Home page

23 de setembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


Veja6.1 - Os caminhos e as letras mães  |  6.2 - As letras duplas  |  6.3 - As letras simples  
Cabala, Caminhos da Árvore, Letras e Arcanos Maiores
As Letras Simples
 
Joaquim A. R. Barreira
 
 
O texto abaixo é a transcrição autorizada pelo Autor, Joaquim A. R. Barreira, do capítulo 6. Os Caminhos - Teoria Astrológica de "Teoria Astral. Os caminhos da Árvore da Vida. Tarot Cabalístico" - Papiro Editora - Porto, Portugal - 2ª ed., 2010. [Veja resenha]
 
3ª Lei: Cada letra simples emana do Sephirot
que representa o seu planeta regente
    O Papa   Áries   He    
5. HE – Carneiro (Planeta regente Marte). Interliga as esferas 5 e 8
“O Papa” – É o Hierofante que explica aos homens o sentido da mensagem divina, o pensamento que articula as mensagens do inconsciente. É poderoso, intelectual e religioso: o complemento espiritual do Imperador. Como complemento da “Papisa” representa o “Animus”, o poder espiritual masculino. Ensina explica e sabe. É a fonte da fé ensinada através dos argumentos da teologia, o pensamento aplicado a recolher a ordem misteriosa do universo. O dever a moralidade e a consciência. Indica uma situação em que deve aplicar-se a reflexão, o pensamento o estudo e o conselho. Pode indicar um conselheiro, ou um homem sábio e agarrado a princípios, que eventualmente poderá ser também dogmático.
5 ↓ 8 – A Justiça divina que corrige e abençoa implanta-se na mente lógica e racional do homem; mais tarde ou mais cedo esta força energética manifestar-se-à em obra feita. Estes poderosos influxos oriundos duma vontade justa que pretende restabelecer um equilíbrio, accionam mecanismos psicológicos e mentais que impulsionam para que se obtenham resultados visíveis e concretos.
8 ↑ 5 – Planos lógicos elaborados racionalmente, procuram o apoio da força da vontade, para que ao mesmo tempo se avaliem a sua utilidade, equilíbrio e exequibilidade. A duvida metódica e a procura de certezas e respostas que contemplem uma Lei superior.
    Enamorado   Touro   Vav    
6. VAV – Touro. (Planeta regente Vénus) -  Liga a esfera 7 à 10
“O Enamorado” –   O número 3 multiplicado por 2 indica a atracção múltipla que polariza, dispersando depois toda a fecundidade. O Y pitagórico. Existe uma ambivalência entre o que está certo e o que está errado, mas na maior parte dos casos é o desejo que resolve a situação, afastando todos os escrúpulos. O protótipo da tentação. A imagem oferece profundos ensinamentos acerca da mente (psique) e do poder do amor e do desejo (Eros). È o momento de escolha entre vício e virtude, entre a mãe e amada. É necessário escolher, o que provoca uma tensão que pode trazer uma excelente oportunidade de progresso. Duas alternativas importantes e que se excluem reciprocamente. A superação do complexo de Édipo, a separação da personalidade das suas próprias origens o que implica o risco da aventura e do desconhecido. Indica sempre escolha, afinidade, atracção, amor e conflito. A escolha deve ser feita com perfeita consciência do fenómeno a que Jung chamava “projecção”, para dar certo. O Eu afectivo diante do qual se vêm colocar e resolver todas as nossas escolhas. Pode fazer alusão a um casal, afecto, amizade ou casamento.
7 ↓ 10 – Um sentimento que dá origem a um desejo de concretizar uma obra que dará grande satisfação, sem necessidade de ser interiorizado. Algo de intuitivo e congénito.
10 ↑ 7 – Uma sensação dá origem a um sentimento passional. Uma atracção física provoca a procura de algo novo. Uma procura de plenitude amigável ou amorosa, em oposição a outro sentimento sedimentado, mas que já não satisfaz plenamente.
    O Carro   Gêmeos   Zayn    
7. ZAYN – Gémeos. O caminho entre as esferas 8 e 9.
 “O Carro” – Triunfo: domínio, mediante um controlo harmonioso, do espiritual sobre o material. Revela  que o oráculo de Delfos  “Conhece-te a ti mesmo” foi adoptado. Domínio da ambivalência do arcano anterior. As oposições foram dominadas e as tendências contrárias foram unificadas pelo esforço da vontade. Trata-se aqui do domínio da acção pessoal, situada no espaço e no tempo. A fatalidade foi ultrapassada; você escolheu, assumiu e é o senhor vitorioso que avança. Mas não se esqueça de que, se desviar do Papa (5), corre o risco de ir parar à Roda da Fortuna (10) da qual as rodas vistas de perfil  neste arcano podem ser um presságio. De qualquer forma indica uma marcha decidida para o futuro com energia, decisão e empenho. Forma-se a máscara ou “persona” pela qual o “eu” enfrenta o mundo e as exigências à sua volta. Umas vezes indica um ajuste quase perfeito dessa máscara, outras a máscara esconde totalmente as aspirações interiores. Os valores são sólidos e robustos.
8 ↓ 9 – Um paradigma – forma de pensar ou raciocínio elaborado – já adquirido, provoca uma visualização interior, que produz no indivíduo um grande impulso para a realização dessa mesma imagem. Poder-se à dizer que o que se interiorizou acabará por se realizar.
9 ↑ 8 –  As imagens projectadas em Yesod são enviadas de imediato para  análise lógica e racional de acordo com a ordem de valores do indivíduo, resultando num atraso na tomada de decisão. A decisão tomada, no entanto, resultará em algo que dará satisfação.
    Justiça no Tarô de Waite   Marte   Letra Heth    
8. CHET – Caranguejo. (Planeta regente Lua) - O caminho entre as esferas 7 e 9.
“A Justiça” – Um novo equilíbrio: o 4 multiplicado por 2, número da polaridade, implica dois pólos materiais, forças de oposição que exigem transformação e possibilidades de equilíbrio por intervenção de forças superiores. O 8 lembra uma serpente e quando deitado remete-nos ao infinito e à sanção divina. A nossa consciência no seu sentido mais elevado. Para aqueles que usarem mal os seus poderes, só existe o poder da espada e da condenação. A balança mantém o equilíbrio entre o Papa (5) e a Força (11), esse equilíbrio rigoroso é a lei da organização do caos no  nosso mundo exterior e interior. A harmonia do intelecto e do sentimento. Alusão à legalidade, pactos, acordos, formalidades. A Justiça: pleitos, juízos. As instituições. Recompensa ou castigo.
7 ↓ 9 – Um sentimento agradável reflecte-se na pessoa, influenciando-o para que faça uma escolha que terá de ser feita e que vai de encontro à concretização de um desejo.
9 ↑ 7 – As imagens e ideias formadas em Yesod são de imediato sujeitas à classificação de agradáveis ou desagradáveis, contribuindo assim para uma permanência ou rejeição dessas imagens ou ideias. A intuição sobrepõe-se à razão.
    O Eremita   Leão   Letra Thet    
9. THET – Leão. Planeta regente Sol -  Ponte entre as esferas 3 e 6.
“O Eremita” – Culminação de um ciclo que remete para a interiorização e para a verdade oculta sempre presente. Psiquismo e mistério. O número 9 decompõe-se de duas formas: 3 multiplicado por 3 ou 3+3+3. É a expressão harmoniosa do ternário, o número perfeito do conhecimento que simboliza a iniciação e o hermetismo. Depois da Justiça vem a prudência. Indica isolamento, retiro, meditação. Assinala o sábio prudente, o homem que tem aprendido da sua própria existência e que encontra no tempo uma resposta eficaz. Como já não se encontra satisfação nas convenções e triunfos mundanos a introspecção indica um processo de amadurecimento. Existe uma tendência para a solidão e para o silêncio. Discrição e extrema prudência. Os detalhes devem ser suficientemente estudados antes de passar à acção. Perde-se tempo mas a solução dá  um resultado definitivo e que permanece, e não um logro provisório. Retiro e afastamento. Pode referir-se a uma pessoa solitária, meditativa e retirada do mundo activo.
3 ↓ 6 - As leis da natureza são compreendidas e reflectidas, iluminando a consciência oferendo uma maravilhosa dimensão da verdadeira beleza e harmonia, causando uma indescritível sintonia com as esferas superiores.
6 ↑ 3 - A consciência da unidade interior conduz à compreensão por analogia com as leis da natureza.
    A roda da Fortuna   Virgem   Letra Yod    
10 YOD – Virgem. Planeta regente Mercúrio – Une a esfera 8 à 10
"A Roda da Fortuna", ou seja, um recomeço. Simboliza os ciclos, a periodicidade, as leis de causa e efeito, a possibilidade de obter certo controlo sobre os acontecimentos futuros através de uma análise do passado e do presente (noutras palavras, conhecer as causas para poder determinar os efeitos). É o número da mudança, com todas as suas incertezas e oportunidades de sucesso. Possibilidade de evolução e de aperfeiçoamento de si mesmo através de experiências passadas, uma espécie de renascimento através da compreensão. Previsão de renovação do dia-a-dia, novos horizontes. No entanto, as aquisições nem sempre são definitivas. Bem administrado, torna-se o número da sorte, da razão e do dinamismo, bem como de um certo favoritismo. Simboliza também o progresso juntamente com o sucesso material, que provavelmente virá após uma mudança de curso e de superado algum obstáculo.
8 ↓ 10 – Um paradigma, ideia ou procedimento fortemente implantado na mente, dá resposta imediata, produzindo uma acção que irá modificar o estado das coisas ou da situação.
10 ↑  8 - Um estímulo ou acontecimento desencadeia uma torrente de ideias que irão impressionar a mente, modificando muitas vezes processos mentais já estabelecidos.
    O Enforcado   Balança   Letra Lamed    
12. LAMED – Balança. Planeta regente Vénus Caminho que une a esfera  7 à 8.
"O Enforcado" - As escolhas, os sacrifícios voluntários rumo ao progresso. Você evoluirá se for capaz de aceitar o desafio dos testes pelos quais precisa passar, superando restrições e obrigações indesejáveis. Pode ser o caso de deixar de lado o bem-estar material, a imagem social ou até de abandonar uma certa arrogância intelectual e optar pela sabedoria. Essa escolha, essa reviravolta, permitirá que você adopte uma postura mais humilde, mas ao mesmo tempo mais global e justa, capaz de trazer mudanças positivas e crescimento pessoal. Às vezes, está relacionada a situações de instabilidade e limitações, ou a um sentimento de descrença total e  a um ambiente constituído de interligações capazes de limitar a liberdade dos regidos pelo número 12. Os regidos por esse número também devem se responsabilizar por seus próprios actos e dar bastante atenção ao que lhe diz sua intuição (1) e aos conselhos dos amigos (2) a fim de encontrar o caminho certo, melhor e mais criativo.
7 ↓ 8 – O desejo de obter um sentimento agradável, influencia a mente de modo a que o raciocínio preveja um desfecho feliz. Falta aqui o cuidado de analisar os pós e os contras daquilo que se deseja conseguir. o coração sobrepõe-se à razão. Normalmente os resultados aparecem a longo prazo.
8 ↑ 7 - Sucede o contrário do ponto anterior: a razão impõe-se aos sentimentos e ao desejo do agradável, o que obrigará a uma contenção e a um sacrifício.
    A Temperança   Escorpião   Letra Nun    
14. NUN – Escorpião. Planeta regente Marte - O Caminho que interliga a esfera 4 à 5.
"A Temperança" – Necessidade de moderação e adaptação frente a mudanças. É questão de procurar dosear com moderação os impulsos, as paixões, o desejo de liberdade, as ambições e a compulsão. Simbolicamente, é o indivíduo (1) frente a contingências materiais (4) que precisa aprender a administrar melhor a sua vida e a usar o livre arbítrio com sabedoria (lição aprendida com o número 5) a fim de evoluir. O 14 incita a fazer suas próprias experiências e prover seu próprio aprendizado (com inteligência e moderação) ao invés de simplesmente aceitar as ideias alheias. Os aspectos negativos do número 14 são as dificuldades materiais ou limitações financeiras e as dificuldades em assumir compromissos devido à impaciência, à mudança constante de actividades e à dispersão. Os regidos pelo 14 encontrarão o equilíbrio na moderação, na flexibilidade e num modo mais sereno de vida. Isso os tornará mais sábios, inspirados e sedutores, enfim, pessoas mais agradáveis. O 14 também pode proporcionar maior aptidão para vender, discutir ou seduzir.
4 ↓ 5 – O sentimento e o impulso natural de criar ordem e harmonia, juntam-se à vontade de realização.
5 ↑ 4 – A Vontade de agir procura motivos de ordem superior que justifiquem o início de uma acção que deve ser ajustada ao benefício de todos os intervenientes. A vontade de movimento dirige-se para uma harmonização e equilíbrio universais.
    O Diabo   Sagitário   Eltra Samech    
15. SAMECH – Sagitário. Planeta regente Júpiter - Interliga as esferas 2 e 4.
"O Diabo", trazendo paixão, orgulho e magnetismo pessoal, geralmente associado a sucesso material. O 15 tem energia e consegue exercer uma certa influência sobre as outras pessoas, mas ainda precisa aprender a controlar suas próprias escolhas (tentação). Seria bom para os regidos por esse número cultivar valores morais mais elevados. Há também uma certa tendência a aventuras, impulsividade, desejos físicos (estética, sensualidade e sexualidade) ou bens materiais (atributos do sucesso social). O 15 precisa aprender a domar seus impulsos pelos prazeres ditos fáceis atribuindo-lhes a importância que lhes é devida, nem mais, nem menos. Essa capacidade o tornará responsável, capacitando-o a espalhar a harmonia, experimentar a felicidade no campo afectivo e encontrar segurança material e progresso (1+5 = 6). Caso contrário haverá uma busca incessante por satisfação material ou dominação, infelicidade no amor, masoquismo e ilusões (o 15 também pode ser dominado, embora não o admita). Tome cuidado com as armadilhas da fascinação carnal ou do extremismo. Este número sugere que fazer amor com amor gera mais amor ainda.
2 ↓ 4 - Uma inspiração impulsiona o indivíduo à procura de uma força complementar que lhe permita estabelecer um equilíbrio para que possa sentir uma sensação amorosa por todas as coisas.
4 ↑ 2 -  Uma necessidade de bem-estar interior impulsiona a vontade de uma procura de Sabedoria e das Leis Universais em esferas mais elevadas, e não apenas nos prazeres egoístas que muitas vezes se lhe deparam como opção de escolha.
    A Torre   Capricórnio   Letra Ayin    
16. AYIN – Capricórnio – Planeta regente Saturno - A ponte entre as esferas 3 e 5.
"A Torre" - O colapso devido à vaidade excessiva. Este é o número da reflexão! Decepções e reviravoltas no seu caminho que, se for possível, devem ser superadas. É uma vibração um tanto quanto negativa para pessoas arrogantes e dogmáticas. A falta de humildade e de percepção (bom senso) serão sancionadas sob a influência dessa vibração mais cedo ou mais tarde, a menos que a mentalidade seja mudada. Simboliza o indivíduo (1) que se deixa levar pela armadilha dos sentidos (6) (materialismo e egoísmo) e que precisa aprender a aguardar e a mudar de vida através da mudança de sua mente tomando consciência daquilo que realmente tem valor na vida. É o tipo de pessoa que tem verdadeiras qualidades, mas que simplesmente não sabe utilizá-las! Pode haver também um complexo de inferioridade velada e relacionado com a hierarquia social. Assim, essa pessoa fará de tudo para mudar essa impressão e pode chegar até mesmo ao ponto de perder qualquer escrúpulo e ficar cheio de si (às vezes, o 16 se dispõe a fazer qualquer coisa para melhorar de vida), atitude que pode acabar fazendo com que esse indivíduo tenha que pagar por suas falhas, arcar com dificuldades, falência, divórcio ou acidente. Se agir assim, o indivíduo influenciado pela vibração do número 16 precisará começar tudo de novo e mudar sua mentalidade. O 16 é o símbolo da destruição da Torre de Babel, significando que qualquer evolução material implica mais respeito pelas leis universais e pelos valores morais e espirituais. Cuidado com surpresas desagradáveis relacionadas ao sucesso material ou social. Se esse for o seu caso, saiba que esses aspectos negativos surgem em sua vida para orientá-lo rumo a um caminho mais sábio e harmonioso. Em geral, esse número não é favorável para empresas ou negócios, a menos que se consiga restaurar a harmonia através de boas acções no campo moral.
3 ↓ 5 – A Compreensão de que tudo se interliga e completa à saída desta esfera cria uma força que se põe em movimento, e que se destina a difundir uma inteligência superior criadora.
5 ↑ 3 – Aqui existe a percepção de que a vontade de agir advém da necessidade de produzir ordem e harmonia, e de que se o indivíduo nada tem feito neste sentido, para consigo, os outros e o mundo, um acontecimento súbito e imprevisível, irá mudar as rotinas estabelecidas.
    A Lua   Aquário   Letra Tzadi    
18. TZADI – Aquário – Planeta regente Urano – A ponte que une a esfera 2 à 6.
"A Lua" – Pouca visibilidade, ilusões e possíveis armadilhas. A lua representa os aspectos ocultos, as áreas de sombra. Associada à imagem materna, ao poder da mulher, a lua também simboliza a gestação, o crescimento interior, as emoções, a receptividade, todas as formas de intuição mas possivelmente aliadas à passividade e aos temores. Este é o caminho interior. A lua também está relacionada ao símbolo da água estagnada, pode parecer calma mas talvez esconda algumas surpresas, boas ou ruins. A vibração do 18 exige que se vá alem das aparências, supere incertezas e atravesse as áreas sombrias com o auxílio da intuição e da prudência. Este número também está relacionado a flutuações e a mudanças (viagens, mudanças de endereço ou na vida diária). Tem muito magnetismo, mas também tende a fazer julgamentos erróneos devido a ilusões (áreas de sombra) e a uma percepção equivocada da situação. Possíveis consequências: atrasos, emotividade, desilusões amorosas, mentiras e miragens materialistas. Bem aproveitada, essa vibração pode ser sinónimo de sensibilidade, boas vindas, ligação com a família, ambiente agradável no lar e tolerância. Às vezes, pode ser sinal de popularidade ou de numerosos clientes. O número 18 simboliza o indivíduo (1) frente ao poder material (8) e a sentimentos reprimidos (8) que precisa aprender a expressar, além de ser mais generoso e de tomar cuidado com as ilusões derivadas do sucesso financeiro ou social, a fim de evoluir (1+8 = 9).
2 ↓ 6 – Os lampejos ou “insights” de Sabedoria que emanam para a consciência humana, donde toda a beleza é interiorizada, dão-lhe a possibilidade de poder distinguir entre uma perspectiva terrena e temporal e um propósito celeste e eterno.
6 ↑ 2 – A consciência reconhece que  a sua existência o deverá conduzir para uma Sabedoria celeste e eterna, e que a sua liberdade reside em aplicar este princípio durante sua vida terrena, não obstante todas as trevas e sombras, medos e temores que irá sentindo ao longo da existência.
 
    O Sol   Peixes   Letra Kuf    
19. KUF - Peixes  - Planeta regente Júpiter - Liga a esfera 4 à 7.
"O Sol" - Brilho e energia. É um excelente número secundário, sinónimo de calor humano, serenidade, bem-estar, sucesso, amor, felicidade e sorte. A vibração do número 19 traz consigo o sucesso individual, a felicidade e o sucesso no plano material, caso consiga superar os obstáculos (dificuldades, más escolhas) e aceitar e corrigir seus erros. Os méritos são reconhecidos com essa vibração. Pode estar relacionado também a algum tipo de manifestação artística. As amizades são favorecidas e também há a possibilidade de encontrar um grande amor. Este sucesso e essa felicidade ajudarão no processo de evolução (1+9 = 10). No entanto, é preciso gastar muita energia e fazer uso de sua autonomia (1) com uma visão global e uma percepção altruísta das coisas (9). Brilhe, não tente manter tudo para si mesmo. Cuidado com a possível tendência a ser uma pessoa dominadora e intolerante (aspecto negativo da vibração do número 1).
4 ↓ 7 – Um sentimento de amor e harmonia universais conduz ao desejo de particularizar esse sentimento para maior facilidade de concretização, ao mesmo tempo que a procura do seu complemento amoroso, conduz a uma saudável troca de energias de que resultará uma sinergia que o impulsionará a novas descobertas.
7 ↓ 4 – Um amor ou paixão particularizada, dirige o individuo à descoberta de um amor mais generalizado e que existe em toda a natureza, gerando um amor por tudo e todas, tornando o individuo muito mais eficiente para consigo mesmo para com os outros e para com o mundo.
junho.10
Contato com o autor do livro "Teoria Astral":
Joaquim A. R. Barreira - kimalf@gmail.com
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Veja:   6.1 - Os caminhos e as letras mães  |  6.2 - As letras duplas  |  6.3 - As letras simples  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil