Home page

13 de dezembro de 2018

Responsável: Constantino K. Riemma


Os arcanos menores – 23 a 36 – do Livro de Thot
O simbolismo do Tarô Egípcio Kier
J. Iglesias Janeiro
 
 
J. Iglesias Janeiro em seu livro La Cábala de Predicción, publicado a partir de 1955 pela Editorial Kier, dedica a Lição XII ao "Livro do Saber e Sabedoria que contém". Ele qualifica o jogo de cartas como "o Livro de Thot de 78 lâminas".
O simbolismo dos arcanos menores, apresentado abaixo, constitui a tradução completa desse capítulo 12. Adicionamos ao texto original indicações complementares de cartomancia, constantes do manual de instrução que acompanhava o jogo de cartas igualmente publicado pela Editorial Kier a partir de 1970.
O Clube do Tarô reune, assim, as duas fontes originais referentes ao Tarô Egípcio Kier.
Tradução e compilação de
Constantino K. Riemma
 
O Lavrador
 
23. O Lavrador
É a imagem de cultivar sua terra e sua consciência. Simboliza a virtude humana da própria realização. Representa a inteligência dos elementos em seu trabalho de conhecer e aproveitar os frutos da experiência.
Provérbio transcendente: "Moa meu moinho, farinha para mim e farinha para o vizinho". Como elemento de predição, promete amigos poderosos, necessidade de sua ajuda e capacidade para alcançá-la se tiver fé na amizade. Significa elevações por obra desses amigos e da própria vontade.
Na cartomancia: Concentre-se em seu trabalho; fatigar-se pelo justo é virtude; não desperdice sua experiência. Camponesa; amigo poderoso; ascensão por obra deste amigo e da própria vontade.
Sentido inverso: : Mulher bondosa; breve contrariedade.
Referências: está associado ao planeta Mercúrio, à letra T e ao número 5.
A Tecelã
 
24. A Tecelã
É a imagem de cultivar as virtudes domésticas. Simboliza a mulher prestativa como guardiã do lar e da honra. Representa a inteligência dos elementos em seu trabalho de dar aplicação aos frutos do aprendizado.
Provérbio transcendente: "Malha após malha tece o meu tear, tecidos para minha honra e tecidos para honrar". Como elemento de predição, promete economia organizada, castidade na maternidade, proteção feminina e bom desempenho das obrigações.
Na cartomancia: Mulher, sua operosidade é premiada; honra e lugar são uma só coisa; seja inteligente em desdobrar seus esforços. Economia organizada; castidade; proteção feminina, bom desempenho das obrigações.
Sentido inverso: Desassossego interior; dúvida de consciência.
Referências: está associado à ação do planeta Vênus, à letra U e ao número 6.
O Argonauta
 
25. O Argonauta
É a imagem de sair em busca do desconhecido. Simboliza a virtude humana da própria inspiração. Representa o homem de ânimo forte que enfrenta os perigos do desconhecido.
Provérbio transcendente: "Navega meu barco, navega com persistência; navega de noite, navega de dia". Como elemento de predição, promete ausências, emigrações, abandonos, mudanças, querelas domésticas, algo que se adquire e muito que se perde.
Na cartomancia: O desconhecido implica perigos; preste atenção aos conselhos; não se isole demais. Estrangeiro, estrangeira.
Sentido inverso: Ausências, emigrações, abandonos, mudanças, discussões domésticas; algo que se adquire e muito que se perde.
Referências: é associado ao planeta Netuno, à letra V e ao número 7.
O Prodígio
 
26. O Prodígio
É a imagem da realização. Simboliza a virtude humana de criar o surpreendente e de buscar o maravilhoso. Representa a ação do tempo como justiça e poder de manifestação.
Provérbio transcendente: "Foi o tempo de rasgar e agora é tempo de coser; tempo foi de falar e é tempo de calar". Como elemento de predição, promete episódios que se realizam, perigos que ameaçam, fatos que surpreendem, ensinamentos inesperados.
Na cartomancia: O travesseiro é um bom conselheiro; não tema o inesperado; siga a orientação de seu subconsciente. Algum fato surpreendente, instrução inesperada.
Sentido inverso: Perigo que ameaça.
Referências: é associado ao planeta Saturno, à letra X e ao número 8.
O Inesperado, no Tarô Egípcio Kier
 
27. O Inesperado
É a ação de se tornar manifesto. Simboliza a virtude humana dos processos subconscientes. Representa a vida interior como causa determinante da vida exterior.
Provérbio transcendente: "Nem excesso de mel para adoçar, nem vangloria para prosperar". Como elemento de predição, promete triunfos condicionados, surpresas, conjurações, traições, achados, descobertas, alguns deles tardios.
Na cartomancia: Busque o maravilhoso sem se submeter às fantasias; o universo é a maravilha de Deus; aprenda a descobrir o surpreendente no cotidiano. Triunfo condicionado, surpresa, achado, descoberta tardia.
Sentido inverso: Conjuração, traição.
Referências: associado ao planeta Marte, à letra Y e ao número 9.
A Incerteza no Tarô Egípcio Kier
 
28. A Incerteza
É o ato de deliberar. Simboliza a virtude humana da própria determinação. Representa o julgamento como causa determinante dos atos.
Provérbio transcendente: "Não busque nos outros o que está em ti; nem busque em ti o que está nos outros". Como elemento de predição, promete demoras, obstáculos, contrariedades, mistérios por resolver e conhecimento para resolvê-los.
Na cartomancia: Desligue-se de "o que os outros dirão"; resolva-se sem muitas consultas; acredite em si mesmo. Mistério por resolver e ciência para resolvê-lo.
Sentido inverso: Demoras, obstáculos, contrariedade.
Referências: é associado ao planeta Plutão, à letra Z e ao número 1.
A Vida Doméstica no Tarô Egípcio Kier
 
29. A Vida Doméstica
É a imagem de concórdia. Simboliza a virtude humana do domínio pela persuasão. Representa a paz da natureza, o equilíbrio dos elementos, a alegria campestre.
Provérbio transcendente: "Olhos de juventude sejam os teus olhos e que tua palavra seja a da prudência do ancião". Como elemento de predição, promete remorsos, indecisões, perplexidades, timidez, vida campestre, negócios vantajosos, empreendimentos que trarão lutas, mas resultados satisfatórios.
Na cartomancia: Modere suas palavras; convença com persuasão e doçura; não se irrite com quem não escuta. Vida campestre, negócio vantajoso, empreendimento que exige empenho, mas que também dá recompensa.
Sentido inverso: Remorso, indecisão, perplexidade, timidez.
Referências: está associado à Lua, à letra B e ao número 2.
O Intercâmbio no Tarô Egípcio Kier
 
30. O Intercâmbio
É a imagem de conveniência recíproca. Simboliza a virtude humana da vida em sociedade. Representa a expansão individual por meio da convivência comercial.
Provérbio transcendente: "Lavra a tua terra com esmero; mas não colha teu campo com avareza". Como elemento de predição, promete vida social, intercomunicações, comércio, tráfico, variedade, discussão, embora muitas vezes sem solução.
Na cartomancia: Seja sociável com todos; no intercambio está o ganho; isolar-se é anular-se. Empregados; discussão sem solução.
Sentido inverso: Vida social, intercomunicações, comércio, negócios, variedade.
Referências: associado ao planeta Júpiter, à letra C e ao número 3.
O Impedimento no Tarô Egípcio Kier
 
31. O Impedimento
Indica os incentivos para desenvolver a própria eficiência. Simboliza a virtude humana da reação ante a oposição. Representa o princípio da depuração como elemento de progresso.
Provérbio transcendente: "Não faça justiça sem misericórdia; nem tenha misericórdia sem justiça". Como elemento de predição, indica expectativas, promessas, móvel da casa, restrições, trata com inferiores em qualidade e posição nem sempre benéficos para ambas as partes.
Na cartomancia: As dificuldades são trampolins para o sucesso; as forças opostas costumam ser também positivas; não desanime. Expectativas, promessas, artefatos domésticos.
Sentido inverso: Restrições, trato com pessoas de nível inferior com prejuízo recíproco.
Referências: está associado ao planeta Urano, à letra Ch e ao número 4.
A Grandiosidade no Tarô Egípcio Kier
 
32. A Grandiosidade (A Magnificência)
É o ato de comunhão material. Simboliza a virtude humana de evidenciar o próprio valor. Representa o princípio da ostentação como causa de discussão.
Provérbio transcendente: "Esgote os recursos de tua inteligência; mas não esgote os do teu coração". Como elemento de predição, promete perigos por excesso de cólera ou de loquacidade, ostentação de elementos materiais, litígios, o luxo como causa de triunfos ou fracassos, oposições ou cooperações entre pessoas de mesma hierarquia.
Na cartomancia: Dar-se valor é respeitar-se; defenda os seus direitos, mas cumpra com suas obrigações. Cooperação entre pessoas de mesma hierarquia.
Sentido inverso: Litígio, falatório, excesso de cólera, fracasso.
Referências: está associado ao planeta Mercúrio, à letra D e ao número 5.
A Incerteza no Tarô Egípcio Kier
 
33. A Aliança
É o ato de comunhão entre iguais. Simboliza a virtude humana de afinidade por identidade. Representa o princípio da própria realização por associação.
Provérbio transcendente: "Alegre-se com o amor de sua mocidade e alegre-se com o amor da sua maturidade." Como elemento de predição, promete pactos acertados, alianças duradouras, aumento de prosperidade, progresso, contingências felizes.
Na cartomancia: Una sua vontade à dos demais; a afinidade espiritual deve ser modelada; identifique-se com os triunfos alheios e eles reconhecerão os seus. Pactos acertados, aliança duradoura, aumento de prosperidade, contingência felizes, progresso.
Sentido inverso: Mau investimento, perda de documentos.
Referências: está associado ao planeta Vênus, à letra E e ao número 6.
A inovação no Tarô Egípcio Kier
 
34. A Inovação
É um elemento de evolução. Simboliza a virtude humana do esforço dirigido. Representa o princípio da própria inspiração como guia das atividades.
Provérbio transcendente: "A extensão dos dias está em tua mão direita e, na esquerda, os trabalhos e a honra". Como elemento de predição, promete invenções, novos empreendimentos, tentações, temeridade, encontros, afortunados alguns e desconcertantes outros.
Na cartomancia: Trabalhe ordenadamente; o esforço desperdiçado não dá frutos; evoluir implica em dor e fadiga. Invenção, encontro feliz, novo empreendimento.
Sentido inverso: Tentação, temeridade, encontro desconcertante.
Referências: associado ao planeta Netuno, à letra F e ao número 7.
O Desconsolo no Tarô Egípcio Kier
 
35. O Desconsolo
É o ato de aflição moral. Simboliza a virtude humana da atribulação em seu trabalho depurador. Representa o princípio do reconhecimento da própria insuficiência.
Provérbio transcendente: "Antes do agora vem o que foi antes; e antes foi o que agora será". Como elemento de predição, promete alarmes, consternações, melancolias, acontecimentos imprevistos, tristezas, obstáculos.
Na cartomancia: Suporte a aflição com fé; não reprima suas lágrimas; fortaleça seu espírito. Acontecimento inesperado.
Sentido inverso: Alarme, desalento, melancolia, obstáculos, tristeza.
Referências: associado ao planeta Saturno, à letra G e ao número 8.
A Iniciação no Tarô Egípcio Kier
 
36. A Iniciação
É o ato de revivificação. Simboliza a virtude humana da progressiva atualização de poderes. Representa o princípio da ampliação progressiva das próprias virtudes.
Provérbio transcendente: "Doce é tocar, doce é cantar, doce é escutar". Como elemento de predição, promete nascimentos, recomeço, primeiros frutos, fortuna próxima, êxito nos negócios, dissipações, declínio.
Na cartomancia: Não empreenda nada ao acaso; reconheça que sempre há alguém mais sábio que você; escute a advertência de quem sabe. Nascimento, novo começo, primeiros frutos, fortuna próxima, êxito nos negócios
Sentido inverso: Dissipação, declínio, decadência.
Referências: está associado ao planeta Marte, à letra H e ao número 9.
Para continuar o estudo das cartas clique nos links da barra do menu.
janeiro.12
Contato com o editor:
Constantino K. Riemma - contato-ct@clubedotaro.com.br
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2018 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil