Home page

14 de agosto de 2022

Responsável: Constantino K. Riemma


O Céu do Momento
  28.fevereiro.2022
Planetas nos signos finais do zodíaco
Tereza Kawall
No céu planetário podemos observar nesses dias a presença de vários planetas pessoais e geracionais ocupando os signos finais do zodíaco: Capricórnio, Aquário e Peixes ( com exceção de Urano que está em Touro).
O que podemos depreender desse forte posicionamento? Considerando a natureza evolutiva da estrutura zodiacal, seria mais óbvio entender ou afirmar que a humanidade como um todo é a estaria agora no auge de seu potencial evolutivo, num movimento inexorável de crescimento e expansão de suas potencialidades, sob vários ângulos, econômicos, sociais, culturais, humanitários, espirituais, etc. Mas não é essa a realidade, bem ao contrário.
Mandorla astrológica
Mandorla astrológica
De forma oposta, vemos hoje a fragilidade ou a precariedade de existência humana, o planeta sendo atacado por aqueles que deveriam protegê-lo, e que ao cabo e ao fim só querem mesmo dominar os mais fracos, submeter todos a uma tirania de controle. Desde o que o mundo existe essa é a premissa que norteia o destino humano, em qualquer lugar do nosso planeta.
O stablishment, que opta por vender o medo da morte, é o que acaba funcionando como um espesso amálgama psíquico, que funde tudo e todos numa visão única e possivelmente distorcida da realidade. Com esse pânico em mente pensamos muito mal, o discernimento nos abandona, somos levados por decisões equivocadas, e as neblinas psíquicas invadem nossa alma. Onde está a verdade afinal?
O Sol se encontra no signo de Peixes, um arquétipo aquático da origem da vida, o grande oceano zodiacal para onde todos os rios e todas a águas correm. Ele vai caminhando para seu encontro com Júpiter, que por sua vez irá abraçar o seu regente natural, o planeta Netuno, o senhor e regente deste signo que representa o fim e o início de um novo ciclo. Poseidon para os gregos era o grande útero da Mãe natureza, de onde emerge toda a vida.
Ao que aparece, em nosso inconsciente coletivo estão fortemente constelados símbolos do fim, do colapso de valores e da vida na Terra, em que a Torre de Babel já está desmoronando.
Mas quero crer que não estamos vendo o fim do mundo, mas sim o fim de UM mundo que já se esgotou, insustentável em si mesmo, e que irá trazer surpreendentes novidades com a verdadeira expansão da consciência humana em direção a outros patamares mais levados e ainda desconhecidos. Aguardemos!
Diz o filósofo Nietzche em sua obra: Aquilo que não me destrói, me fortalece.
Tereza Kawall
Tereza Kawall
Astróloga, psicóloga clínica com orientação junguiana,
pós graduada em psicossomática.
Participou da Revista Planeta com temas variados.
Colabora no Almanaque do Pensamento desde 2014.
Autora de Astros e Arquétipos - Ed. Casa do Escritor
www.instagram.com/terezakawall/
www.facebook.com/JUNG-online-1099583936733346/
www.facebook.com/ecosdeurania/photos/
  www.blissnow.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  25.fevereiro.2022
Mercúrio e Urano em quadratura
Tereza Kawall
Nesse dia Mercúrio e Urano montam um ângulo de tensão no céu, ambos em signos fixos, Aquario e Touro, respectivamente.
É necessário maior cuidado com tudo o que pretende organizar, decidir, expressar. Talvez precise remarcar compromissos ou não consiga manter os horários do que havia programado.
Mercúrio em quadratura com Urano
Mercúrio - gravura de Hendrik Goltzius (1592)
A pressa e a impaciência podem comprometer a comunicação e o entendimento correto das coisas. Há uma tendência de falta de elaboração que faz você querer '"pular" rapidamente para uma conclusão parcial ou confusa de alguma coisa. O volume de informações pode aumentar mas isso não significa mais discernimento. Pelo contrário significa mais incertezas, dúvidas ou mesmo desinformação. Por isso mesmo use seus próprios critérios de reflexão e análise, e deixe de ser um papagaio que só repete aquilo que alguém disse. Os signos fixos são invariavelmente teimosos e obstinados em suas opiniões.
O mundo acelerado não está permitindo que você estude ou pesquise antes de se pronunciar; desta feita ouça ou leia mais e fale menos, especialmente sobre aquilo que desconhece.
Urano e Mercurio muitas vezes promovem problemas com aparatos eletrônicos, que quebram ou não funcionam, exigindo mais do seu tempo o que gera ansiedade e impaciência.
Mercúrio na astrologia é a nossa força mental, nossos pensamentos. Através deles que desenhamos e criamos os contornos daquilo que poderíamos chamar de "minha verdade". Nossas disposições mentais tem enorme poder sobre a realidade de criamos. Nesse contexto, hoje é uma dia em podemos tanto nos limitar e nos enredar em nós mesmos ou então podemos nos libertar (Urano) de nossas premissas ou pré-julgamentos e assim voar mais longe no mundo das idéias, pois não não há necessidade ser refém delas e da mesmice do cotidiano.
Perante um problema recorrente ou circunstancial sempre há uma pergunta mais inteligente a ser feita: O que é que eu preciso aprender com isso?
E assim você otimiza seu poder mercurial de olhar para a mesma coisa de outro modo, como a conhecida questão do copo que pode estar meio cheio ou meio vazio.
A decisão é sua.
Tereza Kawall
Tereza Kawall
Astróloga, psicóloga clínica com orientação junguiana, pós graduada em psicossomática.
Foi colaboradora na Revista Planeta com temas de astrologia, comportamento, saúde, espiritualidade e mitologia.
Colabora no Almanaque do Pensamento desde 2014.
www.instagram.com/terezakawall/
www.facebook.com/JUNG-online-1099583936733346/
www.facebook.com/ecosdeurania/photos/
  www.blissnow.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  23.fevereiro.2022
Lua em Sagitário
Tereza Kawall
Nessa data a Lua adentra o signo de Sagitário e faz um aspecto tenso com o Sol em Peixes.
É possível que haja dissonâncias de opiniões ou crenças entre você e pessoas próximas, e não há pontos de convergências no horizonte. Você diz B, o outro entende como A; deve faltar objetividade e fluidez na comunicação.
Lua em Sagitário
O excesso de informação em contrapartida a escassez de conhecimento geralmente não produz um bom clima para diálogos que poderiam ser criados com mais objetividade e clareza. Por outro lado, o céu nos mostra Marte e Vênus juntos em Capricórnio, fazendo sextil com Netuno que também está em Peixes, ou seja, harmonizando os elementos terra e água.
Momento oportuno para tudo o que deseja expurgar, esclarecer, limpar, dissolver ou eliminar. No plano físico, aproveite para fazer alguma dieta com mais chás, líquidos e comidas leves.
No contexto emocional é a hora perfeita para dissolver mágoas, avançar em processos psicoterápicos, entrar em contato com seus sonhos e de tudo aquilo que o seu inconsciente tem a lhe dizer através de suas belas e instigantes imagens.
Netuno, como a divindade do mundo psíquico e invisível, nos mostra a preciosidade da fé em algo que transcende nosso aqui e agora, cheio de obrigações e tarefas que atravessam rapidamente as horas do dia.
Ache um lugar interno e externo para meditar, relaxar, conectar-se consigo mesmo, silenciar os inúteis rodopios mentais que roubam o seu a sua paz ou bom humor.
Meditar para si e para o bem estar de todos é a grande pedida desse dia, que promove a sensação de comunhão e unidade de todos os seres vivos e de todos os reinos, pois tudo é uma só coisa.
Nesse dia fica mais fácil perceber que somos todos feitos da mesma matéria prima psíquica, emocional, cognitiva ou espiritual. Sempre haverá alguma coisa que está faltando, mas sempre existem bons motivos para agradecer as bênçãos que recebemos pelo simples fato de estarmos vivos, respirando, falando, nos movimentando de lá prá cá e aspirando o melhor para esse planeta que anda tão conturbado....
Tereza Kawall
Tereza Kawall
Astróloga, psicóloga clínica com orientação junguiana, pós graduada em psicossomática.
Foi colaboradora na Revista Planeta com temas de astrologia, comportamento, saúde, espiritualidade e mitologia.
Colabora no Almanaque do Pensamento desde 2014.
www.instagram.com/terezakawall/
www.facebook.com/JUNG-online-1099583936733346/
www.facebook.com/ecosdeurania/photos/
  www.blissnow.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  21.fevereiro.2022
Peixes e o Inconsciente Coletivo
Tereza Kawall
Hoje estou postando a segunda parte da descrição do signo de Peixes, do livro ASTROS & ARQUÉTIPOS, de minha autoria:
"No mito grego, Poseidon/Netuno era filho de Cronos e Reia, seus irmãos eram: Zeus, Hades, Hera, Demeter e Héstia. Nas narrativas míticas, ele aparecia imponente com seus cavalos brancos com patas de bronze e crinas de ouro. Quando seu coche emergia do fundo do mar, as tempestades passavam, e os monstros marinhos que ali viviam passavam a escoltá-lo.
Poseidon - o Deus do Mar
Após a grande batalha olímpica entre Zeus e seu pai Cronos, Poseidon se tornou senhor absoluto do elemento líquido, com a tutela dos mares e dos oceanos. Também as fontes, os rios, as chuvas, assim como as navegações estavam sob a sua proteção. Influenciava a fertilidade do solo, propiciando o crescimento dos grãos e as boas colheitas. Poseidon era sempre representado de pé, em forma majestosa, com farta cabeleira, o busto nu, e segurando o seu tridente em uma das mãos.
O tridente é o próprio símbolo da psicologia, das profundezas inconscientes que dominam nossa vida psíquica, tanto individual quanto coletiva.
Diz Jung sobre o Inconsciente Coletivo:
"O inconsciente coletivo- até onde nos é possível julgar- parece ser constituído de algo semelhante a temas ou imagens de natureza mitológica, e, por essa razão, os mitos dos povos são os verdadeiros expoentes do inconsciente coletivo. Toda a mitologia seria uma espécie de projeção do inconsciente coletivo. É no céu estrelado cujas formas caóticas foram organizadas mediante a projeção de imagens, que vemos isto o mais claramente possível. Isso explica as influências dos astros, afirmadas pela Astrologia: estas influências mais não seriam do que percepções introspectivas inconscientes da atividade do inconsciente coletivo. Do mesmo modo, como as constelações foram projetadas no céu, assim também outras figuras semelhantes foram projetadas nas lendas e nos contos de fadas ou em personagens históricas".
JUNG, em "A natureza da Psique", volume VIII/2.
Tereza Kawall
Tereza Kawall
Astróloga, psicóloga clínica com orientação junguiana, pós graduada em psicossomática.
Foi colaboradora na Revista Planeta com temas de astrologia, comportamento, saúde, espiritualidade e mitologia.
Colabora no Almanaque do Pensamento desde 2014.
www.instagram.com/terezakawall/
www.facebook.com/JUNG-online-1099583936733346/
www.facebook.com/ecosdeurania/photos/
  www.blissnow.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  20.fevereiro.2022
Sol em Peixes
Tereza Kawall
O Sol agora transita pelo signo de Peixes. Vamos adentrar o seu simbolismo?
"O último signo do zodíaco, Peixes, nos remete ao arquétipo da síntese e unidade da vida, ele é a somatória dos demais signos anteriores, onde todas as experiências humanas se dissolvem em um arcabouço psíquico comum a todos os seres, o inconsciente coletivo da humanidade."
Signo de Peixes em vital da Catedral de Chartres
O signo de Peixes em dos vitrais da Catedral de Chartres, França
"Peixes e a casa doze do zodíaco estão relacionados ao período final do inverno no hemisfério norte, em que a neve começa a derreter e as chuvas umedecem a terra, anunciando a chegada de um novo ciclo vital, a primavera. Esse signo assim constela tanto a dissolução das formas quanto o renascimento da vida, do calor e das cores. Encerra um grande ciclo cósmico e natural, e dá início ao signo de Áries."
"O hieróglifo de Peixes é formado por dois peixes ligados entre si, mas que nadam em direções opostas, mostrando a dualidade da vida, o dia e a noite, o frio e o quente, o bem e o mal, a queda e a ascensão. É também um símbolo de renovação e do eterno movimento do fluir e refluir da vida."
"Peixes pertence ao modo mutável, é o terceiro signo do elemento água, nos reportando às águas dos oceanos para onde correm todos os rios, a etapa final do próprio zodíaco, o fim e o início de um novo ciclo. É regido por Netuno, divindade dos oceanos e das emoções profundas, simboliza o grande útero da Mãe Natureza, de onde emerge toda a vida."
Na Astrologia esse planeta representa o inconsciente, a vida psíquica, a imaginação, a inspiração, os sonhos, o mundo invisível, o infinito, a utopia, a loucura, a ausência de limites. Os mistérios, a devoção religiosa, a iluminação, o misticismo, a fé, a compaixão e o amor universal também estão sob a regência deste planeta".
Texto extraído do livro Astros & Arquétipos, de minha autoria, editado pela Casa do Escritor, 2022.
Tereza Kawall
Tereza Kawall
Astróloga, psicóloga clínica com orientação junguiana, pós graduada em psicossomática.
Foi colaboradora na Revista Planeta com temas de astrologia, comportamento, saúde, espiritualidade e mitologia.
Colabora no Almanaque do Pensamento desde 2014.
www.instagram.com/terezakawall/
www.facebook.com/JUNG-online-1099583936733346/
www.facebook.com/ecosdeurania/photos/
  www.blissnow.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  19.fevereiro.2022
Colorindo a vida
Tereza Kawall
O céu estelar continua vibrante e dinâmico, a dança celestial segue seu ritmo na incrível melodia da música das esferas.
Lua em Libra faz trígono com Mercúrio em Aquário, ambos signos do ar, apontando um bom momento para sair, viajar, circular, ver amigos, fazer planos. E provavelmente fazer boas compras ou negócios rápidos. A vida social flui com leveza.
O Céu do Momento - colorindo a vida
Jupiter continua em sextil com Urano, trazendo ímpetos de renovação, favorecendo a atualização dos seus softwares psíquicos, a retirada dos ícones de medo e ansiedade da telinha mental. Já que a " navegação" é um assunto para Júpiter em Peixes, aproveite para já instalar em seus neurônios aplicativos de mais positividade, alegria, resiliência e em especial alguns que mostrem os bons caminhos da fé e do otimismo. Do tipo: crer para ver.
Dia interessante também para perdoar, ser mais compassivo, desapegado, chorar as dores do mundo, revisitar a sua história já vivida e se possível recontá-la ( para si mesmo) de um jeito mais colorido, feliz ou pacífico, apagando as turbulências e perdas que agora são ou moram no passado.
Redefinir e modificar padrões faz parte daquilo que se chama plasticidade neuronal, uma capacidade que todos temos para estabelecer, de forma consciente, novas conexões internas, que vão permitir que possa re-escrever ou planejar novos scripts para a sua vida. Dito de outra forma, você se torna editor e co-criador de seu destino!
O mundo está pedindo por mudanças, faça a sua parte!
Tereza Kawall
Tereza Kawall
Astróloga, psicóloga clínica com orientação junguiana, pós graduada em psicossomática.
Foi colaboradora na Revista Planeta com temas de astrologia, comportamento, saúde, espiritualidade e mitologia.
Colabora no Almanaque do Pensamento desde 2014.
www.instagram.com/terezakawall/
www.facebook.com/JUNG-online-1099583936733346/
www.facebook.com/ecosdeurania/photos/
  www.blissnow.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  16.fevereiro.2022
Lua Cheia em Leão
Tereza Kawall
Em nosso céu estelar temos um sextil entre Urano e Jupiter e também a Lua cheia que está no signo de fogo de Leão, fazendo oposição a Sol em Aquário.
No plano coletivo, existe a possibilidade de movimentos muito favoráveis para que se retome a vida de forma mais livre e espontânea, levando-se em conta que saúde e bem estar estão sempre associados ao prazer de viver e de interagir socialmente, e claro a liberdade de ir e vir, responder pelas nossas escolhas próprias. Podem haver mudanças bem relevantes nas moedas e na economia mundial.
Lua Cheia em Leão
As novas tecnologias, para o bem ou para o mal avançam em seu curso, sem olhar para trás; possivelmente veremos surpreendentes ferramentas disponíveis também para a saúde humana, o que significa mais liberdade e uma grande mudança nas concepções dos cuidados com nosso corpo e nossa psique, que anseia por tratamentos mais naturais, integrados e holísticos. O universo quântico se faz mais e mais presente em nosso cotidiano.
A Lua cheia se manifesta sempre em termos de plenitude, é um ciclo da natureza em que tudo se mostra e se revela. Estando no exuberante signo de Leão, associado ao nosso plexo cardíaco, e indica um dia em que nossas emoções vêm à tona; nunca é demais lembrar que a palavra emoção vem de " emotion", que significa movimento. Elas são a força motriz do nosso psiquismo, a centelha que pulsa em nosso coração, e se manifesta em nosso corpo através de várias reações físicas. Lembre-se disso quando seu coração estiver disparado; atente para isso e pergunte para si mesmo: o que estou sentindo nesse momento?
Não guarde esse manancial de vida dentro de seu coração; é hora de mostrar ou demonstrar o que vai dentro de você, de preferência de uma forma generosa e amorosa, ou até melodramática. Os cuidados hoje estão na forma, nos exageros, e nas projeções que podem comprometer as relações que realmente importam em sua vida.
Tereza Kawall
Tereza Kawall
Astróloga, psicóloga clínica com orientação junguiana, pós graduada em psicossomática.
Foi colaboradora na Revista Planeta com temas de astrologia, comportamento, saúde, espiritualidade e mitologia.
Colabora no Almanaque do Pensamento desde 2014.
www.instagram.com/terezakawall/
www.facebook.com/JUNG-online-1099583936733346/
www.facebook.com/ecosdeurania/photos/
  www.blissnow.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  14.fevereiro.2022
A Mente Universal
Tereza Kawall
Nessa data veremos a entrada de Mercúrio em Aquário, signo no qual ele se situa de forma confortável e diferenciada. Esse planeta atua no campo das idéias, que se tornam mais arrojadas, livres e mesmo radicais; promove a interação social, as trocas, os aprendizados, os movimentos, as viagens, a vontade de sair da casinha da mesmice do cotidiano.
Mente Universal - o céu do momento
Urano, que é o regente de Aquário, está fazendo um sextil com Júpiter, o que acaba reforçando bastante esse impulso de inovação e criatividade, que também está associado à intuição, à telepatia, ao sussurro dos deuses, à Mente Universal. Mercúrio em Aquário acelera as inovações na área tecnológica em geral, é hora de investir mais em novos recursos e sobretudo, fazer bom uso deles, estudando e pesquisando com mais foco e objetividade.
Ainda nessa semana, os ímpetos de liberdade no plano coletivo estarão muito acentuados, o que pode representar um momento de menos cerceamento da liberdade, de busca de acordos e soluções que permitam maior interação entre as pessoas.
Não podemos esquecer que Aquário representa também os amigos, o arquétipo da grande fraternidade humana, o mundo em que tudo e todos estão em conexão, seja em energia, sentimentos, vibração ou frequência mental.
O que você irradiar para o universo certamente retornará para você!
Tereza Kawall
Tereza Kawall
Astróloga, psicóloga clínica com orientação junguiana, pós graduada em psicossomática.
Foi colaboradora na Revista Planeta com temas de astrologia, comportamento, saúde, espiritualidade e mitologia.
Colabora no Almanaque do Pensamento desde 2014.
www.instagram.com/terezakawall/
www.facebook.com/JUNG-online-1099583936733346/
www.facebook.com/ecosdeurania/photos/
  www.blissnow.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  12.fevereiro.2022
Marte e Vênus em Capricórnio
Tereza Kawall
Nos próximos dias veremos uma forte conjunção de Marte e Vênus no signo de Capricórnio, que pertence ao elemento terra; essa configuração irá até o final desse mês e adentrará o mês de março, quando então ambos os planetas passarão, juntos, para o signo de Aquário.
Venus e Mae em Capricórnio
Pintura de Paolo Veronese - 1570
Marte e Vênus nas narrativas da mitologia grega são eternos amantes e essa relação nunca pôde ser ignorada no Olimpo inteiro. Na Astrologia representam princípios masculino e feminino no contexto homem-mulher, os jogos amorosos de desejo, conquista, sedução, prazer, enfim, as delícias e os espinhos que permeiam a vida amorosa.
O interessante é que sendo planetas pessoais tendem a caminhar com alguma rapidez, mas nesse momento curiosamente se movem juntos, passo a passo pelo zodíaco, como num balé bem ensaiado, em que os movimentos estão bem sincronizados pelos dois bailarinos zodiacais. Numa roupagem capricorniana, Vênus e Marte nos fazem pensar na qualidade ou passagem do tempo, naquilo que se entende por estruturas sólidas, firmes, na ambição de conseguir um status de elevação social. Podemos dar mais valor as relações duradouras, aos compromissos assumidos na vida a dois que perduram, não obstante as crises e dificuldades que permeiam todas as relações.
Esse ciclo poderá nos mostrar a importância do amor num cenário mais realista e pragmático, que demanda esforços, resiliência e tolerância. Sua beleza não é espetacular, ardente ou dramática como nos filmes românticos e emocionantes que gostamos de ver. Mesmo assim ela tem sua importância, dignidade e altivez e estará presente para sempre na memória daqueles que tem ou tiveram o privilégio de compartilhar a vida e de desfrutar do amor maduro, e certamente abençoado pelos deuses.
Tereza Kawall
Tereza Kawall
Astróloga, psicóloga clínica com orientação junguiana, pós graduada em psicossomática.
Foi colaboradora na Revista Planeta com temas de astrologia, comportamento, saúde, espiritualidade e mitologia.
Colabora no Almanaque do Pensamento desde 2014.
www.instagram.com/terezakawall/
www.facebook.com/JUNG-online-1099583936733346/
www.facebook.com/ecosdeurania/photos/
  www.blissnow.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  10.fevereiro.2022
Lua em trígono com o Sol e Saturno
Tereza Kawall
O céu planetário nos mostra um trígono envolvendo a Lua em Gêmeos, Sol e Saturno em Aquário, signos do elemento ar. Não é difícil associar leveza e movimento a esse elemento, que todos respiramos, e sem o qual não podemos ficar alguns poucos minutos.
O Ceu do momento - 10 de fevereiro de 2022
O dia é excelente para a comunicação em geral, trocas, informações, aprendizados, em especial tudo aquilo que você deseja inovar, dinamizar, empurrar para frente com dinamismo e ao mesmo tempo com estrutura, foco e organização.
Lua e Sol nos permitem conexões positivas entre a mente subjetiva ( Lua) e a consciência do que é real, visível e já pode se expressar com maior clareza ( Sol) para o mundo. Isso permite uma postura mais criativa, confiante e assertiva que por si só fará atrair oportunidades de crescimento e êxito.
O elemento AR nos permite imaginar, fantasiar, devanear, criar possibilidades, pois os pensamentos são como os ramos e galhos de uma árvore, que se estendem em várias direções, e dessa forma sistêmica, estão " dialogando" entre si todo o tempo.
Nos permite também voar para o alto e para além de nós mesmos, exercitar a visão panorâmica do mundo, o que é o privilégio dos pássaros e também daqueles que, aquarianamente, possuem a mente livre e sem amarras, sempre pronta para novidades e aventuras.
Tereza Kawall
Tereza Kawall
Astróloga, psicóloga clínica com orientação junguiana, pós graduada em psicossomática.
Foi colaboradora na Revista Planeta com temas de astrologia, comportamento, saúde, espiritualidade e mitologia.
Colabora no Almanaque do Pensamento desde 2014.
www.instagram.com/terezakawall/
www.facebook.com/JUNG-online-1099583936733346/
www.facebook.com/ecosdeurania/photos/
  www.blissnow.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil