulho e as paixões. Inicio de uma nova carreira. Maiores responsabilidades. Valor. Energia, inspiração. Êxito. Os recursos com que conta o consulente (materiais, espirituais, dinheiro ou sabedoria) não são suficientes para empreender uma ação imediata, porque ainda tem algo para aprender. O excesso de entusiasmo pode ser negativo.
Combinações: com os Amantes, brigas. Seguido com a Temperança, retraso de uma viagem que será afortunada. Com a Torre, acidente, más notícias. Com a Justiça ou a Força, litígio, discussões.
 
Para ver ampliações das cartas, clique com o mouse sobre elas.
 
A Justiça
Simbolismo: espada e balança representam que é uma figura incorruptível, e sua trança, a união dos contrários. A coroa implica coerência entre pensamentos e atos. Algumas das interpretações: é preciso julgar aos demais com benevolência. É o momento onde sofremos as conseqüências dos nossos atos. Processos legais. Recompensa ao jogo limpo. Desencanto. Necessidade de reflexão com lógico.
Combinações: com a Torre, orgulho, desequilíbrio mental. Com o Enforcado, ameaça prisão física ou afetiva. Com o Diabo, enfermidade. Com o Sol, vitória sobre os inimigos.
 
A Justiça
O Eremita
 
O Ermitão
Simbolismo: a túnica indica que a paixão está controlada pela razão. A luz semi oculta da lâmpada é Inal de humildade e prudência na busca de si mesmo. Algumas das interpretações: quando sai de primeira, simboliza cura ou ajuda por parte de um médico. Época de reflexão e isolamento. Necessidade de conhecer as próprias motivações. Ser querido que se distancia. Viagens. Descobrimento das próprias possibilidades.
Combinações: a carta de sua direita simboliza o que busca a pessoa e a sai esquerda, o que deseja abandonar. Com o Louco, fuga. Com o Diabo, busca de um objetivo material.
A Roda da Fortuna
Simbolismo: as três figuras são a natureza animal. A que descende, deseja o material; a que ascende, luta para desprender-se da escuridão. A figura do centro obteve a purificação de seu ser físico. Algumas das interpretações: problemas sentimentais. Caso o consulente acaba por passar por uma situação difícil, se anuncia uma época dourada e vice versa. Transformação iminente ao compreender que, depois de um aparente fracasso, se abre um novo caminho. Superação de provas e necessidade de evolução. O bem-estar dependerá de si mesmo. Deve aproveitar as oportunidades que se apresentem.
Combinações: com os Amantes, situação sentimental enganosa. Se precede a Lua, realização de uma viagem ou de um projeto. Se a carta que precede for da Morte, é final de um período difícil. Pelo contrário, se-
 
A Roda da Fortuna
guida desses arcanos, pode ser o início de um período mais difícil em nossas vidas.
A Força
 
A Força
Simbolismo: seu chapéu se refere aos seus conhecimentos sobre a eternidade e seus poderes psíquicos. A trança simboliza a energia que circula por seu corpo. Venceu todos os seus instintos passionais (leão), mas sem destruí-los. Algumas das interpretações: fortaleza e saúde. Período de provas, que prepararão para a existência futura. Êxitos obtidos através do esforço pessoal. Controle sobre si mesmo. Sabedoria. Depois de passar por uma metamorfose interior, que purifica suas próprias contradições, e ajuda a aceitar os defeitos e limitações, o consulente verá cumprida sua expectativa de mudanças. Gozará de grande vitalidade e motivação para continuar suas tarefas.
Combinações: junto com a Torre, sorte inesperada, cura. Com o Enforcado, saúde frágil. Seguido da carta da morte, revolução. Com o Carro, lutas inúteis.
O Enforcado
Simbolismo: a corda representa o acesso ao mundo supra-sensível, mas terá que sacrificar, em parte, por seus desejos terrenos. Os cabelos e a couraça são símbolos de espiritualidade, que lhe outorgam energia para conseguir acessá-la. Algumas das interpretações: paralisação, retraso, esforço que será recompensado. Intuição e dotes clarividentes quando sai de primeira. Saúde frágil. Problemas circulatórios ou cardiovasculares. Nervosismo. Fracasso sentimental. Simboliza também a sabedoria, o contato com o mundo invisível, que demonstra os poderes psíquicos que devem ser desenvolvidos. Também pode demonstrar algumas contrariedades da vida, que aportam experiência e que saberá adaptar-se em qualquer situação, de modo que tudo será em seu próprio beneficio espiritual.
Combinações: com a Torre, risco de depressão. Com o Louco, instabi-
 
O Pendurado
lidade emocional. Com o Diabo, ruptura necessária. Com o Sol, sorte inesperada. Com os Amantes, relação afetiva que desequilibra a consulente.
A Morte
 
A Morte
Simbolismo: as plantas que crescem em seu caminho representam o renascimento e o triunfo da vida, depois de uma morte simbólica, associada a uma transformação mental e física. Algumas das interpretações: resolução de assuntos pendentes. É preciso fechar em paz um ciclo passado ou abandonar algo ou alguém. Provas que mudarão por completo nosso modo de ser. Necessidade de reflexão e inteligência.
Combinações: com o Enforcado, carga difícil de levar, sacrifício. Com o Louco, idéias doidas. Seguida da Força, trás uma penosa transformação e se inicia um novo ciclo muito mais feliz.
A Temperança
Simbolismo: é um anjo protetor que, com a mistura da água de seus dois jarros, representa a ajuda divina para conseguir a harmonia interior. O cinto indica afetividade guiada pela razão. Alguma das interpretações: equilíbrio. Serenidade para superar as tarefas cotidianas. Encontro amoroso, viagens. Metamorfose. Sorte no terreno da amizade. Inspiração artística. Negócios rentáveis. Ponde simbolizar também que a consulente estabelecerá relações sentimentais equilibradas depois das experiências anteriores.
Combinações: com a Torre e o Enforcado, erro, dificuldade de adaptação, fragilidade física e psíquica. Com o Carro, impulsividade. Com a Lua e o Diabo, obsessões da natureza afetiva, que bloqueiam a consulente.
 
A Temperança
 
Para ver ampliações das cartas, clique com o mouse sobre elas.
 
O Diabo
 
O Diabo
Simbolismo: suas asas recordam sua origem divina e suas pernas representam o desejo de ação pura; mas está preso à força das paixões (vasilha vermelha), como os dois diabinhos a seus pés. Inteligência original (chapéu). Algumas das interpretações: tentação. Bens materiais conseguidos com artimanhas. Vitalidade que desperdiçada, conduz a uma velhice difícil. Amores desenfreados. Riscos aceitos. Obsessão. Magia. Contará com os recursos para superar qualquer prova no sentido do equilíbrio material. Às vezes, o consulente pode ser vitima de suas obsessões e teme não poder libertar-se de uma relação ou de um ambiente de trabalho. Acaba por não confiar nas próprias forças.
Combinações: com o Enforcado, a Lua, a Justiça, saúde minada pelos excessos, transtornos da alimentação. Com o Sol, grande êxito material.
Com o Louco, erro fatal que é possível evitar se sai também a Sacerdotisa.
A Torre
Simbolismo: comoção. Os personagens caindo são o orgulho e o egoísmo, afetados pela situação. A folhagem acima recorda que sempre pode contar-se com uma ajuda providencial. Algumas das interpretações: a segurança econômica ou afetiva se mantém de forma insegura. Um acontecimento inesperado pode dar um giro na vida da consulente. Alivio depois do susto. Necessidade de controle mental e emocional. Transformação brusca. A Torre pode indicar que nossa segurança econômica ou afetiva está afetada.  É impossível continuar preso a uma estabilidade falsa.
Combinações: com a Estrela, final de provas. Com o Diabo, desequilibro material ou sexual. Com o Sol, recuperação da saúde. Com o Enforcado, ruína material. Junto com o Carro, perigo de acidente.
 
A Torre
A Estrela
 
A Estrela
Simbolismo: esta carta simboliza a pureza e a harmonia com forças da Natureza. A água que toma e volta e colocar no rio recorda que devemos retribuir o que recebemos. Algumas das interpretações: os esforços aportam sorte. Ajuda nos momentos difíceis. Inicio de uma atividade laboral com grandes perspectivas, intuição intima e esperançosa do próprio destino. União sentimental com bons auspícios. A nudez da Estrela nos fala de um conjunto harmônico com as forças da poderosa Natureza. Esta carta aporta esperança diante das situações difíceis. Ajuda de amigos. Ajuda que chegará quando mais se necessite. Novos planos de futuro.
Combinações: com o Mundo, sucesso. Com a Lua, inspiração artística. Com a Sacerdotisa e o Enforcado, dotes poéticos e clarividência. Com o
Juízo, popularidade. Com a Imperatriz, força para a ação, êxito em uma empresa.
A Lua
Simbolismo: os dois cachorros (instintos) recebendo o alimento da Lua (imaginação) recordam os perigos que envolvem o espírito e o intelecto quando se submetem ao domínio das paixões e se deixam levar pela fantasia. Algumas das interpretações: viagens pela água. Mudanças. Decepções. Incertezas. Nascimento de um menino. Necessidade de autoconhecimento. Terapias. A atividade e a inspiração vencem a letargia. Triunfo sobre os obstáculos. A Lua marca mudanças, decepções ou inimigos ocultos, dispostos a perturbar nossas vidas. Mas também pode significar viagens pela água e triunfo sobre os obstáculos. Trata-se de uma carta dual. A carta da Lua indica que pode existir uma relação com a mãe ou a própria função maternal será transcendente. A objetividade e o abandono de fantasias infantis lhe permitirão superar as decepções e consolidar uma situação familiar harmônica.
 
A Lua
Combinações: com o Mago, falta de energia, mas criatividade e muita imaginação. Com o Diabo, pouco sentido prático. Com a Justiça, escândalo social. Com o Carro, viagem. Com o Louco, problemas psíquicos.
O Sol
 
O Sol
Simbolismo: Em contraposição à Torre, em seu caso a energia é positiva (pétalas); são utilizadas de maneira construtiva (muro) e se transforma em matéria pura. Cura, equilíbrio e regeneração espiritual. Algumas das interpretações: felicidade. Ninguém pode ferir o consulente, a não ser ele mesmo. Matrimonio abençoado. Saúde. Reconciliação. Quando sai de primeira, o consulente tem dotes para curas outras pessoas. Trabalho divertido. Despertar do autentico eu. O arcano do Sol nos fala de energia construtiva, que aparece simbolizada nas pétalas. A carta é bastante positiva, já que indica cura e regeneração espiritual. O Sol indica grande vitalidade que permite uma boa vida em todos os sentidos e a capacidade de recupera-se logo de qualquer enfermidade.
Combinações: seguido da Lua, do Enforcado ou da Torre, alguma doença passageira;  mas precedido por estas cartas, cura.  Com o Juízo,
fama e prosperidade. Com o Diabo, relações sexuais gratificantes, mas passageiras.
O Juízo
Simbolismo: a trombeta tocada pelo anjo anuncia uma advertência espiritual (azul da nuvem), cujos efeitos se perceberão no mundo físico. A cruz da bandeira anuncia um sacrifício indispensável. Algumas das interpretações: liberação de preocupações ou de uniões que não sejam boas para o consulente. Amigos que ajudam a sair de problemas. Surpresa agradável. Continuação de um projeto esperado. Cura. Despertar para a vida espiritual. A trombeta tocada pelo anjo supõe uma advertência de caráter espiritual que influenciará em nossa existência física. Talvez chegue a nós um período de liberação. Liberação de um ambiente ou de uma relação que faziam que o consulente se sentir-se preso. Os obstáculos se distanciam e se abrem novas possibilidades. Feliz desenlace nas tarefas, projetos e estudos. 
Combinações: com a Morte,  fim de um período difícil.  Com a  Roda da
 
O Julgamento
Fortuna, o Sol, mudanças sociais inesperadas, benéficas. Com o Louco, erro que pode evitar-se. Com o Mundo, prestígio social.
O Mundo
 
O Mundo
Simbolismo: A Mãe Terra (mulher desnuda), as polaridades femininas e masculinas (duas varinhas), e os quatro elementos (anjo/água – águia/ar – touro/terra – leão/fogo) evocam a imortalidade da alma e o eu interior que aspira a reencarnação. Algumas das interpretações: autoconhecimento que leva ao triunfo em todos os aspectos. Franqueza e harmonia no trato com os demais. Profissão eleita livremente. Evolução harmoniosa. Longa vida cheia de riquezas e êxitos.
Combinações: com o Juízo, triunfo. Com o Carro ou com a Lua, viagens felizes. Com a Torre, orgulho que conduz ao fracasso dos negócios. Com os Amantes, encontro com a alma gêmea, união feliz.
 
Para ver ampliações das cartas, clique com o mouse sobre elas.
 
O Louco
Simbolismo: carregado de afeto (bolsa cor de carne) e aspirações espirituais (bastão), é o eterno peregrino que escapa da fatalidade (gato arranhando-lhe). Adquiriu o conhecimento de si mesmo, mas não tem consciência de si mesmo. Algumas das interpretações: desorientação, destino, imprudência, irresponsabilidade. O consulente fica a mercê das forças ocultas. Abandono do material. Uniões sentimentais pouco duradouras.
Combinações: com o Mago, inspiração. Com a Justiça, risco de perder a liberdade. Com o Diabo, perdas materiais.  Ruína por causa de um comportamento imprudente.
 
O Louco
agosto.11
Contato com a autora:
Helena Gerenstadt - www.agarta.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil