Home page

17 de dezembro de 2017

Responsável: Constantino K. Riemma


Força: a face feminina da fera no arcano 11
Cristina Guedes
A Força é um Arcano de grande energia receptiva, assinalada por uma identidade feminina sacerdotal e iniciatória, com mestria nas expressões que sugerem refinamento, habilidades e mediação do Logos (para os gregos, princípio de ordem e beleza Universal). Sua conexão é o poder da persuasão, algo que diferencia o ser humano do mundo animal. A Força traz a figura de uma mulher autônoma, dotada de poderes mágicos, mas dedicada à natureza e à cultura, tanto que mostra como dominar os reinos práticos e objetivos da Psique humana: os disfarces da raiva, a dualidade da inveja, a histeria da mentira e a empolgação do Ego. Com as mãos nuas a mulher se apresenta reflexiva e sutil, independente, brevemente exigente pela capacidade de sua introvisão de nos mostrar uma fonte de ternura e percepção interior aguda, guiando os impulsos mais primitivos do Homem (representado pelo Leão) para o caminho do conhecimento do bem.
A Força é a carta que ocupa o ápice da pirâmide central dos Arcanos Maiores, representando o domínio dos dons da vida. Para o iniciado, domar o Leão significava dominar a própria alma, na melhor das hipóteses, iluminar nossos afetos em nome da terapêutica visão do caminho do meio. Ainda que dê a impressão de acalmar o Leão, a mulher também participa de sua psique. Todavia ela não precisa matá-lo, mas precisa saber lidar com sua força e agressividade. De fato, conquistando o objetivo máximo da vida que é evoluir espiritualmente e a garantia de poder ajustar o animal num siso mais equilibrado e numa força bem mais evoluída. Muito apropriadamente ela imobiliza a mandíbula do Leão colocando-o acima das enfermidades humanas, ou seja, ela neutraliza a força com a não força. O que nos indica particularmente uma aproximação com a lei da não resistência. Ela não usa uma medição de forças, mas uma energia de soberania diante da fera, sem desrespeitar suas capacidades instintuais. Isso quer dizer que a Força emite a ponte entre espírito e matéria, razão e instinto, força e delicadeza; trata-se de um excelente Arcano regente de 2018 e que nos ensina o momento onde devemos nos permitir exercitar nossa vontade de estabilidade emocional, no qual teremos oportunidades de testar o autoconhecimento, o autocontrole, a autoconfiança e a autodisciplina.
A Força, o arcano 11
Correlações de Nefertiti com a Força
A força e seus dons sobre o ser, a percepção dos limites,
as emoções do desconhecido leão interior
A Força é uma carta importante, de muita vocação, de especial grandeza para quem está usando o que tem de melhor em si mesmo. Como acontece com todas as forças arquetípicas, o leão representa o mais terrificante anseio de todos nós: a nossa Sombra. Tudo aquilo que rejeitamos, as vozes rascantes e devoradoras da nossa personalidade que não aceitamos. O fanatismo, a violência, o orgulho, o egoísmo. No caso da Força, os mais escuros recessos do ser aparece como um Leão e só uma dama pacífica pode controlá-lo. A incrível força animal vingativa poderia ferir a nossa dama, mas ela está serena. Serena mas atenta. Ela sabe que não pode agir sem restrições, ou o leão irá devorá-la. Ela dificilmente perde o controle, e se o faz, o recupera com total dinâmica. Ela não corre risco nenhum de ser machucada porque ela reitera o devorador leão por meios psicológicos. Age como mediadora. E mais do que isso: ela consegue ter a Sombra ao seu serviço, sem permitir ser engolida. Ela é mais bem representada no Tarô de Marselha, onde ela aparece feminina, gentil e elegante, um símbolo de refinamento da cultura. A Força do Tarô não tem medo, precisa simbolizar as mãos nas mandíbulas de um leão, controlando-o aparentemente sem esforço.
Confiança por um alto saber do valor da própria força.
O arcano de número 11 rege 2018 no tarô
Se olharmos a numeração 11, que significa o número do perfeccionismo, da clarividência e do idealismo. É um número de forte magnetismo e caracteriza as pessoas energizantes, inspiradoras, inventivas, capazes de iluminar o mundo através de pensamentos e ações elevadas. O 11 da Força do Tarô também caracteriza os dons de mediunidade, o sentido religioso onde são ampliadas as formas elevadas e voltadas ao ocultismo. O 11 nada mais é que o dois se somados 1 + 1 = 2. É um dos números místicos por excelência, indicando ação correta, pensamento correto e desenvolvimento correto. E é isso que nossa dama está fazendo, está aplicando a ação correta. Ela só precisa saber usar as mãos e exercer sua magia, no caso dela a magia já está incorporada no seu Eu Superior. Ela controla a besta naturalmente para lograr a glória da nossa transformação humana. Ponha um ser humano no palco da vida e observe o que ele diz e faz. Tal como o 11 da Força, a dama percebe esse acontecimento e é apenas ela que pode contar consigo mesma e que embora suas capacidades possam ser delicadas elas precisam de embasamentos e orientações. Ela já sabe seus pontos frágeis e sabe como administrá-los pela Força, podendo até conseguir coisas que achava impossível alcançar. Esta é a primeira coisa a lembrar da energia do número 11 neste Arcano, ou seja, para a Força o Leão representa a personificação da Alma, isto significa que para atuar, precisamos formar papéis que identifiquem nossas especialidades. É no 11 da Força que voltamos a uma nova espiritualidade e desse modo trazemos alegria para as pessoas e inspiração.  O número 11 representa o idealismo do Homem na direção de sua própria espiritualidade e de Deus. Simboliza a clarividência e a colaboração maior com a humanidade.  O 11 traz o forte magnetismo e tem a ver com os ideais humanos. Intuição é a maior força desse número, assim como a sensibilidade extrema. É um número relacionado às invenções voltadas para o bem da humanidade, das ideias elevadas que só ascensionam o coração do Homem. No sistema numerológico do 11, ele aniquila o cinismo, o charlatanismo, a preguiça, a desonestidade, a desorientação, a falsa superioridade e a mesquinhez.
A Força como crescente fluxo de domínio
entre a vitalidade e a luz, o leão e a dama.
Decerto, de cortesia e de coragem, temos de encarar nossos instintos como fontes de força da energia pura que não deve ser escondida por vergonha ou reprimida por medo de julgamentos. O Leão nos mostra o caos em que muitos vivem, mas nele estão as raízes da nossa reorganização emocional. Precisamos encarar os nossos leões internos, nossas feras internas para podermos incorporá-las, deixando que elas nos fortaleçam na coragem de agir e impulsionar a vida. Em outras palavras, o Leão mostra nossos aspectos sombrios negligenciados, traz-nos mensagens para chamar nossa atenção, a capacidade que temos de imantar novas situações que precisam ser vividas dentro da nossa jornada para realizar nova missão, este poder vem da busca e do exercício dos nossos dons interiores. O Leão é o momento onde estamos conscientes de nós mesmos, e em plena conexão com nossos instrumentos transpessoais. Ao se definir pelas capacidades da dama, o Leão lida com as próprias emoções que desejam se superar através do equilíbrio. Com efeito, o Leão é o sinal que temos para poder tratar nossas emoções desequilibradas. Já a mulher firme apresentada na carta, mostra que o consulente já está dominando seus dons, que percebe que tem limites e está premeditando a melhor forma de usar tudo aquilo que ele tem para triunfar na hora certa.
A Força fala que a pessoa esta sabendo lidar melhor com suas emoções, e esta canalizando melhor sua energia para evoluir na luz. Eis a figura de uma mulher calma e serena dominando com suavidade a vontade de um Leão. A Força não é a força bruta, é o poder feminino. Esta mulher significa o domínio moral e emocional, que anula as sombras e promove a luz. É uma força feminina superior e inteligente, plena de virtudes, que age de forma sagrada e transbordante, com alegria, prazer, sensualidade, vitalidade e magnetismo pessoal. Esta mulher convida a empregar toda a nossa energia e paixão nos projetos em que estamos envolvidos. Mostra uma pessoa corajosa, com força de caráter e com uma grande vontade de vencer e demonstrar o seu poder de ativar a imaginação humana. Será que é preciso explicar isto? Claro, que vocês sabem identificar as pessoas fortes em volta de vocês. Apesar de que a maioria das pessoas sente muito medo de quem diz o que sente e expressa com atitude o que diz. Essas pessoas brilhantes existem e o critério delas é a originalidade e a autenticidade.
A Força de Terrauh Barrett
Deixar o sentido final do símbolo, livre e sem limites
A mulher é como a pirâmide superior que capta a energia do Cosmos. Representando o poder de imantar as conexões necessárias para o desenvolvimento do karma. Poder, Domínio sobre todas as situações, Êxito, Coragem, Vontade, Energia, Segurança, Esforços que levam ao triunfo, Potência do Magnetismo Feminino, Valentia, Determinação, Sensualidade e muita Força em todos os campos da vida. Sob a presença desta mulher podemos abraçar qualquer projeto, pois a motivação, o empenho e a força de vontade estão garantidas. Estas pessoas que possuem este Arcano vivem o amor com intensidade e grandeza nas relações, pois são focadas na união, no bem e na verdade. Grande magnetismo pessoal, aliado a uma personalidade brilhante e carismática. Pessoa determinada, firme e decidida; contudo, no seu temperamento, encontramos alguma agressividade, mas que bem intencionada age com muita atitude e desmascara situações falsas de servidão e manipulação de terceiros em volta do consulente.
Planos do arcano 11 para 2018
Portanto, em 2018 este Arcano vai representar as atividades que serão mais marcantes na diplomacia e nas políticas. Ou seja, a perspectiva para crescimento do país é enorme, uma vez que, o comércio exterior está propenso a evoluir cada vez mais. E não é só isso, a evolução pessoal relacionada ao empreendedorismo também é favorecida em 2018. Ótimo ano para assuntos ligados a educação e busca pelo desenvolvimento intelectual. 2018 é a hora ideal de fazer aquela limpeza interior.
Em 2018 o Arcano A Força usará de todas as capacidades para a realização de um ideal mais humanista. Você será capaz de ver com clareza a situação que está ao seu redor. O que precisa fazer, com o que e com quem pode contar. A Força exercerá grande influência sobre nossas vidas, mas cabe somente a você fazer com que seu ano seja incrível. Lute e vá atrás daquilo que deseja e te faz feliz. E faça com que seu 2018 seja inesquecível.
Procure saber qual é a dimensão das suas dificuldades, qual o empenho que precisa ter para realizar seus objetivos em 2018. E tenha estes objetivos muito claros na sua cabeça. Ou seja, você saberá onde está pisando e saberá qual é o tamanho da sua força. Só resta usar suas novas especialidades para ampliar seu poder. Hora de agir. Controle de si mesmo. Controle das situações. Controle emocional. Tudo resume A Força do Arcano 11 em sua vida.
Soltando as feras
Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Soltando as feras sentimos um grande alívio, mas trancando a fera na jaula poupamos nossos amigos, companheiros e familiares, mas ficamos com um sapo (ou um leão rugindo dentro de nós?) preso na garganta. E agora o que fazer com essa fera? Deixemos que a Força venha como uma grande lufada de vento. Respiremos sua energia brilhante - ela é nossa fortificação. Do momento que interagimos com a Força, assim como a dama interage com o leão, conseguimos absorver seu poder, integrá-lo ao nosso self.
Ou seja, o intelecto triunfando, a faculdade de criar, analisar e dominar por meio da determinação que dá o conhecimento da verdade. Nefertite dominando o Leão, que simboliza os dons, ele faz parte da conquista de um espaço dentro da sociedade para o exercício do um ser pleno e ordenado. Arcano que ensina o domínio das baixas paixões, e conservação da própria integridade moral, a criação de elementos materiais por meio da fé. A mulher delicada e firme simboliza o estímulo da evolução, só que esta força estava sem controle antes, e por isso o Leão dá a direção a este impulso vital feminino.
O Leão é luz que nos alimenta e nós devemos alimentar o Leão para ele jamais ser humilhado e nem esfomeado. E podemos, assim, distribuir sua intensidade, seu alimento da libido. Podemos até escolher a nova dimensão dele que o ajude a viver apaziguado ou se tornar melhor em sua ferocidade. Essa solução serve para momentos de raiva, situações de crise, para momentos em que somos tomados por uma grande razão de mudar um quadro em nossa vida com atitudes firmes e definitivas.
O Tarô, meus amigos e amigas, aconselha não obriga. E persuadir um ser instintivo em todo seu sofrimento humano a praticar o bem é defender sua alma em devido tempo. Mas só se este permitir a ordem divina do equilíbrio. Mergulhe no seu Leão interior e dê espaço para ele brilhar com todo o seu coração. Tenha força, tenha fé, tenha vontade de rugir para não se tornar um hipócrita e acomodado. Que esta ordem te torne capaz de agir e ver as complicações que foram criadas em tua vida. Com o verbo no presente, hoje você ama. Com o verbo no futuro, amanhã você amará muito mais. Creia que você se ame antes de tudo.
Devolva autonomia à sua vida. Faça a experiência do Leão da admiração e não seja mais rotulado de bacaninha, bonzinho, painho ou mainha. Esse diagnóstico "inho" não é para gente forte e lúcida como você. Quer o mundo te aceite, quer o mundo te critique, Tu És. Eu estou contigo nesta vitória! E quando alguém tentar te fazer mal. Há uma Justiça e um Leão enorme para abocanhar estes sintomas. Encare sua espiritualidade e materialidade de frente, pois só os grandes guerreiros assumem quem são e enfrentam diversos leões por dia. Prometido não é; você simplesmente veio para ser forte. Segure a mandíbula do leão e depois me diga: "eu não posso negar minha existência".
O Leão tentará te dizer, pare de procurar a causa e pare de procurar o culpado. Então, há outro modo de abordar um leão como você?
Efetivamente sim, com sinceridade e muitos rolos de pergaminho se faz uma Sacerdotisa que nos provoca com a graça da transformação pela vida. Mas realmente o propósito do Arcano a Força é te devolver todos os teus dons ancestrais, iniciáticos e definitivos. Na prática mesmo, quer saber? Você é uma forte. E você é um forte. Para mim é uma alegra imensa poder dizer isso aos meus clientes, leitores e amigos do Clube do Tarô.
Cristina Guedes 
Escritora, Tarologa e Terapeuta Metafísica
Consultas: 83 9 9930-0853 e 83 9 9188-2611
Outros trabalhos seus no Clube do TarôAutores
Edição: CKR – 3/12/2017
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2016 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil