Home page

14 de agosto de 2022

Responsável: Constantino K. Riemma


O Céu do Momento
  29.março.2022
A Sabedoria de Saturno
Tereza Kawall
Nesse dia observamos uma conjunção de Vênus e Saturno, lado a lado no céu planetário, no signo de Aquário.
Em meu aprendizado e estudos astrológicos nunca pude compreender bem as classificações do tipo: exilado, maléfico, benéfico, uma vez que os símbolos e os arquétipos têm uma natureza dual, dois lados, são ambivalentes.
O fato de Saturno, numa certa visão mais tradicional, ser considerado como maléfico sempre me causa uma inquietação, uma vez que vejo aspectos também positivos em seu simbolismo geral, tais como raízes, estruturas, aquilo que só se constrói com a ação do tempo, nossa sabedoria e maturidade emocional. No corpo humano ele está associado à pele, que nos protege do mundo externo, os ossos, as articulações. Como nos sustentaríamos sem nosso esqueleto, como nos movimentaríamos sem as articulações? O corpo humano é perfeito e cada órgão na bela anatomia zodiacal tem a sua função específica. E claro, alguma suscetibilidade à doenças ou mazelas relacionadas a cada uma dessas partes do corpo.
Ema de Marsheville
A astróloga Emma de Mascheville, nascida na Alemanha, veio para o Brasil em 1925.
Vênus e Saturno podem significar o fim e também o começo de relacionamentos, e esse é o momento oportuno de reavaliar e pensar o amor de forma mais realista em que o compromisso, fidelidade e a confiança devem ser levados em conta. Se o indivíduo só quer aventuras e satisfação dos seus desejos terá que procurar por alguém que esteja nessa mesma frequência. Não é um julgamento moral. A questão de Vênus e Saturno não pode e não deve ser vista simplesmente como perdas, renúncias, isolamento, paralisia , medo, mágoas. A alma humana é bem mais complexa do que : mais ou menos, contra a favor, sim ou não.
Os planetas estão dentro de nós e representam instâncias psíquicas que estão sendo trabalhadas ao longo da vida, sejam elas através da dor e frustrações ou da alegria e satisfação.
Transcrevo aqui parte de um texto de autoria de Emma de Mascheville, intitulado Não me falem mal de Saturno. Essa astróloga alemã, aquariana, veio para o Brasil no século passado e nos presenteou com uma visão de astrologia mais oxigenada e espiritualizada, em que o homem é co-criador de seu destino quanto mais puder conhecer a si mesmo:
"Também é o que diz Paracelso, quando defende o mais belo dos planetas, que com seu anel brilhante gira majestosamente ao redor do Sol. Todos os que se interessam pela astronomia procuram dirigir o telescópio para admirar esta beleza sideral, e nós na astrologia o difamamos como se fosse a origem de nossa cruz, nosso peso e obstáculo.
"Será possível um planeta irradiar, ao mesmo tempo, vibrações completamente opostas, criando em uns a reação de fé, confiança, fidelidade, sinceridade e segurança e em seu vizinho o ceticismo, a desconfiança, a frieza de sentimentos e o pessimismo? O problema das reações provocadas pelas vibrações externas não está na maldade do planeta que irradia, mas na capacidade de sintonização do homem que recebe.
"É isso o que diz Paracelso ao declarar: Não é o Saturno acima de nós, mas o Saturno dentro de nós que nos atormenta. Com "Saturno dentro de nós", ele quer dizer a nossa falta de fé a nossa inexperiência, a nossa desconfiança.
"Na realidade a vibração de Saturno desperta em nós a capacidade de fazer uso daquilo que conquistamos pelos nossos próprios esforços, ou pelo dos nossos antepassados; a capacidade de aprofundar e experimentar, de lembrar: é a Sabedoria que podemos alcançar através da experiência".
Tereza Kawall
Tereza Kawall
Astróloga, psicóloga clínica com orientação junguiana,
pós graduada em psicossomática.
Participou da Revista Planeta com temas variados.
Colabora no Almanaque do Pensamento desde 2014.
Autora de Astros e Arquétipos - Ed. Casa do Escritor
www.instagram.com/terezakawall/
www.facebook.com/JUNG-online-1099583936733346/
www.facebook.com/ecosdeurania/photos/
  www.blissnow.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  27.março.2022
Mercúrio em Áries
Tereza Kawall
Nesse domingo temos a entrada de Mercurio no signo de Áries. Vejamos o que essa posição representa no mapa natal - Mercurio em Áries.
"O pensamento do indivíduo é sempre rápido e essa é a sua maneira ou o ritmo de sua capacidade de aprender. Sua mente é combativa e competitiva, gosta de entrar numa discussão; sem tato, sua habitual franqueza e espontaneidade por vezes lhe causam problemas nas relações. Sua capacidade de argumentação é imbatível, ainda que feita de forma agressiva. Suas idéias são originais, gosta de tomar iniciativas e liderar seus projetos pessoais; tende a se destacar em todos os tipos de ações empreendedoras e pioneiras".
Mercúrio em Áreis - Ceu do Momento - 27 de março
Mercurio ficará no signo de Áries até 11 de abril próximo. Desta feita, o momento pede a todos discernimento e ponderação na hora de expressar opiniões e inteligência para perceber que nem todos pensam da mesma forma. Ficar pensando na resposta durante a argumentação alheia é o caminho certo para trombadas cognitivas. Saber ouvir é uma arte, dizem alguns; não atropelar e agredir seu interlocutor gratuitamente também. Ainda que a baixa tolerância fique mais evidente nesse ciclo planetário, você poderá perceber que o silêncio não é omissão e que sim, também pode ser uma resposta.
Nosso ego nem sempre é um bom amigo, nos jogando no ringue das disputas e vaidades míopes que roubam nossa energia vital, nos enredando em neuroses de toda ordem, em que a inferioridade se traveste de superioridade e avança o sinal do bom senso.
Esteja atento a qualidade de seus pensamentos, fugindo da negatividade e da necessidade de impor sua visão de mundo.
Felizmente somos todos diferentes e isso também é o colorido da vida, se soubermos, claro, respeitar a diversidade da natureza humana.
Tereza Kawall
Tereza Kawall
Astróloga, psicóloga clínica com orientação junguiana,
pós graduada em psicossomática.
Participou da Revista Planeta com temas variados.
Colabora no Almanaque do Pensamento desde 2014.
Autora de Astros e Arquétipos - Ed. Casa do Escritor
www.instagram.com/terezakawall/
www.facebook.com/JUNG-online-1099583936733346/
www.facebook.com/ecosdeurania/photos/
  www.blissnow.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  25.março.2022
Lua em Capricórnio
Tereza Kawall
O céu estelar nos mostra, nesta sexta-feira, a Lua em Capricórnio em trígono com Urano em Touro e o dia vai preparando um sextil entre Mercúrio e Plutão que ficará exato amanhã.
Nessa semana vivenciamos uma quadratura intensa entre Marte e Urano, em signos fixos o que fez acentuar situações de tensão, conflitos, disputas, intransigência e eventuais rupturas entre indivíduos estruturas sociais ou políticas.
Lua em Capricórnio - o céu do momento
Nessa sequência da dança planetária poderemos assistir um maior esforço para mediações ou recuos estratégicos que possibilitem o encaminhamento de soluções para impasses relevantes, e que necessitam de modificações mais profundas, não só pautadas em promessas, mas em diretrizes mais pontuais e ações.
Mercúrio e Plutão propiciam um bom momento para planejamento, em que o discernimento deve tomar a dianteira das situações, e isso demanda também inteligência emocional.
Fazer o que é possível num determinado momento, saber esperar e confiar ao mesmo tempo, não exigir do próximo aquilo que você mesmo não é capaz.
Lua e Urano soltam as engrenagens do medo, se você se permitir a experimentar a liberdade de ser o que é, de não ter opiniões fechadas, de sacudir sua mente de crenças mofadas, dissolver decretos internos e longevos, ou seja, inúteis, de abrir espaços e perguntar para si mesmo: e porque não?
Respire o novo, seja o novo, a mudança sempre começa de dentro para fora.
Tereza Kawall
Tereza Kawall
Astróloga, psicóloga clínica com orientação junguiana,
pós graduada em psicossomática.
Participou da Revista Planeta com temas variados.
Colabora no Almanaque do Pensamento desde 2014.
Autora de Astros e Arquétipos - Ed. Casa do Escritor
www.instagram.com/terezakawall/
www.facebook.com/JUNG-online-1099583936733346/
www.facebook.com/ecosdeurania/photos/
  www.blissnow.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  22.março.2022
O Dia Mundial da Água
Tereza Kawall
22 de março é o Dia Mundial da Água! Nada mais sincrônico do que termos no céu planetário a Lua em Escorpião, fazendo trígono com Júpiter, Netuno e Mercúrio em Peixes, todos do elemento água.
Como não perceber a onipresença desse elemento em nosso cotidiano básico? Como não se encantar com seu som quando a água suavemente desliza por entre as pedras nos rios?? Como não se energizar com sua vibração depois de um banho de cachoeira? E como não temer sua exuberância quando movimentada por profundas correntes invisíveis, se ergue imponente em ondas enormes ou violentos tsunamis?
Dia Mundial da Água - 22 de março
leg
Há um estudo bem conhecido feito por Masaru Emoto, cientista que submeteu esse elemento a diferentes sentimentos humanos e variados tipos de músicas. Depois, ao fotografar suas moléculas, viu que elas foram muito alteradas em sua forma original. Entre outras coisas, Emoto mostrou a enorme importância de que tudo aquilo que vibramos, desejamos, pensamos e expressamos afeta a nossa saúde física e psíquica. Afinal, se nosso corpo é constituído por 80% de água, não há uma divisão entre nós e ela.
Nesse dia, com a vestimenta lunar escorpiônica, os aspectos planetários mostram um momento excelente para tudo o que está necessitando de uma limpeza. Não tenha medo de revisitar suas memórias emocionais, dialogar com antigos resíduos de imagens que estavam lá no porão, jogados ou esquecidos em algum lugar. Esse movimento de entrar em contato com o próprio inconsciente é também libertação e CURA, acredite.
A presença dos símbolos aquáticos piscianos também promove a fé, a compaixão por si mesmo, a sensação de unidade com tudo e todos, a confiança na providência divina, seja o que nome que for. Tudo isso que JÁ está dentro de você pode nesse ciclo, pode promover um renascimento ou uma bela alquimia, seja em seu corpo físico, emocional e espiritual. Vá em frente!
Tereza Kawall
Tereza Kawall
Astróloga, psicóloga clínica com orientação junguiana,
pós graduada em psicossomática.
Participou da Revista Planeta com temas variados.
Colabora no Almanaque do Pensamento desde 2014.
Autora de Astros e Arquétipos - Ed. Casa do Escritor
www.instagram.com/terezakawall/
www.facebook.com/JUNG-online-1099583936733346/
www.facebook.com/ecosdeurania/photos/
  www.blissnow.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  20.março.2022
O Sol entra em Áries: início do ano zodiacal
Tereza Kawall
O que vem a ser o arquétipo do signo de Áries?
Este é o primeiro dos doze signos e corresponde ao início do ano zodiacal. É representado graficamente pelo Carneiro, com seus grandes chifres. Áries representa e corresponde ao equinócio da primavera que acontece no Hemisfério Norte, onde nasceu toda a simbologia astrológica, tal qual a conhecemos também no Hemisfério Sul.
Sol entra em Áries
Nunca é demais lembrar que no hemisfério norte a primavera tem uma energia especial, pois é o despertar e o renascimento da vida. Toda a natureza celebra a chegada da primavera, onde o calor dos raios de sol se sobrepõe ao frio, as cores do dia e das flores se sobrepõem ao branco da neve. A água, antes em forma de gelo, ganha movimento e aos poucos vai retomando o leito dos rios, e os animais agora vão poder encontrar seu alimento com maior facilidade.
Assim, este signo é marcado pelo arquétipo dos inícios, a centelha divina que traz a vida, o impulso para a ação e a imposição da vontade pessoal. No mapa astrológico individual Áries encontra correspondência com o signo Ascendente, que é também primeira casa do mapa de nascimento e que contém doze casas. Está relacionado ao momento do nascimento, o "dar à luz".
É o sopro da vida, o momento em que o indivíduo respira pela primeira vez, em que vê e é visto pelos olhos do mundo externo. Áries é o signo do "start", a energia de ação, da força e da coragem para vencer, lutar pela vida, da vontade e assertividade para a afirmação da individualidade: eu sou!
Relacionamos ao signo de Áries tudo o que está associado à ação, impetuosidade, iniciativa, liderança, o entusiasmo pela vida. O elemento que corresponde a Áries é o fogo, seu modo é cardinal e seu planeta regente é Marte. Na mitologia grega encontramos essa divindade em meio a muitas atribulações e lutas, uma vez que é representado pelo guerreiro ou pelo soldado, cujas armas são uma espada e seu escudo. Marte é o deus senhor das guerras e das batalhas, precisa vencer um inimigo, animais ferozes, defender seu rei e seu território, ou sua própria vida. Sua expressão fundamental se refere à coragem audácia, assertividade, à imposição da vontade.
Como arquétipo de herói, Marte representa a necessidade de conquistar algo ou alguém que é importante para ele e para o mundo. Mas natureza desse arquétipo pode ser também a agressividade como instinto de sobrevivência, a violência, a crueldade, a arrogância, a ausência de ponderação e reflexão.
Texto extraído do livro Astros e Arquétipos, Capítulo II: "A astrologia é arquetípica", pag 82,
editado pela Casa do Escritor em fevereiro de 2022.
Tereza Kawall
Tereza Kawall
Astróloga, psicóloga clínica com orientação junguiana,
pós graduada em psicossomática.
Participou da Revista Planeta com temas variados.
Colabora no Almanaque do Pensamento desde 2014.
Autora de Astros e Arquétipos - Ed. Casa do Escritor
www.instagram.com/terezakawall/
www.facebook.com/JUNG-online-1099583936733346/
www.facebook.com/ecosdeurania/photos/
  www.blissnow.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  15.março.2022
Quebrando resistências
Tereza Kawall
O céu planetário nos mostra, no dia 15, a Lua em Leão em oposição a Saturno em Aquário.
Todos nós temos memórias afetivas residuais, imagens internas que de tempos em tempos ressurgem com mais força.
Ceu do momento - auebrando resistencias
Nesse momento, fique atento para não se deixar arrebatar por elas, especialmente se dizem respeito a dores ou perdas do passado. Ressentimentos são como água parada dentro da alma, uma espécie de veneno psíquico que impede o desenvolvimento da personalidade. O que emergir nesse dia deve ser olhado, observado e compreendido, mas não se iluda com tomada de decisões radicais ou intransigentes.
Olhe com mais amor mais para suas próprias resistências, medos ou sentimentos de pouca estima, e se dê mais chances de transmutar tudo isso em confiança na vida, flexibilidade e coragem. A maneira com olhar para os eventos sempre pode, quase que milagrosamente, modificar a sua percepção deles.
A projeção é o nosso mecanismo de defesa preferido para nos livrarmos de nossas limitações, depositando no outro aquilo que nos pertence. Hoje temos o momento oportuno para redirecionar essa energia para si mesmo, o primeiro grande passo para que transformações internas mais relevantes possam acontecer.
Isso é o que chamamos de reflexão, uma introversão, um dobrar-se para dentro, obter novos insights, se curar e se libertar de padrões negativos e ganhar uma força renovada para novas aventuras, novas experiências e novas imagens
Tereza Kawall
Tereza Kawall
Astróloga, psicóloga clínica com orientação junguiana,
pós graduada em psicossomática.
Participou da Revista Planeta com temas variados.
Colabora no Almanaque do Pensamento desde 2014.
Autora de Astros e Arquétipos - Ed. Casa do Escritor
www.instagram.com/terezakawall/
www.facebook.com/JUNG-online-1099583936733346/
www.facebook.com/ecosdeurania/photos/
  www.blissnow.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  13.março.2022
Lua em Câncer: beleza e delicadeza
Tereza Kawall
No céu estelar temos hoje a Lua ocupando o signo de Câncer, fazendo trígono com Sol e Netuno em conjunção em Peixes, e com Júpiter ali por perto, que de certa forma, está abençoando esse belo aspecto planetário, que acontece em signos do elemento água, portanto aquáticos.
O elemento água nos remete a muitas sensações físicas e emocionais, comporta beleza, delicadeza e com certeza ao respeito por sua força e imponência.
Deixo aqui hoje alguns trechos sobre esse elemento, e o que ele representa tanto no simbolismo astrológico quanto no psicológico.
Elemento Água:
"Na tradição astrológica, a água representa o mundo dos sentimentos, a vida íntima, instintiva e subjetiva. Suas atitudes são por vezes infantis, pois como crianças esperam do mundo respostas de amor e afeto. Pessoas cujos mapas têm ênfase nesse elemento falam a língua do coração.
Os signos de água são os mais enigmáticos do zodíaco. Receptivos, envolvem-se profundamente nos relacionamentos pessoais, pois sabem "mergulhar" na intimidade do outro. Eles estão naturalmente com contato com seus próprios sentimentos, gostam do silêncio e da introspecção que possa promover o seu autoconhecimento.
Estes indivíduos são psiquicamente muito sensíveis e vulneráveis. Intuitivos, percebem sutilezas do comportamento humano de forma muito marcante. Necessitam de paz e proteção, as turbulências e aglomerados humanos são um problema para eles. Possuem uma imaginação muito criativa, deliciam-se com suas próprias fantasias e devaneios. São protetores, bons conselheiros, se dão bem em profissões da assistência social, voluntariados, e da saúde em geral, pois a empatia e a compaixão são sua assinatura no mundo. Amorosos, fraternos e solidários, são ótimos cuidadores daqueles que sofrem de algum tipo de carência ou deficiência...
... A ênfase deste elemento significa uma vulnerabilidade psíquica marcante, uma natureza imprevisível, sua noção de realidade depende daquilo que podem sentir, o que os torna sujeitos a situações de conflitos interpessoais; as idealizações são o caminho direto para as decepções amorosas..."
Extraído do livro Astros e Arquétipos, capítulo III, que faz um paralelo entre os quatro elementos e os quatro tipos psicológicos, referentes à psicologia analítica de Jung.
Tereza Kawall
Tereza Kawall
Astróloga, psicóloga clínica com orientação junguiana,
pós graduada em psicossomática.
Participou da Revista Planeta com temas variados.
Colabora no Almanaque do Pensamento desde 2014.
Autora de Astros e Arquétipos - Ed. Casa do Escritor
www.instagram.com/terezakawall/
www.facebook.com/JUNG-online-1099583936733346/
www.facebook.com/ecosdeurania/photos/
  www.blissnow.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  12.março.2022
Mercúrio e o pensamento holístico
Tereza Kawall
Mercúrio, o planeta que representa os processos mentais, nossa inteligência e nossa capacidade de adaptação ao mundo, estará no signo de água de Peixes até o próximo dia 27.
Nesse signo mutável esse ciclo nos permite um tipo de percepção mais sutil do que está a nossa volta, o que poderíamos chamar de intuição. Alguns dizem que ela é a somatória dos nossos cinco sentidos, e possivelmente de uma capacidade rápida de saber contextualizar fatores externos internos de uma situação.
Mercurio e o pensamento holístico
Manuscritos de Jung.
Mercúrio em Peixes nos permite a visão mais holística e transcendental da vida, o entendimento de que não há separação entre nós e o universo criado, ou seja, nós somos também as flores, as nuvens, as pedras, o céu estrelado, o besouro, a grama onde pisamos. É o que que os antigos alquimistas chamavam de " unus mundus", ou um só mundo, o princípio de unidade que permeia todas as formas de vida.
No plano individual, o indivíduo que tem essa posição astrológica em seu nascimento geralmente possui forte imaginação, e se guia mais pelos sentimentos. Sua forma de comunicação se dá por uma forte intuição ou sensibilidade psíquica. Sua visão de mundo é mais circular, onde sua percepção vai montando uma ideia de totalidade, pois geralmente não se prende a detalhes muito concretos da realidade. A verdade para ele torna-se transitória, passível de mudanças e reformulações.
Esse forte manancial psíquico e imagético pode ser transformado e canalizado em manifestações artísticas, como música, poesia, fotografia, pintura, artes visuais em geral.
Recortei um trecho da biografia de Jung, onde ele fala do seu "pensamento circular". Jung tinha em seu mapa natal Mercúrio no signo aquático de Câncer. Disse uma vez:
"Sinto repetir as coisas. Sempre fiz isso em meus livros. Eu enfrentava determinadas coisas várias vezes e sempre a partir de um novo "ângulo" porque meu pensamento é circular. Circulo sempre em torno da mesma questão. Esse é o método que me agrada.... Simplesmente trabalho melhor desse jeito".
Jung, uma biografia, Vol. I, Deirdre Bair, Editora Globo.
Tereza Kawall
Tereza Kawall
Astróloga, psicóloga clínica com orientação junguiana,
pós graduada em psicossomática.
Participou da Revista Planeta com temas variados.
Colabora no Almanaque do Pensamento desde 2014.
Autora de Astros e Arquétipos - Ed. Casa do Escritor
www.instagram.com/terezakawall/
www.facebook.com/JUNG-online-1099583936733346/
www.facebook.com/ecosdeurania/photos/
  www.blissnow.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  10.março.2022
Embarque para liberdade: Marte em Aquário
Tereza Kawall
Como vimos, Marte e Vênus entraram juntos em Aquário no dia 6 último e ficarão nessa espécie de " namoro" cósmico até a segunda dezena desse mês. Essa conjunção teve início há um mês aproximadamente. No simbolismo astrológico, Marte e Vênus atuam intensamente nos relacionamentos amorosos, e esse tem sido um ciclo de avaliação e reflexão sobre esse tema tão essencial na vida humana.
O Céu do Momento - Embarque para a Liberdade - março.2022
Nossa felicidade e bem-estar dependem, queiramos ou não, da qualidade e da atenção que damos e recebemos dos nossos parceiros. Naturalmente muitos hão de dizer que vivem bem sozinhos, e isso também é verdade.
Mas não há como negar que a vida bem compartilhada torna o cotidiano mais alegre e prazeroso, mesmo com os desafios da convivência. As concessões feitas aprimoram nossa compreensão da vida, e colaboram para usufruirmos da desejada inteligência emocional; tudo isso traz um sentido de crescimento e evolução pessoal que abre portas em várias direções na vida como um todo.
A burrice emocional é, sem dúvida, um grande obstáculo para realizações mais abrangentes na existência de qualquer indivíduo.
Marte em Aquário, é uma combinação interessante, pois direciona a libido, a nossa energia psíquica, para uma dimensão mais ampla de ações assertivas, com foco e propósito.
O soldado, que é uma imagem simbólica desse planeta, agora em Aquário, luta pela coletividade, pelo bem-estar comum, e como todo intuitivo, aprende com seus próprios erros, pois não segue os padrões mais convencionais da sociedade.
No âmbito das relações, vemos um espírito ardente, inventivo e livre, que ama as novidade do futuro, ou qualquer tipo de desafio inusitado; a monotonia não é o seu forte, muito ao contrário. Para conquistá-lo basta falar na vida das galáxias, satélites, foguetes, tecnologia avançada, mundo virtual, internet das coisas, computação quântica ou discos voadores!
Tereza Kawall
Tereza Kawall
Astróloga, psicóloga clínica com orientação junguiana,
pós graduada em psicossomática.
Participou da Revista Planeta com temas variados.
Colabora no Almanaque do Pensamento desde 2014.
Autora de Astros e Arquétipos - Ed. Casa do Escritor
www.instagram.com/terezakawall/
www.facebook.com/JUNG-online-1099583936733346/
www.facebook.com/ecosdeurania/photos/
  www.blissnow.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  6. março.2022
Vênus entra em Aquário
Tereza Kawall
Hoje a novidade do balé planetário se refere à passagem de Vênus e Marte para o primeiro grau do signo de ar de Aquário. É bem provável que você sinta até o início de abril uma diferença de vibração na forma de expressar afeto, uma vez que Vênus nos fala da nossa forma de interação tanto social quanto amorosa. Com essa vestimenta aquariana, ficará mais fácil exercitar uma postura mais livre, desapegada ou mesmo pouco convencional em suas relações em geral.
Vênus entra em Aquário
Aquário - Arte de Pat Brennan
Isso é essencial para entender a natureza controladora do ciúme que revela os bastidores da alma que já foi traída ou que luta com as oscilações da baixa estima. Todos somos ciumentos daqueles que amamos, porém o nó psíquico sempre mora na mente obsessiva, cujos pensamentos são pautados numa falta de confiança em si mesmo, e na crença de não ser merecedor do amor de ninguém. Muitos dizem que essa posição astrológica revela frieza e indiferença.
Ainda que isso possa ser verdade, ela se mostra também numa qualidade de ação muito fraterna e altruísta com pessoas próximas, mas que abre mão de manifestações muito óbvias e calorosas de afeto. Nessa posição o amor humano se projeta mais para as possibilidades que estão no futuro, ou seja, a nostalgia do que já foi ou aconteceu não é sua característica.
Aquário como um signo de ar está associado ao pensamento, e Vênus nessa posição prefere as afinidades, a cumplicidade nas idéias, opiniões e pontos de vista mais futuristas ou utópicos sobre isso ou aquilo.
Aproveite para quebrar seus paradigmas pessoais, se abrir para estar com pessoas que pensam diferente de você, sair da casinha, conhecer lugares novos, alterar seus hábitos referentes ao lazer, comer algo inusitado, usar roupas mais arrojadas e que não combinam, ou ouvir músicas desconhecidas.
Tereza Kawall
Tereza Kawall
Astróloga, psicóloga clínica com orientação junguiana,
pós graduada em psicossomática.
Participou da Revista Planeta com temas variados.
Colabora no Almanaque do Pensamento desde 2014.
Autora de Astros e Arquétipos - Ed. Casa do Escritor
www.instagram.com/terezakawall/
www.facebook.com/JUNG-online-1099583936733346/
www.facebook.com/ecosdeurania/photos/
  www.blissnow.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  4.março.2022
O que está acima é como o que está abaixo
Tereza Kawall
No céu estelar temos uma auspiciosa conjunção de Sol e Júpiter no signo de Peixes. Já temos falado bastante sobre esse arquétipo pisciano. Júpiter nessa posição amplia ou expande os atributos a ele relacionados.
O momento é propício e fértil para todos aqueles que desejam se desenvolver no campo espiritual, e isso não significa simplesmente estudar ou pesquisar sobre os sete chackras, os metres ascensionados, saber sobre a vida de Buda, Yogananda ou ir atrás dos ensinamentos de Cristo, ler livros de yoga ou de mindfullness.
Planeta Júpiter
Júpiter - Foto da Missão Juno, NASA
Certamente que essa ação já é um bom passo, mas sempre existe algo que pode acontecer no aqui e agora, e é mais simples do que parece. Sim, é possível ter uma atitude mais "espiritualizada", digamos, quando percebe de verdade, ao respirar pela manhã, que o ar que entra em seus pulmões, é o mesmo para todos. E que o Sol que aparece em sua janela também é mesmo que nasceu lá no Oriente algumas horas atrás. Ou então, que as suas demandas por sobrevivência tais como alimentos e água são as mesmas que todos os homens na face da Terra!
Assim, a palavra do momento pode ser "conexão", uma sintonia fina com tudo que está à sua volta, vale dizer, tudo está totalmente interconectado; tudo o que você pensa e sente vai muito além de seu próprio corpo num determinado lugar físico. Tudo possui uma frequência e vibração; as estrelas no céu, as flores com seus aromas, o vento em seu rosto, a água que refresca seu corpo, a grama onde você pisa, as pedras, cristais, as cores que você prefere usar, e sobretudo as palavras que você diz. Elas fazem toda a diferenças quando você faz um elogio ou diz: estive pensando em você, por gentileza, obrigada, etc.
Não é formalidade, é a realidade. Nós dependemos de tudo e todos para termos uma comida pronta, de uma roupa ou sapato para vestir, um copo de água, um carro ou de alguém para nos levar ali e acolá, de pessoas que nos servem cotidianamente e de diferentes maneiras, nos ensinando o que ainda não sabemos, guardando nossas casas, trazendo encomendas, dando recados, varrendo o chão; a lista é enorme! ( e que esquecemos até de dar um bom dia).
Agradeça tudo e todos por essas bênçãos, e assim estará na sintonia (Sol e Júpiter juntos) de gratidão e de ampliação de consciência que esses dias estão prometendo.
Namasté!
Tereza Kawall
Tereza Kawall
Astróloga, psicóloga clínica com orientação junguiana,
pós graduada em psicossomática.
Participou da Revista Planeta com temas variados.
Colabora no Almanaque do Pensamento desde 2014.
Autora de Astros e Arquétipos - Ed. Casa do Escritor
www.instagram.com/terezakawall/
www.facebook.com/JUNG-online-1099583936733346/
www.facebook.com/ecosdeurania/photos/
  www.blissnow.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  2.março.2022
Lua Nova com Júpiter em Peixes
Tereza Kawall
Na Lua Nova de hoje Lua e Sol se unem a Júpiter no céu, todos agora em Peixes. Netuno ou Poseidon é o planeta regente desse signo misterioso, místico, profundo, e muitas vezes indescritível. Representado por dois peixes que nadam em direções opostas, expressa a imensidão e majestade dos oceanos, o mundo aquático, o diversificado e multicolorido dos peixes e seres com suas incríveis formas e tamanhos, desde o menor até o maior de todos, as baleias que nos brindam nossos olhos com seus saltos e gigantismo.
Cavalos de Netuno - Walter Crane, 1892
Cavalos de Netuno, de Walter Crane, 1892
Netuno é arquétipo do nosso inconsciente coletivo, que como o oceano, abarca mistérios insondáveis e fantásticos de antigas civilizações, da mesma forma que abriga nosso mundo onírico, sempre a nos surpreender com suas imagens por vezes surreais, mensagens estranhas, animais ou seres desconhecidos que querem nos dizer algo que ainda não está disponível para a consciência.
Netuno, em seu sentido mais mundano, nos fala de ilusões, fantasias e imaginação, assim como e equívocos e da percepção alterada da realidade. A sensibilidade netuniana pode se manifestar em forte espiritualidade devocional, compaixão. É a inspiração dos artistas, os delírios mentais, os sofrimentos que moram no fundo da alma, as visões dos místicos e profetas, pois Netuno é a mediunidade, um "wi-fi" psíquico que capta vibrações do mundo sutil, e também a música que provoca tantas sensações e sentimentos diferentes: alegria, tristeza, saudades, ritmo, relaxamento, prazer, entre outros.
Nesses dias de sensibilidade extremada, precisamos lembrar de usá-la a nosso favor, vale dizer, não se tornar refém dos ruídos externos que agitam a mente, nesse momento complexo de tanta desinformação e distorção da realidade. Pouco se sabe, muito se fala, nada se conclui.
Saber fazer uma espécie de "diálise psíquica", filtrar o que é bom e fugir daquilo que intoxica os pensamentos e o corpo. Estabelecer uma sintonia fina com o que é positivo, dizer sim a um corpo forte e saudável e à todas as células que sabiamente se regeneram todos os dias; dizer sim a todas as oportunidades de crescimento que são diariamente oferecidas. Dizer sim ao afeto dos bons amigos, dizer sim à passagem dos anos e agradecer cada novo amanhecer; dizer sim aos encantos e à alegria das crianças.
Diz o mestre Jean-Yves Leloup: "Somos distraídos do essencial".
Tereza Kawall
Tereza Kawall
Astróloga, psicóloga clínica com orientação junguiana,
pós graduada em psicossomática.
Participou da Revista Planeta com temas variados.
Colabora no Almanaque do Pensamento desde 2014.
Autora de Astros e Arquétipos - Ed. Casa do Escritor
www.instagram.com/terezakawall/
www.facebook.com/JUNG-online-1099583936733346/
www.facebook.com/ecosdeurania/photos/
  www.blissnow.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
As postagens anteriores do Céu do Momento estão em:
2022: fev 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil