Home page

21 de abril de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


Pajem de Ouros
Nei Naiff
 
 
O texto a seguir é a reprodução integral da seção Pajem de Ouros do Capítulo 2 - Arcanos Maiores, de autoria de Nei Naiff, Tarô, vida e destino, volume 2 da série Estudos Completo do Tarô, págs. 247-9.
A obra, publicada pela editora Best Seller, foi lançada no primeiro semestre de 2013 e se encontra disponível nas livrarias e na loja virtual Simbólika, especializada em tarô.
 
Tarologia
Simbolismo clássico
Um adolescente em pé (símbolo de inciativa, curiosidade ou imaturidade) vestindo roupas comuns (adereço de condição inferior ou sem poder latente) e segurando uma moeda (elemento Terra, força material); a carta também pode ser ilustrada com alguma situação que resulte em especulação ou investimento, entre diversas possibilidades.
O Pajem de Ouros no tarô de Nei Naiff
Tarô Nei Naiff - Ilustração de Thais Linhares
 
Analogia
A energia juvenil dessa carta em relação ao elemento Terra se traduz em aspiração para realizar algum projeto, investimento ou especulação arriscada; determina um período de buscas, estudos ou pesquisas para melhoria de vida; pode anunciar boas notícias, assuntos agradáveis e favorecimentos sociais; um flerte ou negociação que poderá dar certo, mas ainda tudo é efêmero; surgimento de alguma chance a ser aproveitada ou oportunidade rara que é oferecida. Podemos extrair uma reflexão: o primeiro quilômetro se inicia com o primeiro passo, diz um ditado popular.
Sintoma
Força simbólica: unidimensional, aberto. O arcano sucessor é o Cavaleiro de Ouros, indicando a praticidade nos investimentos; o arcano ressoante é o Pajem de Espadas, revelando intrigas nos projetos. Os sintomas do Pajem de Ouros (arcano emissor) avisam que apesar da grande chance oferecida pelo o destino, o consulente deve contar com algum mexerico no trajeto dos objetivos; contudo, o arcano continua sendo favorável e não se deve dar muita atenção a ideias alheias. Assemelha-se àqueles momentos em que estamos investindo em um trabalho ou relacionamento novo e outras pessoas insinuam que não dará certo (pura inveja!).
Taromancia
Núcleo
Essência: investimento, oportunidade, avaliação, projeto.
Definição: especulação, busca da verdade, início de um projeto.
Atributo básico
Inteligência, equilíbrio e capacidade que tendem a bons projetos; começo de um plano ou acordo vantajoso; estudos que serão importantes; busca de um sentido maior na vida; vontade de saber e ter novas ideias, reflexão sobre o futuro.
Atributo diverso
Negativo/invertido: desperdício, inércia, rebeldia, exagero, perda, azar.
Obstáculo/oposição: falta de investimento, de visão ou de expectativa.
Orientação/conselho: não perder tempo, iniciar os planos imediatamente.
Note e anote
1. Todos os pajens (ouros, espadas, copas, paus) representam energias muito efêmeras e frágeis; dependem sempre da força de vontade do consulente para continuar a trajetória. No tarô de Crowley e similares é denominado princesa.
2. 0 arcano Pajem de Ouros anuncia novidades, podendo ser um aviso de boas notícias por carta, e-mail ou celular; também, convite para alguma festa ou encontro social.
Contato com o autor:
Nei Naiff - www.neinaiff.com
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Edição: ckr – agosto.13
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil