Home page

17 de fevereiro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


2016, o ano da sabedoria
Cláudia Hauy
O ano de 2016 virá com uma energia mais leve do que o ano que estamos terminando. Ao contrário do que alguns até estão pensando, não haverá, por exemplo, uma terceira guerra mundial.  2015 foi um ano denso e muitos estão com as piores expectativas para o ano que virá.
O Arcano XVI do Tarô, A Torre, terá uma certa influência no ano 2016, e esta carta alerta para o perigo de mais desastres naturais, ataques, bombardeios e violência deflagrada em todas as partes do mundo, com a possibilidade de acirramento dos conflitos que já estão em curso.
Mas consideramos a soma dos números que compõem o ano como o seu arcano de síntese e, em 2016, a síntese é o número 9, que no Tarô é O Eremita, arcano que fala sobre o decurso do tempo e sobre a maturidade que a passagem dos anos nos traz. Portanto, é um ano propício à assimilação de aprendizados obtidos através das experiências do passado e a oportunidade de solucionar problemas antigos, graças a um maior amadurecimento. Ou seja, a humanidade deve aprender a agir com prudência e sabedoria para resolver todos os conflitos, avaliando as consequências a longo prazo.
O Eremita e a Torre no Golden Tarot
9. O Eremita e 16. A Torre
Cartas do Golden Tarot of the Renaissance
Este arcano favorecerá todos os projetos humanitários, atitudes altruístas e trabalhos voluntários. Poderá ser um ano em que a sociedade se volte mais para o idoso, que se reflita mais sobre a terceira idade e que se busque melhorar a qualidade de vida dos cidadãos desta faixa etária.
Poderá haver mais conflitos nas fronteiras de vários países, pois o mundo tende a se reconfigurar e apresentar problemas nos deslocamentos de populações.
Será um ano difícil coletivamente, mas individualmente, sempre se pode brilhar em meio ao caos. A Sorte de cada um é diferente e se fizermos nossa parte para receber grandes bênçãos, certamente, como qualquer outro ano, 2016 será ótimo para nós.
É um ano favorável a concluir projetos, deixar para trás o que não deu certo e partir para novos planos, novos lugares, novos ambientes.
O ser humano já possui conhecimento e experiência suficientes para preservar o planeta e garantir a sobrevivência da espécie, está na hora de agir de acordo com estes propósitos.
Panorama nacional
Eu utilizei o Tarô de Marselha e o Golden Tarot of the Renaissance; o Tarô de Marselha com os Arcanos Maiores e Menores misturados, para perguntas diretas e algumas outras jogadas e o Renaissance com os Arcanos Maiores e Menores separados para uma Mandala astrológica, um jogo do mapa do mundo e um jogo do mapa do Brasil. Foram várias jogadas, cito apenas algumas, e os resultados foram estes:
A Justiça atua sobre o governo nacional logo no início do ano de forma mais incisiva e há risco de perda total do poder político e a decorrente queda do atual governo.
O maior desafio será o desemprego, que tende a aumentar muito mais, fazendo-se necessário que o brasileiro reinvente seu modo de ganhar a vida, usando a criatividade e a iniciativa para conseguir sobreviver à crise.
O Mago, a Justiça e a Morte
1. O Mago, 8. A Justiça e 13. A Morte
Cartas do Golden Tarot of the Renaissance
Nos Esportes, os Jogos Olímpicos serão uma oportunidade para aprendizado em relação a logística e organização; os jogos espelharão a situação do país, que não tende a sair vencedor de muitas medalhas.
Mesmo com os prognósticos sobre a recessão no Brasil em 2016 sendo desfavoráveis, o país tem como se recuperar mais rapidamente do que se prevê. 2016 não será fácil, mas o Brasil contará com parcerias com outros países, como os EUA, que ajudarão muito através de boas relações comerciais.
No Jogo Brasil, por regiões, considero que deveremos ter uma atenção maior com a região Norte, devido às lâminas que saíram para ela, só pelo arcano maior que saiu, que é A Morte, em comparação com as lâminas que saíram para as demais regiões, já se tem uma ideia de que problemas mais sérios, de qualquer natureza, podem vir a ocorrer no Norte do Brasil:
Centro-Oeste: A Estrela, carta 17.   Norte: A Morte, carta 13.   Nordeste: O Mago, carta 1.
Sudeste: A Temperança, carta 14.   Sul: A Justiça, carta 8.
Carta mensagem para o Brasil em 2016:
A Papisa é o conselho que nos foi dado: para que tenhamos fé e que estejamos preparados para fazer esforços na economia para que se possa crescer mesmo em meio a uma crise.
Panorama mundial
América do Norte: 14. A Temperança / Rei de Ouros
O papel dos EUA deverá ser o de mediador de conflitos, priorizando a diplomacia para tratar de assuntos externos, usando seu poder econômico para conduzir negociações de acordo com interesses mundiais.
América do Sul: 17. A Estrela / 3 de Ouros
O ano será favorável ao progresso da América do Sul de modo geral, com países como a Argentina tendendo a uma recuperação lenta mas perceptível em sua economia.
África: 8. A Justiça / 6 de Paus
Ações humanitárias na África terão mais destaque e apoio efetivo, conseguindo algum resultado significativo para a população.
A Temperança, O Diabo e A Estrela
A Temprança, O Diabo e A Estrela.
Cartas do Golden Tarot of the Renaissance
Europa: 1. O Mago / 3 de Paus
Para a Europa, o ano será de reconstrução, de reestruturação do poder e do ritmo na economia; o comércio estará favorecido e a geração de empregos deve ser priorizada.
Ásia: 6. Os Enamorados / 9 de Ouros
As relações internacionais precisam ser estimuladas na Ásia e o foco deve ser no bem estar da população e no crescimento econômico, ganhando novos espaços no comércio exterior. Prosperidade para alguns dos países menos favorecidos.
Oceania: 15. O Diabo / 5 de Espadas
Tendência a ocorrer conflitos inesperados, derrotas em empreendimentos e dificuldades de toda espécie.  Apesar de não ser uma região de qualquer conflito significativo que se tenha notícias, as cartas foram muito ruins para esta parte do planeta.
Cláudia Hauy é bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ e professora
de Tarô, Runas e Magia. Consultora Holística, atende com os oráculos,
Florais de Bach e Harmonização de Ambientes residenciais e empresariais.
www.claudiahauy.com.br 
Outros trabalhos seus no Clube do TarôAutores
Edição: CKR – 4/12/2015
Partilhe seus comentários ou deixe questões para o Autor responder
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil