Home page

19 de outubro de 2020

Responsável: Constantino K. Riemma


As cartas "Gringonneur": O IMPERADOR (III)
 
 
 

    O Imperador está assentado sobre um trono, ao qual se sobe por um degrau, e vestido com uma túnica sob sua armadura; três atributos permitem identificá-lo: a coroa imperial, o cetro e o globo.
    A coroa foi sempre a expressão de um simbolismo cósmico. Por sua forma circular, ela se fecha em si-mesma e simboliza a unidade, a perfeição. Ela representa o céu. Seus quatro florões são interpretados como os quatro pontos cardinais. Ela confere poder ao seu portador.
    O cetro é o atributo do poder e da dignidade suprema. Ele tem por origem o bastão de comando das divindades e dos condutores de homens. É uma vertical que simboliza o homem enquanto tal, também sua supremacia enquanto chefe e, afinal, o poder recebido do alto. É o modelo reduzido da coluna do mundo.
    O globo terrestre é atributo do poder do soberano do mundo. É a afirmação de uma soberania universal. É o símbolo do mundo. Os Césares, que pretendiam ao império do mundo, seguravam em suas mãos o globo terrestre.
     Duas pequenas personagem ajoelhadas, com as mãos cruzadas sobre o peito em sinal de lealdade e de fidelidade, poderiam representar os comandatários do jogo ou jovens pajens.

    Tarô dito de Charles VI ou Tarô Gringonneur: OImperador. Norte da Itália. Final do séc. XV.
    Pintura com têmpera de ovo, sobre um desenho preparatório com tinta negra, tipo sépia; decoração com ramos estampados, após fixação de folha de ouro e prata, sobre uma camada assentada sobre suporte de papel; dorso branco sem adornos. Papel em várias camadas com "colarinhos" à moda italiana, alguns dos quais estão roídos. A parte do desenho dissimulado pelos "colarinhos" realizados posteriormente, foram redesenhados. Dezessete cartas: 80/185 x 90/95 mm. Paris, Biblioteca Nacional da França, Estampas, Res. Kh 24.  http://expositions.bnf.fr/renais/grand/036.htm.

Tradução de Constantino K. Riemma

   
 
 
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil