Home page

05 de junho de 2020

Responsável: Constantino K. Riemma


  FÓRUM / MURAL / O Preto Velho < voltar  
O Preto Velho
Quais cartas do Tarô falam desse personagem da cultura afro?
Clube do Tarô

Os Pretos Velhos são homenageados no dia 13 de maio, data em que foi assinada a Lei Áurea, que decretou a abolição da escravatura no Brasil.

Na Umbanda, os Pretos-velhos são espíritos de velhos africanos que viveram nas senzalas como escravos, que morreram de velhice e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos seus filhos.

São entidades que trazem esperança e quietude aos anseios dos consulentes que os procuram para amenizar suas dores. Ligados a vibração de Omolu, são mandingueiros poderosos, com seu olhar prescrutador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda, rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada, demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes.

Mestres da sabedoria e da humildade, através de suas várias experiências, em inúmeras vidas, entenderam que somente o Amor constrói e une a todos, que a matéria nos permite existir e vivenciar fatos e sensações, mas que ela não existe por si só, nós é que a criamos para estas experiências, e que a realidade é o espírito. Com humildade, apesar de imensa sabedoria, nos auxiliam nesta busca, com conselhos e vibrações de amor incondicional. Também são Mestres dos elementos da natureza, a qual utilizam em seus benzimentos.

[ Os dados acima foram extraídos de www.pt.wikipedia.org/wiki/Preto-velho.
A imagem do Preto Velho vem do artesanato baiano; pertence à coleção de
Iracema e Waldomiro Riemma e foi fotografada por Gabriela Giordano.]


* * *

Para os estudantes do tarô cabe um interrogação. Quais arcanos maiores ajudariam a retratar o bondoso Preto Velho?
a. O Eremita, o velho e paciente sábio?
b. O Papa, o provedor espiritual e que abençoa todos os que o procuram?
c. O Mago, aquele que sabe transformar os elementos e energias de cura?
d. O Louco, ou melhor, o Peregrino e seu bastão, que representam a busca de compreensão?

Fica aqui o convite para você deixar seus comentários e reflexões sobre os símbolos envolvidos.
 
13/05/2011 14:34:44

Comentários

Abelard Gregorian - 13/05/2011 16:01:00
A imagem escolhida para representar o Preto Velho está muito próxima, no Tarô, das figuras tradicionais do Eremita: um velhinho que tem um longa história de vida, com buscas e aprendizados, e que acolhe com paciência a todos aqueles que o procuram.

O Papa, ou Grande Sacerdote, também representa um papel similar de estar a serviço do Mais Alto e de abençoar os que se aproximam dele. No entanto, o Papa deve exercer sua função sacerdotal de acordo com as formalidades e os ritos das Igrejas e das hierarquias. Já o Eremita, por sua vez, é o religioso que embora mantenha vínculo com sua Igreja optou pela simplicidade, pela humildade e pelo recolhimento.

O Eremita do Tarô clássico, com seu cajado e suas vestes (as mais simples dentre todos os personagens dos arcanos maiores) é para mim, o irmão de fé do Preto Velho.

Renata - 13/05/2011 19:11:31
O eremita, acho eu. A sabedoria dos pretos velhos (vovós e vovôs da Umbanda), é a sabedoria da experiência de vida, que só vem com os anos, que nada tem a ver com dogmas, hierarquias ou preceitos estabelecidos por instituições. O dom da cura, da transformação dos elementos e da capacidade de compreensão das coisas advém de sua serenidade e de sua simplicidade diante do mundo.
Mas um pouco diferente dos eremitas, na minha perspectiva, os pretos velhos são mais abertos, dados a relacionamento e doces em sua interação com as pessoas. Apesar da idade, são festeiros, e, certamente, hoje, dia 13/05, estão dançando e cantando bastante por aí.

Bete Torii - 13/05/2011 21:55:04
Eu não sabia que 13 de maio é o dia do Preto Velho! E, aliás, não sabia quase nada sobre essa figura; gostei muito desta oportunidade de saber.
Concordo com Abelard e Renata; eu também acho que ele é a versão afroamericana do Eremita, aquele discreto e sereno Velho europeu.

Thales Branche - 14/05/2011 16:31:09
Acho que a imagem do Tarô que melhor expressa o Preto Velho, mais do que o Eremita, é o Papa.

Compreendo o Eremita e o Papa como dois aspectos de um mesmo "personagem". Nas duas imagens tempo, conhecimento e uma certa parcimônia se apresentam como elementos comuns, mas o Eremita se difere do Papa pelo caminho do silêncio e da busca do conhecimento de si na solidão. Já o Papa talvez apresente uma vibração mais social, no sentido de que ele está a serviço de Deus, mas como um velho mestre, aquele que fala e, nós escutamos.

Nesse sentido, o Preto Velho é como o Papa, um mestre que cumpre sua missão divina na relação com os outros, e não na solidão. O Preto Velho velho mestre que nos acalma, nos acolhe com a lembrança de que tudo se ajusta se tivermos fé no plano de Deus.

Saravá, seu Osório!

Saravá todos os Pretos Velhos!

Miriam - 16/05/2011 01:20:32
Adorei as Almas! Saravá, Vovô! Saravá, Vovó!

Nunca havia pensado nisso, mas creio que tanto o Eremita quanto o Papa (que, desculpem-me, prefiro seguir Crowley e chamar de Hierofante) reflitam aspectos dos nossos tão veneráveis Vovôs e Vovós, que tanto amo e a quem sou eternamente grata.

O Eremita, apesar das interpretações possíveis dentro de cada tiragem, costuma trazer um aspecto de quem ainda está procurando, de quem ainda está a caminho. Pretos e Pretas Velhas, ao contrário, são os que já aprenderam e que, agora, vem bondosamente nos ensinar e apoiar a nossa própria caminhada.

O Hierofante é aquele que já está em comunhão profunda com Deus. Então, como os Pretos Velhos são pura humildade, também fica difícil vê-los ostentando imagem tão distante do humano comum.

Difícil chegar a uma conclusão, mas bonito demais pensar nisso!

Maria Baldin - 16/05/2011 02:32:04
O Papa e o Eremita seriam as figuras representativas desses seres de luz tão evoluídos.Porém a grande força deles, sua ligação com o sagrado vem de sua imensa sabedoria, humildade, desapego qualidades que foram adquiridas em suas caminhadas, solitárias e sofridas em sua maior parte. Nesse sentido o Eremita é quem melhor o representa, em meu entender já que o que ele carrega é um manto, que o aquece nas noites e não capas que o marcam como símbolo de poder e conhecimento. E a luz de sua lanterna guia lhe dá segurança no percurso, diferente da luz do brilho ostentoso de um Papa, que pode ofuscar quem está a seu lado. Entendo que seu poder de cura, vem da experiencia e do contato com o sagrado e não da experimentação do Mago.
A corrente de Aruanda, dos Pretos Velhos é a mais poderosa espiritualmente, são os seres de Luz mais evoluidos que existem, tendo essa forma ( pretos velhos) para que nós consigamos "entendê-los" dentro de nossas possibilidades terrenas.
"Tá caindo flor...tá caindo flor....ô Meu Deus , tá caindo flor..." essa é parte de uma das músicas (pontos) que os reverenciam.

karahayara - 16/05/2011 22:26:45
CONCORDO COM A VISÃO DE TODOS , APENAS GOSTARIA DE ACRESCENTAR QUE OS PRETOS-VELHOS OU PAIS VELHOS SE ENCONTRAM DENTRO DA LINHA DE YORIMA E DENTRO DA UMBANDA SÃO CONSIDERADOS ESPIRITOS EXTREMAMENTE EVOLUIDOS E NÃO SÃO NECESSARIAMENTE PRETOS OU VELHOS,ESTES MESTRES DO ASTRAL USAM ESTA ROUPAGEM PARA FACILITAR O CONTATO COM AQUELES QUE PROCURAM OS TERREIROS EM BUSCA DE UMA PALAVRA AMIGA,UM CONSELHO,UM CONSOLO.
COM RELAÇÃO AS LIGAÇÕES PROPOSTAS COM O TARÔ VALE DESTACAR QUE PODEMOS IDENTIFICAR A PRESENÇA DELES EM TODAS AS CARTAS CITADAS MAS É INEVITAVEL QUE AS SEMELHANÇAS COM "O EREMITA" SALTE AOS OLHOS .PRINCIPALMENTE SE LEVARMOS EM CONSIDERAÇÃO SEU SIGNIFICADO QUE MARCA A NOSSA PASSAGEM PARA UMA NOVA ETAPA DOS ARCANOS MAIORES .

Ronaldo - 18/05/2011 21:07:16
Para complementar o assunto, recomendo a leitura de "Diálogo entre um filósofo e um Preto Velho".
Essa entidade traz em si, muitos aspectos do Eremita. O velho sábio que traz a luz para nos iluminar.
http://9misticos.wordpress.com/2011/04/24/dialogo-entre-um-filosofo-e-um-preto-velho/

Edy De Lucca - 18/05/2011 23:38:24
Renato, li o artigo e penso que só ficar sentadinha num banquinho em silêncio ao lado do Preto Velho ou do nosso Eremita já é um ganho extraordinário, estar sob a luz e o calor do conhecimento deles. Esta discussão inspiradora me faz pensar que meu afeto e apreço aos dois é muito próximo.

Edy De Lucca - 18/05/2011 23:42:00
Misturei as duas "entidades" e acabei misturando seu nome também...desculpe Ronaldo!

  Total: 27 Próxima >  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil