25 de abril de 2024

Oxossi, o Enamorado
"Tarô dos Orixás"
de Eneida Duarte Gaspar

Na numerologia 2013 é um ano de numero seis, que corresponde ao Arcano do Enamorado, associado a Oxossi, o grande caçador amante das artes e da beleza, que lutou para fugir do domínio materno e conquistar a amada, ele teve a coragem necessária para fazer sua escolha e assumir a responsabilidade por ela.
Na Astrologia será regido pelo Planeta Saturno, Senhor do tempo e do Karma, da justiça e do merecimento. Saturno nos cobrara trabalho e muito suor, não ira tolerar corpo mole, e muito menos qualquer tipo de favorecimento, nada de procrastinação. Mas ele sabe recompensar também na mesma medida que sabe cobrar e exigir... pois o que se conquista num ano de saturno dificilmente se perde.
Outro fator importante é a lentidão dos nossos planos, Saturno é a responsabilidade, é o fazer bem feito, com certeza, com estrutura, planejamento agora é essencial, mas isso demanda tempo, portanto neste novo ano aquele antigo ditado que diz: "A pressa é inimiga da perfeição" estará valendo para todos.
Palavras chave: Trabalho, responsabilidade, maturidade, limites.
Signos mais afetados: Capricórnio, Aquário, Escorpião.
Saturno na mitologia ioruba, esta associado diretamente a Omulu/Obaluae, o Eremita no tarô dos Orixás, solitário, prudente e sábio, o Rei da Terra, o Orixá das pestes e das moléstias contagiosas, emissário de Oxalá, Governante dos mortos e médico dos pobres porque também sabe curar, exatamente como Saturno que sabe exigir e punir, mas também sabe recompensar.
A numerologia e a regência planetária nos mostram que mais importante que a capacidade de fazer a escolha certa , é o aprendizado de crescer e assumir as responsabilidades pelas mesmas.
Na Regência de Orixás temos: Iemanjá, mãe de todos os Orixás, protetora dos lares e das famílias, quem ampara as crianças no momento do nascimento, que no tarô corresponde ao Arcano 3, a fértil Imperatriz, a mãe geradora e criadora, o amor maternal, a autoridade e poder feminino em ação.
Omolu, o Eremita no Tarô dos Orixás -->
Ilustrações de Walter Tunis

Omolu - O Eremita no Tarô dos Orixás
Iansã, Rainha do fogo, da espada, dos furacões, deusa das tempestades, guerreira e companheira de Xangô, a dona dos cemitérios. A força Impulsiva e firme, associada ao Arcano 11, A força, nos mostra que o jeito certo de lidar com nosso leão interior é domesticá-lo para usar sua força.
Iemanjá, a Imperatriz no Tarô dos Orixás    Oxalá, o Sacerdote ou Papa no Tarô dos Orixás    Iansan, a Força no Tarô dos Orixás
3. Iemanjá, a Imperatriz – 5. Oxalá, o Sacerdote – 11. Iansan, a Força
Reproduções do "Tarô dos Orixás, de Eneida Duarte Gaspar, ilustrado por Walter Tunis
Oxaguian/Oxalá: equilíbrio positivo do universo, pai de todos os Orixás, da bondade, pai da brancura cor do luto no candomblé, principio do fim da vida. Resume em si vários deuses antigos; por isso, tem aspectos mais jovens e mais velhos. Oxalá, o Sacerdote, Arcano 5, o melhor conselheiro no campo da ética é a bondade.
O que esperar deste ano?
Um ano de batalhas, com certeza, Embora a grande mãe Iemanjá venha regendo o ano com seu amor e dedicação, vem acompanhada dos guerreiros Iansã e Oxaguian, como que para nos consolar, proteger e limpar as influencias negativas (Arcano 3).
Não espere nada fácil de mão beijada Iansã promete guerra e muita ventania, teste de fé para alguns, vitoria para outros, Oxaguian é uma qualidade de Oxalá mais semelhante a Ogum do que qualquer outra é o ano dos guerreiros, daqueles que tem fé, que não desistem, que foram provados e forjados no fogo (Arcano 5).
Os que tem determinação e coragem de sobra vão vencer as batalhas, mas não espere muito reconhecimento, o ano será corrido graças a Iansã e seus ventos,não vai sobrar muito tempo para comemorar entre uma batalha e outra,Oxaguian com sua determinação vai estar presente nos dando força extra... (Arcano 11).
Que venha 2013! Sarava, Motumbá, Kolofe, Axé...
novembro.12
Contato com a autora: