Home page

16 de outubro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


2013 – O arcano dos Enamorados e o Ano das Decisões
Júlio César
 
Todos os anos, nas vésperas das festas de fim de ano, sensitivos, tarólogos, cartomantes e videntes em geral se ocupam com a difícil tarefa de estudar as cartas e outros métodos oraculares para traçar um perfil geral sobre os vários aspectos que serão mais evidentes no ano vindouro. E a tarefa de sermos sucintos não é fácil, pois além de uma gama infinita de aspectos a serem analisados ainda temos o grande carro-chefe de nossa sociedade que se chama “livre-arbítrio”
Representação dos Enamorados
O Enamorados
Imagem de autor não identificado
 
O livre-arbítrio pode nos levar aos céus ou nos jogar no total limbo das emoções e ações. Ele nos liberta ou nos aprisiona com a mesma facilidade, afinal, quando lemos as tendências de nosso destino nas cartas do Tarot, por exemplo, temos a oportunidade, talvez única, de moldarmos nosso destino através do livre-arbítrio de forma mais sutil e perene, evitando assim, as várias armadilhas e peças que a vida nos prega.
Sendo assim, dentro desta temática de “livre-arbítrio”, “livres escolhas”, “decisões” e até mesmo, em última análise, a “indecisão”... surge a Carta regente do ano de 2013 que será a Carta dos Enamorados. Esse arcano controverso e polêmico que fala de amor, incerteza, decisões a serem tomadas, talvez uma certa oscilação no momento de tomar uma decisão, dúvidas e até um caráter neutro dentro de jogos mais específicos de leitura se mostra como principal agente nas definições espirituais das atitudes humanas no que se aproxima. Porém, é inegável que os aspectos mais belos dessa Carta falam mais alto quando analisamos sua composição arquetípica dentro do posicionamento que esse Arcano ocupa dentro da sequência dos 22 Grandes Trunfos  do Tarot: é a sexta carta, caso consideremos o Bobo como a última da sequência, ou será a sétima carta, caso consideremos o Bobo como a primeira carta, iniciando assim nossa contagem com o pressuposto
de que o caos absoluto esteja configurado como o início de tudo dentro do Arcano do Bobo como Carta inicial de nossa contagem dentro dos 22 Arcanos Maiores do Tarot.
Pois bem, como tarólogo há mais de 27 anos, vejo esse Arcano como a expressão de duas coisas distintas, analisando-se isoladamente essa carta: O âmbito emocional, onde a paixão, o amor, a liberdade e a alegria falam mais alto. E o âmbito mental, onde as decisões se tornam mais críticas e pesadas, onde a capacidade de raciocínio fica um tanto ofuscada pelas emoções. Enfim, cabeça e coração teimam em se confrontar e se contradizer trazendo assim uma dificuldade maior na tomada de decisão.
Sendo assim, a profundidade da temática da “Escolha” oferecida pelo Arcano 6 está em qual dos dois caminhos vamos utilizar para viver: A Cabeça ou o Coração. E nessa batalha interna temos que avaliar com muito cuidado se o assunto em questão que estamos tentando resolver está mais contido pelo âmbito racional ou emocional. Aí sim, faremos a escolha correta sobre qual a ferramenta adequada para resolvermos este ou aquele problema. Afinal, quem deve me ajudar nesse momento de escolha? Minha cabeça ou meu coração?
E nessa batalha de emoções e razão, teremos em 2013 um aspecto menos favorável na política, por exemplo, que precisa ser pautada por decisões racionais que envolvem a destinação de recursos financeiros, por exemplo. E assim, se torna menos eficiente, pois está num ciclo racional pautado pelas influências emocionais do Arcano 6.
Porém, nesse ponto uma questão inquietante toma minha mente. Se iniciarmos nossa contagem pelo Arcano do Bobo, teremos a Carta dos Enamorados como sétima Carta da contagem. E qual é a sétima carta dos Arcanos Maiores? O Carro, certo? E qual a temática do Carro? Velocidade, as rédeas do destino em nossas mãos, precipitação, a guerra do ganha-ganha capitalista, o ganhar espaço na base da “cotovelada”, não é mesmo?
Então tomo, nesse caso, a carta dos Enamorados como início de decisões que não devem ser tomadas em hipótese alguma de forma precipitada e pautada pelas emoções, mas sim, no caso da política, de forma muito bem engendrada com múltiplas reuniões de cúpula onde a voz do povo, enfim, deve ser ouvida.
Dessa forma, coloco o ano de 2013 iniciando de forma morna, sem grandes mudanças, porém no segundo semestre  (início de junho – mês 6 – Arcano 6) as coisas mudam de cenário e o Carro entra com força nessa disputa trazendo queda de ministros, discórdia entre partidos, um clima mais hostil nas conversações entre governos e um clima de guerra sendo declarada no arcano 7, como posição de ocupação do Arcano 6, tendo como início de nossa contagem o Arcano sem número,ou
 
O Carro
O Carro, arcano sete
Acervo do autor
Zero, como é conhecida e entendida a carta do Bobo ou Bufão, como queiram.
Na minha opinião, 2013 será um ano onde os divórcios devem aumentar. Porém, reconciliações e a volta de casais separados também devem aumentar. Decisões precipitadas ou tomadas de forma muito rápida não serão nada positivas nem na vida pública e nem na vida privada. Tudo deve ser pensando 3 vezes antes de ser decidido, por isso, com a regência de Saturno em 2013 juntamente com a Carta dos Enamorados o stress, a irritação, as disputas e o clima mais belicoso deve estar em evidência no segundo semestre de 2013 tanto entre países que poderão declarar guerra aos seus vizinhos com o objetivo de proteger suas fronteiras como também na vida cotidiana entre pessoas comuns.
Além do Arcano dos Enamorados, 2013 será regido pelo Orixá Xangô, Orixá do Raio que corta a cabeça dos injustos com seu “Oxé” (Machado de duas Lâminas) e traz para frente tudo o que envolver a Justiça. Aliás, escândalos envolvendo a alta cúpula do Superior Tribunal federal também podem vir à tona em 2013.
Juntamente com Xangô, teremos o planeta Saturno, que em uma época remota era conhecido como o Grande Maléfico, mas que com o tempo perdeu essa nomenclatura e passou apenas a ser o planeta das transformações, mais ou menos como o Arcano 12 , do enforcado, que trás consigo uma carga Kármica muito forte e que cobra cada centavo daquilo que devemos em termos astrais e de vidas passadas.
Nesse contexto, resolvi fazer um jogo de perguntas e respostas objetivas e conforme as cartas iam saindo, fiz meus prognósticos para 2013, lembrando que em 2012 meu índice de acerto foi de 92%.
O Mundo
 
Sendo assim, o Brasil terá grande destaque entre os jovens nos esportes com revelações maravilhosas de talentos em lutas como MMA, Luta Greco-Romana, entre outras.
No futebol, bons agouros recaem sobre o Brasil como prenúncio de caminhos abertos para a Copa do Mundo em 2014, mas que deve ser encarada com muita cautela, evitando o salto-alto e o estrelismo que infla o Ego de jogadores e que atrapalha muito o bom desenrolar de atividades que representem uma boa participação do Brasil na Copa.
Questões relacionados ao verão, ao sol e ao mar trarão problemas naturais e recordes de temperaturas no verão brasileiro e também no mundo todo.
<--  21. O Mundo no Tarot Namur
Uma grande perda para o Esporte também deve ocorrer em 2013 com a despedida de um ícone do esporte com mais de 40 anos de idade.
Acidentes com fogo e água estarão nas manchetes, mas um índice gigantesco de raios e queda de barreiras deve afetar o Brasil também. Moradores de encostas e morros devem ficar em alerta.
Queda de avião é outro fator que deve ser muito observado pelas empresas e governo, pois o risco é grande e tem que ser evitado a qualquer custo com observação da manutenção das Aeronaves e investimentos no setor.
Um grande apresentador de TV sofrerá um mal súbito sendo internado às pressas.
Na política, uma limpeza muito positiva ocorrerá e a corrupção será menor em 2013, pois os bandidos do colarinho branco ficarão com medo da Justiça que se mostra mais efetiva em 2013.
 
O Diabo
O Diabo - Tarô Waite
A Lua
A Lua
Tarô de Carolina Trimano
 
Grandes fenômenos da natureza serão vistos pelos seres humanos com descoberta de novos planetas e ocorrências bastante claras de vida em outros planetas bem como a visualização de Objetos Voadores na região central do Brasil.
Grande líder religioso será colocado em maus lençóis em 2013 tendo sua vida pessoal exposta e um grande escândalo envolvendo seu nome cairá na boca do povo sendo manchete de jornais de grande circulação.
O Brasil se mostra como campeão na descoberta de doenças através de manipulação genética e chega muito perto da cura da AIDS e de diversos tipos de Câncer. Grande avanço da medicina.
Gravidez inesperada de apresentadora de TV impressiona o grande público.
Os paulistas e paulistanos estarão com muita sorte em jogos e loterias.
Novela da Globo perde audiência e torna-se um “café com leite” com baixos índices de Ibope.
Morte de uma grande e polêmica personalidade ligada à vidência, misticismo e artes ocultas no Brasil.
Atores Tony Ramos, Antônio Fagundes, Marcelo Antony, Marcelo Serrado, Marilia Gabriela e Grazzi devem ficar alertas. Problemas relacionados aos amores e emoções virão por aí além da saúde física.
Lula volta a apresentar problemas de saúde.
Grupos petistas crescem no Paraná em 2013 e Gleisi Hoffman torna-se de imediato o grande nome para o Governo do Paraná em 2014 como prenúncio da campanha política que vem por aí para o Governo do Estado.
Nova doença causada por bactéria causa susto generalizado no Brasil. Logo é controlada.
 
A Torre
A Torre
Essas são apenas algumas das observações rápidas e específicas que faço sobre o ano de 2013, porém temos diversos temas a serem abordados e que também estarão em pauta no ano vindouro.
Resta a todos nós rezar a Deus, aos nossos Orixás, mentores, guias e protetores para que nos defendam das mazelas e das dificuldades que façam com que o Arcano 6 dos Enamorados nos traga amor, paz, luz, sorte, alegria e tudo mais que o lado positivo desse Arcano possa nos trazer.
Um lindo e maravilhoso ano de 2013 a todos.
novembro.12
Contato com o autor:
Júlio César, tarólogo, atende em Colombo, Curitiba e via MSN.
Conheça detalhes de linha de trabalho em www.olhomistico.xpg.com.br
Outros artigos seus no Clube do Tarô: Autores
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil