Home page

13 de dezembro de 2018

Responsável: Constantino K. Riemma


Harmonia das atividades, órgãos do corpo e signos
 
J. Iglesias Janeiro
 
Tradução e compilação:
Constantino K. Riemma
 
Texto extraído de La Arcana de los Números, Editorial Kier (1967-85), com
o propósito de subsidiar as referências aos arcanos do Tarot Egípcio Kier
(maiores, menores e consultas online) cujos textos são do próprio autor.
 
Diz-se que o diagnóstico é o estudo do passado tornado presente e que o prognóstico é o estudo presente tornado futuro. O diagnóstico pode mostrar o percurso seguido do nascimento até hoje; o prognóstico tende a indicar o percurso das coisas, de hoje até o amanhã, com base na inter-relação que existe entre os signos zodiacais e sua correspondência com processos e os órgãos do corpo que animam e dão forma ao que somos. Isso quer dizer que, embora as predisposições do nascimento sejam força ativas que mais cedo ou mais tarde produzirão suas consequências, para que produzam determinados efeitos é preciso que sigam certos caminhos para encontrarem nos demais órgãos a cooperação necessária para se manifestarem.
Segundo os postulados da tradição esotérica, essa referência está fundamentada nos seguintes princípios gerais:
1º – cada um dos 12 signos zodiacais emite una série de ondas que estimulam determinado processo orgânico.
2º – cada processo orgânico induz uma ação específica no fundo vital, conceitual e anímico das pessoas, fazendo que tal ação tenda para determinados efeitos.
3º – Os efeitos que uma pessoa tende a viver estão determinados pela con­sonância zodiacal que preside o nascimento, pudendo ser conhecidas as tendências pelo ângulo que cada signo ocupa no momento do nascimento.
4º – A consonância zodiacal, no que se refere à saúde, está deter­minada pela natureza dos signos que ocupam as casas 6, 7 e 8 em relação à 1ª, ocupada pelo Sol, tanto no nascimento quanto no mapa do momento.
5º – Nos processos da vida existe a mesma relação de correspondência zodiacal, podendo-se, pelo estudo da ação que uns órgãos exercem sobre outros, conhecer as ajudas recebidas por determinado pro­cesso para dar realidade às predisposições de nascimento.
Os signos e suas aplicações
 
Áries: Favorece os investimentos de trabalho ou dinheiro em empresas industriais ou comerciais que trabalhem com artigos úteis ao público em geral, de preferência artigos em que entre o ferro. Exige esforço concentrado. Proíbe as iniciativas extravagantes e os jogos de azar. Seu metal é o ferro.
Áries rege: a cabeça em seu conjunto, olhos, dentes e face; os músculos frontais e occipitais; as artérias temporal e carótida interna; as veias cefálicas.
 
Touro: Favorece a associação de pessoas e interesses para o comércio, a mineração e a agricultura, principalmente se essa associação contribui para a comodidade e progresso do público em geral, e mais especialmente se nas transações for necessário medir ou pesar.
Exige persistência nos empreendimentos. Proíbe misturar os afetos nos negócios. Seu metal é o cobre.
Touro rege: a garganta, pescoço, canal de Eustáquio, hipófise mastoidal, úvula, cordas vocais e tireóides; os músculos mastóides, esplênicos, escalenos e espinais; as artérias bacilar e carótida externa; as veias occipitais, jugulares e as tireóideas.
 
Gêmeos: Favorece os inventos, as artes e as ciências, sendo aconselhável investir o dinheiro ou o esforço na venda de produtos, no ensino, na literatura, na oratória, etc., especialmente  se o investimento se faz em empreendimento ou coisas que requerem movimento.
Exige moderação no entusiasmo e constância nos empenhos. Proíbe a crítica virulenta. Seu metal é o mercúrio.
Gêmeos rege: os ombros, braços, mãos, pulmões; tendões pares em particular e sistema nervoso em geral; artérias bronquiais, as intercostais e as braquiais; as veias do timo, as pulmonares e as subclavianas. Dá sensibilidade e flexibilidade a todo o sistema nervoso.
 
Câncer: Favorece o investimento de dinheiro ou esforço em empresas que facilitam a melhoria moral ou material, especialmente de pessoas do sexo oposto e estando o interessado em contato direto com o público. Exige cultura para convencer e ensinar.
Proíbe a ansiedade e a tendência de mudar de ocupação. Seu metal é a prata.
Câncer rege: o peito, seios, epigástrio, estômago, pâncreas, axilas e externo; os músculos intercostais e do diafragma; as artérias diafragmáticas, as esofágicas e as mediastínicas; as veias mamárias, gástricas e as gastropilóricas.
 
Leão: Favorece o investimento de dinheiro ou esforço em minas ou empresas que negociem com ouro, a industrialização do cobre, mercado de diamantes, expor­tação ou importação de produtos ou concessões do Estado. A publicidade e os postos de direção são fatores propícios.
Exige generosidade, honestidade e talento artístico. Proíbe o desdém dos demais e as situações depri­mentes. Seu metal é o ouro.
Leão rege: o coração, parte superior da coluna vertebral, a espádua em seu conjunto, vértebras; os músculos interespinais, transversos, espinhosos e peitoral maior; as artérias aorta, anterior e posterior, e a coronária; as veias cava e coronárias.
 
Virgem: Favorece o investimento de dinheiro ou esforço em casas, terras, ensino, distribuição de mercadorias, a edição e venda de livros, análises úteis ao grande público, especialmente se o interessado ocupa um cargo em que faça cumprir ordens de outros ou emanadas de regulamentos já estabelecidos.
Exige atenção ao detalhe e mais esforço mental do que físico. Proíbe o excesso de avidez pelo dinheiro. Seu metal é o mercúrio.
Virgem rege: a região umbilical, abdômen, órgãos da assimilação e parte inferior da espádua: músculos piramidais do abdômen e reto; artérias mesentérica inferior, media e superior; veias hepáticas, umbilicais e intestinais.
 
Libra: Favorece o investimento de dinheiro ou esforço em atividades que servem ao público em geral e não a uma classe em particular, de preferência ocupando postos que requerem tato, delicadeza, diplomacia, apreço pelo belo, suavidade nas maneiras, e que demandem maior aptidão para criar que para conservar.
Exige lugares de grande atividade e abertura social. Proíbe a obtenção de bens por meio de especulações obscuras. Seu metal é o cobre.
Libra rege: a região lombar, a pele, os rins e ossos lombares, a zona do ovário e a matéria medular e cortical em geral; músculos sacro lombares e quadrado crural; artérias supra-renais, re­nal e lombar; veias lombares e renais.
 
Escorpião: Favorece o investimento de dinheiro ou esforço na mineração, exploração ou investigação de riquezas ocultas, comercialização de produtos químicos ou relacionado às heranças, a técnica policial e diplomacia em seus múltiplos aspectos, de preferência em postos nos quais trate com mulheres.
Exige entusiasmo para perseverar e tato para impor a autoridade. Proíbe ceder com excessiva frequência os pedidos de que é alvo. Seu metal é o aço.
Escorpião rege: os órgãos da procriação, os da urina, anus, bexiga, ureter, próstata, testículos, reto; os músculos esfíncter anal, esfíncter da bexiga e elevador do ânus; artérias ilíaca inferior e superior; as veias mesentéricas, espermáticas e hemorroidais.
 
Sagitário: Favorece o investimento de dinheiro ou esforço em ocupações relacionadas a exercícios atléticos, recreação do corpo e da mente, literatura, viagens ou sua promoção, o ensino em seus múltiplos aspectos, preferivelmente nos postos que requerem habilidades mecânicas ou exercício ao ar livre.
Exige originalidade nas idéias e liberdade para exercitar a própria iniciativa. Proíbe a excessiva disposição para transgredir. Seu metal é o estanho.
Sagitário rege: as cadeiras, músculos, fêmur e sistema locomotor da cadeira, nádegas; músculos ílios-costais, sartório e extensores da perna; as artérias sacroilíaca, femural e externa-ilíaca; veias ilíacas e sacra.
 
Capricórnio: Favorece o investimento de dinheiro ou esforço na aquisição de terras, casas, explorações agrícolas, ferro, carvão, chumbo e, em geral, que seja sólido e difícil de transportar, preferivelmente se ocupam postos em que se pode dirigir, ensinar ou comover.
Exige economia, a trabalho constante e melhoria progressiva. Proíbe o excesso de inquietação e as freqüentes mudanças de lugares ou ocupações. Seu metal é o chumbo.
Capricórnio rege: os joelhos, articulações superiores das pernas, o esqueleto em seu conjunto e o metabolismo: o músculo pectíneo, plantar delgado e poplíteo; as artérias poplítea e parte inferior da externa ilíaca; veias poplítea e safenas.
 
Aquário: Favorece o investimento de dinheiro ou esforço em empresas de seguro, bancos, cooperativas, ferrovias, aviação, eletricidade, inventos, aplicação de conhecimentos, pedagogia, distribuição de mercadorias, principalmente em postos que exigem firmeza de caráter e amor pelo lado elevado das coisas.
Exige um trabalho no que se tenha certa autoridade. Proíbe as transações que no estejam acompanhadas por uma rigorosa prudência. Seu metal é o bronze.
Aquário rege: a circulação do sangue, a perna inferior, canelas, tornozelos; músculos tibiais, tendão de Aquiles; artérias tibiais; veias safena interna e externa.
 
Peixes: Favorece o investimento de dinheiro ou esforço em atividades de transporte, de intercambio comercial com países afastados, relacionados ao mar, ao ensino ou aplicação dos poderes psíquicos às suas ocupações, de preferência ocupando postos que requerem lealdade, discrição e atenção aos detalhes.
Exige decisões intuitivas e mais atuação do que força. Proíbe a complacência com a bajulação. Seu metal é o platino.
Peixes rege: os pés, o sistema linfático, o fibro-ligamentoso e a substância humoral em seu conjunto; os músculos abdutores, extensores e flexores dos pés; artérias tarsais, metatarsais e plantares; veias dos pés e tecido dos vasos linfáticos em geral.
Breves referências sobre as regências planetárias
 
Sol é regente de Leão: 24 de julho a 23 de agosto. Tem como metal o ouro. Rege o
Domingo (Domingo, Sunday)
 
Lua é regente de Câncer: 23 de junho a 23 de julho. Tem como metal a prata. Rege
a Segunda-feira (Lunes, Monday)
 
Mercúrio é regente de Gêmeos: 22 de maio a 22 de junho; e de Virgo: 24.agosto a 23.setembro. Seu metal: o mercúrio. Rege a Quarta-feira (Miércoles, Wednesday)
 
Vênus é regente de Touro: 21 de abril a 21 de maio; e Libra: 24 de setembro a 24 de outubro.  Tem como metal o cobre. Rege a Sexta-feira (Viernes, Friday)
 
Marte é regente de Áries: 21 de março a 20 de abril; co-regente de Escorpião: 25.outubro a 22.novembro. Seu metal: o ferro. Rege a Terça-feira (Martes, Tuesday)
 
Júpiter é regente de Sagitário: 23.novembro a 22.dezembro; co-regente de Peixes: 20.fevereiro a 21.março. Seu metal: o estanho. Rege a Quinta-feira (Jueves, Thursday)
 
Saturno é regente de Capricórnio: 23.dezembro a 20.janeiro; co-regente de Aquário: 21. janeiro a 19.fevereiro. Seu metal é o chumbo. Rege o Sábado (Sábado, Saturday)
  Urano é regente de Aquário: 21 de janeiro a 19 de fevereiro.
Tem como metal o bronze.
  Netuno é regente de Peixes: 20 de fevereiro a 21 de março.
Tem como metal a platina.
  Plutão é regente de Escorpião: 25 de outubro a 22 de novembro.
Tem como metal o aço.
Atualização: jan.12
Contato com o responsável pelo site:
Constantino K. Riemma - contato-ct@clubedotaro.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2018 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil