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    | A Sexualidade e a Cartomancia | 
   
  
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    |     Bem, antes de iniciar esse texto, me propus a seguinte questão: como os  baralhos respondem à questões de temática sexual? Ainda que a sexualidade  abarque os relacionamentos, os relacionamentos não são todo o campo da sexualidade.  A sexualidade é uma forma de expressão dos afetos, uma maneira de cada  indivíduo se descobrir e descobrir os outros, abarcando uma série de aspectos  que tentarei, através desse texto, pontuar, apresentando alguns baralhos no  processo. | 
   
  
        O Tarot 
    Existem baralhos de Tarot com diversas temáticas, inclusive aqueles que  verticalizam sobre a temática sexual. Ainda que o baralho respeite certos  simbolismos concernentes à interpretação do Arcano por determinada escola  (geralmente esses baralhos bebem diretamente do Rider Waite), suas imagens  revelam um conteúdo explícito que é difícil de desassociar. 
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                | O Sacerdote (Hierofante) | 
               
              
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                | Gay Tarot | 
               
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                | O Grande Sacerdote | 
               
              
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                | Erotico Tarot | 
               
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                | A Grande Sacerdotisa | 
               
              
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                | Erotic Tarot | 
               
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    |     Dentro dessa  categoria nós temos o Erotic, o Erotica, o Manara, o Don Juan, o Decameron.  Ainda que implicitando conteúdos, o Tarot Gay também oferece tal interpretação  pontualizada. Não tive ainda a oportunidade de utilizar tais baralhos em minhas  práticas, tanto rituais quanto na divinação; mas creio que sua temática não  inviabilizaria o trabalho do Cartomante sobremaneira, desde que esse  trabalhasse com os significados e não com a representação. Eu, particularmente,  prefiro trabalhar com os baralhos clássicos. | 
   
  
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                | O Ás de Copas | 
               
              
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                | Manara Tarot | 
               
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    |     Mas, em relação aos baralhos ditos clássicos, como funcionaria a questão  da sexualidade? Nessa categoria, gostaria de enquadrar três baralhos, por  vê-los relidos por diversos artistas e magos em outras obras: o Marseille, o  Rider Waite e o Thoth Crowley-Harris. A dimensão desse artigo não me permite  dissertar sobre cada um dos Arcanos e a sexualidade; é difícil inclusive citar  referências para leituras posteriores, porque geralmente se fala sobre  relacionamentos, não sobre o amplo espaço da sexualidade. Gostaria,  particularmente, de falar de três Arcanos Maiores: Os Enamorados, a Força e o  Diabo, pontuando algumas informações sobre outros Arcanos. | 
   
  
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    | Os Enamorados | 
   
  
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        Bem, a temática dessa carta é a escolha entre duas possibilidades (vi  hoje o comercial da Poupança da Caixa que ilustra bem isso), mas também é o  encontro dessa dualidade materializada na diferenciação entre Eu e o Outro.  Essa diferenciação pode ser dada em diversos âmbitos, da atração à repulsa; são  as outras cartas que nos dirão de que forma isso ocorrerá, e quais as  consequências desse encontro com o Outro. 
    No Tarot de Marselha, temos um jovem diante de duas mulheres, que o  tocam. Sua atitude passiva é assistida por um Putto (Ser Alado), envolto em um  halo de luz, que mira sua flecha para a mulher à esquerda do jovem (talvez  aquela que já se aproxime do seu coração). Somente no Julgamento (Arcano XX)  encontraremos um Ser Alado semelhante, envolto em luz. Nenhuma das  figuras aparenta ter conhecimento do Ser que sobrevoa a cena. | 
   
  
    
        
              No Rider-Waite, temos Adão e Eva assistidos por um Ser Alado, envolto em  nuvens; o Sol brilha sobre sua cabeça. Ergue suas mãos sobre uma mulher, à  esquerda do observador, e um homem, à direita do observador. Atrás da mulher  temos a Árvore do Bem e do Mal, na qual se enrodilha uma serpente; atrás do  homem temos a Árvore do Conhecimento. O homem olha para a mulher, e esta para o  Ser que lhe sobrevoa. 
    No Thoth, o Casamento Alquímico entre os pólos masculino e feminino,  representados pelos Arcanos III e IV - A Imperatriz e o Imperador,  respectivamente - é celebrado por Mercúrio, regente de Gêmeos, atribuído a esta  carta, em sua faceta Eremita/Virgem. Esse mesmo casamento se dá em diferentes  níveis, mostrando muito mais o encontro entre o Eu e o Outro que aspectos  sexuais. Como veremos nas cartas seguintes, Crowley e Frieda Harris não  hesitariam em apresentar tal conteúdo, se assim achassem pertinente. Contudo,  há nessa carta uma adequação dos critérios de escolha, simbolizados no  Marselha, assim como um diálogo com o Rider-Waite. Se Waite apresenta Eva e  Adão, Crowley apresenta Lillith e Eva - a escolha que pôs o Mundo em movimento. | 
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        Dentro de uma consulta, ao virarmos Os Enamorados, nos deparamos com a  questão do confrontamento com o Outro; ainda que haja envolvimento, se este  será de maneira sexual, dependemos de outras cartas para afirmar. Contudo,  podemos ter certeza que, de alguma forma, o campo emocional do consulente será  tocado.
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    | A Força | 
   
  
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                | Lust, a Luxúria  | 
               
              
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                | Thoth Tarot | 
               
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              Essa carta, depois de Crowley, ganhou uma conotação sexual não plasmada  na representação dos outros dois baralhos. Vemos tanto no Marselha quanto no  Waite uma mulher subjugando um leão; essa imagem evoca a sublimação dos  instintos pela consciência desperta - o que faz com que essa carta também possa  ser representada como um homem, como é o caso do Tarô Mitológico, onde vemos  Herácles subjugando o Leão de Neméia. 
    No Thoth, a Mulher cavalga orgasmicamente a Besta, que possui corpo de  leão. Aqui sim temos forte apelo sexual, tanto pela nudez da mulher que  cavalga, nua em pêlo, quanto pelo título atribuído por Crowley (Lust, traduzido  como Luxúria, Tesão, Volúpia). Não mais a sublimação, mas sim a entrega  consciente à inconsciência do orgasmo. 
    Essa lâmina indica um brilhar pessoal maior, auto estima em alta, assim  como flertes, affaires - as cartas ao redor darão consonância ao significado. | 
         
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    | O Diabo | 
   
  
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    |     Sobre  essa carta muito já foi dito, já que é tão controversa. Seu significado se  adequa ao mago e à artista que produziram as lâminas, "positivizando"  ou negativizando" seu significado. Ainda assim, por seu título, sempre  evoque um certo nervosismo no consulente. Senhor dos Sete Pecados Capitais,  entre os quais encontra-se a luxúria, o Príncipe deste Mundo evoca todas as  situações onde o instinto subjuga a consciência, onde o desejo é | 
   
  
    
        
          maior que a  Vontade. Normalmente caprino, evoca o Deus Pan; Papus representa Baphomet,  assim como Eliphas Levi; Waite tenta sintetizar diversas representações,  criando uma figura aterradora e bizarra, que em muito lembra a figura do Tarot  de Marselha, também síntese de diversas atribuições ao Chifrudo, e que,  inclusive, sofre ligeiras modificações de acordo com a edição do Marselha  utilizada.                  Crowley  explicita sua relação com a sexualidade, que fica implicita nos órgãos sexuais  expostos no Marselha; o Bode Branco está À frente de um enorme falo que abre os  Céus; apóia-se sobre os testículos, onde se veem personagens lutando para  louvá-lo. Sua relação com o lado instintivo do Homem fica evidente. 
    Quando surge num jogo, o Diabo aponta para o embate entre o consulente e  o Desejo. Aquilo que ele mais deseja pode não ser o mais adequado "Tudo me  apetece, mas nem tudo me convém", diria São Paulo. 
    No Thoth em especial gostaria de apontar a relação entre os Arcanos XV e  XVIII. Enquanto o XV representa claramente o falo que rasga o Céu, o Lingan, a  Lua nos apresenta a Ioni de uma maneira sutil, ondulada e quase ilusória;  atentem-se para as pernas que se abrem para o Céu, como Gaia se abre ao amor de  Urano. Vejo nessas duas cartas juntas possibilidade de gravidez indesejada, ou  de riscos para o consulente. | 
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                | O Diabo  | 
               
              
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                | Thoth Tarot de Crowley-Harris | 
               
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        Como disse anteriormente, é fundamental atentar-se para a relação entre  os Arcanos. Os Arcanos Maiores representam experiências espirituais, sendo  portanto extremamente voláteis no campo material. Assim que a alma experiencia  o que necessita, o Arcano abre espaço para o seguinte. Contudo, as experiências  em nível material não deixam de se manifestar, mas pessoalmente as vejo mais  claramente nos Arcanos Menores.
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    | O Petit  Lenormand -  Baralho Cigano | 
   
  
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        Esse baralho para mim é o mais claro em relação à sexualidade per se,  pois existem cartas específicas que descrevem sua atuação, com ou sem  sentimentos: 1, o Cavaleiro; 12, os Pássaros; e 24, o Coração. Na leitura  feita aqui no Brasil dessas cartas, temos a sexualidade em 1 - é a carta de  Exu; relacionando-o com o Tarot, temos no Tarô dos Orixás de Eneida Duarte  Gaspar Exu figurando no Arcano XV, sobre o qual falei anteriormente. A  sexualidade dessa carta vai ser descrita pelas cartas que a rodeiam, podendo  ser positiva, negativa ou ainda neutra. Por exemplo, aprendi com Silvia  Theberge que a relação entre 1 e 7 (A Serpente do Arco-Íris) pode indicar  tanto traição sexual quanto homossexual. Depende do contexto composto pelas  demais cartas dentro da Mesa Real. Não acredito que esse método de diagnóstico  deva ser usado para especular a sexualidade alheia, mas sobretudo em jogadas  onde as cartas 28 (no caso de um homem) e 29 (no caso de uma mulher) não fazem tanto  sentido quanto as figuras dos Reis (4, 6, 30, 34) ou das Rainhas (7, 9, 17  e 22), ou quando o jogo encontra-se truncado no âmbito dos relacionamentos. 
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                |  Cavaleiro | 
               
              
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                | Petit Lenormand | 
               
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        Os Pássaros, carta 12, fala a respeito das alegrias efêmeras, mas também  dos flertes, dos namoricos, das "ficadas" - nada muito sério, senão  seria do âmbito da carta 25 (O Anel ou as Alianças). Sua relação com as demais  cartas pode representar nova possibilidade amorosa, geralmente uma  "amizade colorida". Minha experiência mostrou que essa carta enfraquece  ou anula a carta 07 - são alegrias que impedem até mesmo que a intriga tenha  poder, de tão claras e leves que são. 
    O Coração, ou Os Sentimentos, carta 24, é a representação neste baralho  de todo o âmbito dos sentimentos - sejam eles positivos ou negativos, o que  será atestado pelo conjunto do jogo ou das cartas que lhe cercam. Tanto o amor  quanto o ódio podem ser representados por essa carta. Mas, em relação à  sexualidade, ela tem o poder de "inflamar" a situação do jogo,  revelando paixonites que se tornam arroubos, atos impensados, e todo e qualquer  efeito da paixão. Junto com o Cavaleiro e próximo ao consulente, representa a  chegada de um romance regado a altas doses de sexo. Longe do consulente e  próximo do Outro (29 para um homem e 28 para uma mulher) pode representar  características do parceiro sexual ou fase intensa do relacionamento.     | 
   
  
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    | A Cartomancia  com as cartas de jogar | 
   
  
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        Bem, esse tópico foi deixado por último por se aplicar tanto ao Tarot  quanto ao Petit Lenormand, ainda que com adaptações a cada sistema. Dentro das  cartas comuns, assim como dos Arcanos Menores e das cartas do Petit Lenormand,  temos situações definidas pelos naipes (o que definitivamente não significa que  os naipes sejam estanques). O campo das emoções está sob a égide das Copas,  Cálices ou Corações. Regido pelo elemento Água, nesse naipe veremos os  relacionamentos, as emoções, os sentimentos, os flertes, as paixões e as  satisfações do consulente. Dentro dos meus jogos, as cartas numeradas  representam situações, atitudes e possibilidades apresentadas ao consulente, e  as cartas da corte personalidades que emergirão interna (como atributos) ou  externamente (pessoas) levando o consulente a crescer dentro do espírito do  jogo.  
    Dentro dessa premissa, levando em consideração o quesito sexualidade, me  atentaria para as relações entre os personagens da corte e a Rainha de Copas,  se tratando de uma mulher, ou das relações entre o Rei de Paus e as cartas da  corte, tratando-se de um homem. Caso se trate de um consulente homossexual,  inverto os naipes, mantendo o gênero: Rainha de Paus para um homossexual  feminino, Rei de Copas para um homossexual masculino. Como disse anteriormente,  esses significados não são estanques e devem ser utilizados somente quando o  jogo se mostra "truncado", ou seja, quando, apesar do respeito ao  ritual e a carta diagnóstico ter permitido a abertura do jogo, não conseguimos  avançar na leitura, sentindo que "está faltando alguma coisa". | 
   
  
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    |     Como são tantos os simbolismos para as cartas do baralho comum quanto  temos cartomantes que dele se utilizam, sugiro, para aqueles que se valem da  astrologia, se aterem às cartas atribuídas à Vênus, e a relação destas com a  carta do consulente; àqueles | 
   
  
    
        
           que se utilizam do simbolismo tarológico, que  atenham-se sobretudo ao dois, ao três e ao seis de Copas e suas relações com o  consulente dentro do jogo; a quem se utiliza do baralho francês de 32 cartas,  atenção ao oito de Copas. Tais considerações valem para o Petit Lenormand; no  Tarot, contudo, como estamos a ver a sexualidade, e não os relacionamentos,  sugiro se ater à análise das cartas regidas por Marte e Vênus e a relação que  estabelecem entre si (no caso das cartas numeradas) e da relação entre Fogo e  Água (no caso da Corte).             
              Não poderia deixar de fora um baralho que, ainda que não se estruture  como os jogos supracitados, é de uma beleza e clareza indescritível para mim: o  Osho Neo Tarot (esgotado pela Madras editora, disponível para consulta online  em www.osho.com, como o Tarot da Transformação). Sua carta 55 é o Sexo (o  Círculo de Mahamudra), e seu conselho é: Deixe  que o sexo seja seu primeiro passo, mas não o último.            | 
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                | Sexo - carta 55 | 
               
              
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                | Osho Neo Tarot | 
               
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    |      Como qualquer questão evocada pelas cartas, dependemos sim do estudo das  lâminas para sermos corretos na apresentação do tema ao consulente. Contudo, e  principalmente em casos como este, devemos nos atentar para a subjetividade do  jogo como um todo, de onde poderemos retirar a conclusão de nossos insights a  respeito de qualquer tema. | 
   
  
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    agosto.09  | 
   
  
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