28 de março de 2024

2016: Devagar e sempre
Alessandra Fonseca
2016 já está batendo em nossa porta! Lá vem ele, e vem com ares de quem conhece muito bem o que vai encontrar...
Também, não poderia ser diferente, já que vem regido pelo Eremita, arcano de número 9 (2+0+1+6=9), aquele que traz em sua essência a sabedoria, a prudência e, principalmente, a maturidade que apenas a vivência é capaz de proporcionar.
Por aí, já podemos ver que o Ano Novo vai demandar de nós, em todos os aspectos de nossas vidas, que exercitemos esses atributos do Eremita. Portanto, as decisões devem ser minuciosamente analisadas antes de serem efetivamente tomadas: nada de agir por impulso, em setor nenhum da vida!
Desta forma, 2016 será um ano em que nossa experiência adquirida ao longo da vida, e até mesmo as histórias que ouvimos sobre nossos ancestrais, tendem a ser mais eficazes para a resolução das demandas pessoais que os conhecimentos acadêmicos e institucionais que aglomeramos.
O Eremita e Cronos
A carta do Eremita no Golden Tarot e uma representação de Cronos
Será um ano em que as questões referentes aos idosos voltarão à tona, tanto no que lhes favoreça, no sentido de garantia de direitos, quanto no iluminar dos sofrimentos e violências com os quais eles lidam diariamente. Que 2016 abra, então, os olhos da sociedade, que envelhece um pouco mais a cada dia, para as necessidades dos nossos anciãos, infelizmente, tão desrespeitados.
As riquezas que o Eremita nos traz são as interiores, como a humildade, a persistência, a luz na escuridão, a amizade com o tempo. Ah, o tempo... Cronos, Saturno... Conscientes disso, podemos nos atentar ao fato de que os ganhos materiais vão continuar lentos e difíceis. Pois é. O Ano Novo chega com a notícia de que a abundância será sinônimo de “apenas o necessário”. Logo, atenção com os gastos!
Nesta mesma toada, vamos nos atentar às exigências do tempo. Nada será rápido: projetos que se iniciarem em 2016 vão demandar tempo e persistência dos envolvidos. Por outro lado, projetos que já estejam encaminhados e amadurecidos tendem a ser bem sucedidos.
O Eremita sempre nos convida ao amadurecimento. Por isso, sob sua égide, um estudo mais amplo sobre o que já se sabe é muito bem vindo! Quer dizer, 2016 será um ano propício para aqueles que querem iniciar um aperfeiçoamento em suas áreas profissionais, mestrados, doutorados... Qualquer estudo que propicie ao indivíduo subir um degrau a mais em sua formação.
Quanto à luz na escuridão, podemos interpretá-la de duas formas: como nossa experiência de vida nos iluminando na resolução das demandas pessoais, ou como trazer à luz os segredos escondidos. Portanto, 2016 será um ano para ficarmos sabendo o que ainda está obscuro, em nível pessoal ou mais amplo.
Pode-se dizer então que 2016 será um ano em que as pesquisas sobre doenças e medicamentos já iniciadas podem receber a luz necessária para iluminar “aquele” elemento ainda não descoberto!
Da mesma forma, pode-se dizer também que 2016 será um ano excelente para aqueles que quiserem iniciar uma caminhada de autoconhecimento e interiorização, de iluminação pessoal.
Infelizmente, os conflitos fundamentalistas tendem a continuar, e a piorar... Poderemos ver, principalmente da parte oriental onde os anciãos têm importância, que líderes mais velhos e mais rígidos estarão à frente das batalhas e dos ataques. Da parte ocidental, o Velho Mundo também vai querer mostrar mais sua força.
No que diz respeito aos eventos naturais, o Eremita nos adverte quanto a terremotos, acidentes causados por deslocamentos de placas tectônicas, soterramentos, erupções vulcânicas, avalanches... Enfim, eventos relacionados às rochas, montanhas e cavernas.
Vamos falar de amor agora! Até que enfim!
A energia do Eremita favorece amores maduros, ou seja, o que for superficial ou fogo de palha não passará!
Aqueles que já estão em um relacionamento, assim permanecerão, caso o romance tenha bases fortes como a confiança, a cumplicidade, a amizade, o respeito. Se for daqueles romances de anos, sob crises de ciúmes, insegurança, brigas à toa... Bem, o Eremita não tem tempo a perder com isso, muito menos paciência.
Aqueles que não estão em um relacionamento e estão vivendo de peguetes, vão continuar só vivendo de peguetes – a menos que se disponham a construir, com paciência e persistência, uma relação com o outro. O Eremita gosta de relacionamentos, mas só daqueles que têm consistência. #ficaadica
Muito bem, gente! Esses foram os aspectos que, neste momento, me foram importantes ressaltar como característicos para 2016. Do fundo do coração, desejo que todos nós tenhamos êxito em nossos propósitos, que saibamos lidar com os desafios do meio do caminho e, principalmente, que possamos ser uma semente de paz nos ambientes que transitamos, para que 2016 também possa ser um ano de paz.
Que venha, então, o Eremita com a sua lanterna, iluminar nossa caminhada! Feliz Ano Novo!
Alessandra Fonseca é advogada, professora, taróloga e terapeuta floral.
Atende em Auracária (PR) - ale.fonseca28@hotmail.com
Edição: CKR – 27/11/2015
Partilhe seus comentários ou deixe questões para o Autor responder