Home page

11 de dezembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


2011: Reverenciando o ano que chega!
Adriana Carneiro
 
O que avistamos logo ali?
Pois sim, um novo ano e mais uma vez como ao fim de cada ano, somos convidados a fazer um balanço do que foi o ano que passou e o que poderemos nos propor a mudar para o ano que entra, há uma esperança de renovação, imaginamos um caminho que se abre trazendo vibrações diferentes e muito melhores. Mas a tendência de muitos é, antes que mais nada que o ano mude e, por si só, tudo mudará sem nenhum esforço pessoal, poucos querem gastar energia com que precisa ser mudado. O ser humano de maneira geral tende a decidir mudar apenas quando seu prazo está se esgotando, aproveitar mais quando a sua viagem está prestes a acabar, aí sim deseja viver cada minuto.
Para muitos o desejo de mudança vem junto com a espera da mágica, da transformação. Saem correndo em busca de um tarólogo para questionarem: Como será meu ano? O que acontecerá no meu casamento? Terei a viagem que tanto espero? O emprego que almejo? Casarei com o namorado que estou agora?  Conseguirei emagrecer? Em resposta a essas questões tão freqüentes no escritório de um profissional de Taro, posso afirmar e acredito que muitos colegas diriam o mesmo, que sem esforço e disciplina nem a mágica poderá dar certo. Não há milagre, há apenas uma colheita e tudo absolutamente que colhemos hoje, plantamos em uma ocasião passada. Dependendo do plantio, a colheita pode ser boa ou má. Muitas orientações são passadas incansavelmente em sites, consultórios psicológicos e médicos, centros espíritas, templos budistas, igrejas, livros de auto-ajuda, profissionais de taro, cartomancia, enfim no geral todos dizem: Viva o momento, contemple o hoje, viva a vida com intensidade e responsabilidade, tenha disciplina, não coma apressadamente, aproveite o tempo com filhos, perdoe mais, não guarde magoas, pense antes de agir, tenha método, conheça a si mesmo, ame-se, espiritualize-se, equilibre o lazer, trabalho, família e espírito, etc. E é curioso que, justamente esse assunto que é discutido em tão grande proporção, é o mais penoso de se realizar, o óbvio é muito difícil de assimilar! Quantos resistem até se curvarem diante de uma situação crítica que os obriga a promover uma verdadeira mudança e investigação a nós mesmos? Apenas fazemos quando é despertado o sentido de urgência, poucos de nós fazemos uma profilaxia (prevenção). Mas a mágica para que tudo mude, sem dúvida é através do autoconhecimento e dele vem com toda certeza a cura de muitos males, curar é algo que se conquista após a busca de si próprio.
Planejar um futuro é muito bacana, dá a sensação que só por queremos, iremos conseguir, mas não basta querer é preciso fazer algo. Porque ainda temos a idéia de que a “felicidade sempre estará num pote de ouro no fim no arco íris” ou de que encontraremos a “luz no fim do túnel” ou mesmo repetindo a frase: “Tudo no fim sempre dá certo e se não deu é porque ainda não chegou ao fim”! Ora, será que temos que esperar tanto para usufruirmos os bons momentos na vida, será que teremos que nos culpar pelo estado da busca da felicidade nos vários instantes de um mesmo dia? Enquanto pensarmos dessa forma certamente não poderemos sorver o que há de melhor no instante, no agora.
Pudemos constatar como o ano de 2010 passou com uma velocidade avassaladora, não é mesmo? E assim será cada vez mais e mais, explicam os especialistas. Vejamos então tudo isso de maneira positiva e produtiva e aproveitando melhor o tempo que temos a nossa disposição. Sabendo da velocidade que o tempo passa, quem mais a não ser o senhor do tempo, o Taro, para nos orientar de maneira produtiva como podemos então viver os últimos dias de um ano que está ainda sob a influência do arcano da Imperatriz que nos trouxe abundancia, beleza, comunicação, mas também desconfiança e orgulho. Vivamos cada dia desse mês ainda aproveitando tudo o que esse arcano nos trouxe de vibrações positivas, como a beleza, a intuição e que possamos corrigir todo o negativo que absorvemos, caso não a tenhamos usado de maneira produtiva a influencia desse arcano, como a desconfiança, a vaidade excessiva, a impulsividade. Agora então é tempo de aproveitar tudo que foi concebido de bom, até o último instante antes da chegada do grande regente do ano de 2011.
Falemos então do ano que se aproxima e o que nos reserva.
O Imperador
O Imperador
Connolly Deck
 
Será um ano que traz como vibração, como energia o arcano forte e austero do Imperador. Que isso quer dizer?  Que Logo se vê que será um ano de muito trabalho, tanto no aspecto de tarefas a serem cumpridas, como no sentido das possibilidades, do crescimento, porém sempre dependendo da disciplina que esse arcano impõe. Precisamos para realmente passarmos um ano bem aproveitado, que nos disciplinemos e busquemos organizar o que se concebeu no ano atual que esta sendo guiado pela Imperatriz, tudo que veio em abundância, agora é chegado o momento de organizar, prover, trazer a ordem e por outro lado evitar o exagero na autocobrança, evitar rigidez excessiva, a intolerância. Será um ano sobrecarregado de tarefas, sim será um ano de trabalho dedicado. Não está permitido protelar. Um ano que exige esforço, fôlego, maturidade, otimismo, garra, determinação. Portanto, poderá ser um ano maravilhoso para quem estiver disposto a arregaçar as mangas e colocar a “mão na massa”. Pois 2011 pede firmeza, método, disciplina, senso prático. Não é momento de devaneios, ilusões, fantasias ou comodismo.  A tendência
agora é solicitarmos de nós mesmos, mais força física e mental, disposição e desejo de estruturar seja o cotidiano, o lazer o trabalho, o amor, a saúde ou as finanças. Em quaisquer desses setores será pedido disciplina, determinação e ordem. O Imperador valoriza as raízes, a família, o trabalho, faz prevalecer a manutenção do que é sólido, prega a consistência em tudo que se faz, além de pedir senso prático e mais apurado, cumprimento dos deveres, regras, princípios, normas, reconhecimento dos direitos. Seremos cobrados pela disciplina, mas não aquela que cerceia, limita, mas a que organiza, orienta. Para parecer mais fácil cumprirmos um ano Imperador, pensemos, portanto, no custo benefício da disciplina: Um religioso, que depende de disciplina em seus estudos para sua elevação, no quanto um professor se prepara para poder passar seu conhecimento aos alunos, no ganho de saúde em caso de uma dieta alimentar por doença ou por necessidade estética, numa bonificação no trabalho ao alcançarmos as metas que nos são propostas, numa ponderação maior para que se evitem impulsos nos fechamento de negócios incertos ou gastos desnecessários, então será momento de economizar, guardar.  Certamente eu me perderia aqui nos exemplos que são muitos, mas o que importa é citar alguns dos inúmeros benefícios do uso da disciplina, da ordem, da economia, E é lógico que se torna necessário tomar cuidado para isso não se transformar em teimosia, preconceito rigidez, autoritarismo, despotismo, intransigência e mesquinhez, que são aspectos negativos desse arcano.
É extremamente necessário a cada um, esse esforço no próximo ano... Caso não queiramos a cobrança austera do Imperador.
Uma tiragem para 2011
Dada essa introdução dos aspectos positivos e negativos do arcano que regerá 2011, perguntamos: “Como lidar com esse ano que nos exigirá tanto esforço?” Foi aí que me propus
a escolher uma tiragem que pudesse orientar mostrar pontos a serem melhores aproveitados, alertar sobre alguns obstáculos que poderão surgir durante esse ano que promete tanto rigor
Escolhi uma tiragem comum a muitos tarólogos, a tiragem da “Ferradura” onde são retiradas 7 cartas do baralho de 78 lâminas, sendo separados os arcanos menores dos maiores. Onde selecionei 7 lâminas do grupo dos arcanos maiores e 7 do grupo dos arcanos menores (tiradas aos pares). Tentei adaptar a tiragem ao tema proposto aqui, portanto, segue a disposição do método, juntamente com a interpretação, sugerindo uma maneira de lidar com o ano do Imperador, aproveitando a vibração que ele trará para que não soframos com a dura cobrança dessa lâmina.
 
Tiragem da ferradura
Primeira posição
Traz a atmosfera que viveremos segundo a influência doImperador:
 
 
O Mago com o Dois de Ouros.
Interpretação: Temos aqui uma energia conjunta com a influencia do Imperador, que traz o mago nos motivando a desenvolver coragem, enfrentamento, iniciativa para lidar com toda a energia do ano que entra no ano e o 2 de ouros nos previne que essa iniciativa, coragem não será tão fácil, pois, encontraremos algumas pedras no caminho, obstáculos, dificuldades, mas a boa notícia é que elas poderão ser facilmente resolvidas, uma vez que acompanham o corajoso e desbravador Mago. Cheio de artifícios, com suas “Cartas na manga”!
Segunda posição
 
 
Encara as forças do Presente:
O Julgamento com o Seis de Paus
Interpretação: Porque como falamos acima, no momento presente ainda sofremos a influencia do arcano da Imperatriz, é natural que agora estejamos desejando renovação, com a carta do Julgamento, pois o ano finda em breve e queremos (junto com a renovação o renascimento) a vitória da maravilhosa que chega com o arcano menor 6 de paus que abre os caminhos, as novas idéias, um novo aspecto para tudo, essas duas cartas combinadas nos apontam a esperança que se renova.
Terceira posição
 
 
Refere-se ao futuro, o que nos reserva para 2011. O que vem com o Imperador?
O Carro com o Rei de Ouros

Interpretação: O carro mostra que o ano que chega vem com movimento e podermos lidar com ele além da bravura do Mago, que já se apresentou na primeira lâmina, poderemos pegar as rédeas, independência, conduzirmos nossas próprias vidas, dessa forma o sucesso será garantido, inclusive com o reforço da carta do rei de ouros traz concretização, prosperidade, efetivação (observe que o futuro depende do aproveitamento do melhor que o mago puder dar de si, portanto trabalhemos nisso).

Quarta e quinta posições
Dão conselhos e avisos
         
A Imperatriz com o Nove de Ouros   e   A Força com o Sete de Paus
Interpretação: Os conselhos da posição 4, com a Imperatriz e do 9 de ouros, nos alertam para que saibamos organizar toda abundancia que a Imperatriz nos concedeu ainda em 2010 e que nos preocupemos em não contarmos apenas com a sorte, pois não será um ano de sorte e sim de trabalho, suor, luta enfrentamento. Junto com essa dupla, vemos na posição 5, a Força juntamente com o 7 de paus, onde nos orienta a ”Matar um leão por dia!”“.
Eis aqui a demanda que teremos que atender nesse ano de 2011!
Sexta posição
Diz sobre os obstáculos a serem superados ou evitados.
O Diabo com o Oito de Copas
 
 
Os empecilhos que enfrentaremos no ano a seguir, logicamente não poderiam ser outros. Alerta aos mais preguiçosos: Não teremos espaço para eles, nem os proteladores, irresponsáveis ou aos que cedem aos ímpetos da malandragem nem mesmo aos que querem tudo nas mãos e “Empurram com a barriga”. Os que tendem aos vícios e tudo o mais que traduzir em indisciplinam, serão duramente cobrados por ser um ano que pede muito de cada um e não terão chance aqueles que não se esforçarem, nem aos desertores. Também devemos nos preocupar com a tendência de um ano que poderemos ceder ao materialismo exagerado a paixões mundanas e frivolidades, excesso de apego e mesquinhez.
Sétima posição
 
 
Sintetiza o resultado que teremos, se cumprirmos as orientações sugeridas:
O Sol com o Sete de Ouros
Interpretação: Se houver um bom aproveitamento dos conselhos sugeridos na tiragem, certamente será assegurada uma boa colheita, o que vemos com aqui a presença do 7 de ouros. E a satisfação que o Sol pode trazer junto com essa colheita logicamente, trazendo mais alegria e uma visão bem clara a respeito de nós mesmos e do universo. Sabendo lidar com um ano tão rígido, seguindo tais conselhos colheremos o melhor resultado. Tarefa nada fácil, mas possível!
Bem, depois de tudo que falamos aqui por que desejaríamos uns aos outros apenas um mágico e feliz ano? Melhor então acrescentar nesses votos, desejando a todos: “Uma feliz atitude nova!”.
 
As cartas que ilustram esta apresentação são do Connolly Deck - US Games.
http://www.tarot.com/tarot/decks/index.php?deckID=67
 
dezembro.10
Contato com a autora:
Adriana Carneiro - www.deltapsi.blogspot.com
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil