Home page

14 de agosto de 2022

Responsável: Constantino K. Riemma


A Imperatriz e o Imperador no Tarô de G.O. Mebes
   
 
  3. Vênus Urania (A Imperatriz) no Tarot de G. O. Mebes  
Lâmina III
"Vênus Urania" (Venus do Universo),
"Physis" (a Natureza), "Imperatriz"
    Fundo: Espaço azul de um céu de alvorada. Na área inferior da lâmina, parte da superfície convexa do globo terrestre, sobre o qual está fixado um coagulato cinzento, cúbico, semitransparente. Sobre esse cubo podemos ver 3/4 partes de uma figura de mulher em posição reclinada. Do lado direito, o quadro está de tal modo iluminado por uma luz ofuscante de cor ouro-alaranjada, que, desse lado desaparecem os contornos da figura que parece apoiar-se sobre a luz.
    A cabeça da mulher é de puro tipo venusiano. Seus cabelos castanhos estão soltos. O rosto expressa uma dor cheia de felicidade, como se vê às vezes no rosto de mulheres que estão dando à luz. Está vestida com uma túnica de um verde suave que desce dos ombros, cobre uma parte do cubo e termina no chão. Sua mão esquerda segura um broquel, de forma triangular e ângulos arredondados, cuja ponta está dirigida para a terra. No broquel, vemos uma águia em vôo tendo no bico uma cruz de braços iguais. O broquel cobre a parte inferior do corpo da mulher, até os joelhos, escondendo quase que inteiramente o seu estado de gravidez. No seu braço direito, erguido, – um cetro de ouro com o símbolo do planeta Vênus na ponta. Os pés da mulher se apóiam num
 
  crescente lunar, cujas pontas estão viradas para cima. Os suaves raios lunares prateados, inundam o ângulo esquerdo inferior do quadro.
    Acima da cabeça da mulher, doze estrelas estão dispostas em forma de corda. Algumas se destacam apenas dos raios solares. Outras, mais afastadas do espaço iluminado, brilham no fundo azul.
    O quadro inteiro é mais colorido e luminoso do que gráfico; porém todas as cores são suaves, sem contrastes bruscos.
 
 
Lâmina IV
"Forma", "Autoridade", "Adaptação"
ou "O Imperador"
    Fundo: Duas paredes angulares, brancas, inteiramente decoradas com suásticas de cor azul safira. Não se avista o teto. Um assoalho feito de pedras quadradas, de cor cinza. Sobre o mesmo,um cubo  branco que mostra, de frente, uma de suas faces, na qual figura a imagem de uma águia voando da esquerda para a direita. Do pescoço da ave, pende a Cruz do Hierofante. Ao lado direito do cubo, um homem, visto de perfil, está nele se apoiando displicentemente. A perna que se acha no segundo plano está dobrada com o joelho projetado para a frente e sua parte interna encostada na outra perna, formando com ela uma cruz. O homem está ligeiramente inclinado, o braço esquerdo estendido, segura um cetro com o símbolo de Vênus, feito de ouro. Dentro do círculo deste símbolo há um outro  – ode  Júpiter – feito de prata.
    O homem veste uma túnica azul safira que o cobre desde os ombros até os joelhos. Os pés estão calçados com sandálias douradas, presas por uma, tira que se cruza na perna. O rosto ostenta uma barba de corte assírio. Na cabeça, uma tríplice tiara de ouro, de tipo egípcio. A figura, no seu conjunto, é de acentuado tipo jupteriano, expressando poder e autoridade.
  4. O Imperador no Tarot de G. O. Mebes  
      As linhas do quadro são claras e bem destacadas. Nada há de indeterminado, vago ou tortuoso. A luz vem pela esquerda, de baixo para cima.  
 
Para prosseguir a visita pela Galeria do GOM Tarot (G. O. Mebes), clique as setas
 
Para conhecer um pouco mais a história dessas ilustrações veja: O Tarô de G. O. Mebes
para o Índice de Baralhos
 
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil