Home page

19 de setembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


  APLICAÇÕES / Ritos, Orações e Preparo / Orações tradicionais < voltar  
As preces tradicionais do Cristianismo
 
Orações cristãs evocadas nas mais diferentes situações
da vida pessoal e nos momentos de pedir ajuda para o próximo.
 
 
Pai Nosso
Pai Nosso que estais nos Céus,
santificado seja o vosso Nome,
vinde a nós o vosso Reino,
seja feita a vossa vontade
assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje,
perdoai-nos as nossas ofensas
assim como nós perdoamos
a quem nos tem ofendido,
e não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do Mal.

Porque teu é o reino, e o poder,
e a glória, para sempre.

 
Reprodução de antigo ícone de Cristo
 
 
A Madona e o Menino, no desenho de um seguidor de Botticelli (1505)
 
Ave Maria
Ave, Maria, cheia de graça,
o Senhor é convosco.
Bendita sois vós entre as mulheres,
e bendito é o fruto
do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus,
rogai por nós, pecadores, agora
e na hora da nossa morte.
Amém.
 
 
Sinal da Cruz
(†) Pelo sinal da Santa Cruz, (†) livrai-nos Deus, Nosso Senhor, (†) dos nossos inimigos, (†) em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
O Sinal da Cruz é uma oração que se recomenda rezar logo ao acordamos, como a nossa primeira oração, para que Deus, pelos méritos da Cruz de Seu Divino Filho, nos proteja durante todo o dia. Feito antes de iniciarmos as nossas orações, nos predispõe a bem rezar.
Com este Sinal, que é o sinal do cristão, nós pedimos proteção contra os nossos inimigos. Que inimigos? Todos aqueles que atentem contra a nossa pessoa, para nos causar tanto males físicos, quanto espirituais.
O sentido de cada gesto:
Pelo sinal da Santa Cruz: ao traçarmos a primeira cruz em nossa testa, nós estamos pedindo a Deus que proteja a nossa mente dos maus pensamentos, das ideologias malsãs e das heresias, que tanto nos tentam nos dias de hoje, mantendo a nossa inteligência alerta contra todos os embustes e ciladas do demônio;
Livrai-nos Deus, Nosso Senhor: com a segunda cruz sobre os lábios, estamos pedindo para que de nossa boca saiam apenas palavras de louvor: louvor a Deus, louvor aos Seus Santos e aos Seus Anjos; de agradecimento a Deus, pois tudo o que somos e temos são frutos da Sua misericórdia e do Seu amor e não dos nossos méritos:  que as nossas palavras jamais sejam ditas para ofender o nosso irmão;
Dos nossos inimigos: a terceira cruz, feita sobre o peito, tem como objetivo proteger o nosso coração contra os maus sentimentos: contra o ódio, a vaidade, a inveja, a luxúria e outros vícios; fazer dele uma fonte inesgotável de amor a Deus, a nós mesmos e ao nosso próximo; um coração doce como o de Maria e manso e humilde como o de Jesus.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo: a quarta cruz, da testa ao plexo solar e do ombro esquerdo ao direito, inclui as três anteriores e sela nossa disposição de estar a serviço da Santíssima Trindade, em ressonância ao Mais Alto.
Que Deus nos abençoe e nos guarde!
Encaminhado por Bete Torii
 
 
Vitrail Florac - AngeGardien
 
Anjo da Guarda
Santo Anjo do Senhor,
meu zeloso guardador,
já que a ti me confiou
a piedade divina,
sempre me rege,
guarda,
governa
e ilumina.
Amém.
 
 
Benção de São Francisco
4 de outubro
Que o Senhor te abençoe e te guarde,
Que o Senhor mostre a Sua face
e Se compadeça de ti,
Que o Senhor volva Seu rosto para ti
e te dê a paz,
Que o Senhor te abençoe,
em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.
 
San Francesco di Assisi, pintura de Cimabue
 
 
Pedido ao Pai
27º Domingo do Tempo Comum
Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis no vosso imenso amor de Pai mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo,
Amém!
 
 
Nossa Senhora do Bom Conselho
 
Nossa Senhora do Bom Conselho
26 de abril
Ó Virgem Gloriosa, escolhida pelo eterno Conselho para Mãe do Verbo eterno humanado, tesoureira das graças divinas e advogada dos pecadores! Eu, vosso indigno servo, recorro a vós para que me sejais guia e conselheira neste vale de lágrimas. Alcançai-me, pelo preciosíssimo sangue de vosso divino Filho, o perdão de meus pecados, a salvação de minha alma e os meios necessários para obtê-la. Alcançai também para a santa Igreja a propagação do reino de Jesus Cristo em todo o mundo.
Amém.
 
Nossa Senhora do Bom Conselho (em latim Mater boni consilii) é uma das invocações da Virgem Maria. Com a mesma intenção ela é chamada de Mãe do Bom Conselho, Nossa Senhora dos Bons Serviços e Santa Maria do Paraíso. Esta devoção está centrada num ícone da Virgem atualmente exposto em Genazzano, Itália, na Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho.
As origens do ícone são envoltas em lendas e milagres. Conta-se que quando o papa Sisto III (432-440) solicitou ajuda dos fiéis para renovações na Basílica de Santa Maria Maggiore, o povo de Genazzano contribuiu generosamente, recebendo em troca um terreno na sua cidade, onde foi erguida uma igreja sob a invocação de Nossa Senhora do Bom Conselho. Com o tempo a igreja foi caindo em ruínas. Em 1467 uma viúva do local, Petruccia de Geneo, sentiu-se movida a reparar o templo com seus próprios mas reduzidos recursos. Sem ajudas, ela gastou o que possuía sem conseguir terminar as obras.
Na festa de São Marcos, em 25 de abril de 1467, o povo se reuniu. Por volta das 16h ouviu-se uma bela música. Todos viram descer uma nuvem, em meio ao céu claro, e cobrir uma das paredes inacabadas da igreja, lá permanecendo por algum tempo. Quando a nuvem se dissipou, a população atônita viu sobre a parede uma pintura da Virgem com o Menino onde nada existia antes, e então os sinos começaram a tocar sozinhos, atraindo as pessoas de longe para ver o que acontecia. A própria Petrucia ao ver a imagem caiu em prantos.
Depois da notícia se espalhar, peregrinos começaram a chegar de todos os lugares, e assinalou-se a ocorrência de muitos milagres diante da pintura. Dado o grande o número de prodígios foi indicado um notário para registrar os mais notáveis; este registro ainda existe e lista 171 milagres.
Além de suas referências miraculosas, a imagem por si mesma é extraordinária, pois desde o século XV ela permanece como que suspensa no ar, sem moldura ou fixação, afastada da parede cerca de três centímetros, apenas parcialmente tocando uma base em sua borda inferior. Relatos diversos afirmam ainda que a fisionomia da Virgem muda de acordo com certas circunstâncias.
Excertos de www.pt.wikipedia.org
Atualizado: setembro.10
APLICAÇÕES / Ritos, Orações & Preparo / Orações tradicionais < voltar  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil