Home page

19 de abril de 2024

Responsável: Constantino K. Riemma


  Santos do Dia: | janeiro-março | abril-junho | julho-setembro | outubro-dezembro  
Os Santos do Dia
e suas relações simbólicas com o Tarô
2 de outubro: Anjo da Guarda, esse amigo silencioso
Vera Vilanova
"Todo ser humano possui um Anjo da Guarda individual. Esse Anjo é seu companheiro inseparável e o "serviço prestado" por ele é espontâneo. Entretanto, muitas vezes o guardião espera, inutilmente, a oportunidade de auxiliar o seu protegido. Mesmo que o Anjo tenha de aguardar uma ocasião apropriada para intervir, jamais sente desânimo ou tem má vontade. Pacientemente acompanha o seu protegido a outras esferas, onde Ele permanece entre as encarnações."
Anjo da Guarda no Pixabay
Uma das representações mais conhecidas do Anjo da Guarda
www.cdn.pixabay.com/photo/2017/10/25/21/06/guardian-angel-2889311_1280.png
"Após a chamada "morte", é permitido ao anjo frequentar, de vez em quando, um Templo de Luz, previamente escolhido, a fim de recuperar-se. Durante esse período, outro representante angélico assume a guarda da alma; contudo, nas encarnações seguintes cabe ao mesmo anjo zelar novamente pela emanação de vida a quem se propôs servir. Assim, séculos após séculos, encarnações após encarnações, sempre o mesmo anjo acompanha a criatura."
"Os Anjos da Guarda necessitam pôr em prática as virtudes divinas, a fim de auxiliarem os seus protegidos a adquiri-las. Para esse fim, são instruídos a desenvolver a paciência, a compreensão e a paz; e também atrair e sustentar o sentimento do Amor. O Anjo da Guarda também tem de aprender a relacionar-se com o mundo do seu protegido, e procurar despertar a sabedoria no ambiente em que este vive."
"Os Anjos da Guarda precisam conformar-se de que devem manter a perene condição de servir, sempre e sempre, às mesmas pessoas; eles sabem que não podem servir outras pessoas, que talvez lhe sejam mais agradáveis, ou por julgarem que a tarefa seja mais fácil. A responsabilidade do Anjo é dar assistência à criatura escolhida e transmitir-lhe bons estímulos. De acordo com a Lei Cósmica, Ele é obrigado a acompanhar a alma dia e noite. Em todas as ocasiões, o Anjo da Guarda envia raios de luz à consciência do seu protegido, na esperança de que este dirija o olhar para o alto, em busca da verdade, do amor, da paz, do progresso e de mais luz!"
Texto extraído de Anjos, esses Amigos Silenciosos, Edit. Ponte para a Liberdade.
Para fortalecer os laços com o seu Anjo da Guarda, uma prece tradicional é indicada para ser feita todos os dias:
 
"Santo Anjo do Senhor,
meu zeloso guardador,
pois que a ti me confiou a Piedade divina,
hoje e sempre
me governa, rege, guarda e ilumina.
Amém."
01/10/2020
2 de outubro: O Santo Anjo da Guarda e os arcanos do Tarô
Santo Anjo da Guarda - 2 de outubro
Imagens: arcanos 6. Namorados e 20. Julgamento e o
Anjo da Guarda pintado por Bernhard Plockhorst (1825-1907)
Anjos da Guarda são aqueles que, segundo a tradição cristã, Deus envia no nosso nascimento para nos proteger durante toda a vida. "Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e te conduzir ao lugar que te preparei". (Êxodo, 23,20).
A celebração dedicada aos anjos da guarda surgiu no século V e foi fixada, inicialmente, em 29 de setembro, juntamente com a festa do Arcanjo Miguel. A celebração da festa própria aos "Santos Anjos da Guarda", no dia 2 de outubro, surgiu em 1670, com papa Clemente X.
01/10/2019
4 de outubro: São Francisco de Assis e O Louco
"De todos os santos – diz Robert Place, o autor do Tarô dos Santos – São Francisco de Assis é um dos mais amados. O seu exemplo de devoção altruísta ao próximo tem sido inspiração para todas as gerações. Ele e São Tomás são reconhecidos no panteão hindu como curadores e mestres iluminados. Na cultura moderna, São Francisco é celebrado pelo seu respeito aos animais e toda natureza".
São Francisco no Tarô dos Santos de Robert Place e no ícone de Aidan Hart
"São Francisco no Tarô dos Santos de Robert Place e no ícone de Aidan Hart.
www.aidanharticons.com/st-francis-of-assisi
"A carta O Louco pode ser vista como a menos elevada de todas as cartas dos trunfos. Embora ela seja, de certa maneira, a mais valiosa. No jogo de cartas, O Louco era chamado de coringa. Podia ser colocado no lugar de outra carta, para manter o jogador na mesa, embora seu uso não garantia que se ganhasse a jogada."
"Essa posição despretensiosa de estar fora dos trunfos e da competição dos jogos seria a mesma que São Francisco escolheu para si. Ainda não pareceria apropriado chamá-lo de louco se não fosse o fato de ele próprio ter, frequentemente, referido a si próprio como um "idiota".
"O Louco tem aparentemente muitos significados contraditórios. É a carta de menor e de maior valor; o primeiro e o último. Pode representar a pobreza e a doença da mesma forma que a alegria e a liberdade; um noviço, um principiante confiante e um mestre iluminado. São Francisco, que se casou com a pobreza e a súplica nas ruas, sempre contente e confiante em Deus, foi uma das mais iluminadas figuras religiosas na história ocidental, e o santo ideal para representar O Louco."
Excertos de Tarô dos Santos de Robert Place.
03/10/2020
12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a padroeira do Brasil. Ela é representada pela pequena imagem de terracota, que se encontra na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo.
Nossa Senhora da Aparecida e a Papisa
A Papisa no Tarô de Marselha e na arte de Rocket Juliet
evocam e a imagem restaurada de Nossa Senhora Aparecida
Sua festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro, um feriado nacional no Brasil desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a Basílica, que é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo, capaz de abrigar até 45.000 fiéis.
Conta-se que a aparição da imagem ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717, quando Pedro de Almeida, conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, estava de passagem pela cidade de Guaratinguetá, no vale do Paraíba, durante uma viagem até Vila Rica.
O povo de Guaratinguetá decidiu fazer uma festa em homenagem à presença de Dom Pedro de Almeida e, apesar de não ser temporada de pesca, os pescadores lançaram seus barcos no Rio Paraíba do Sul com a intenção de oferecerem peixes ao conde. Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus. Após várias tentativas infrutíferas, desceram o curso do rio até o Porto Itaguaçu. Eles já estavam a desistir da pescaria quando João Alves jogou sua rede novamente: em vez de peixes, apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria, sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, apanhou a cabeça da imagem, que foi envolvida em um lenço.
Após terem recuperado as duas partes da imagem, a figura da Virgem Aparecida teria ficado tão pesada que eles não conseguiam mais movê-la. A partir daquele momento, os três pescadores apanharam tantos peixes que se viram forçados a retornar ao porto, uma vez que o volume da pesca ameaçava afundar as embarcações. Esta foi a primeira intercessão atribuída à santa.
15 de outubro: Santa Teresa de Ávila e a Estrela
Teresa de Ávila, também conhecida como Santa Teresa de Jesus (28.03.1515 - 4.10.1582), foi uma freira carmelita, mística e santa católica. Quarenta anos depois de sua morte, foi canonizada por Gregório XV. Em 1970, Paulo VI proclamou-a uma Doutora da Igreja.
Santa Teresa D'Ávila
Pintura de Santa Teresa D'Ávila por autor desconhecido
e a carta XVII - Estrela no Tarô dos Santos de Robert Place
Seus livros, inclusive a autobiografia A Vida de Teresa de Jesus e sua obra prima, O Castelo Interior, são parte integral da literatura renascentista espanhola e do misticismo cristão. Suas práticas meditativas estão detalhadas em outra obra importante, o "Caminho da Perfeição".
Foi também uma das reformadoras da Ordem Carmelita e é considerada co-fundadora da Ordem dos Carmelitas Descalços, juntamente com São João da Cruz.
Escreve Robert Place, autor do Tarô dos Santos: "A santidade de Teresa D'Ávila foi sutil e reconhecida como verdadeira durante sua vida, mas depois de sua morte ela distribuiu as estrelas".
"Santa Teresa está com as mãos cruzadas sobre o peito, em aceitação da graça divina. Sobre ela as nuvens se abrem e os planetas nos mostram o caminho para o Paraíso. Esta é uma oportunidade para atingir um estágio mais elevado. No nível mundano, representa uma ruptura, uma oportunidade que se torna possível repentinamente, a calma depois da tempestade, ou o perdão após uma discussão".
14/10/2020
18 de outubro: São Lucas Evangelista
São Lucas – o padroeiro dos médicos, cirurgiões e artistas – é uma das figuras mais veneradas pelo cristianismo, em diversas doutrinas: católica, ortodoxa, anglicana, protestante e luterana.
São Lucas - outubro.18 e o Rei de Espadas
O Rei de Espadas em www.etsy.com e o ícone de São Lucas Evangelista.
O naipe de Espadas corresponde ao elemento Ar, à comunicação e à transmissão do conhecimento.
Médico de profissão, foi convertido pelo apóstolo São Paulo, do qual se tornou inseparável e fiel companheiro de missão. Dócil ao Espírito Santo e dotado do carisma da inspiração e da vida comunitária, ele nos legou o Evangelho segundo Lucas e a primeira história da Igreja: Atos dos Apóstolos.
17/10/2019
25 de outubro: Frei Galvão
Frei Galvão, nascido em Guaratinguetá-SP, em 1739, era muito dedicado à oração, sendo atribuídos a ele fenômenos místicos, como telepatia, premonição e levitação. Segundo relatos, ele se fazia presente em dois lugares diferentes, ao mesmo tempo, para cuidar de enfermos ou moribundos que pediam por sua ajuda.
Frei Galvão - 25 de outubro --  e o Valete de Copas
Imagens: Valete de Copas no Simply Tarot e
Frei Galvão, o primeiro Santo brasileiro.
Numa dessas ocasiões, escreveu num pedaço de papel uma frase em latim ("Após o parto, permaneceste virgem: Ó Mãe de Deus, intercedei por nós"). Enrolou o papel no formato de uma pílula e a deu a uma jovem com cólicas renais que estavam colocando sua vida em risco. Ao tomar a pílula a dor cessou de imediato e ela expeliu uma grande quantidade de cálculos renais. A história das pílulas se espalhou e Frei Galvão ensinou às irmãs do Recolhimento como fabricá-las, o que elas fazem até os dias de hoje.
25/10/2019
28 de outubro: São Judas Tadeu
São Judas Tadeu ou São Judas Apóstolo é um dos doze apóstolos de Jesus. É considerado como o santo protetor para enfrentar as situações desesperadoras e as causas perdidas. Não deve ser confundido com Judas Iscariotes, outro apóstolo, com história bem diferente.
São Judas Tadeu
Imagens: São Judas Tadeu em vitral de autor desconhecido
e a carta Rei de Ouros no Tarô dos Santos de Robert Place.
O atributo de São Judas é a maça ou o machado. Nos ícones antigos aparece com uma chama à volta da cabeça, que representa a sua presença durante o Pentecostes, quando recebeu o Espírito Santo junto aos doze apóstolos. É comum pinturas de Judas Tadeu com uma imagem de Jesus Cristo. Ele pode ser visto, ainda, segurando um rolo ou um livro (a Epístola de Judas).
*   *   *
"Como padroeiro das causas impossíveis, a popularidade de São Judas Tadeu aumentou muito" – lembra Robert Place, autor do Tarô dos Santos. "Atualmente, ele se tornou um dos santos mais populares. Também é padroeiro dos hospitais e é chamado para encontrar objetos perdidos."
"Esta carta representa a confiança, o conforto total com o mundo físico. Pode também indicar uma pessoa que prestará ajuda num tempo de necessidade, especialmente se a situação parecer não ter esperança".
26/10/2020
1º de novembro: Dia de Todos os Santos
Todos os Santos - pintura de Fra Angelico (1423-24)
O Dia de Todos os Santos é considerado como uma festa em "honra a todos os
santos, conhecidos e desconhecidos". No fim do segundo século, os praticantes cristãos
começaram a honrar os que haviam sido martirizados por causa da sua fé e, certos de que
eles já estavam com Cristo no céu, oravam a eles pedindo suas intercessões.
As representações de Todos os Santos, para algumas pessoas, evocam os santinhos que
eram colecionados no correr do tempo e que, de certa forma, podem ser associados
aos arcanos do Tarô: imagens simbólicas que falam de um nível mais alto.
Ilustração: pintura têmpera sobre madeira de Fra Angelico (1423-24)
31/10/2019
11 de novembro: São Martinho
 
São Martinho - 11 de novembro
São Martinho nasceu na Hungria, antiga Panônia, por volta do ano 316. Ele despertou para a
fé ainda menino e depois, mesmo soldado da cavalaria do exército romano, jamais a abandonou.
A sua vida foi uma verdadeira cruzada em favor do cristianismo. Quatro mil igrejas são dedicadas
a ele na França e o seu nome foi dado a centenas de localidades em toda a Europa e nas Américas.
 Um dia, um mendigo que tiritava de frio pediu a Martinho uma esmola e, como não tinha, ele cortou
seu próprio manto com a espada, dando metade ao pedinte. Durante a noite, Jesus apareceu-lhe em
sonho usando o pedaço de manta que dera ao mendigo e agradeceu a Martinho por tê-lo aquecido.
Dessa noite em diante, ele decidiu que deixaria as fileiras militares para dedicar-se à religião.
Venerado como São Martinho de Tours, ele se tornou o primeiro santo não-mártir a
receber culto oficial da Igreja e, também, um dos santos mais populares da Europa medieval
Imagens: Pintura russa de São Martin e o Valete de Espadas no Tarô dos Santos de Robert Place
10/11/2019
17 de novembro: Santa Isabel
Santa Isabel da Hungria, noiva aos quatro anos, casada aos catorze, mãe aos quinze, ficou viúva aos vinte. Princesa da Hungria e duquesa da Turíngia, terminou sua vida terrena aos vinte e quatro anos, em 17 de novembro de 1231.
Santa Isabel da Hungria - 17 de novembro
A carta da Rainha de Ouros no Taro dos Santos de Robert Place
e a pintura de Santa Isabel da Hungria por Raymond Balze (1818-1909)
O rei André II da Hungria havia prometido sua Filha Isabel para esposa de Luís, dos duques da Turíngia, de apenas 11 anos. Nove anos após foram celebradas as núpcias e, embora tivesse sido um casamento decidido pelos pais, foi um matrimônio de amor e de feliz entrosamento entre a ascese cristã e a felicidade humana.
A jovem duquesa suscitou a animosidade da sogra e da cunhada por não querer ir à Igreja adornada com as preciosas joias da sua casta: “Como poderia — disse candidamente — usar uma coroa tão preciosa diante de um rei coroado de espinhos?”. Aos quinze anos Isabel teve o seu primeiro filho, aos 17 uma menina e, aos vinte, outra menina, três semanas após ter perdido o marido, morto durante a cruzada à qual havia aderido com entusiasmo juvenil. Nessa oportunidade Isabel se privou de tudo o que possuía para construir um hospital em Marburg, em honra de São Francisco, seu contemporâneo.
Ao ficar viúva, desencadearam-se contra ela os maus humores dos cunhados, que não suportavam sua generosidade para com os pobres. Ela foi separada dos filhos e expulsa do castelo de Wartemburg. Então, pôde viver o pleno ideal franciscano de pobreza, entrando na Ordem terceira, para se dedicar às atividades assistenciais.
*   *   *
"Santa Isabel – escreve Robert Place, autor do Tarô dos Santos– é a padroeira dos caridosos, padeiros, mendigos, desabrigados, dos hospitais e dos cordoeiros."
"Esta carta representa prosperidade, caridade e a habilidade, daqueles que têm poder, de cuidar dos menos afortunados. Embora Santa Isabel tenha terminado sua vida na pobreza, ela nunca perdeu a alegria nem o otimismo. O seu segredo foi sempre pensar nos outros em vez de pensar em si mesma".
14/11/2020
25 de novembro: Santa Catarina
Santa Catarina nasceu em Alexandria, Egito, em 287 e morreu martirizada em 305, aos 18 anos. Numa visão, Catarina foi transportada ao céu, encontrou-se com o menino Jesus e a Virgem Maria e, em êxtase, casou-se misticamente com Cristo, convertendo-se ao cristianismo. Foi então à presença do imperador romano Maximino Daia, que perseguia os cristãos, censurando-o por sua crueldade. Apontou a limitação do imperador, por ser pagão, e afirmou que o seu rei era Jesus Cristo.
Santa Catarina de Alexandria e a Roda da Fortuna
A Carta 10. Roda da Fortuna no Tarô dos Santos de Robert Place
e a pintura de Santa Catarina em uma igreja ortodoxa.
O imperador mandou prendê-la no cárcere até que viessem os maiores sábios da província de. Alexandria e a humilhassem por causa da sua argumentação aparentemente simples. Catarina foi tão plenamente sábia nas suas colocações e argumentos que, mesmo sob ameaça, os sábios não conseguiram convertê-la aos ídolos. Pelo contrário, vencidos pela eloquência de Catarina, converteram-se ao cristianismo. Frustrado, o imperador mandou torturar Catarina na masmorra e a condenou à morte lenta na roda (instrumento de tortura que causava grande sofrimento).
Conta-se que quando foram amarrar Catarina na roda, ela fez o sinal da cruz e a roda quebrou. Ao ser decretada sua execução, apareceu-lhe o arcanjo Miguel para confortá-la e Catarina rezou suplicando que, em nome do seu martírio, Deus ouvisse as orações de todos aqueles que a ele recorressem por sua intercessão. Por fim, Catarina de Alexandria morreu decapitada.
Três séculos mais tarde, o seu corpo, incorrupto, foi encontrado por monges e levado para o Mosteiro da Transfiguração, onde algumas das suas relíquias e o seu nome ficaram até hoje. Foi ouvindo a voz de Santa Catarina que Joana d'Arc encontrou a espada que usaria em sua missão e que mudaria a história da França.
*   *   *
"Nesta carta" – ressalta Robert Place, autor Tarô dos Santos – "Santa Catarina é vista em seu papel arquetípico junto à Roda da Fortuna, segurando a sua palma de martírio. Na Roda, simbólos do apogeu e declínio marcam o solstício e o equinócio".
"A mensagem de Santa Ctarina é de mudança e paciência, indicando que há um tempo para cada propósito. Se os tempos são bons, devemos nos preservar para os difíceis. Se são difíceis, ficarão melhores no futuro".
Santa Catarina é a padroeira dos estudantes, filósofos, professores e também invocada pelos que trabalham com rodas e contra acidentes de trabalho. No Brasil, é a padroeira do Estado e da Ilha de Santa Catarina.
23/11/2020
30 de novembro: Santo André
 
O Novo Testamento menciona Santo André Apóstolo como irmão de São Pedro. Nasceu em Betsaida,às margens do Mar da Galileia. Tanto ele quanto seu irmão Pedro eram pescadores e, segundo a tradição, Jesus os teria chamado para serem seus discípulos dizendo que faria deles "pescadores de homens".
Santo André e o Rei de Copas
Ícone búlgaro de Santo André e o Rei de Copas no Tarô dos Santos de Robert Place
O Evangelho segundo João conta que André era discípulo de João Batista, cujo testemunho levou o próprio André e João, o Evangelista, a seguirem Jesus. André imediatamente reconheceu Jesus como o Messias, e apressou-se a apresentá-lo a seu irmão e, a partir daí, os dois se tornaram discípulos fiéis de Jesus. Numa ocasião posterior, antes do derradeiro chamado ao apostolado, passaram a ser companheiros mais íntimos e abandonaram todos os seus pertences para seguir Jesus. André é mencionado em diversas ocasiões, como um dos discípulos mais próximos de Jesus.
Conta a tradição que Santo André foi martirizado numa cruz conhecida como Crux decussata (cruz em forma de X), comumente conhecida como "cruz de Santo André", o que teria sido feito a pedido dele próprio, que se julgava indigno de ser crucificado no mesmo tipo de cruz que havia sido usada para crucificar Cristo.
Santo André sofreu a sentença de morte por ter curado e convertido a mulher de um proeminente pagão, que não aceitou o voto de castidade feito por ela. André foi encarcerado, espancado com sete acoites e amarrado à cruz, na qual rezou por dois dias antes de morrer.
*   *   *
"Santo André" – lembra Robert Place, autor Tarô dos Santos – "é o padroeiro da Rússia, Escócia, Grécia, dos pescadores, cantores, virgens e mulheres solteiras".
"Essa carta representa a fé intuitiva, a perseverança e habilidade de encontrar a satisfação em nós mesmo".
29/11/2020
4 de dezembro: Dia de Santa Bárbara e de Iansã
 
Santa Bárbara foi uma virgem mártir do século III, comemorada como santa cristã na Igreja Católica Romana, na Igreja Ortodoxa e na Igreja Anglicana.
Santa Bárbara - 4 de dezembro
Carta 16. A Torre no Tarô dos Santos de Robert Place e
pintura de Santa Bárbara, padroeira das Forças Armadas na Itália.
Santa Bárbara foi uma virgem mártir do século III, comemorada como santa cristã na Igreja Católica Romana, na Igreja Ortodoxa e na Igreja Anglicana.
Por ser filha única e com receio de deixar sua filha no meio da sociedade corrupta daquele tempo, seu pai, Dióscoro, decidiu fechá-la numa torre. Santa Bárbara na sua solidão, contemplava a mata virgem como quintal. Por ser muito bela e, acima de tudo, rica, não lhe faltavam pretendentes para casamentos, mas Bárbara não aceitava nenhum.
Desconcertado, Dióscoro concluiu que as "desfeitas" da filha se justificavam pelo fato de ter ficado trancada muitos anos na torre. Então, permitiu que ela fosse conhecer a cidade. Durante essa visita ela teve contato com cristãos, que lhe contaram os ensinamentos de Jesus sobre o mistério da Santíssima Trindade. Pouco tempo depois, um padre vindo de Alexandria a batizou.
Seu pai decidiu construir uma casa de banho com duas janelas para Bárbara. Dias mais tarde, ele se viu obrigado a fazer uma longa viagem. Enquanto Dióscoro viajava, Barbara ordenou a construção de uma terceira janela na torre, esculpindo uma cruz sobre a fonte.
O seu pai Dióscoro, quando voltou, reparou que a torre tinha agora três janelas em vez das duas que ele mandara abrir. Ao perguntar à filha o porquê das três janelas, ela explicou que isso era o símbolo da sua nova Fé. Este fato deixou o pai furioso. Sob o impulso da fúria, e obedecendo a suas tradições romanas, Dióscoro denunciou a própria filha ao prefeito Marciniano que a mandou torturar numa tentativa de que ela renunciasse sua fé, fato que não aconteceu. Assim, Márcio condenou-a à morte por degolação.
Durante sua tortura em praça pública, uma jovem cristã de nome Juliana denunciou os nomes dos carrascos, e imediatamente foi presa e entregue à morte juntamente com Bárbara.
Ambas foram levadas pelas ruas de Nicomédia por entre os gritos de raiva da multidão. Bárbara teve os seios cortados, depois foi conduzida para fora da cidade onde o seu próprio pai a executou, degolando-a. Quando a cabeça de Bárbara rolou pelo chão, um imenso trovão estrondou pelos ares fazendo tremer os céus. Um relâmpago flamejou pelos ares e atravessando o céu fez cair por terra o corpo sem vida de Dióscoro.
Santa Bárbara passou a ser conhecida como "protetora contra os relâmpagos e tempestades" e é considerada padroeira dos artilheiros, dos mineiros e de todos quantos trabalham com fogo.
Nota: Iansã, orixá dos ventos, também homenageada em 4 de dezembro, rege os raios e tempestades, comanda os espíritos dos mortos, e foi sincretizada com Santa Bárbara.
Fonte do texto: Wikipedia  -  2/12/2019
25 de dezembro: Natal e o Presépio
O presépio é uma das mais antigas formas de representação do Natal. Sabe-se que foi São Francisco de Assis, na cidade italiana de Greccio, em 1.223, o primeiro a usar a manjedoura com figuras esculpidas formando um presépio, tal qual o conhecemos hoje. O presépio de São Francisco incluía uma manjedoura, acima da qual foi improvisado um altar.
Nesse cenário ocorreu a missa da meia-noite, na qual o próprio santo com a vestimenta de diácono cantou o Evangelho juntamente com o povo simples e pronunciou um sermão sobre o nascimento do Menino Jesus.
Natal - São Francisco no presépio
São Francisco e o Menino Jesus
Aquarela e lápis de autoria de Mark Satchwill
Conta-se que naquela noite especial, enquanto o santo proferia as palavras do Evangelho sobre o nascimento do Menino Jesus, todos os presentes puderam ver uma criança em seu colo, envolvida em um raio de luz. A cena foi narrada em 1.229 por Tomás de Celano, biógrafo de São Francisco de Assis. Desde então, os presépios foram se tornando cada vez mais populares e, além das figuras tradicionais do Menino Jesus deitado na manjedoura, Maria e José, acabaram incluindo uma enorme variedade de personagens como os pastores, os Reis Magos, a estrela e os animais.
A partir dessa representação criada por São Francisco de Assis em 1223, em companhia de Frei Leão e com a ajuda do senhor Giovanni Vellina, foi montada em uma gruta da floresta na região de Greccio, Itália, a encenação do nascimento de Jesus.
presepio-s.francisco--afresco-na-gruta-do-santuário-de-Greccio
Afresco na gruta do Santuário de Greccio (Itlia),
representando São Francisco na criação do Presépio.
São Francisco morreu três anos após e os Frades Franciscanos continuaram a representação do presépio utilizando imagens. No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552 por iniciativa do jesuíta José de Anchieta. "Fazer presépios é unir mundos". O mundo animal, os povos de diferentes países e continentes, o mundo mineral (pedras e presentes) se unem na contemplação do nascimento de Jesus.
Os reis Magos, em uma interpretação mais recente, são lembrados como um símbolo da união dos povos: Gaspar, o negro: Melchior, o branco e Baltazar, o asiático.
O Natal represenado em imagens chinesas.
A simplicidade no nascimento de Jesus, representado em imagens chinesas.
Foto no USF-Ricci Institute (2008)
As palavras de paz e serenidade de São Francisco trazem até nós o sentido verdadeiro do Natal: "Todos os homens nascem iguais, pela sua origem, seus direitos naturais e divinos e seu objetivo final".
Natal - manjedouro - Candido Alencar
São Francisco e o Menino Jesus na manjedoura
Arte de Cândido Alencar - Vale do Matutu (MG)
No hemisfério sul, o Natal coincide com o solstício de verão (21.dezembro), o dia mais longo do ano. Dada a sua ênfase solar, o Natal pode ser colocado em paralelo, no tarô, ao arcano 19. O Sol.
20/122020
27 de dezembro: São João, o Apóstolo e Evangelista
São João foi um dos doze apóstolos de Jesus e além do Evangelho segundo João, também escreveu as três epístolas de João (1, 2, e 3) e o livro do Apocalipse.
João seria o mais novo dos 12 discípulos, tinha provavelmente cerca de vinte e quatro anos de idade ao ser chamado por Jesus. Solteiro, vivia com os seus pais em Betsaida. Era pescador de profissão, consertava as redes de pesca. Trabalhava junto com seu irmão Tiago Maior, em provável sociedade com André e Pedro.
As heranças deixadas nos escritos de João, demonstram uma personalidade extraordinária. De acordo com as descrições ele seria imaginativo nas suas comparações, pensativo e introspectivo nas suas dissertações e pouco falador como discípulo. É notório o seu amadurecimento na fé através da evolução da sua escrita.
São João Evangelista e a Papisa
São João Evangelista e o arcano A Papisa
Pintura de São João por autor desconhecido e a carta II de Catelin Geoffroy
Em Patmos, ilha no leste do Mar Egeu, opnde ficou exilado, João escreveu o Livro da Revelação do Apocalipse. João viajou muito, trabalhou incessantemente e, depois de tornar-se dirigente das igrejas da Ásia, estabeleceu-se em Éfeso. Orientou o seu colaborador, Natan, na redação do chamado "evangelho segundo João", em Éfeso, aproximadamente no ano 90 D.C.
De todos os doze apóstolos, João se tornou o mais destacado teólogo, tendo morrido de morte natural, em Éfeso, no ano 103 d.C., quando tinha 94 anos. Segundo algumas interpretações João era o apóstolo que Jesus mais amava, e que tinham um enorme afeto um pelo outro.
Se tentarmos encontrar nexo entre São João e algum arcano do tarô, o que chama atenção é o fato de que o único livro retratado nas cartas, encontra-se na mão da Papisa. Estaria ela meditando sobre as revelações de São João?
27/12/2020
  Santos do Dia: | janeiro-março | abril-junho | julho-setembro | outubro-dezembro  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil