Home page

19 de outubro de 2020

Responsável: Constantino K. Riemma


  FÓRUM / CONSELHOS by CLÁUDIA BOECHAT / AS CARTAS DA DEPRESSÃO < voltar  
AS CARTAS DA DEPRESSÃO
O que o Tarot tem a nos dizer sobre esse mal que acomete tanta gente atualmente? Vamos descobrir juntos.
Cláudia Boechat
  Esta é uma situação “engraçada”. Vocês vão ver. Resolvi questionar o Tarot  sobre depressão.  Ele me respondeu com cartas tão inesperadas que gostaria da ajuda de vocês para analisá-las. Vamos lá:  

A primeira casa ficou com a seguinte pergunta:
O que é a depressão?

Resposta:
O Sol.

Uau! Por essa realmente eu não esperava. Quebrei a cabeça e cheguei à conclusão de que a depressão é algo poderoso, muito poderoso. Ofusca tudo à sua volta. Permeia tudo: os sentimentos, a vontade, a razão...


A segunda casa responde à pergunta: O que a depressão faz na gente, no interior, pra dentro?

Resposta:
A Roda da Fortuna.

Ok. A depressão nos traz a instabilidade emocional. Talvez a bipolaridade? Não. Acho que este é outro assunto. Fico com a instabilidade emocional “mais comum” mesmo. Uma outra a pessoa está bem, na outra seu mundo desaba. Será isso?


A terceira casa se refere à questão:
O que a depressão faz para fora, como ela nos deixa aos olhos dos outros?

Resposta:
A Imperatriz

Pirei. Não entendi nada. Vamos raciocinar. Ok, ela é poderosa. Será que ela se apossa, soberana, dos que estão à sua volta? Acho que depressão pode ser contagiante. Uma pessoa deprimida pode impor seu estado de espírito aos seus “súditos”. Os outros se sentem impotentes diante dela, mais fracos. Será isso? Me ajudem a entender.


A quarta casa é o “resumo da ópera”:
Juntando o que a depressão nos faz, por dentro e por fora, como ficamos?

Resposta:
Os Amantes


Ficamos inseguros, incapazes de tomar uma decisão. Ficamos com medo de perder, sem coragem de ganhar. Entre a cruz e o caldeirão. Ao mesmo tempo em que compreendemos que como está não pode ficar, não enxergamos as condições necessárias para mudar. Será isso? Quando surgirá a terceira via?


A quinta e última casa ficou com a seguinte questão:
Como combater a depressão?

Resposta:
O Louco

Kkkk! Essa foi demais! É pra enlouquecer de vez? Bem, falando sério, acho que o Tarot nos recomenda deixar tudo pra trás. Recomeçar. Sem anseios, sem frustrações, sem expectativas. Apenas recomeçar, aceitando o que a vida colocar em nosso caminho, sem medo. Mas como uma pessoa deprimida encontra forças pra fazer isso?

Tirei outra carta: A Justiça. Usando a razão. Nada de se deixar guiar por sentimentos, emoções. É preciso fortalecer a razão. Ou seja, a gente deve seguir O Louco, mas sem perder a inteligência jamais.

Enlouquecer, sem perder a lógica. Pode?

Agora, que tal vocês fazerem a sua avaliação deste jogo?
Pode se tornar uma conversa bastante interessante.
Vamos nessa?

 
13/08/2011 15:19:38

Comentários

Rafael Barreto - 24/08/2011 16:03:17
As cartas responderam como alguem que olha a depressão pelo lado de fora, mas essa é a realidade de quem está em depressão.

Cláudia Boechat - 24/08/2011 19:30:03
Rafael, pode me explicar melhor seu ponto de vista? Gostaria muito de entender.

Michelle - 24/08/2011 23:17:13
O Sol como resposta para definir o que é a depressão me fez pensar na falta de paz, de sossego na qual se encontra a pessoa deprimida. "O Sol nunca se põe", para que se tenha um momento de alívio. É uma doença forte, difícil de vencer. Me fez pensar também no alcance dessa doença nos dias de hoje: todos, do planeta inteiro, estão suscetíveis a ela, em maior ou menor grau.
A Imperatriz como resposta sobre como ficamos por fora, me fez pensar no caráter "sólido" e real da doença que antes se pensava ser "frescura". Hoje já não é mais assim, todos sabem que essa doença existe, dá pra reconhecer os sintomas, tem tratamento, etc.
Combater a depressão com o Louco para mim é aconselhar o doente a fazer coisas que lhe proporcionem prazer. O Louco é a criança que se permite alegrias, ri, vai onde quer a hora que quer... Redescobrir o prazer é uma das curas para a depressão. Quem está deprimido está oprimido por uma tristeza que não passa, angústia, desgosto; então é preciso buscar algo que acalente o coração, traga a alegria, traga de volta a fé na vida. Só não pode ficar irresponsável, perder a conexão com a realidade, aí entra a Justiça. Ela recomenda uma "loucurinha terapêutica" rsrsr!
Abraço!!

Emerson Cação - 26/08/2011 12:34:06
Só espero que o louco que está dentro de mim, consiga derrotar a imperatriz e os amantes da minha alma.

...... - 26/08/2011 15:42:08
A depressão tem muito a ver com o amadurecer das coisas. Se encontra no passado do feito, no presente do fazer e no futuro do que poderia ser feito
Mas não posso. Por isso se volta ao passado. Depressão é meio que repressão de si mesmo. Onde o errado que tomamos conciencia. Nos cobra.
Afinal é errando que se aprende.
E o certo que se toma consciência.
Mas...a esse mas..ele nos condena. Ele nos faz ver e não queremos ver, então, depressão.



Andrea Fontoura - 26/08/2011 15:46:31
A depressão tem muito a ver com o amadurecer das coisas. Se encontra no passado do feito, no presente do fazer e no futuro do que poderia ser feito
Mas não posso. Por isso se volta ao passado. Depressão é meio que repressão de si mesmo. Onde o errado que tomamos conciencia. Nos cobra.
Afinal é errando que se aprende.
E o certo que se toma consciência.
Mas...a esse mas..ele nos condena. Ele nos faz ver e não queremos ver, então, depressão.



Cláudia Boechat - 26/08/2011 17:05:27
Muito bom Michelle. Gostei muito da sua avaliação. Obrigada.

Cláudia Boechat - 26/08/2011 17:06:10
Cação, cultive esse Louco!!!!! Cuide muito bem dele!

Cláudia Boechat - 26/08/2011 17:07:13
Andrea, abaixo a repressão! Tem toda razão.

Bete Torii - 26/08/2011 20:11:32
Oi Cláudia,
bem vinda de volta às suas propostas de leitura conjunta! Essa parece uma charada, mesmo; e como não entendo muito de depressão, vou dar palpite somente sobre algumas das cartas que fizeram um pouquinho mais de sentido para mim:
- O Sol parece dizer que a depressão não dá descanso nem refresco, está sempre lá, queimando, ressecando...
- A Roda da Fortuna pode significar que o deprimido sente instabilidade e não tem controle sobre seu estado interno.
-- A Imperatriz como imagem aos olhos dos outros... pode ser porque o deprimido parece alguém que quer ficar no conforto do seu reino, sem sair e participar de atividades com as pessoas comuns..?
-- O Louco foi a carta que fez mais sentido, no final de contas, pois indica que a depressão pode ser combatida por meio do desapego, leveza, diminuição de expectativas, passeios, aventuras, busca de si.
Um abração.

  Total: 57 Próxima >  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil