Home page

20 de outubro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


A Linha da Vida e os nossos caminhos
Yewa Lintz de Freitas
 
 
Nem tudo “está escrito nas estrelas”. O que acontece em nossas vidas é resultado da ação do destino e de nossas próprias escolhas. Onde nascemos, a família que temos, nosso sexo, ter herdado o temperamento ou a vocação do pai ou da mãe, são situações que nos são colocadas, isto é destino.
Mas grande parte da vida é construída a partir de pequenas e grandes escolhas, em todos os campos: onde você mora, com quem se casou, sua vida profissional são questões que envolvem decisões pessoais. A Linha da Vida nos ajuda a refletir sobre nossa caminhada, sobre as escolhas que efetuamos ao longo da vida e sobre as influências que recaem sobre essas escolhas.
Foto de
Caminhos
Foto de J. Chanders in www. www.redbubble.com
 
A Linha da Vida é traçada a partir do nome e da data de nascimento utilizando os Arcanos Maiores do Tarot para representar a caminhada do ser humano ao longo de sua vida. É composta por cinco Arcanos, cada um relacionado com uma fase da vida e com outros aspectos.
Quando vamos interpretar a linha da vida, algumas pessoas perguntam se o Arcano é “bom” ou “ruim”. Então sempre explico antes da leitura que não há Arcanos bons ou ruins.
Todo Arcano fala das qualidades, das disposições e tendências positivas e negativas.
Ao refletirmos sobre nossa linha da vida, vamos nos deparar com nossos recursos e potencialidades, mas também com nossos desafios pessoais. Cada um tem seu próprio jeito de caminhar pela vida, e nesse sentido, não há “melhor” nem “pior”, apenas formas diferentes de viver, que expressam o ser único que habita em cada um de nós.
A Linha da Vida é um recurso para o autoconhecimento. Lançamos um olhar para dentro de nós, verificando quais as qualidades do Arcano que nos corresponde, de que forma ele atua em nossa vida. Não buscamos fazer predições, mas apontar para as disposições psicológicas e para as etapas a serem percorridas por aquele ser humano no seu processo de desenvolvimento.
Outra questão diz respeito à correspondência com as fases da vida. Do ponto de vista cronológico, é bom lembrar que pode não ocorrer uma correspondência precisa. Certas circunstâncias podem abreviar ou prolongar qualquer uma das fases da vida, influindo sobre o período em que vivemos sob a influência do Arcano. A Linha da Vida aponta o caminho psicológico e espiritual colocado para aquela pessoa.
As Posições e exemplos
A primeira posição trata da personalidade, dos dons físicos e morais e de tudo o que nos foi concedido por nascimento. Uma pessoa que tem O Imperador nesta posição tende a possuir capacidade de liderança, pensamento lógico e organizado, facilidade em se expressar, de lidar com as questões materiais, e outros aspectos.
O Imperador
Primeira posição
 
O Papa
Segunda posição
 
O Carro
Terceira posição
 
A Morte
Quarta posição
 
O Eremita
Quinta posição
A segunda posição representa o ambiente familiar, a época em que viemos ao mundo e as tendências que o meio em que vivemos irá favorecer ou dificultar. Corresponde à infância e a juventude. Vamos imaginar que O Papa ocupa esta posição. Então vamos supor uma educação que valorizou os aspectos éticos e morais, um ambiente familiar em que havia muita comunicação entre as pessoas e que a pessoa teve oportunidades para desenvolver seus talentos e potencialidades.
Se ela vem com A Torre na segunda posição, vamos imaginar que algum acontecimento difícil ocorreu aqui, talvez a perda ou divorcio dos pais, uma crise financeira, ou qualquer outro tipo de dificuldade que tornou esta fase da vida um pouco complicada. Naturalmente isto reflete sobre a pessoa e pode ter vivido sentimentos de insegurança, abandono ou medo nesta fase.
A terceira posição nos conta do caráter e das aspirações que a pessoa tenderá a buscar na vida adulta. Cronologicamente corresponde ao ingresso na vida adulta, em torno dos 21 anos, até por volta dos 40 anos, lembrando que podem ocorrer variações na faixa etária, de acordo com as circunstancias de vida.
Se a pessoa vem com O Carro, por exemplo, vamos supor que a pessoa dotada de muita energia e vitalidade, tenderá a ser bem sucedida ao buscar atingir seus objetivos. Vida movimentada, sucesso e outros aspectos relacionados com este Arcano colocado nesta posição.As questões profissionais e amorosas são temas que o consulente costuma explorar nesta posição.
A quarta posição corresponde à realização, à opinião de si mesmo na maturidade e ao olhar retrospectivo sobre nossa vida até então. Se a pessoa vem com A Morte, o significado é o de transformar-se profundamente, irromper como um novo ser, e não à morte física. Há pessoas que tem A Morte na primeira posição. Se a Linha da Vida estivesse apontando para a morte física, naturalmente a pessoa não estaria na sua vida adulta, analisando o Arcano. A Morte aqui tem a ver com renascimento, o que exige esforço, perseverança, cortar coisas inúteis ou que não são mais apropriadas para essa nova fase da existência.
A quinta posição relaciona-se à missão de vida, ao que se espera que a pessoa realize nessa existência e a última fase de sua vida nesta passagem sobre este mundo. Vamos imaginar que a pessoa venha com O Eremita. Sabedoria baseada na experiência, clareza mental, prudência, calma, paciência e recolhimento são algumas das suas qualidades. Sua missão é levar a luz, iluminar quem encontra ao longo do caminho.
Síntese
A relação entre os Arcanos colocados em suas respectivas posições deve ser sempre observada. Por isto, ao final, sempre é bom fazer uma síntese para que o consulente tenha uma visão geral.
A Linha da Vida é um convite a uma viagem pelo passado, presente e futuro, uma oportunidade para refletir sobre si mesmo e direcionar seus passos no sentido da realização de suas aspirações e da sua missão de vida. Como dissemos, há jeitos diferentes de caminhar na jornada da vida. Que todos nós façamos uma boa e feliz viagem!
novembro.11
Contato com a autora:
Yewa Lintz de Freitas - yewalintz@ig.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil